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Trabalho home office durante a pandemia: como funciona, dicas e estratégias

Método foi a única opção para empresas sobreviverem durante pandemia da Covid-19. Veja dicas de como ser produtivo em casa

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Você sabe como funciona o trabalho home office? O regime de trabalho existe há várias décadas, mas ganhou popularidade com a pandemia da Covid-19. 

Trabalhadores e empresas começaram a utilizar o home office a partir das décadas de 1980 e 1990, quando a internet ganhou popularidade.

Com a invenção de notebooks e celulares, além da grande oferta de redes de wi-fi em residências e locais públicos, o trabalho remoto ganhou notoriedade pelo mundo.

Outros fatores que conquistaram muitos empregados, é a flexibilidade, não ter que “perder tempo” para se arrumar e dirigir até a empresa. 

Com a pandemia do Coronavírus que atingiu o mundo em 2020, o trabalho home office se tornou a única alternativa em muitas empresas para manter a produtividade. O isolamento social gerou esforços acelerados para adaptação da prática.

De acordo com a Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), cerca de 94% das empresas brasileiras afirmam que atingiram ou superaram suas expectativas de resultados com o trabalho home office. 

No entanto, 70% dessas empresas pretendem encerrar ou reduzir a prática para apenas 25% dos funcionários quando a pandemia terminar. 

O estagiário de produção da refinaria da Archer Daniel Midland Company (ADM), multinacional localizada em Campo Grande, Felipe Macgregor, relata que o home office foi uma medida adaptativa necessária para o momento de pandemia.

Macgregor detalha que para muitas empresas foi possível inserir estratégias como reduzir gastos com escritórios físicos e até melhorar o desempenho, com funcionários em casa, que em situações comuns não seriam alcançadas. 

“Creio que depende do ramo/setor que a empresa está em inserida. No meu caso, por ser uma indústria, é meio que essencial estar presencialmente lá, acompanhando o processo, o produto e toda a equipe”.

Nem todos estavam preparados para essa nova realidade repentina. Muitos não contam com os equipamentos necessários para manter um trabalho online ou autodisciplina que é necessária para manter a produtividade em casa.

Pesquisa Potencial do teletrabalho na pandemia, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que no Brasil o trabalho em home office é possível para 22,7% das ocupações. 

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), este dado pode aprofundar as desigualdades entre os estados do país. “Estados como DF (31,6%), SP (27,7%) e RJ (26,7%) podem ser favorecidos em detrimento de Estados como PI (15,6%), PA (16%) e RO (16, 7%)”, é detalhado em nota técnica do MPT.

Para aqueles que já conhece como o trabalho remoto funciona, é visível que pode se tornar desvantajoso, como a dificuldade em manter uma rotina de trabalho, ou a sensação de isolamento. Algumas pessoas também não conseguem separar o horário de trabalho e o de lazer.

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Trabalho home office: como funciona

O home office é um termo em inglês que pode significar, trabalho remoto ou trabalho realizado em casa. O home office também pode ser aplicado para aqueles que trabalham em ambientes alternativos, como cafés. 

A funcionalidade do trabalho à distância depende do formato escolhido pelo empregador e pelo empregado. As atividades podem ser realizadas de forma parcial, durante alguns dias, ou de forma integral.

A forma de trabalho também varia de empresa para empresa, podendo ser totalmente remoto, onde o empregado não precisa ir até à sede da organização em nenhum momento, ou de forma híbrida, onde é ofertado tanto o formato de trabalho home office como presencial.

Mesmo sendo um trabalho realizado a distância, o trabalho do funcionário é monitorado e avaliado. O empregado tem responsabilidades e prazos a cumprir para manter a produtividade da empresa.

A flexibilidade da jornada de trabalho é comum no home office, podendo ser totalmente flexível, parcialmente flexível, ou ter horários rígidos. É comum em diversas áreas os funcionários serem avaliados com base na produtividade e entrega de projetos, sem a necessidade de manter uma rotina fixa. 

Segundo Mcgregor explica que esta trabalho em formato home office desde abril deste ano. O monitoramento é realizado através de tarefas realizadas diariamente, semanalmente e mensalmente. 

“Quanto a horários, nós apenas monitoramos o ponto virtual, pois o RH utiliza o login na VPN [Rede privada virtual] da empresa para ‘bater’ o ponto”, explica o estagiário.

O que é necessário para trabalhar home office?

De modo geral, para conseguir fazer o trabalho home office funcionar é preciso um computador ou notebook, uma boa conexão de internet, e acesso e permissões para ‘softwares’ e ferramentas internas na empresa. 

Para tornar o home office mais fácil, é importante fazer uso das ferramentas tecnológicas proporcionadas no meio digital. Algumas ferramentas fundamentais para compartilhar informações com toda a equipe de trabalho, como aplicativos de conversa e vídeo chamadas, de gerenciamento de projetos e compartilhamento de documentos.

Como funciona o trabalho home office na legislação da reforma trabalhista

Com a nova lei trabalhista algumas regras foram determinadas para quem trabalha em home office com vínculo empresarial. 

A legislação aprovada na reforma trabalhista determina que qualquer gasto do empregado pelo trabalho realizado em casa, como internet e equipamentos, deve ser acordado com o patrão.

Prestação de serviços é gerada através da conclusão de tarefas e não por horas trabalhadas. Com isso, a empresa é isenta do pagamento de horas extras, porém o trabalhador não possui controle de jornada. 

No contrato também deve ser especificadas atividades que serão exercidas e as condições para compra de equipamentos necessários para realização das tarefas.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou nota técnica em setembro de 2020 com 17 recomendações de modo a garantir a proteção de trabalhadores no home office durante a pandemia. O objetivo do documento é indicar diretrizes a serem observadas nas relações de trabalho por empresas, sindicatos e órgãos de administração pública. 

O documento trata de recomendações para a jornada de trabalho, o respeito e a privacidade aos empregados. Algumas das recomendações para o trabalho home office do MPT são:

Respeitar a ética digital no relacionamento com os trabalhadores, preservando espaço de autonomia para realização de escolhas quanto à sua intimidade, privacidade e segurança pessoal e familiar.

Oferecer total apoio tecnológico, orientações técnicas e capacitações aos trabalhadores para realização dos trabalhos remotos e em plataformas digitais. 

Garantir intervalos para descanso, repouso e alimentação, de forma a impedir a sobrecarga habitual psíquica, muscular, com demandas de produção adequadas ao trabalhador.

As diretrizes servirão para fiscalização do MPT, mas essas recomendações não têm força judicial e as punições às empresas poderão ser questionadas na Justiça. 

Vantagens e desvantagens do trabalho home office

É possível identificar no trabalho home office vantagens e desvantagens diversas, tanto para a empresa quanto para o empregado. Diante da pandemia de Covid-19, a principal vantagem se torna a prevenção e o isolamento social, de modo a prevenir a saúde.

Mcgregor explica que a maior vantagem que ele encontrou com o trabalho remoto foi o deslocamento para a sede da empresa. “Moro a 23km de distância da planta da empresa, então ter essa comodidade é vantajoso”. 

Há empresas que incentivam funcionários a implementar o home office, destacando vantagens como a economia com o transporte, alimentação e infraestrutura. 

Dentre as vantagens do trabalho home office estão:

  • Maior flexibilidade de horário;
  • Ganho de tempo que seria gasto na locomoção para a empresa;
  • Redução de estresse decorrente do trânsito;
  • Independência na execução de tarefas diárias;
  • Liberdade profissional;
  • Possibilidade de empregos em qualquer região;
  • Mais qualidade de vida para o empregado;
  • Menor desgaste físico e mental;
  • Maior proximidade com a família.
  • Economia para a empresa em relação a gastos com estruturas de um escritório.

Dentre as desvantagens estão:

  • Isolamento social; 
  • Interferências e distrações, com familiares, vizinhos, visitas e questões domiciliares; 
  • Dificuldade em manter uma rotina de trabalho;
  • Falta de horários fixos para descanso ou para encerrar a jornada de trabalho;
  • Possível aumento de carga de trabalho;
  • Falta de suporte e comunicação imediata com colegas de trabalho;
  • Falta de ferramentas adequadas.

Trabalho home office: expectativa e realidade

Muitos trabalhadores migram para o home office apenas com expectativas vantajosas, como total liberdade para estabelecer os horários, não precisar se arrumar e sair de casa. No entanto, se a pessoa não entender como funciona o home office e ter um planejamento concreto, tudo pode virar um pesadelo. 

O trabalhador vai estar distante do resto da equipe, com isso a comunicação online é de suma importância. O estagiário, Macgregor, relata que durante o expediente podem ter atrasos de respostas e auxílios necessários, que seriam resolvidos facilmente no trabalho presencial. 

“Presencialmente eu apenas iria chamar a pessoa, analisar os dados e discuti-los ali na mesma hora. Encontrei problemas como o computador não funcionar devidamente ou a rede da empresa as vezes travar. Dentre outras complicações que presencialmente seriam resolvidas com mais facilidade”, explica Macgregor. 

Não me adaptei ao trabalho home office: o que fazer?

O maior desafio do home office é se adaptar a uma rotina flexível e manter disciplina e organização em casa. Para não se perder é importante conhecer os métodos que podem auxiliar na melhor produção das tarefas e para manter o foco. 

É preciso entender que mesmo estando em casa o trabalho deve ser feito da mesma forma como no local da empresa. 

No entanto, é inevitável que surjam distrações ao longo do dia no ambiente doméstico. Com isso é necessário um maior esforço para seguir a rotina. Busque um local silencioso, sem distrações, onde é possível manter o foco e a dedicação às tarefas.

Saiba que é necessário criar uma rotina, com início e fim de expediente. Não é porque o trabalho é realizado em casa que as 24 horas devem ser dedicadas às atividades da empresa. Separe horários de descanso, alimentação e lazer durante o dia.

Trabalhar muitas horas por dia recorrentemente pode causa estresse e afetar na qualidade de vida, o que também impacta na produtividade e qualidade das tarefas realizadas.

O que muitos não sabem é que o trabalho pode se tornar mais intenso, pois o empregado fica teoricamente disponível o tempo todo, além de não contar com a sociabilidade e pausas para conversar com os colegas. 

Se o problema for a sensação de isolamento, repense se o trabalho em home office é o melhor. Existem alternativas como o trabalho híbrido, onde o trabalho em casa seja realizado apenas em alguns dias na semana. 

Estratégias para melhorar o trabalho home office

Se pretende iniciar no formato home office de trabalho e não sabe por onde começar, saiba que é possível manter uma rotina produtiva e de qualidade. 

Para manter a produtividade em casa, Macgregor, buscou aprimorar o conhecimento das ferramentas utilizadas pela empresa, para não depender totalmente de colegas de trabalho. 

“No geral, meu dia é bem roteirizado, por ter tarefas predeterminadas. O que fiz foi melhorar meu conhecimento sobre as ferramentas e aprimorar quanto às análises, tornando assim mais eficiente o meu trabalho diário”, explica ele. 

Confira algumas dicas para trabalhar em home office:

Monte uma estação de trabalho adequada

Encontre um local que seja organizado e que possa trabalhar com tranquilidade e conforto. Busque cadeiras ergonômicas e fones de ouvido para não se distrair com barulhos externos.  

Se mora com a família deixe claro que não está disponível para tarefas da casa durante o expediente e precisa que o barulho seja moderado, como televisão, conversas altas e músicas. 

Fique atento a iluminação do ambiente que deve ser adequada às atividades que serão realizadas. Identifique se a visão está confortável para enxergar todos os materiais de trabalho.

Crie uma rotina de trabalho

Planeje todas as atividades que tenham que ser feitas durante o dia e vá marcando o que já foi concluído. Com isso, é gerada uma sensação de dever cumprido, que resultam em maior produtividade e rendimento.

Durante a rotina, não esqueça de marcar horários de pausa e descanso. Pequenas paradas para conversar, tomar um café, caminhar são essenciais para manter o engajamento no trabalho e relaxar a mente.

Para montar um horário de expediente saiba em quais momentos do dia gera mais produtividade e dinâmica de trabalho. Algumas pessoas trabalham melhor no período matutino e conversando com colegas de trabalho. Outras preferem trabalhar a tarde ou a noite, sem muito contato com outras pessoas. 

Tenha uma conexão de internet estável

A velocidade da conexão deve ser suficiente para acessar todos os programas necessários. Caso não seja adequada, a internet vai ter falhas, lentidão e perdas de conectividade. Sem internet não é possível manter o trabalho home office afetando na produção das tarefas e tempo de serviço.

Mantenha postura profissional

Quando o trabalho é realizado em casa, muitos pensam em usar pijama o dia todo e ficar o mais confortável possível. No entanto, é comum no expediente ocorrerem reuniões por chamada de vídeo, onde é necessário interagir com clientes ou outros profissionais da equipe da empresa.

A dica é sempre tomar um banho e se vestir como se estivesse se arrumando para sair de casa. Com isso, é mais fácil manter o foco no trabalho, além de que você sempre se apresentará de forma apropriada nas reuniões. 

Conclusão

Durante a pandemia o trabalho home office não foi uma escolha e sim a única opção de trabalho para muitos empregados e empresas. Com a criação de notebooks e redes de wi-fi disponíveis em vários locais foi possível implementar o estilo de trabalho com rapidez e facilidade. 

No entanto, nem todos estavam preparados para esse formato de trabalho remoto e não possuíam equipamentos necessários. Algumas pessoas também não conseguiram se adaptar a flexibilidade de rotina, perdendo produtividade e foco. As distrações que ocorrem dentro de casa também dificultam a produção de atividades durante o dia. 

Mesmo com tantos desafios, é possível tornar o conforto do lar em um local adequado para produzir e manter disciplina na produtividade exigida pela empresa de trabalho, proporcionando maior qualidade de vida, maior equilíbrio entre o trabalho e a família, menos estresse e liberdade na rotina de trabalho. 

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Segurança

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Federal detecta tentativa de invasão do ambiente de rede

18/04/2024 20h00

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

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A Polícia Federal (PF) informou, nesta quinta-feira (18), em Brasília, que está temporariamente indisponível o serviço de agendamento de emissão de passaportes pela internet. A decisão foi tomada após a instituição detectar, no início desta semana, tentativa de invasão ao ambiente de rede da PF.

O serviço de agendamento será retomado após a verificação de integridade dos sistemas, porém, ainda não há previsão de quando isso ocorrerá. A nota da PF diz que o governo trabalha para restabelecer o serviço online.

Para os atendimentos marcados previamente em uma unidade emissora do documento de viagem, a instituição garante que serão realizados normalmente na data e horário marcados, quando o solicitante deverá apresentar a documentação original necessária e o atendente público fará a conferência das informações cadastradas, além de coletar dados biométricos (impressões digitais e fotografia facial).

A Polícia Federal recomenda aos cidadãos que não tiverem viagem ao exterior programada para os próximos 30 dias que aguardem a normalização do serviço.

Os brasileiros que irão para o exterior nos próximos dias e, comprovadamente, necessitarem da emissão de passaporte comum podem enviar a documentação que prove a urgência para o e-mail da unidade da Polícia Federal mais próxima. Os contatos das superintendências estaduais da PF e das delegacias onde são emitidos passaportes estão disponíveis no link.

Agendamento regular
Habitualmente, quando o serviço virtual de agendamento para emissão de passaportes está operando, o cidadão interessado preenche o formulário eletrônico na internet, escolhe uma das datas e horários disponíveis e, por fim, marca o posto de atendimento da PF onde deseja ser atendido.

O cidadão não deve ir diretamente a uma delegacia da Polícia Federal sem fazer o agendamento prévio para passar pelos procedimentos de emissão do documento.

A entrega do passaporte ocorrerá na mesma unidade apontada no primeiro agendamento online do serviço e não poderá ser modificada.

Após o atendimento presencial, a retirada do documento poderá ser feita entre seis e dez dias úteis até 90 dias corridos. Depois desse prazo máximo, o documento será cancelado, com total prejuízo da taxa paga.

O custo comum para emissão de um passaporte é R$ 257,25. Se houver urgência, serão somados R$ 77,17, como taxa adicional de emergência, gerada durante o atendimento. Total: R$ 334,42

Contudo, se a remissão for de um passaporte ainda válido que tenha sido extraviado ou perdido, o valor cobrado na taxa comum dobra: R$ 514,50 ao todo para desembolso.

Briga interna

PCC vive maior racha em 20 anos, e Marcola tem poder testado pela 1ª vez

Advogado de rivais de líder da facção confirma desavença, mas nega surgimento de um novo grupo criminoso

18/04/2024 19h00

Marcelo Victor/ Correio do Estado

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A rebelião de três supostos integrantes do alto comando do PCC (Primeiro Comando da Capital) contra o chefe máximo do grupo marca uma das mais maiores crises vividas pela facção nos últimos 20 anos e testa pela primeira vez o poder de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Integrantes de órgãos de inteligência do governo paulista, delegados das polícias Civil e Federal e advogados ouvidos pela reportagem confirmaram a existência do racha entre membros da chamada "Sintonia Final" e apontam para mudanças que já começaram a ser percebidas em alguns pontos da capital.

As primeiras informações sobre o racha no PCC surgiram em fevereiro, quando os serviços de inteligência interceptaram uma mensagem atribuída a membros da ala mais radical da facção. Nela, Camacho estava sendo excluído do PCC e tinha a sua morte decretada por supostamente ter delatado colegas.

Marcola sempre negou ser chefe ou integrante do PCC, mas os investigadores afirmam o contrário. Procurada, a defesa de Marcola não quis comentar o assunto.

Na liderança dos rebelados está Roberto Soriano, o Tiriça, apontado pela polícia como um dos mais temidos integrantes da cúpula do PCC, seguido por Abel Pacheco de Andrade, o Vida Loka, e Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, todos presos no sistema federal.
Dias depois, porém, um novo "salve", em resposta à primeira mensagem, foi interceptado pelos órgãos de inteligência. Nele, a cúpula do PCC trazia à tona a rebelião do trio, classificada como calúnia e traição, e dizia que a atitude havia custado a expulsão dos rebelados, além da decretação da morte de todos.

O motivo da discórdia teria sido uma conversa entre Marcola e um funcionário da Penitenciária Federal de Porto Velho, quando o primeiro passava por atendimento de médico, em julho de 2022. O preso teria dito que Soriano seria um psicopata e insinuado que agia contra agentes.

A conversa foi usada pelo Ministério Público contra Soriano, que acabou condenado a 31 anos pela morte de uma psicóloga da Penitenciária Federal de Catanduvas (PR), em 2017. Irritado com a situação, o preso condenado teria convencido os colegas de que Camacho cometera um erro imperdoável.

Na resposta interceptada, os criminosos afirmam que analisaram o teor da conversa e "fica claro que não existe nenhuma delação por parte do irmão [Marcola] e sim um papo reto de criminoso com a polícia".

"A Promotoria pegou esse áudio e criou um cenário falando o que bem entendia. Todos sabemos que promotores vão sempre criar um cenário favorável a eles", diz trecho da mensagem que informa que a gravação estava disponível a todos que quisessem acessá-la para tirar as próprias conclusões.

A rapidez da resposta gerou dúvidas nos órgãos de inteligência. Pensou-se, em um primeiro momento, tratar-se de um trabalho de contrainformação de membros PCC, com o intuito de tirar a atenção de um suposto plano de resgate em curso. A dúvida foi descartada com o decorrer dos dias.

Os serviços de inteligência apontam que apenas a segunda mensagem foi compartilhada pelos chamados "sintonias de rua", o que indica que os criminosos tomaram o lado de Marcola na guerra. Entre eles estariam as lideranças das principais favelas, como Paraisópolis e Heliópolis, redutos da facção.

Um sinal disso foi o fato de que pontos de venda de drogas que pertenciam ao grupo rebelado que foram tomadas e repassadas para criminosos ligados ao chefe do PCC. Em uma dessas biqueiras, na região do Sacomã, zona sul da capital, vizinhos das biqueiras afirmam que todos os gerentes ligados a Tiriça foram trocados.
Até mesmo um time de futebol ligado a esse criminoso teria sido desativado por conta do decreto.

No sistema prisional paulista, conforme funcionários ouvidos, até agora não houve nenhuma grande alteração. Os presos estariam em "compasso de espera", aguardando os desdobramentos fora do presídio.

Delegados da PF ouvidos pela Folha afirmam que Marcola, de fato, ainda possui um grande prestígio entre a massa carcerária e possui fortes aliados. Avaliam, porém, que essa guerra interna possa enfraquecer consideravelmente a liderança do criminoso, no poder há cerca de 20 anos.

Procurado pela reportagem, o advogado Rogério Santos, defensor de Roberto Soriano e Abel Pacheco de Andrade, confirmou a existência do racha. Ele afirma, entretanto, desconhecer os motivos que levaram ao rompimento e quem tomou tal decisão.
"Ele [Abel] apenas disse o seguinte: o Marcola foi afastado do PCC. Isso ele me disse, mas não me disse que tinha sido decretado, até porque eu sou advogado, eu não estou ali pra levar e trazer recado de preso", afirmou.

Ainda conforme Santos, embora tenha havido de fato um racha, os clientes negam peremptoriamente qualquer iniciativa ou conversa para criação de nova facção, o PCP (Primeiro Comando Puro), muito menos de eventual ligação desta com o CV (Comando Vermelho), inimigo do PCC.

O advogado afirma que tal notícia, sustentada até por promotores de Justiça, tem como o objetivo fomentar ainda mais a desavença entre os chefes da facção, o que pode colocar em risco até mesmo a vida dos familiares dos envolvidos.

Integrantes de órgão de inteligência ouvidos pela reportagem também descartam a possibilidade de união de membros do PCC e do CV, porque nenhum dos lados aceitaria eventuais traidores. Essas pessoas acreditam que são informações plantadas para tornar o racha do PCC em uma guerra sangrenta, o que ainda não começou.

A última grande disputa sangrenta entre chefes do Primeiro Comando ocorreu no final de 2002 quando Marcola entrou em rota de colisão com César Augusto Roriz da Silva, o Cesinha, e José Márcio Felício, o Geleião, os dois principais chefes até então. Os colegas ficaram do lado de Camacho na briga interna: Cesinha, Geleião e as mulheres de ambos foram sentenciados à morte pela facção e por anos o PCC tentou matá-los.

Cesinha foi assassinado, e Geleião morreu de Covid.

Na ocasião, a advogada Ana Maria Olivatto, 45, ex-mulher de Camacho, foi assassinada a tiros em Guarulhos. A principal suspeita de mando do crime era Aurinete Carlos Félix da Silva, a Netinha, mulher de Cesinha.

Segundo a polícia, foi esse episódio que colocou Marcola no topo de organização e que mudou os rumos da facção criminosa. O grupo colocou o caráter assistencial que tinha em segundo plano para se tornar uma espécie empresa voltada ao tráfico internacional de drogas. Caso Camacho seja destituído do comando, apontam os policiais, o PCC tende a mudar de perfil e se tornar um grupo muito mais violento.
 

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