Cidades

"LAR DOCE LAR"

Servidores de MS vindos de Israel chegam ao Brasil nesta sexta-feira (20)

Após saírem da Jordânia, avião com secretário-executivo de Ciência, adjunta da saúde e coordenador de tecnologia de Mato Grosso do Sul desembarca no aeroporto de Guarulhos

Continue lendo...

Conforme repassado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), os três servidores sul-mato-grossenses que estavam em missão internacional em Israel devem chegar hoje (20) em solo brasileiro. 

A previsão inicial é que os três servidores chegariam em terras tupiniquins - como abordou o Correio do Estado - ainda na quinta-feira (19), o que não se concretizou. 

Após a escalada de conflitos entre Israel e Irã, o grupo com os três de MS e mais outros 11 brasileiros devem pousar diretamente no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Como os servidores estavam em uma missão internacional custeada pelo governo israelense, a maior parte do grupo de agora repatriados embarcou em voos comerciais via Doha (Catar), com passagens também pagas pelo governo de Israel, responsável por organizar e financiar a missão.

Conforme o senador por Mato Grosso do Sul, a crise vem sendo acompanhada desde o início da escalada de violência, com Nelsinho Trad atuando em articulação com o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira (FAB). 

"Seguimos mobilizados para que todos voltem para casa em segurança. A chegada de cada grupo é um alívio, mas o nosso compromisso só termina quando todos estiverem bem”, expôs ele em nota à imprensa. 

Dos repatriados de Mato Grosso do Sul que desembarcam nesta sexta-feira estão:

  • Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul;
  • Christinne Maymone, secretária-adjunta de Saúde de Mato Grosso do Sul;
  • Marcos Espíndola, coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde de MS;

Em terras internacionais

Cabe esclarecer que esses brasileiros em território estrangeiro eram parte das delegações que foram ao Expo Muni e do Consórcio Brasil Central, todos a convite do governo israelense. 

Para além dos três de Mato Grosso do Sul, a lista de repatriados é composta por autoridades do Distrito Federal, Goiás e Rondônia, juntos de uma funcionária da Embaixada de Israel no Brasil. 

Importante destacar que, além da chegada desse grupo, o embarque de uma outra leva de brasileiros que ainda estavam na Jordânia segue sendo acompanhado pela Comissão. 

Entre esse outro pessoal, segundo o senador, aparecem: 

  • Marco Antônio Costa Júnior – secretário de Ciência e Tecnologia do DF
  • Rasível dos Reis Santos Júnior – secretário de Saúde de Goiás
  • Keila Edna Pereira Santos – esposa do secretário Rasível
  • José Eduardo Pereira Filho – secretário-executivo do Consórcio Brasil Central
  • Renata Helena Cese Caram Zuquim,
  • Bruno de Oliveira Watanabe, Fabrício Oliveira dos Santos, Ana Luisa Farias Barros Coêlho – integrantes da equipe do consórcio
  • Maryanne Terezinha Mattos – vice-prefeita e secretária de Segurança de Florianópolis (SC)
  • Vanderlei Pelizer Pereira – vice-prefeito de Uberlândia (MG)
  • Dilermando Garcia Ribeiro Júnior – secretário de Desenvolvimento de Aracaju (SE)
  • Paulo Rogério Rigo – secretário de Proteção Civil de Joinville (SC)
  • Alexandre Augusto Aragon – secretário de Segurança de Porto Alegre (RS)
  • Verônica Pereira Pires – secretária de Inovação de São Luís (MA)

Alertas

Conforme alerta atualizado do Itamaraty, o espaço aéreo de Israel permanece fechado e não há previsão de reabertura. 

Nesse sentido, são emitidas orientações às pessoas que ainda seguem no país, para que fiquem no local de hospedagem e atendam às diretrizes de segurança publicadas pelo Homefront Command de Israel.

É importante esclarecer que, neste momento, como reiterado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv, não há uma operação oficial de repatriação em curso.

Ou seja, aqueles brasileiros que querem sair de Israel, precisam antes avaliar por conta própria a viabilidade das travessias terrestres, para a qual é preciso atenção especial às exigências de segurança, necessidade de visto e operação das fronteiras.

Além disso, os brasileiros precisam preencher a intenção de saída através do formulário em link disponível pelo alerta consular, para que sejam localizados e colocados nas tratativas de possíveis futuras novas oportunidades de evacuação.

“Permanecemos atentos e mobilizados, na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Seguimos à disposição do Itamaraty e da FAB para colaborar com a repatriação de todos os brasileiros que manifestarem interesse em retornar”, concluiu o senador Nelsinho Trad.
**(Com assessoria)

 

Assine o Correio do Estado

risco

Inmet alerta para tempestades severas com granizo e rajadas de vento em MS

Há alerta vermelho vigente para risco de ventos de até 100 km/h em algumas regiões do Estado, entre hoje e o fim de semana

12/12/2025 17h15

Mato Grosso do Sul está sob risco de tempestades com vendaval

Mato Grosso do Sul está sob risco de tempestades com vendaval Paulo Ribas / Correio do Estado

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul está em alerta vermelho para tempestades e ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h em alguns municípios, especialmente na região sudoeste do Estado, com eventual queda de granizo. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (12) e deve permanecer no sábado (13) e no domingo (14)

Conforme o alerta, há perigo de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60 a  100 km/h, e a queda de granizo. Devido a estas condições, há ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Para além do alerta, durante o sábado, previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) aponta que o intenso transporte de calor e umidade, aliado a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica favorece a formação de chuva com acumulados que podem superar os 50 mm em 24 horas, principalmente nas regiões sul, sudeste e leste.

Pontualmente, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades, que podem vir acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento.

Em relação às temperaturas, a mínima prevista é de 21°C e a máxima de 35°C. Confira por região:

  • Regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: Mínimas entre 21-24°C e máximas entre 26-30°C
  • Regiões Pantaneira e Sudoeste: Mínimas entre 24-26°C e máximas entre 30-35°C
  • Regiões Bolsão, Norte e Leste: Mínimas entre 22-25°C e máximas entre 29-32°C
  • Campo Grande: Mínimas entre 23-24°C e máximas entre 28-29°C.

Já no domingo (14), o transporte de calor e umidade, aliado a áreas de baixa pressão atmosférica e a passagem de cavados, favorecem a formação de instabilidades em todo o Estado. Também são esperados acumulados significativos de chuva, acima de 40 mm/h, especialmente na região leste.

As temperaturas devem oscilar entre 20°C e 37°C. Em Campo Grande, a mínima deve ser de 22°C e a máxima de 31°C.

Risco

Além de Mato Grosso do Sul, outros dois estados mais atingidos pela combinação de uma uma frente fria com alta umidade, que mantém o risco de tempestades severas, são Paraná e Santa Catarina.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, “diante do cenário, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Defesa Civil Nacional, seguirá acompanhando a previsão e apoiando os estados em risco”.

Para ampliar a proteção, o órgão orienta que a população faça uso e fique atenta aos avisos do sistema Defesa Civil Alerta, que emite mensagens de texto e alarmes sonoros para celulares em áreas de risco elevado.

De forma gratuita e sem a necessidade de cadastro prévio, são enviadas orientações sobre como proceder de acordo com o tipo de risco iminente na região.

Para o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Molina Schnorr, nesta sexta-feira as chuvas podem ocorrer em curtos períodos, acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e granizo, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas, queda de árvores e danos à rede elétrica.

Mato Grosso do Sul está sob risco de tempestades com vendavalGrande parte do Estado está em alerta para tempestades

Cidades

Bradesco retoma funcionamento de app de pessoa jurídica; pessoa física segue fora do ar

Segundo o banco, a normalização "deve ocorrer em breve"

12/12/2025 17h14

bradesco

bradesco

Continue Lendo...

O Bradesco informou no período da tarde desta sexta-feira, 12, que o aplicativo para a pessoa jurídica foi restabelecido, após cerca de 11 horas de instabilidade. Os serviços para pessoa física, no entanto, seguem fora do ar e a normalização "deve ocorrer em breve", segundo o banco.

"Equipes técnicas trabalham para regularizar o mais breve possível", reforçou a instituição financeira, sem fornecer detalhes ou previsão. "O Bradesco lamenta o transtorno causado aos seus clientes", acrescenta.

Ao tentar ingressar na conta-corrente, os usuários encontram uma mensagem: "Desculpe, não é possível acessar o app agora, mas já estamos trabalhando pra (sic) resolver. Por favor, tente mais tarde."

Aviso semelhante foi enviado diretamente para os celulares dos clientes.
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).