Cidades

VESTIBULAR UEMS 2025

UEMS divulga o resultado dos pedidos de isenção da taxa do vestibular

Processo seletivo teve quase metade dos pedidos negados; candidatos ainda podem recorrer

Continue lendo...

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) divulgou hoje (21) o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição no Vestibular UEMS 2025.  De aproximadamente 4 mil solicitações, 1.784 foram indeferidas. 

Segundo o informativo, publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE-MS), a solicitação para a gratuidade da taxa atendeu a 2.217 pedidos. No entanto, em outros casos, boa parte dos candidatos tiveram suas indeferidas em razão da ausência de documentação.

De acordo com a universidade, os candidatos com pedidos indeferidos poderão recorrer contra o resultado divulgado entre às 09h de hoje (21) até  às 23h59 de amanhã (22), no horário oficial de Mato Grosso do Sul.

Os recursos deverão ser dirigidos à Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), através da área do candidato no site: https://concurso.fapec.org. É importante utilizar o formulário específico disponibilizado pela universidade para fundamentar o recurso.

Confira:


 

Vestibular UEMS 

Em setembro deste ano, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abriu seu processo seletivo para ingresso na universidade. Ao todo, serão ofertadas 2.637 vagas, em 68 cursos de graduação, nos municípios de Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã, para ingresso em 2025.

Das 2.637 vagas, 641 são destinadas ao Vestibular, 708 ao Processo Seletivo Permanente (PSPHE-UEMS) e 1.288 ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As inscrições do Vestibular podem ser feitas até o dia 6 de novembro. Já as inscrições do Processo Seletivo Permanente podem ser feitas até o dia 15 de janeiro. As do Sistema de Seleção Unificada (SISU), devem abrir em 22 de janeiro de 2025.

Você pode conferir mais detalhes sobre o processo seletivo aqui.

Assine o Correio do Estado

 

 

 

 

 

Crime brutal

Irmãos são presos após golpear a cabeça de homem 15 vezes durante discussão

O crime aconteceu no município de Jardim (MS), durante uma discussão sobre facções criminosas. Os suspeitos fugiram do local após matar a vítima, mas foram encontrados na manhã de hoje (21), quando confessaram o crime

21/10/2024 16h00

Pedaço de madeira usada no crime.

Pedaço de madeira usada no crime. Foto: Jardim MS News

Continue Lendo...

Os irmãos Willerson de Souza Portilho, de 25 anos, e Jean Carlos Souza Portilho, de 28 anos, confessaram que mataram Celso Augusto Chimenes de Oliveira, de 32 anos, com 15 pauladas na cabeça durante uma briga entre facções criminosas, na madrugada deste domingo em Jardim, a 235 quilômetros de Campo Grande. Os irmãos foram presos horas depois, em um imóvel na região central do município.

Aos policiais, Willerson disse que eles estavam na casa de um colega ingerindo bebidas alcoólicas com a vítima e a namorada, quando iniciaram uma discussão sobre facções criminosas.

Durante o bate-boca, Celso agrediu Willerson com socos, o que aumentou ainda mais a tensão entre os dois. Após as agressões, o autor do crime saiu do local em direção à sua residência, onde encontrou o irmão. Em posse de duas madeiras, eles voltaram ao local em uma motocicleta, onde ocorreu a discussão com Celso.

Aos policiais, Willerson disse que, ao encontrar a vítima novamente, iniciou uma nova discussão e, durante o bate-boca, desferiram 15 golpes na cabeça da vítima, fugindo logo depois do local em uma motocicleta modelo Honda.

Desesperados, os moradores do local acionaram o Corpo de Bombeiros, mas, ao chegarem ao imóvel, encontraram Celso sem vida. 

Equipes da Polícia Civil e da Perícia Técnica estiveram na residência para apurar as circunstâncias do crime.

Diante das informações recebidas no local do homicídio, equipes do Setor de Investigação Geral (SIG) conseguiram prender os irmãos em uma residência na região central do município.

A Polícia Militar, Civil e a Perícia estiveram na residência para apurar o crime de homicídio. Em diligências, o Setor de Investigação Geral (SIG), com o apoio da PM, conseguiu prender os suspeitos em um imóvel na área central. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

O corpo foi enviado ao Instituto Médico Legal (IML), onde será periciado. Apesar da prisão dos irmãos, acusados do crime, o caso segue em investigação para seu fechamento.

 

Assine o Correio do Estado

Rio Brilhante

Durante colheita, trabalhadores encontram ossada humana em canavial

Equipes da Polícia Civil estiveram no local realizando a coleta de evidências para identificar se os restos mortais pertencem a alguma pessoa desaparecida na região

21/10/2024 15h30

Polícia Civil e perícia técnica  estiveram no canavial analisando os cenários

Polícia Civil e perícia técnica estiveram no canavial analisando os cenários Imagens/ Rio Brilhante em Tempo Real

Continue Lendo...

Trabalhadores que realizavam a colheita de cana na área rural de Rio Brilhante, a 160 quilômetros de Campo Grande, encontraram partes de ossos humanos em um canavial na madrugada desta segunda-feira (21). Equipes da Polícia Civil foram acionadas para investigar o caso.

De acordo com a polícia, os trabalhadores iniciaram seu expediente na colheita de cana quando encontraram partes de ossos humanos em meio a um canavial. Além da Polícia Civil, equipes da perícia técnica e de uma empresa funerária foram acionadas e se dirigiram ao local para realizar os levantamentos necessários.

Após a coleta das evidências e exames preliminares no local, os restos mortais encontrados foram encaminhados ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) de Dourados.

Especialistas iniciaram exames mais detalhados para identificar se a ossada humana encontrada no canavial pertence a alguma pessoa desaparecida na região.

O caso segue em investigação. 

 

*Informações do Rio Brilhante em Tempo Real


Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).