Cidades

bella ciao

União entre PCC e Comando Vermelho segue ativa em MS

Operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou integrante do Primeiro Comando da Capital que negociava armas e drogas com as facções paulista e carioca

Continue lendo...

Investigações da Polícia Civil do Rio de Janeiro identificaram que a união entre as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) seguem ativas em Mato Grosso do Sul. A operação, deflagrada ontem, teve como alvo membros das duas organizações que atuavam no tráfico de armas e drogas por meio de contatos com pessoas localizadas na fronteira do Estado com o Paraguai.

De acordo com as investigações coordenadas pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), que resultaram na Operação Bella Ciao, Ana Lúcia Ferreira, que foi presa, era a peça que unia PCC e CV em um consórcio para a compra de armas e drogas no país vizinho.

Ela é ex-mulher de Elton Leonel da Silva, conhecido como Galã, um dos chefes do PCC que foi preso em 2018, no Rio de Janeiro, mas que foi condenado, no ano seguinte, pela Justiça Federal em Mato Grosso do Sul pelo crime de organização criminosa.

Além de líder importante do PCC, Galã também é apontado como um dos participantes da execução de Jorge Rafaat Toumani, conhecido como o “rei da fronteira”, ocorrida em 15 de junho de 2016, em Ponta Porã, em um esquema de guerra. 

Segundo as investigações, foi após matar Rafaat, tido como principal obstáculo para sua plena instalação na linha entre Brasil e Paraguai, que Galã assumiu parcela significativa dos negócios e ganhou posto de liderança no PCC, posto esse que seria para chefiar o tráfico na fronteira de Mato Grosso do Sul.

Nessa época, ele teria passado a fornecer armas e drogas para a facção criminosa de São Paulo bem como para o Comando Vermelho, o que indica que sua ex-mulher continuou um esquema que ele havia iniciado.

Ana foi presa na quarta-feira, em Taubaté (SP). Conforme a Polícia Civil do Rio de Janeiro, ela tinha uma “grande rede de contatos” na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, onde conseguia as armas e a droga.

A mulher também era a “interface” do traficante Fhillip da Silva Gregório, conhecido como Professor, que foi morto no mês passado, no Rio de Janeiro.

De acordo com a polícia carioca, Professor e Ana Lúcia se relacionavam com fornecedores de armas de Mato Grosso do Sul, onde compravam, em consórcio, o armamento, a cocaína e a maconha que seriam levados para abastecer as bases das facções. Um dos destinos das armas era, segundo a investigação, o Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.

Ao g1, o delegado Vinícius Miranda, titular da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro, afirmou que a ex-mulher de Galã era uma articuladora do esquema do consórcio.

“A Ana tem uma ligação direta com o Professor. Ela traz para o Rio o conhecimento que já tinha da região de fronteira. É uma articuladora que atua tanto para o Comando Vermelho quanto para o PCC”, declarou o delegado ao g1.

OPERAÇÃO

Em nota, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que o grupo ligado às facções Comando Vermelho e PCC movimentava mais de R$ 250 milhões.

Além de Ana Lúcia, outro preso foi Gustavo Miranda de Jesus, que atuava na mobilização dos recursos financeiros oriundos de transações ilícitas do CV. 

“Ele coordenava pessoalmente a realização de eventos em comunidades, que eram uma maneira de mesclar ativos de origem lícita com outros advindos do tráfico, possibilitando a inserção no sistema financeiro sob a aparência de receitas ilícitas”, disse a polícia carioca, em nota.

Gustavo também era considerado o braço direito e operador financeiro de Professor. Ele foi preso ontem, na zona norte do Rio de Janeiro. 

A operação ainda tentou cumprir um terceiro mandado de prisão, contra Luiz Eduardo Grego, conhecido como Cocão, mas ele conseguiu fugir. Segundo informações da Polícia Civil do Rio ao g1, ele é apontado como operador logístico do grupo e estaria sendo treinado por Ana Lúcia para substituí-la na negociação com os fornecedores.

 A operação ainda cumpriu mandados de busca e apreensão contra outros investigados, “a fim de reunir elementos que possam auxiliar no inquérito”, diz a Polícia Civil do Rio.

Assine o Correio do Estado

ETAPA

Passe da UFMS é realizado hoje com 18 mil inscritos

As provas serão aplicadas na manhã deste domingo (14), das 8h às 13h, em 11 cidades do Estado

14/12/2025 08h00

Mais uma etapa do Passe da UFMS será realiza neste domingo (14)

Mais uma etapa do Passe da UFMS será realiza neste domingo (14) Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

O Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul será realizado na manhã deste domingo (14), com mais de 18 mil inscritos em todo o Estado interessados em ingressar no Ensino Superior.

Com característica específica voltada para alunos que estão no Ensino Médio (EM), o "Passe UFMS" é um modelo de prova que avalia o estudante desde o seu primeiro ano da última etapa da escola.

De forma cumulativa, o aluno deve se inscrever e realizar a prova durante o triênio que encerrará sua fase escolar. Então, no último ano do ensino médio, durante a inscrição da avaliação, é possível escolher o curso que deseja ingressar.

Com a soma dos pontos ao longo das três etapas, a classificação para entrar na Universidade Federal do Estado é baseada na média adquirida. A pontuação de cada uma das tapas tem pesos diferentes na somatória para formar a média geral, sendo a 3ª com maior peso.

  • Neste ano, alunos que completaram o 1º ano do ensino médio irão realizar a primeira etapa do triênio 2025-2027.
     
  • Alunos que no ano de 2025 terminaram o 2º ano do ensino médio irão realizar a segunda etapa do triênio 2024-2026.
     
  • Por fim, os que encerraram o ensino médio e saíram do 3º ano, irão realizar a terceira e última etapa do triênio 2023-2025, para no ano que vem ingressar na universidade.

As provas acontecem das 08h às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul nas cidades de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Com 60 questões contemplando as quatro áreas de conhecimento, a pontuação máxima total é de 120 pontos. Cada pergunta equivale a 2 pontos, o que totaliza 30 pontos em cada área, sendo elas:

  • 15 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Ciências Humanas e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Matemática e suas Tecnologias - 30 pontos;

Cada fase aborda conteúdos que seguem a proposta curricular do respectivo ano. Além disso, as três etapas incluem uma redação dissertativo-argumentativa que soma a pontuação de cada fase e à média final ao terceiro ano.

Cronograma

  • Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva – 16 de dezembro de 2025;
  • Período de recurso administrativo do gabarito preliminar – 17 e 18 de dezembro de 2025;
  • Divulgação do gabarito definitivo da prova objetiva e dos recursos administrativos do gabarito – 29 de dezembro de 2025;
  • Resultado preliminar da prova objetiva – 08 de janeiro de 2026;
  • Período de recurso administrativo do resultado preliminar da prova objetiva – 08 e 09 de janeiro de 2026;
  • Divulgação do resultado final – 11 de março de 2026.

*Colaborou Noysle Carvalho

Assine o Correio do Estado

Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

Continue Lendo...

Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremessar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).