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Vacinação contra Covid-19 deve começar dia 20 em Mato Grosso do Sul

Secretário de Estado de Saúde diz estar otimista para que doses sejam entregues ainda este mês em todas as cidades

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A vacinação contra a Covid-19 deve começar no dia 20 de janeiro deste ano. Esta foi a data anunciada pelo Ministério da Saúde e é o que espera o governo de Mato Grosso do Sul. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, ele está otimista para que a população receba o imunizante ainda este mês.

“Acredito que no dia 20 de janeiro nós tenhamos o início da vacinação em todas as unidades da federação. Espero que todos nós tenhamos no mesmo dia e no mesmo horário o início da imunização. E eu estarei na fila e a doutora Crhistinne Maymone, minha secretária adjunta, também”, afirmou Resende.

Ontem, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, fez um pronunciamento e garantiu que, no melhor cenário, o Brasil já inicia sua campanha de imunização no dia 20 deste mês.

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Ainda de acordo com o ministro, foram negociados 100 milhões de doses da Covonavac, feita pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac e também devem ser aplicadas doses do imunizante da Universidade de Oxford e do laboratório AstraZeneca.

“Diminuiu nossa angustia saber que pode ter início a campanha. A [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] Anvisa deve receber nas próximas horas a solicitação da Coronavac, para registro emergencial e na semana que vem a Fiocruz deve solicitar para a vacina de Oxford. Por aqui, estamos construindo nossa capacidade para encaminhar o imunizante para todas as unidades de saúde”, completou o secretário.

O governo de Mato Grosso do Sul já havia anunciado que esperaria até o dia 20 de janeiro para saber sobre compra e distribuição da vacina contra o novo coronavírus por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). 

Caso não houvesse perspectiva, o plano B seria a compra, pelo próprio Estado, de doses da Coronavac.

“O governo vai cumprir com o seu dever e as vacinas virão dentro do PNI. Só lançaríamos mão dessa alternativa se não tivesse calendário definido. Com essa fala de Pazuello e as informações, não será necessária a compra pelo Estado”, avalia.

Para a campanha, o Estado encaminhou ao Ministério da Saúde solicitação de luvas e demais insumos necessários para a aplicação das doses. Segundo o secretário, porém, para o início da imunização, os municípios sul-mato-grossenses têm quantidade suficiente para atender aos casos prioritários.

“Na segunda-feira, haverá outra reunião entre Ministério e secretarias e nós vamos ter mais dados a cerca de todos esses encaminhamentos. Nossa pretensão é ser referência de imunização no País, assim que chegar a vacina em todas as cidades, esperamos começar a vacinar”, completou Resende.

VACINAS

A compra da Coronavac gerou disputa política entre o governador João Doria (PSDB) e o presidente Jair Bolsonaro. Isso havia feito o ministro Pazuello recuar de uma proposta de aquisição do imunizante em outubro.

“Estamos hoje, na sequência da aquisição de doses com o Butantan, fechando contrato que vai a 100 milhões de doses. Máximo que ele [o instituto] consegue produzir. Já tínhamos um memorando assinado desde outubro, fim de setembro, comprometendo-nos com aquisição da totalidade produzida”. 

Ontem, o ministro Pazuello ainda disse que só conseguiu avançar no contrato com o Butantan após a edição de uma medida provisória (MP) que permite a compra de vacinas mesmo antes do registro ou aval para uso emergencial ser concedido pela Anvisa.

Disse que toda a produção do Butantan será incorporada ao PNI, coordenado pelo governo federal. Segundo Pazuello, 46 milhões da Coronavac serão distribuídas até abril. E mais 54 milhões no resto do ano. 

O governador de São Paulo, porém, fez anúncio diferente ontem – lá, a vacinação começa no dia 25 de janeiro.

Além do imunizante do Butantan, o ministro listou as negociações feitas pelo governo por vacinas. A aposta do governo federal é a vacina da AstraZeneca/Oxford. A Fiocruz deve distribuir 210,4 milhões de doses a partir de fevereiro e 2 milhões de unidades devem chegar neste mês, prontas, da Índia.

Ele ainda disse que negocia a compra da vacina russa Sputnik V, que será fabricada pela farmacêutica brasileira União Química e que a quantidade da compra está em discussão.

Pazuello citou negociação com a Janssen, que, segundo ele, é o “melhor negócio” entre as vacinas. Isso porque o preço é baixo e a imunização exige apenas uma dose, mas a farmacêutica ofereceu somente 3 milhões de doses ao País, com entrega que começaria no segundo semestre.

Pazuello declarou ainda que negocia a compra de 30 milhões de doses da vacina da Moderna, com entrega após outubro. E criticou a proposta da Pfizer, que exige não responder pelos efeitos colaterais registrados no País e também pela quantidade de doses ofertadas.  

EFICÁCIA

Ontem, o governo de São Paulo divulgou que a Coronavac tem 78% de eficácia. A expectativa é de que hoje o Instituto Butantan solicite à Anvisa a autorização para o uso emergencial do imunizante.  

Também foi informado que o imunizante apresentou 100% de eficácia na prevenção de casos graves, moderados ou que necessitassem de internação hospitalar. Isto é, nenhum voluntário vacinado precisou ser hospitalizado por causa do novo coronavírus. 

A eficácia de 78% é para casos leves ou que exigiram atendimento ambulatorial.

“Significa que a vacina tem alto grau de eficiência e eficácia contra a Covid-19. O objetivo é iniciar a vacinação no dia 25 de janeiro, como programado, e fornecer para todo o Brasil por meio do Ministério da Saúde”, disse o governador paulista.

Os testes clínicos da Coronavac no Brasil foram realizados com a participação de cerca de 12.476 voluntários, entre eles, alguns em Campo Grande, dos quais todos são profissionais de saúde, em 16 centros de pesquisa. 

Do total de voluntários, cerca de 160 pessoas do grupo que recebeu placebo teve a doença, entre os vacinados, foi pouco menos de 60. Os demais detalhes do estudo, como o intervalo de confiança, por exemplo, ainda não foram divulgados. 

(Com Estadão Conteúdo)

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Cidades

STF mantém regra da reforma que reduziu aposentadoria por incapacidade permanente

Valor mínimo do benefício será de 60% da média dos salários, com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que ultrapassar 20 anos

18/12/2025 22h00

Gerson Oliveira / Correio do Estado

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O Supremo Tribunal Federal decidiu, por 6 votos a 5, manter a mudança da reforma da previdência de 2019 na aposentadoria por incapacidade permanente causada por doença grave, contagiosa ou incurável. Em julgamento na tarde desta quinta-feira, 18, a maioria dos integrantes da Corte máxima validou regra que alterou o cálculo de tal tipo de aposentadoria, estabelecendo que o valor mínimo do benefício será de 60% da média dos salários, com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que ultrapassar 20 anos.

Foi estabelecida a seguinte tese: "É constitucional o pagamento do benefício de aposentadoria por incapacidade permanente, nos termos fixados pelo artigo 26, parágrafo segundo, inciso terceiro da Emenda Constitucional 103 de 2019, para os casos em que a incapacidade para o trabalho seja constatada posteriormente à reforma da Previdência."

A discussão sobre o pagamento da aposentadoria, se integral ou seguindo as regras da reforma, foi finalizada em sessão plenária realizada nesta tarde. No julgamento, os ministros Luiz Fux e Gilmar Mendes acompanharam o voto do relator, Luís Roberto Barroso (aposentado). Já haviam seguido tal corrente os ministros Kassio Nunes Marques, Cristiano Zanin e André Mendonça Ficaram vencidos Flávio Dino, Edson Fachin, Alexandre Moraes, Dias Toffoli e Carmen Lúcia.

Os ministros analisavam um recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra decisão do Juizado Especial do Paraná que determinou o pagamento integral de aposentadoria a um beneficiário com incapacidade permanente. Em abril de 2024, a Corte máxima reconheceu a repercusssão geral do caso - que a decisão do STF valeria para outros casos semelhantes em todo o país. Com a finalização do julgamento nesta tarde, foi reformada a decisão que beneficiou o segurado paranaense.

O voto de Barroso, que restou vencedor, rejeitou as alegações de que a mudança proporcionada pela reforma da previdência de 2019 ofenderia os princípios constitucionais da isonomia, à dignidade humana e à irredutibilidade do valor dos benefícios. O ministro assinalou, por exemplo, que não havia inconstituionalidade na diferenciação dos benefícios de incapacidade temporária e incapacidade permanente.

Também não viu violação de isonomia na diferenciação da aposentadoria por incapacidade permanente, de uma forma geral, e a aposentadoria por incapacidade permanente decorrente de acidente de trabalho.

Quem abriu divergência no julgamento foi o ministro Flávio Dino, que votou pela inconstitucionalidade da mudança. A avaliação foi a de que a forma de cálculo da reforma fere diversos princípios estruturantes do Estado Democrático de Direito e que não é possível a distinção de aposentadoria "lastreada na origem da deficiência". "O segurado confronta-se com o mesmo risco social e com um quadro de saúde severo, frequentemente associado à maior dependência e à consolidação da inaptidão para o trabalho", apontou.

 

 

Cidades

Em crise financeira, Hospital Alfredo Abrão terá contratos analisados pelo MPMS

Os documentos analisados pela Promotoria de Justiça apontam um déficit mensal próximo de R$ 780 mil, reconhecido pela própria gestão municipal

18/12/2025 19h20

O Hospital do Câncer atende cerca de 70% dos pacientes com câncer no Estado

O Hospital do Câncer atende cerca de 70% dos pacientes com câncer no Estado Divulgação: Hospital do Câncer Alfredo Abrão

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O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) vive cenário de desequilíbrio financeiro, agravado por limitações orçamentárias e pela crescente demanda por serviços oncológicos de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante das circunstâncias, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou procedimento administrativo para acompanhar a contratualização e o financiamento do local.

De acordo com os documentos analisados pela 76ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, há um déficit mensal próximo de R$ 780 mil, reconhecido pela própria gestão municipal, além de perdas adicionais decorrentes da não cobertura de produção excedente desde novembro de 2024. 

O hospital também enfrenta atrasos no pagamento de procedimentos já realizados, redução temporária do teto MAC (Média e Alta Complexidade), pendências de liberação de emendas parlamentares e insuficiência de repasses para custear cirurgias, quimioterapias, radioterapias, exames de imagem e manutenção de leitos clínicos. 

Como o HCAA atende cerca de 70% dos pacientes com câncer no Estado, qualquer interrupção representa risco imediato de desassistência em larga escala.

Em resposta às requisições, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou repasses mensais que totalizam R$ 1.738.005,52, distribuídos entre incentivos de custeio e projetos específicos.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por sua vez, reconheceu o excedente de produção e informou que o pedido de majoração do teto MAC está protocolado no Ministério da Saúde desde 2023, aguardando disponibilidade orçamentária federal.

O Ministério da Saúde confirmou que os pleitos permanecem em análise, tendo havido apenas um repasse pontual de R$ 2.999.840,00 ao Município para ações de média e alta complexidade.

Diante desse quadro, o MPMS expediu portaria e edital tornando pública a instauração do procedimento e notificou formalmente o Ministério da Saúde, a SES, a Sesau e a direção do HCAA.

Entre as diligências determinadas, estão pedidos de informações sobre repactuações contratuais, recomposição financeira, cobertura da produção excedente, valores recebidos em 2025, déficit acumulado e providências adotadas para garantir a continuidade dos atendimentos.

O MPMS destaca que sua atuação é preventiva, institucional e colaborativa, voltada para preservar a continuidade do atendimento oncológico e a promover soluções coordenadas entre Município, Estado e União. O objetivo é assegurar estabilidade financeira ao HCAA, evitar a interrupção de tratamentos que não podem ser suspensos e garantir que a assistência oncológica permaneça integral, resolutiva e acessível à população.

Com o procedimento instaurado, a Promotoria de Justiça seguirá monitorando respostas, prazos, repasses e eventuais reprogramações orçamentárias, além de fomentar pactuações que permitam ampliar a oferta de serviços com segurança, transparência e qualidade. A atuação ministerial busca prevenir o colapso assistencial e assegurar a efetividade do direito fundamental à saúde dos pacientes oncológicos de Mato Grosso do Sul.

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