Cidades

BALBÚRDIA INFANTIL

Semana da criança: tempo de celebrar não diminui atenção e cuidado com pequenos

Associações se unem em festa para criançada no Jd. São Pedro, lembrando a importância de estar atento às brincadeiras

Continue lendo...

Nesta quarta-feira (12) é celebrado, junto da data de Nossa Senhora Aparecida - e outras datas como os dias nacionais da Leitura e do Mar -, o Dia das Crianças. 

Vale lembrar que, para garantir a brincadeira, os pais precisam estar o tempo todo atento aos filhos. 

Ainda nesta terça-feira (11), alguns já realizam ações em celebração à infância, caso da iniciativa realizada pelo Associação de Moradores do Jardim Ouro Preto e Instituto Jardim de Deus. 

Na região, centenas de crianças aproveitaram a tarde desta quinta-feira para brincar em pula-pula, se divertir com personagens e aproveitar das comidas típicas de festa, além do bolo de 50kg. 

Com equipe de animação, pipoca, cachorro-quente e mais, o espaço estava preparado, inclusive com saquinhos de doces variados, para receber até 400 crianças. 

Foto: Divulgação

"Já é o terceiro ano, nossa festa, na verdade, fazemos essa iniciativa sempre no dia das crianças há 16 anos. De três anos para cá começamos a fazer pela Associação dos Moradores do Jd. Ouro Preto e Instituto Jardim de Deus, o qual sou presidente de ambos", explica Márcio do Carmo Vieira Lima. 

Esse evento conta com apoio da Energisa, Conveniência e Mercearia ZK e demais empreendimentos da região. 

"É trazer para as crianças uma lembrança boa, na melhor época da nossa vida, que é a infância, e também ensinar e educar através de projeto social", comenta o presidente da Associação e Instituição. 

Ele explica que quase todas as crianças presentes fazem parte do projeto, que contempla os pequenos com assistência e educação. 

"A maioria, 90% são crianças carentes da região, que passam dificuldades com problemas familiares; pessoas que vêm de famílias, às vezes, sem estrutura e, aqui na associação, a gente ensina dança, temos curso de literatura com Seu Arnaldo de Olegário, membro da Academia Brasileira de Letras e esnina, faz acompanhamento escolar e todo o trabalho para tentar dar um futuro para elas", pontua. 

Cuidado na brincadeira

Parceira do evento, a Energisa aproveita a semana da criança, para alertar aos pais para tentar evitar acidentes envolvendo a rede elétrica na hora da brincadeira.

Das pipas próxima da fiação, às tomadas e conectores domésticos, o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa MS, Wagner Garcia Lima, comenta a característica exploradora da criança, que perpassa pelas variadas etapas do crescimento. 

Dados do  Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2022 - divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) - apontam que, em quase uma década, 342 crianças, de 0 a 10 anos, perderam a vida no Brasil vítimas de choque elétrico.

“Os riscos de acidentes elétricos são diferentes para cada faixa etária. Crianças menores precisam ser monitoradas o tempo todo para que não coloquem plugues na boca, não mexam, nem puxem fios, cabos ou extensões, nem coloquem objetos na tomada”, expõe Wagner Garcia.

Ele cita que os equipamentos eletrônicos não devem ser usados durante carregamento, e que, na hora de conectar aparelhos, os adultos devem estar atentos aos chamados Ts, que podem sobrecarregar e superaquecer as tomadas. 

“Não permita que crianças ou adolescentes escalem postes, nem entrem em uma subestação de energia na tentativa de resgatar pipas. O correto é soltar pipa longe da rede elétrica, em áreas abertas como campos de futebol e parques”, finaliza ele sobre a brincadeira do lado de fora.

 

Assine o Correio do Estado

Influenza

Mais uma morte confirmada por gripe em MS

O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (19) registrou o óbito de um homem, natural de Corumbá

19/09/2024 18h48

Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Conforme o Boletim Epidemiológico desta quinta-feira (19), um idoso de 71 anos é a nova vítima de influenza em Mato Grosso do Sul. Em 2024, o Estado acumula 78 óbitos por gripe.

Entre as causas de morte, estão:

  • 18 - Influenza A H1N1
  • 50 - Influenza A H3N2
  • 9 - Influenza A não subtipado
  • 1 - Influenza B


Neste boletim, destaca-se que apenas o idoso de 71 anos, natural de Corumbá, faleceu em 11 de setembro por Influenza A não subtipado. A vítima possuía comorbidades de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus.

Imunização

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta que a única forma de prevenção é manter o esquema vacinal atualizado.

“A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais eficazes para proteger contra essa doença e, principalmente, contra a evolução para complicações e óbitos. A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.”

O perfil dos casos de influenza hospitalizados é composto por crianças de 1 a 9 anos, que correspondem a 20,9%; seguido por idosos com idade entre 80 e 98 anos, com 15,0%; e, em seguida, por aqueles com 60 a 69 anos, com 13,4%.

A faixa etária de 70 a 79 anos corresponde ao menor índice de internação entre os idosos, com 11,6%.

Divulgação SES

Assine o Correio do Estado

Poluição

Fumaça tóxica de queimadas pode tomar céu de Campo Grande

Conforme a medição feita pela QualiAr, a condição do ar em Campo Grande caiu para moderada, e deve piorar com a chegada da fumaça das queimadas de outros estados

19/09/2024 18h00

Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Depois de dias de refresco devido à frente fria que trouxe chuva a diversas regiões do Estado, o céu será, mais uma vez, encoberto por fumaça com poluentes nocivos à saúde incluindo a Capital.

No dia 1º de setembro a fumaça tomou o céu de Campo Grande, foram treze dias em que a poluição intensificou a ponto de a qualidade do ar ser apontada como a pior do ano.

Com o avanço da frente fria e a chuva no final da noite de domingo (15), o meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Vinícius Sterling, explicou que os ventos vindos do sul empurraram a fumaça para a região mais ao norte, especificamente para os estados de Mato Grosso (MT) e Goiás (GO).

Divulgação Cemtec

É preciso ressaltar que, como não houve chuva na Amazônia (brasileira e boliviana) e em Mato Grosso - o estado que mais queima no país -, com a mudança de direção do vento, a fumaça tóxica das queimadas retorna para Mato Grosso do Sul.

No entanto, conforme o meteorologista ressaltou, é difícil cravar um cenário; as condições podem variar. Em uma estimativa favorável parte do Estado volta a receber chuva a partir de amanhã.

Poluição

Em conversa com o Correio do Estado, o professor e coordenador do Laboratório de Ciências Atmosféricas, Widinei Alves Fernandes, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, alertou que a qualidade do ar nesta quinta-feira (19) está moderada, e a tendência para os próximos dias é de piora.

“A qualidade do ar hoje está moderada, mas possivelmente ela vai piorar”, pontuou o professor.

Durante a semana, a condição do ar chegou a ficar boa. A mudança ocorre devido a várias regiões do país estarem em chamas e, é claro, ao Pantanal e à Amazônia.

Segundo o professor, ventos vindos do leste do estado de São Paulo, que registrou focos de incêndio em diversos municípios, também contribuem para a situação. “Vamos ter uma fumaça proveniente da Bolívia e da região noroeste do estado, está vindo da Amazônia. Então, haverá uma piora da qualidade do ar entre hoje e amanhã cedo.”

Índice

A qualidade do ar moderada está na medida 43, enquanto, para ser considerada como “boa”, precisa estar em 40. “Nesses próximos dias, possivelmente, vai ficar nessa condição moderada que estamos tendo, que estamos vendo hoje.”

O alerta para o perigo da poluição das queimadas está na presença do material particulado, que em altos índices pode causar diversas doenças, como câncer de pulmão.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).