Cidades

Previsão do tempo

Semana começa com alerta de temporal em 19 cidades de MS

Conforme previsão do Inmet, podem ocorrer chuvas de 50 milímetros com ventos de 60 quilômetros por hora

Continue lendo...

A segunda semana de janeiro começou com um novo alerta de temporal e chuva forte em Mato Grosso do Sul. A informação está no boletim meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicado nesta segunda-feira (6).

Conforme a publicação, o alerta é válido para as regiões norte, pantaneira e nordeste do estado. Nestas áreas, podem ocorrer chuvas de 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Aliado a isso, os ventos podem atingir entre 40 a 60 quilômetros por hora. Este cenário é classificado como risco amarelo, que classifica os eventos meteorológicos como de perigo potencial. 

A publicação vale das 10h desta segunda-feira (6) até às 10h de terça-feira (7). Confira a lista completa de municípios inclusos no aviso:

  • Água Clara
  • Alcinópolis
  • Aquidauana
  • Camapuã
  • Cassilândia
  • Chapadão do Sul
  • Corumbá
  • Costa Rica
  • Coxim
  • Figueirão
  • Inocência
  • Ladário
  • Paraíso das Águas
  • Paranaíba
  • Pedro Gomes
  • Rio Negro
  • Rio Verde de Mato Grosso
  • São Gabriel do Oeste
  • Sonora

Em caso de emergência, procure as autoridades

A condição indicada pelo Inmet favorece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Nesse sentido, o instituto alerta a população para que não se abriguem debaixo de árvores, em razão do risco de queda e raios.

Também não se é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ainda usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, necessidade de mais informações ou contatos de socorro, a população deve ligar para a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Calor também castiga o MS

Por outro lado, grande parte de Mato Grosso do Sul também enfrenta um cenário de altas temperaturas e baixa umidade do ar. Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), esta condição climática está relacionada com um cenário de alta pressão atmosférica no estado.

Ainda segundo o Cemtec, durante esta semana os termômetros no estado podem chegar a 39º C, com umidades entre 15% a 30%. O cenário mais crítico está focado nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado.

Nesta segunda-feira (6), Campo Grande tem temperatura mínima de 22°C e pode chegar à máxima de 32°C. Em Dourados e Anaurilândia, a mínima fica entre 18 e 19°C e máxima de 36°C. Na região sul, em Ponta Porã e Iguatemi, a mínima é de 20 a 18°C e máxima de 32 a 33ºC, respectivamente.

Na região pantaneira de Corumbá, a temperatura mínima fica entre 26°C e máxima de 31°C. Já no Bolsão e norte do estado, Coxim e Paranaíba, a mínima é de 23°C e máxima de 33°C.

Cidades

Jovem furta TV de hotel, tenta fugir mas acaba preso pela polícia em MS

Criminoso também teria sido flagrando tentando furtar veículos nas proximidades do endereço durante a madrugada

07/01/2025 17h45

Delegacia de polícia de Rio Verde, onde o caso foi registrado

Delegacia de polícia de Rio Verde, onde o caso foi registrado Reprodução, PC

Continue Lendo...

Um jovem de 19 anos acabou preso pela polícia após tentar furtar uma televisão de hotel na manhã dessa segunda-feira (6), em Rio Verde, cidade a 204 quilômetros da capital Campo Grande.

Segundo informação da Polícia Civil de Rio Verde, tudo começou após o registro do boletim de ocorrência do furto. Além da tv, o criminoso teria levado consigo um receptor de antena parabólica e controles remotos. Além disso, o suspeito do crime também teria sido flagrado tentando furtar veículos nas proximidades do hotel durante a madrugada.

Após diligências, agentes da Polícia Militar conseguiram localizar o suspeito, que tentava fugir na rodoviária do município no final da tarde do mesmo dia. Durante a abordagem, o criminoso relatou ter trocado a televisão por drogas em um imóvel localizado no bairro Capão Verde.

A equipe policial então foi até o endereço relatado e conseguiu localizar a televisão furtada. O aparelho estava na casa de uma mulher de 23 anos, que admitiu ter comprado sem nota fiscal pelo preço de R$ 150 reais. No local, os policiais também encontraram uma pequena porção de maconha e R$ 113 em espécie.

Após checagem no sistema policial, os agentes constataram ainda que a mulher possui passagens criminais por tráfico de drogas. A suspeita foi presa em flagrante pelo crime de receptação dolosa.

O caso segue em investigação pela Polícia Civil.

Festividades

Carnaval 2025 será em março; entenda o porquê

Data é móvel e definida a partir de eventos religiosos e astronômicos

07/01/2025 17h30

Carnaval de rua em Campo Grande

Carnaval de rua em Campo Grande Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Para aqueles brasileiros adeptos à teoria de que o ano só começa quando passa o Carnaval, 2025 vai iniciar um pouco mais tarde do que o costume. Isso porque dessa vez o Carnaval será comemorado em março, trazendo uma mudança no calendário tradicional da folia.

A festa mais aguardada do Brasil acontecerá entre os dias 1 e 5 de março, com o ponto alto da celebração ocorrendo na terça-feira, dia 4 de março.

Por que o Carnaval será em março?

A data do Carnaval é móvel e está diretamente relacionada a convenções astronômicas e religiosas, como o equinócio, o Domingo de Ramos e a Páscoa. Confira todas as variáveis que determinam a data do Carnaval:

  1. A Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera no hemisfério norte (outono no hemisfério sul).
  2. O equinócio ocorre em 20 de março, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração, e a primeira lua cheia após o evento ocorre de 12 a 20 de abril, data da Páscoa.
  3. O Carnaval sempre termina 40 dias antes do Domingo de Ramos, que antecede a Páscoa. 
  4. O Carnaval é comemorado exatamente 47 dias antes da Páscoa.

Datas do Carnaval 2025

  • Sábado de Carnaval: 1º de março
  • Domingo de Carnaval: 2 de março
  • Segunda-feira de Carnaval: 3 de março
  • Terça-feira de Carnaval: 4 de março
  • Quarta-feira de Cinzas: 5 de março

É importante notar que, embora o Carnaval não seja um feriado oficial em todo o Brasil, ele é frequentemente considerado um ponto facultativo, permitindo que muitas pessoas aproveitem a folia.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).