Cidades

investigação

Vítimas de fraude do INSS em Mato Grosso do Sul são alvo de novos golpes

Golpistas oferecem meios falsos para solicitação do ressarcimento dos valores descontados indevidamente dos benefícios

Continue lendo...

Em meio à busca por informações e atendimentos, tentativas de novos golpes estão sendo relatadas por vítimas de fraudes nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aproveitando a procura por ressarcimento de aposentados e pensionistas vítimas de descontos ilegais por entidades associativas sem autorização nos benefícios, golpistas entram em contato dizendo que são advogados ou empresas especializadas em encaminhar o pedido de restituição dos descontos. 

Conforme a advogada especialista em Direito Previdenciário Juliane Penteado, esse tipo de golpe vem se tornando frequente.

“Eu tenho notado que com estes golpes, mesmo sendo antigos, eles [golpistas] aproveitam estes momentos para entrar em contato com as vítimas se passando por advogados. As pessoas precisam ficar atentas, primeiro, devem procurar se estes advogados existem mesmo, tentar entrar em contato com o escritório do advogado e, se for um profissional conhecido, ver se o telefone que ele tem bate com o número que entrou em contato”, orientou Juliane. 

Ao Correio do Estado, a aposentada Noemia Silva, de 67 anos, revelou que, antes de procurar o atendimento que auxilia no recebimento dos valores descontados do seu INSS, ela recebeu várias ligações e mensagens de golpistas oferecendo ajudas e atalhos falsos para solicitar o ressarcimento.

“Recebi mensagens e ligações dizendo que era uma empresa e que, para eu conseguir receber o valor descontado do INSS, eu deveria clicar em um link mandado por eles, mas eu nunca fiz isso”, declarou Noemia.

Suspeitando logo de cara de que se tratava de um golpe, Noemia não respondeu as mensagens enviadas e procurou uma agência dos Correios para receber o atendimento presencial, que está sendo oferecido para auxiliar os aposentados e pensionistas com o pedido de ressarcimento dos descontos indevidos do INSS.

“Eu vim aqui na agência dos Correios para resolver esta questão, onde eu fiquei sabendo que tem as informações certas”, completou.

O ex-vigilante Moises Teixeira Borges, de 60 anos, também sofreu uma tentativa de golpe por meio de uma falsa advogada.

“Uma tal advogada, pessoa que eu não conhecia, me ligou avisando que havia descontos na minha conta do INSS. Não sei como ela me achou. Esperei contato, ela não me ajudou com o recurso e eu fui atrás dos meus direitos”, disse.

Após o ocorrido, mesmo sabendo utilizar o aplicativo, Moises preferiu buscar o atendimento pessoalmente em uma agência dos Correios.

As agências dos Correios estão habilitadas para ajudar os beneficiários a consultarem se há descontos em seus benefícios.

Caso o aposentado queria saber sobre descontos irregulares, é possível fazer a constatação, bem como acompanhar o resultado da contestação.

Estima-se que cerca de 4,1 milhões de pessoas foram afetadas pelos descontos associativos sem autorização, gerando um prejuízo total de aproximadamente R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

CORREIOS

A reportagem entrou em contato com os Correios para confirmar se as tentativas de golpes relatadas pelos aposentados foram observadas pela empresa, que, em Mato Grosso do Sul, desde quando começaram as orientações para vítimas da fraude no INSS, já atendeu mais de 21 mil pessoas.

“Os Correios receberam alguns relatos sobre tentativa de golpes a aposentados e pensionistas. A orientação é que o atendimento é feito apenas pelo aplicativo Meu INSS, o site do INSS, a Central 135 e presencialmente, nas agências dos Correios. Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa do aposentado ou pensionista para oferecer esse serviço”, informaram os Correios, em nota.

A empresa ainda acrescentou que o INSS e os Correios não enviam mensagens por WhatsApp, não ligam nem enviam e-mail ou SMS com links para consulta ou confirmação de dados. 

“As informações oficiais sobre as contestações só serão disponibilizadas pelos canais oficiais. Na dúvida, os beneficiários podem procurar os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão e não devem compartilhar seus dados pessoais com desconhecidos”, completou.

Desde o dia 30 de maio, mais de 5 mil agências dos Correios estão habilitadas para consultas e contestações relativas aos descontos irregulares feitos por entidades associativas desde 2019. Em Mato Grosso do Sul são 85 agências.

O serviço foi pensado especialmente para quem tem dificuldade em acessar os canais digitais como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.

Mais de 1,5 milhão de pessoas já foram atendidas pelos Correios em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, todas as 85 agências dos Correios estão prestando atendimento aos aposentados e pensionistas.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Em crise financeira, Hospital Alfredo Abrão terá contratos analisados pelo MPMS

Os documentos analisados pela Promotoria de Justiça apontam um déficit mensal próximo de R$ 780 mil, reconhecido pela própria gestão municipal

18/12/2025 19h20

O Hospital do Câncer atende cerca de 70% dos pacientes com câncer no Estado

O Hospital do Câncer atende cerca de 70% dos pacientes com câncer no Estado Divulgação: Hospital do Câncer Alfredo Abrão

Continue Lendo...

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) vive cenário de desequilíbrio financeiro, agravado por limitações orçamentárias e pela crescente demanda por serviços oncológicos de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante das circunstâncias, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou procedimento administrativo para acompanhar a contratualização e o financiamento do local.

De acordo com os documentos analisados pela 76ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, há um déficit mensal próximo de R$ 780 mil, reconhecido pela própria gestão municipal, além de perdas adicionais decorrentes da não cobertura de produção excedente desde novembro de 2024. 

O hospital também enfrenta atrasos no pagamento de procedimentos já realizados, redução temporária do teto MAC (Média e Alta Complexidade), pendências de liberação de emendas parlamentares e insuficiência de repasses para custear cirurgias, quimioterapias, radioterapias, exames de imagem e manutenção de leitos clínicos. 

Como o HCAA atende cerca de 70% dos pacientes com câncer no Estado, qualquer interrupção representa risco imediato de desassistência em larga escala.

Em resposta às requisições, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou repasses mensais que totalizam R$ 1.738.005,52, distribuídos entre incentivos de custeio e projetos específicos.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por sua vez, reconheceu o excedente de produção e informou que o pedido de majoração do teto MAC está protocolado no Ministério da Saúde desde 2023, aguardando disponibilidade orçamentária federal.

O Ministério da Saúde confirmou que os pleitos permanecem em análise, tendo havido apenas um repasse pontual de R$ 2.999.840,00 ao Município para ações de média e alta complexidade.

Diante desse quadro, o MPMS expediu portaria e edital tornando pública a instauração do procedimento e notificou formalmente o Ministério da Saúde, a SES, a Sesau e a direção do HCAA.

Entre as diligências determinadas, estão pedidos de informações sobre repactuações contratuais, recomposição financeira, cobertura da produção excedente, valores recebidos em 2025, déficit acumulado e providências adotadas para garantir a continuidade dos atendimentos.

O MPMS destaca que sua atuação é preventiva, institucional e colaborativa, voltada para preservar a continuidade do atendimento oncológico e a promover soluções coordenadas entre Município, Estado e União. O objetivo é assegurar estabilidade financeira ao HCAA, evitar a interrupção de tratamentos que não podem ser suspensos e garantir que a assistência oncológica permaneça integral, resolutiva e acessível à população.

Com o procedimento instaurado, a Promotoria de Justiça seguirá monitorando respostas, prazos, repasses e eventuais reprogramações orçamentárias, além de fomentar pactuações que permitam ampliar a oferta de serviços com segurança, transparência e qualidade. A atuação ministerial busca prevenir o colapso assistencial e assegurar a efetividade do direito fundamental à saúde dos pacientes oncológicos de Mato Grosso do Sul.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Portaria autoriza IBGE a contratar 39 mil temporários para Censo Agro e de população nas ruas

A seleção e ingresso dos trabalhadores temporários ocorrerá através de processo seletivo simplificado

18/12/2025 19h00

Agentes do IBGE em MS

Agentes do IBGE em MS FOTO: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) E O Ministério do Planejamento e Orçamento informaram a autorização de contratação temporária de 39.108 trabalhadores para atuarem no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua. A Portaria Conjunta MGI/MPO Nº 90 liberando as admissões foi publicada na quarta-feira, 17.

"As contratações têm como objetivo viabilizar a operacionalização dos levantamentos censitários, que envolvem desde o planejamento técnico até a coleta, supervisão e processamento das informações em todo o território nacional. Os contratos serão firmados nos termos da Lei nº 8.745, de 1993", informou o MGI, em nota à imprensa.

A seleção e ingresso dos trabalhadores temporários ocorrerá através de processo seletivo simplificado, observando as políticas de reserva de vagas previstas em lei e assegurando que "todas as etapas do certame estejam alinhadas à efetividade das ações afirmativas".

A portaria determina que o IBGE defina a remuneração das vagas, "respeitando os critérios legais relacionados à relevância e à complexidade das funções".

O edital de abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado será publicado em até seis meses, "contados a partir da publicação do ato normativo".

O IBGE ainda aguarda a aprovação do orçamento de R$ 700 milhões necessários aos preparativos do já atrasado Censo Agropecuário em 2026, para que possa ir à coleta de campo em 2027.

O cronograma inicial previa os preparativos em 2025 e coleta em campo em 2026, mas foi adiado por falta das verbas demandadas no orçamento da União. O levantamento censitário prevê a coleta de informações de cerca de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o País.

No novo cronograma, caso os recursos previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual sejam garantidos, o IBGE dará início em outubro de 2026 ao cadastro de estabelecimentos para coleta de dados online, que começaria a ser feita em janeiro de 2027. Em abril de 2027 teria início a coleta presencial.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).