Cidades

Ampliação

Vacina da Gripe será liberada para toda a população em Campo Grande

Medida passa a ser válida a partir de manhã para pessoas com mais de 6 meses

Continue lendo...

A campanha de vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais de seis meses de vida em Campo Grande. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) a medida entrará em vigor a partir de amanhã, quinta-feira (2), a partir das 14h, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Ainda conforme informações da Sesau as doses estarão disponíveis nas mais de 70 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos da Capital  

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, destaca a importância da vacinação como principal estratégia de proteção contra o vírus, considerando o aumento de doenças respiratórias no município. Ontem (30), a Prefeitura decretou situação de emergência por conta do elevado número de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) registrados, o que tem levado a sobrecarga dos serviços de saúde e maior demanda por internação hospitalar.

"A imunização é nossa principal aliada, por isso quero convocar todos os campo-grandenses para garantir essa proteção tão importante para a saúde coletiva. Nós estamos passando por um período de aumento de casos e é fundamental que toda a população busque se vacinar", afirma.

Até agora, Campo Grande vacinou aproximadamente 66 mil pessoas, o que representa pouco mais de 16% da população-alvo da campanha, estimada em 360 mil pessoas. O município recebeu aproximadamente 225 mil doses da vacina contra a gripe e terá disponível 160 mil doses para atender toda a população.

As vacinas contra a influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas para toda a rede pública de saúde. A composição varia anualmente conforme as cepas do vírus predominantes.

Neste ano, as vacinas possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

FERIADO

Nesta quarta-feira (1º), o plantão de vacinação será realizado em duas unidades de saúde e uma comunidade no Bairro Lageado. Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis, incluindo a Covid-19 e da Gripe, porém, ainda destinada ao grupo prioritário.

Conforme o calendário da Sesau, o atendimento acontece das 07h às 17h nas USFs Cidade Morena e São Francisco e, das 9h às 14h, na Comunidade Cidade dos Anjos, no Bairro Lageado.

Quem deve se vacinar?

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Pessoas de 60 e mais
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Indígenas vivendo fora de terra indígena
  • Indígenas vivendo em terra indígena
  • Trabalhadores de saúde
  • Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos)
  • Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos)
  • População privada de liberdade (18 anos e mais)
  • Funcionário do sistema de privação de liberdade
  • Comorbidades
  • Professores
  • Pessoas em situação de rua
  • Forças de segurança e salvamento
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso
  • Trabalhadores portuários

De volta para casa

Após 43 dias de tratamento, onça-pintada Miranda retorna à natureza

Miranda foi resgatada com as patinhas queimadas, onde passou por baterias de exames e de alimentação para retornar ao seu habitat natural.

28/09/2024 15h30

Onça-pintada Miranda, retorna ao habitat natural

Onça-pintada Miranda, retorna ao habitat natural Reprodução/ Onçafari

Continue Lendo...

Depois de 43 dias em tratamento, após ser resgatada com as patinhas queimadas devido aos incêndios no Pantanal Sul-Mato-Grossense, a onça-pintada que recebeu o nome de Miranda foi solta novamente na natureza.

O felino, de aproximadamente dois anos, foi resgatado no dia 15 de agosto no município de Miranda, a 207 quilômetros de Campo Grande, após ser visto por biólogos com as patinhas queimadas.

Onça-pintada Miranda, retorna ao habitat natural Fotos: Álvaro Rezende

A onça pintada foi resgatada e encaminhada ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, onde realizou exames e curativos e por conta dos ferimentos mais graves nas patinhas, ela foi levada ao Hospital Veterinário Ayty.  

No hospital, a onça Miranda passou por mais exames e curativos diários, com o uso de pomadas cicatrizantes e tratamentos de ozonioterapia para acelerar a cicatrização de suas patas.

Além dos tratamentos com antibióticos, Miranda também passou por uma alimentação controlada para recuperação de peso. Com uma dieta de 3 a 5 kg de carne por dia, o felino ganhou peso e voltou a exibir sinais de vigor, tornando-se apto a retornar à natureza.

Como a felina Miranda foi encontrada em uma manilha, os biólogos a levaram para o mesmo lugar onde foi localizada. Antes de retornar ao seu habitat natural, Miranda foi equipada com um colar de rastreamento especial, que permitirá monitorar sua adaptação ao novo ambiente e garantir sua segurança.

"A soltura de Miranda representa o fim de um ciclo de tratamento, e também o esforço contínuo de todos os envolvidos na proteção da biodiversidade do Pantanal", disse o diretor-presidente do Imasul, André Borges. 

Onça-pintada Miranda, retorna ao habitat natural Fotos: Álvaro Rezende


Animal símbolo do Pantanal 

A persistência e a resiliência de Miranda, fez a felina se tornar um símbolo de esperança na recuperação física do animal e também do bioma pantaneiro. 

"Miranda é uma jovem onça-pintada, com grande potencial reprodutivo, o que nos traz esperanças de que ela possa, no futuro, contribuir para a continuidade da espécie no Pantanal", disse a veterinária Aline Duarte, gestora do hospital e coordenadora do CRAS. 
Soltura

A operação de transporte envolveu uma série de procedimentos técnicos e logísticos, todos realizados com extremo cuidado e coordenação. A equipe preparou uma caixa reforçada, especialmente projetada para o transporte seguro de grandes felinos. Miranda foi sedada antes da viagem para garantir que ela ocorresse sem riscos.

Depois de 43 dias de muito cuidado e tratamento, Miranda está de volta ao seu habitat natural. 

Onça-pintada Miranda, retorna ao habitat natural Fotos: Álvaro Rezende

Assine o Correio do Estado

 

Campo Grande

Idosa morre em hospital após ser baleada pelo marido

Familiares da vítima estiveram na Deam registrando a ocorrência. O suspeito que levou a vítima até o hospital, até o momento segue foragido.

28/09/2024 14h28

rma ultilizada no crime foi apreendida para investigação

rma ultilizada no crime foi apreendida para investigação Imagens/ PCMS

Continue Lendo...

“Jussara Gimenes, de 60 anos, morreu na noite de quinta-feira (26), em Campo Grande, após ser baleada pelo marido. Segundo a Polícia Civil, objetos, como um travesseiro manchado de sangue e um revólver calibre 38, foram encontrados próximo à vítima. O suspeito, de 54 anos segue foragido. 

De acordo com as investigações, o casal estava em um veículo na Avenida Euler de Azevedo, na região do Bairro José Abraão, quando ambos entraram em discussão e a idosa acabou ferida no abdômen.

O marido da vítima levou a idosa até a Santa Casa e foi embora da unidade de saúde sem dar explicações.  

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu na noite da última quinta-feira na Santa Casa de Campo Grande. 

Logo após a morte da idosa, familiares de Jussara estiveram na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) para registrar a ocorrência.

O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio. O suspeito até o momento não foi localizado. 

 
Casos de Feminicídio em MS 


Se as investigações apontarem, Jussara Chineses será a 23ª vítima de homicídio em Mato Grosso do Sul neste ano, segundo dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). 

Os mesmos dados apontam que, em 2023, foram 30 vítimas de feminicídio. Em Campo Grande, foram registrados até o momento 6 vítimas. Em 2023, foram 8 vítimas, enquanto em 2022, foram 13 mortes.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).