Cidades

SAÚDE

Sequelas cognitivas surgem em casos leves da Covid-19

Pacientes relatam de perda de memória a dificuldade de concentração após a Covid-19

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Além das sequelas físicas que a Covid-19 pode deixar em quem se infectou com o coronavírus, pacientes têm apresentado disfunções cognitivas, como perda de memória, confusão mental, indisposição, dificuldade de concentração, lentidão no raciocínio e dificuldade para realizar atividades rotineiras. 

Essas sequelas são sentidas até em pessoas que tiveram a forma mais leve da doença.

Como explicou a supervisora do Ambulatório Pós-Covid-19 do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Apae de Campo Grande, Sarita dos Santos, as queixas dos pacientes para esses problemas cognitivos se tornaram comuns.

“Atualmente, estamos observando que a Covid-19 pode deixar disfunções cognitivas, mesmo naqueles pacientes que tiveram a forma branda da doença, a forma mais leve, não só aqueles pacientes que ficaram internados, intubados. Às vezes, a gente pensa que pode ser em pacientes que sejam mais graves, mas não, atendemos também pacientes que tiveram a Covid-19 da forma mais branda”, explica Sarita.

Os relatos das pessoas que sofreram esse tipo de sequela são variados. Há casos mais leves, como esquecer a chave ou o celular em casa, desde tonturas que provocaram tombos. “Há pacientes que não estão dirigindo mais por receio de esquecer caminho ou até o próprio ato de dirigir, que era tão automático de realizar”, afirma Sarita.

Dores

A servidora pública Dayani da Silva Patinho, de 25 anos, se infectou com o vírus e se recuperou em isolamento domiciliar. Ela sofre com asma e depois de se curar da Covid-19 apresentou muita falta de ar, cansaço e dores nas pernas. “Mas o pior é o esquecimento, meu Deus, é horrível”, aponta.

Ela relata que começou a ter dificuldades de realizar tarefas no trabalho que antes realizava todos os dias. “Sentei para fazer o documento que minha chefe mandou, que eu sou acostumada a fazer, e esqueci o que era aquilo”.

Ela mora em Sidrolândia, mas faz faculdade em Campo Grade, trajeto intermunicipal que sempre realizou de carro. “Eu sempre vou, sempre entro na mesma rua, e dessa vez eu entrei errado”. Apesar disso, Dayani relatou melhoras. “Mas ainda sinto falta de ar e muito cansaço”, ressalta.

Uma leitora do Correio do Estado, de 55 anos, que preferiu não se identificar, se infectou com o coronavírus por duas vezes, mas só sentiu efeitos das sequelas na segunda vez que ficou doente.

“Comecei a sentir como se minha cabeça fosse maior que meu corpo, achava que poderia ser a pressão, mas aí ia medir e estava boa. Eu já tive duas vezes. Da primeira, não me deu nada, mas da segunda, depois que saí do isolamento, comecei a esquecer coisas corriqueiras. Ia para o trabalho sem meu telefone, passava meu número de celular errado e agora não tenho mais ânimo para nada, e sempre fui muito ativa”, disse.

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A supervisora Sarita apontou que qualquer tipo de sequela requer um acompanhamento e que alguns pacientes que procuraram o atendimento na CER/Apae conseguiram se recuperar.

“Há pacientes que recuperaram a memória com rapidez, que iniciaram o tratamento com essa queixa de perda de memória, confusão mental, mas que rapidamente conseguiram recuperar. Já há casos que essa estabilização exige um período mais longo, há pacientes que iniciaram aqui conosco no ambulatório e ainda estão em acompanhamento”.  

Como é o caso do estoquista Cézar Aquino, de 58 anos. Ele procurou ajuda depois de apresentar lapsos de memória, confusão mental e tontura.

“Depois de uns cinco dias que tive alta, eu comecei a sentir tontura, como se eu tivesse bêbado, não conseguia andar direito. Eu imaginava umas coisas que não estavam acontecendo aqui em casa. Prato e copo eu quebrei bastante, porque eu achava que a mesa estava próxima, aí ia colocar em cima e ia direto para o chão”, explicou.

As tonturas causaram problemas mais graves, como tombos. “Aqui em casa, eu levei quatro tombos, um que foi sério. Eu estava tomando banho e caí no banheiro, só deu tempo de desviar do vaso. Aí para me proteger coloquei meu braço e ele deslocou, também quebrei um dente”.

“Até dirigindo o carro eu comecei a ficar estranho, eu largava o carro no meio da rua, descia como se estivesse certo”, completou.

Ele não tinha nenhuma comorbidade e se infectou com o coronavírus em maio de 2020. Chegou a ficar internado por 13 dias, mas não foi intubado. Quando começou a sentir as sequelas, procurou ajuda e começou a ser atendido pela equipe da CER/Apae, onde faz o tratamento até hoje.

Já recebeu ajuda de fisioterapeutas, cardiologistas e otorrinolaringologista, porque começou a perder um lado da audição. “Essa doença é muito, muito séria”.

“Quando sara uma coisa aparece outra. Tipo agora, deu infecção no meu sangue, que pode dar trombose, meu pé está inchado e ainda não estou conseguindo nem colocar meu peso nele. Aí eu fiz uns exames e a médica da Apae falou que ia me acompanhar”.

“Graças a Deus estou bem melhor, bem melhor mesmo. O único problema que estou tendo agora é o braço que está deslocado, por causa do tombo, meu ouvido, que estava perdendo, e meu peito, que deu problema no meu coração também”.

MULTIPROFISSIONAL 

A equipe multiprofissional responsável pelo atendimento dos pacientes no CER/Apae é composta por psicólogo, terapeuta, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudióloga, enfermeiro, serviço social. Além da equipe médica, com cardiologista, fisiatra, pediatra, neurologista e oftalmologista.

Também integram o grupo pessoal da Residência Multiprofissional em Reabilitação Física, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

As atividades de recuperação dependem de cada paciente, mas para os casos de deficits cognitivos, existem exercícios de memorização específicos além da indicação de atividades físicas. “O exercício aeróbico auxilia na oxigenação global do paciente e melhora muito na recuperação”, afirma Sarita.

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Educação à distância

Com 320 vagas, IFMS abre inscrições gratuitas para cursos de inglês e espanhol

Atividades são oferecidas em uma plataforma de ensino virtual, porém os matriculados deverão assistir a uma aula presencial por semana

15/12/2025 14h00

Divulgação/IFMS

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Com inscrições gratuitas, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferta 320 vagas para ingresso em cursos de Espanhol e Inglês já no 1° semestre de 2026. 

As oportunidades são para os cursos de Inglês Básico I e II e Espanhol Básico I e serão ofertadas em: Amambai, Antônio João, Cassilândia, Costa Rica, Dourados, Nova Andradina e Paraíso das Águas. As inscrições devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção até 22 de janeiro.

Cabe destacar que a escolaridade mínima para se inscrever varia de acordo com o idioma escolhido. Os cursos são de Fomação Inicial e Continuada (FIC) e ofertados à distância.

As atividades são oferecidas em uma plataforma de ensino virtual, porém os matriculados deverão assistir a uma aula presencial por semana no polo escolhido, no período noturno.

A carga horária total dos cursos varia de 160 a 200 horas/aula, o que equivale a uma duração média de 5 meses. O início das aulas está previsto para a semana de 16 a 20 de março de 2026.

Inscrições 

O candidato deve acessar o sistema, atualizar seus dados (caso necessário), escolher o campus ou polo de oferta e o curso que pretende fazer.

Em seguida, deve clicar em ‘Enviar Inscrição’ e, depois, conferir o recebimento do e-mail de confirmação ou conferir, no próprio sistema, a efetivação da inscrição.

Cronograma - A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico, previsto para 27 de janeiro, com a publicação do resultado preliminar no dia 29.

A classificação final do processo seletivo e publicação da primeira chamada estão previstas para 3 de fevereiro.

Entre os dias 4 e 10 de fevereiro será aplicada a prova on-line de nivelamento para os candidatos inscritos no curso de Inglês Básico II, com o resultado publicado no dia 12.

As matrículas dos convocados na primeira chamada deverão ser feitas entre 13 e 27 de fevereiro. Caso as vagas não sejam preenchidas, novas chamadas serão publicadas.

Saiba*

Em caso de dúvidas sobre o edital, o contato deve ser feito pelo e-mail [email protected].

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Cidades

STF: Gilmar e Dino votam para derrubar lei que validou marco temporal

Decano do STF também votou para estabelecer um prazo de dez anos para o governo federal

15/12/2025 13h35

Ministro Gilmar Mendes

Ministro Gilmar Mendes Andressa Anholete/STF

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O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta segunda-feira, 15, no plenário virtual, para reafirmar a decisão do plenário que declarou inconstitucional a tese do marco temporal, que limita a demarcação de terras indígenas. Ele foi acompanhado por Flávio Dino.

O decano do STF também votou para estabelecer um prazo de dez anos para o governo federal concluir todos os processos de demarcação pendentes.

"Passados mais de 35 anos da promulgação da Constituição Federal, parece-me que já transcorreu lapso suficiente para amadurecimento definitivo da questão, de modo que não há mais como remediar a solução desse problema, cabendo, dessa forma, ao Poder Executivo o devido equacionamento da matéria e finalização dos procedimentos demarcatórios em prazo razoável, porém peremptório", defendeu.

O julgamento no plenário virtual fica aberto até a próxima quinta-feira, 18, para os ministros juntarem os votos na plataforma online. Se houver pedido de vista (mais tempo de análise) ou de destaque (transferência do processo ao plenário presencial), a votação é interrompida.

A tese do marco temporal estabelece que povos indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

Em 2023, em uma decisão histórica, por 9 votos a 2, o STF derrubou a interpretação e definiu que o direito das comunidades a territórios que tradicionalmente ocupavam não depende de uma data fixa.

O tema voltou ao tribunal porque, logo em seguida, o Congresso aprovou um projeto de lei para restringir as demarcações com base no marco temporal. O presidente Lula vetou o texto, mas os vetos foram derrubados pelo Legislativo.

Em paralelo, o Senado provou um projeto de emenda à Constituição (PEC) no mesmo sentido. Com isso, os senadores buscam incluir o critério de demarcação na Constituição. O texto seguiu para análise da Câmara.

Em seu voto, Gilmar Mendes reafirmou a decisão do STF. O ministro afirmou que o tribunal "não pode se esquivar de sua missão constitucional" e, em um aceno ao Congresso, defendeu que a atuação da Corte não pode "ser considerada como afronta ao Poder Legislativo".

"A análise do Supremo Tribunal Federal, no exercício do controle de constitucionalidade, equivale à prevalência da Constituição sobre os poderes constituídos quando estes atuam em descompasso com os limites impostos pela própria Lei Maior e pelo papel contramajoritário das Cortes Constitucionais, no caso o direito natural à própria existência dos indígenas, na medida em que a imposição de determinado limite temporal distante no tempo equivale à vulneração de seu status protetivo constitucional", argumentou o ministro.

O decano ressaltou que a lei é desproporcional e gera insegurança jurídica ao impor um marco temporal de forma retroativa, atingindo comunidades que não dispõem de documentação formal de ocupação.

"Nossa sociedade não pode conviver com chagas abertas séculos atrás que ainda dependem de solução nos dias de hoje, demandando espírito público, republicano e humano de todos os cidadãos brasileiros (indígenas e não indígenas) e principalmente de todos os Poderes para compreender que precisamos escolher outras salvaguardas mínimas para conduzir o debate sobre o conflito no campo", diz outro trecho do voto.

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