Cidades

Educação

UFMS vai oferecer 1,7 mil vagas nos 125 cursos pelo SISU

Sistema de Seleção Unificada estará aberto a partir do dia 17 de janeiro

Continue lendo...

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está oferecendo mais de 1,7 mil vagas em 125 cursos de graduação para o ano letivo de 2025 através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o Sisu 2025 estarão abertas de 17 a 21 de janeiro de 2025, e são gratuitas.

A primeira chamada do Sisu está prevista para 26 de janeiro de 2025. Os candidatos não selecionados nesta chamada poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre 26 e 31 de janeiro, através do Portal Acesso Único.

A UFMS também oferece outras formas de ingresso, como o Vestibular UFMS e o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE).

Requisitos

Para participar do Sisu 2025, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

  • Ter concluído o ensino médio
  • Ter participado do Enem 2024
  • Não ter zerado a prova de redação

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É importante ressaltar que estudantes que participaram do Enem 2024 como "treineiros" não poderão se inscrever no Sisu 2025.

Cronograma

O Sisu 2025 terá apenas uma edição, com inscrições abertas para vagas em todo o ano letivo de 2025. O cronograma oficial inclui as seguintes datas importantes:

  • Inscrições: 17 a 21 de janeiro de 2025
  • Resultado da chamada regular: 26 de janeiro de 2025
  • Matrículas: 27 a 31 de janeiro de 2025
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro de 2025

Seleção

Os candidatos serão classificados com base em seu desempenho no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, será aplicada a reserva de vagas prevista pela Lei de Cotas.

A distribuição das vagas reservadas considerará a proporção de estudantes de escolas públicas, pessoas de baixa renda, indivíduos com deficiência, além de pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Os percentuais serão baseados nos dados atualizados do Censo 2022, realizado pelo IBGE.

Os candidatos não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro de 2025. A lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições participantes ao longo de todo o ano de 2025 para preencher vagas remanescentes.

*Colaborou Alanis Netto

Assine o Correio do Estado

Campo Grande

Homem leva tijolada de vizinho e acaba preso em Campo Grande

Vítima de agressão tinha mandado de prisão em aberto, mas alegou desconhecer a ocorrência

06/01/2025 11h30

Caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário/Depac Cepol

Caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário/Depac Cepol Divulgação/

Continue Lendo...

Um homem de 54 anos foi à Santa Casa de Campo Grande após ter sido atingido por tijoladas, desferida por um vizinho no bairro Aero Rancho, e acabou saindo do hospital preso.

O caso foi registrado pela Policia Militar e encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac Cepol) de Campo Grande.

À polícia, o homem relatou que estava em casa quando o vizinho, identificado pela alcunha "Caroço", passou em frente ao local o ameaçando. Ele afirmou que o homem consumia bebida alcoólica, e o desafiou a "ir pra cima". No mesmo momento, segundo o denunciante, Caroço pegou um tijolo e desferiu um golpe na vítima, que caiu desacordada.

Ao retomar a consciência, o homem deslocou-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima para passar por atendimento médico, com lesões na cabeça e nos braços. No local, os profissionais orientaram que ele fosse até a Santa Casa de Campo Grande para a realização de mais exames, devido ao desmaio.

Após o homem dar entrada no hospital, a Polícia Militar foi acionada para fazer o registro de Boletim de Ocorrência, e a guarnição foi informada de que o indivíduo possuía mandado de prisão em aberto.

Em consulta, os policiais averiguaram que realmente havia mandado contra ele, e deu voz de prisão ao indivíduo. Ele disse desconhecer o mandado, e que não possuía passagem criminal. Mesmo assim, foi conduzido à delegacia após a realização dos exames para prestar esclarecimentos.

Ainda no Boletim de Ocorrência, a PM destaca que permaneceu na Santa Casa até que fossem realizados todos os exames necessários e atendimentos, até a alta médica, e que foram utilizadas algemas para assegurar a integridade física dos componentes da guarnição e para evitar fuga, "tendo em vista o desconhecimento da índole do indivíduo".

Após o registro da ocorrência na Depac/Cepol, ele foi recolhido à uma cela devido ao mandado em aberto.

Assine o Correio do Estado.

Previsão do tempo

Semana começa com alerta de temporal em 19 cidades de MS

Conforme previsão do Inmet, podem ocorrer chuvas de 50 milímetros com ventos de 60 quilômetros por hora

06/01/2025 11h09

Previsão indica chuvas de 20 a 30 mm por hora

Previsão indica chuvas de 20 a 30 mm por hora Gerson Oliveira, Correio do Estado

Continue Lendo...

A segunda semana de janeiro começou com um novo alerta de temporal e chuva forte em Mato Grosso do Sul. A informação está no boletim meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicado nesta segunda-feira (6).

Conforme a publicação, o alerta é válido para as regiões norte, pantaneira e nordeste do estado. Nestas áreas, podem ocorrer chuvas de 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Aliado a isso, os ventos podem atingir entre 40 a 60 quilômetros por hora. Este cenário é classificado como risco amarelo, que classifica os eventos meteorológicos como de perigo potencial. 

A publicação vale das 10h desta segunda-feira (6) até às 10h de terça-feira (7). Confira a lista completa de municípios inclusos no aviso:

  • Água Clara
  • Alcinópolis
  • Aquidauana
  • Camapuã
  • Cassilândia
  • Chapadão do Sul
  • Corumbá
  • Costa Rica
  • Coxim
  • Figueirão
  • Inocência
  • Ladário
  • Paraíso das Águas
  • Paranaíba
  • Pedro Gomes
  • Rio Negro
  • Rio Verde de Mato Grosso
  • São Gabriel do Oeste
  • Sonora

Em caso de emergência, procure as autoridades

A condição indicada pelo Inmet favorece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Nesse sentido, o instituto alerta a população para que não se abriguem debaixo de árvores, em razão do risco de queda e raios.

Também não se é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ainda usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, necessidade de mais informações ou contatos de socorro, a população deve ligar para a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Calor também castiga o MS

Por outro lado, grande parte de Mato Grosso do Sul também enfrenta um cenário de altas temperaturas e baixa umidade do ar. Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), esta condição climática está relacionada com um cenário de alta pressão atmosférica no estado.

Ainda segundo o Cemtec, durante esta semana os termômetros no estado podem chegar a 39º C, com umidades entre 15% a 30%. O cenário mais crítico está focado nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado.

Nesta segunda-feira (6), Campo Grande tem temperatura mínima de 22°C e pode chegar à máxima de 32°C. Em Dourados e Anaurilândia, a mínima fica entre 18 e 19°C e máxima de 36°C. Na região sul, em Ponta Porã e Iguatemi, a mínima é de 20 a 18°C e máxima de 32 a 33ºC, respectivamente.

Na região pantaneira de Corumbá, a temperatura mínima fica entre 26°C e máxima de 31°C. Já no Bolsão e norte do estado, Coxim e Paranaíba, a mínima é de 23°C e máxima de 33°C.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).