Cidades

Cidades

Últimos dias para quitar dívidas antigas de água e esgoto com descontos, parcelamentos e sem entrada

Continue lendo...

Nos últimos dias da campanha ‘Fique em Dia’ da Águas Guariroba, clientes aproveitam oportunidade para quitarem dívidas antigas com vários benefícios.  Iniciativa prevê parcelamentos em sessenta vezes e descontos de até 95% nas faturas em atraso, sem necessidade de dar entrada.

Com os benefícios da campanha, clientes tem a oportunidade de se organizar financeiramente e investir o valor do desconto em outras necessidades.

O estudante de medicina Vinícius do Nascimento tinha dois débitos antigos, mas, com o ‘Fique em Dia’, conseguiu um desconto de 40% e ainda parcelar os débitos em 10 vezes. O dinheiro que estava separado para pagar o valor em aberto agora será investido em seus estudos.

“Com o valor que sobrou vou conseguir comprar alguns materiais que precisava para a faculdade, materiais médicos específicos que achava que não conseguiria comprar. A minha dívida era acumulativa, de mais de dois anos, no valor total de R$2,5 mil, eu consegui um grande desconto e foi muito bom”, comentou Vinícius do Nascimento.

“A campanha Fique em Dia é mais uma das ações que aproxima a concessionária da população. Estamos disponibilizando para os clientes uma oportunidade de regularizar seus débitos com vários benefícios, podendo liquidar uma dívida antes acumulada e sem perspectiva de solução. Dessa forma, o cliente consegue resgatar o seu cadastro positivo dando-lhes a chance de aproveitar com mais tranquilidade as datas festivas no final de ano”, destaca a gerente comercial, Suellen Alvarenga.

O Fique em Dia com a Águas está nos últimos dias. Clientes podem negociar seus débitos com desconto nas lojas de atendimento presencial da concessionária ou por meios dos canais de atendimento disponíveis, entre eles, o 0800 642 0115.
 

Previsão

Semana será marcada por calor intenso e chuvas fortes em Mato Grosso do Sul

Chegada de frente fria pode mexer com os termômetros na metade da semana

17/11/2024 17h15

Semana será marcada por instabilidade climática em Mato Grosso do Sul

Semana será marcada por instabilidade climática em Mato Grosso do Sul Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

A previsão para esta semana em Mato Grosso do Sul indica dias de calor intenso, com temperaturas variando entre 29°C e 38°C, e possibilidade de chuvas fortes e tempestades, especialmente à tarde. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cenmtec-MS), de segunda-feira (18) a quinta-feira (21), o Estado enfrentará períodos de sol com nebulosidade, seguidos de chuvas de intensidade fraca a moderada, e até mesmo tempestades com raios e rajadas de vento.

O Cemtec explica que devido à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica e à aproximação de uma frente fria o tempo fica instável. A umidade relativa do ar deve permanecer baixa, agravando a sensação de calor com índices entre 20% e 40%.

Em termos de temperatura, os valores devem permanecer elevados, acima dos 30° C. As mínimas ficam entre 22°C e 26°C, com máximas que podem variar de 29°C a 38°C, dependendo da região. As áreas mais quentes são o bolsão e o norte, onde as máximas podem chegar até 37°C.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 23-26°C e máximas entre 31-34°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-25°C e máximas entre 32-37°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 23-25°C e máximas entre 32-34°C. Atenção também para os ventos: com atuação predominantemente no quadrante norte, podem ocorrer rajadas de até 60 km/h em algumas áreas, principalmente no período da tarde.

MEIO DA SEMANA

Entre quarta-feira (20) e quinta-feira (21), a previsão indica um agravamento das condições ambientais próximo de uma frente fria oceânica, o que traz mais instabilidade. As temperaturas tendem a cair um pouco, com mínimas entre 20°C e 25°C, principalmente no extremo sul de MS.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 22° C e 25°C e máximas entre 30° C e 33°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 23° C e 25°C enoquanto as máximas ficam entre 29° C e 36°C. Em Campo Grande, mínimas devem variar entre 22° C e 24°, enquanto as máximas ficam entre 28-° C e 30°C.

Dicas para a Semana

  • Cuidados com o calor : A baixa umidade relativa do ar pode tornar os dias desconfortáveis 
  • Atenção às chuvas e ventos fortes : Fique alerta para mudanças bruscas no tempo; leve o gurda-chuva
  • Reforço no uso de protetor solar : Mesmo com clima nublado, não esqueça o protetor

 


 

DEBATE

Fórum atualizará situação fundiária de terras indígenas no bioma pantaneiro

Promovido pelo Ministério dos Povos Indígenas, a 2ª edição do Fórum Territórios Ancestrais acontecerá em Aquidauana

17/11/2024 17h00

Tema do Fórum Territórios Ancestrais será a regularização fundiário de terras indígenas no bioma pantaneiro de MS

Tema do Fórum Territórios Ancestrais será a regularização fundiário de terras indígenas no bioma pantaneiro de MS Foto: Arquivo/PMA

Continue Lendo...

Com objetivo de debater a situação territorial das terras indígenas, Fórum Territórios Ancestrais acontece em Aquidauana para atualizar os caminhos de regularização fundiária do bioma pantaneiro.

O evento promovido e organizado pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) será realizado nesta segunda-feira (18), a partir das 9 horas, na Aldeia Água Branca - Terra Indígena Taunay Ipegue.

Para o Correio do Estado, o secretário-executivo do MPI, Luiz Eloy Terena, explicou como o fórum voltado as lideranças dos povos indígenas tratá os assuntos relacionados a regularização das terras indígenas.

"Esse forúm será feito por todo o país, o principal objetivo é debater a situação territorial fundiária de cada terra indígena, o porque a situação está parada, se está faltando um estudo da Funai, se está judicializado, ou precisa só de uma assinatura do ministério", disse Eloy Terena.

Um levantamento da situação jurídica e territorial indígena no Mato Grosso do Sul foi feita pelo Ministério dos Povos Indígenas, e estas informações organizadas serão apresentadas para as lideranças durante o fórum.

De acordo com o secretário-executivo do MPI, estarão presentes no evento lideranças das etnias Terena, Kadiwéu e Kinikinau que estão localizados no bioma pantaneiro.

Esta será a 2ª edição do forúm, o lançamento oficial foi realizado em outra comunidade indígena sul-mato-grossense, na TI Ñande Ru Marangatu, localizada no município de Antônio João.

Após a realização do fórum em Aquidauana, o MPI levará o debate regularizatório para o Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Santa Catarina, entre outros Estados.

LANÇAMENTO

O MPI lançou no mês de outubro o Fórum Territórios Ancestrais na TI Ñande Ru Marangatu. Nesse evento, a Pasta discutiu estratégias para o enfrentamento do marco temporal, que passou pelo Legislativo federal, e atualizou informações para as comunidades indígenas de diferentes territórios sobre o andamento e as alternativas para a regularização fundiária.

Além da presença de Eloy Terena, outros representantes do MPI vieram ao Estado, assim como membros regionais da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Conselho Aty Guasu e outras lideranças.

A equipe do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas (Demed) do MPI, que é responsável pela coordenação do Gabinete de Crise guarani-kaiowá, realizou uma reunião com lideranças indígenas locais com o objetivo de alinhar as próximas ações, estreitando o diálogo com a Aty Guasu, que tem assento nessa instância.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).