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Washington, Londres, Paris e Otan defendem a necessidade de derrubar Kadafi

Washington, Londres, Paris e Otan defendem a necessidade de derrubar Kadafi

AFP

15/04/2011 - 21h26
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A Grã-Bretanha, a França e os Estados Unidos classificaram nesta sexta-feira como algo fundamental para o futuro da Líbia a saída do coronel Muamar Kadafi, o objetivo principal das operações da Otan na Líbia.

No terreno, os rebeldes avançaram para testar a linha de frente no leste do país, e aviões sobrevoavam o oeste a região de Zenten, onde tanques foram destruídos por ataques aéreos na noite de quinta para sexta-feira.

Em um artigo comum publicada em quatro jornais, David Cameron, Nicolas Sarkozy e Barack Obama consideraram "impossível imaginar que a Líbia tenha um futuro com Kadafi". "Não se trata de expulsar Kadafi pelo força. (...) Mas é impensável que alguém que tenha tentado massacrar seu povo de um papel no futuro governo líbio", consideraram os três líderes.

Para acelerar sua saída, eles consideram que "a Otan e os parceiros da coalizão devem manter suas operações para que a proteção de civis seja mantida e para que a pressão sobre o regime aumente".

O ministro francês da Defesa, Gérard Longuet, admitiu que, com esta posição, os três países "certamente" estão saindo da resolução 1973 da ONU sobre a Líbia.

Países como a Rússia, a China e o Brasil, "vão naturalmente bater os pés. Mas qual é o grande país que pode reconhecer que um chefe de Estado pode regulas seus problemas fazendo disparos de canhão contra o seu povo?", acrescentou.

De fato Moscou, por meio de seu ministro das Relações Exteriores Serguei Lavrov, disse de novo na sexta-feira que a Otan extrapolou o mandato da ONU.

"É importante passar de maneira urgente para a fase política e avançar para uma regulação política e diplomática" da crise líbia, disse Lavrov após uma reunião com seus colegas da Aliança Atlântica em Berlim.

Na quinta-feira, os chefes da diplomacia da Aliança adotaram uma declaração de três pontos, que devem ser satisfeitas antes que possa ser discutido um cessar-fogo: todos os ataques contra os civis devem cessar; os militares devem retornar as suas casernas e se retirar de todas as cidades onde estão mobilizados ou que estejam cercando, como Ajdabiya, Brega e Misrata; enfim uma ajuda humanitária deve poder ser fornecida como toda a segurança para todos aqueles que precisarem.

A Otan havia também "endossado firmemente" o apelo ao coronel Kadafi para que se retire, lançado pelo Grupo de Contato durante a sua reunião de quarta-feira em Doha.

Alheio a tudo isso, o coronel Kadafi a circulou de carro na quinta-feira à noite pelas ruas de Trípoli: de óculos escuros e chapéu verde, erguendo os punhos em um veículo de teto aberto, segundo imagens exibidas pela televisão líbia.

A televisão mostrou dezenas de pessoas aclamando o líder, enquanto eram registrados ao mesmo tempo "ataques dos agressores colonialistas cruzados". Segundo jornalistas da AFP, aviões sobrevoaram na quinta-feira Trípoli, onde fortes explosões foram ouvidas, seguidas de disparos de baterias anti-aéreas.

Consultada pela AFP, a Otan afirmou em um primeiro momento que nenhuma aeronave da Aliança tinha sobrevoado a cidade à tarde, antes de reconhecer à noite que seus aviões poderiam ter atacado dois alvos nas imediações de Trípoli, ou até mesmo dentro da cidade.

Nesta sexta-feira, um comboio de veículos rebeldes se dirigiu de manhã para o oeste de Ajdabiya, no leste da Líbia, para verificar se as forças do coronel Kadafi tinham se recuperado.

Um repórter da AFP, parado em um posto de controle rebelde, ouviu disparos de foguetes executados pelos rebeldes sem resposta aparente das forças pró-Kadafi. Aviões da Otan sobrevoavam a região, enquanto que era possível ouvir também explosões, sem que fosse possível estabelecer se eram bombardeios.

No oeste, ataques visaram na noite de quinta para sexta-feira de tanques das forças pró-Kadafi na região de Zenten, onde confrontos se intensificavam com os rebeldes que detêm o controle de várias cidades da região. Uma testemunha indicou que aviões ainda sobrevoavam a região nesta sexta-feira.

No plano humanitário, a Otan e a UE reforçaram a sua associação para uma operação humanitária preparada pelos europeus em Misrata (leste de Trípoli). Uma reunião deve ser realizada "nas próximas semanas", mas a data não foi fixada.

Ao longo da ilha italiana de Lampedusa, 221 pessoas foram salvas nesta sexta-feira de manhã. "Elas estavam a bordo de uma embarcação de 15 metros que havia deixado Misrata, na Líbia, há quatro dias", segundo a guarda costeira italiana.

Aedes Aegypti

Fumacê: combate ao mosquito da dengue segue até às 22h na Capital

A atividade é realizada pela administração municipal nos bairros Santo Antônio, Vila Sobrinho, Santo Amaro, Panamá e Cruzeiro

07/11/2024 16h58

Fumacê acontece das 16h às 22h na Capital

Fumacê acontece das 16h às 22h na Capital Foto: Reprodução Prefeitura Municipal

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O serviço de borrifação ultra baixo volume (UBV), popularmente conhecido como “fumacê”, ação de combate ao mosquito da dengue, segue até às 22h desta quinta-feira (7) na Capital.  

A atividade realizada pela administração municipal acontece entre às 16h e às 22h pelas ruas dos bairros Santo Antônio, Vila Sobrinho, Santo Amaro, Panamá e Cruzeiro. As equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) circularão o seguinte etinerário:

 

  • Santo Antônio – R. Ministro Azevedo, com a R. Leônidas de Matos
  • Vila Sobrinho – R. José Gonçalves Sobrinho, com a R. Piracicaba
  • Santo Amaro – R. Pres. Antônio Carlos, com a R. Ponte Preta
  • Panamá – R. Edmundo de Almeida, com a R. Elenir Amaral
  • Cruzeiro – R. Jaguarão, com a R. Bahia

Para uma maior eficácia do inseticida, a administração recomenda que o morador abra portas e janelas para maior eficácia. O inseticida atinge os mosquitos adultos, sobretudo as fêmeas, que são as transmissoras das doenças.

Os serviços podem ser adiados ou até mesmo cancelados em caso de chuvas, ventos ou neblina, uma vez que tais atividades meteorológicas prejudicam a aplicação do veneno.

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Inédito

MS tem 11 casos por dia na Justiça de Trânsito, indica levantamento do CNJ

Ao todo, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 2.721 casos registrados entre janeiro e agosto de 2024

07/11/2024 16h51

Acidente de trânsito em Campo Grande

Acidente de trânsito em Campo Grande Marcelo Victor

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Por dia, 11 novos processos entram na Justiça de Mato Grosso do Sul em razão de crimes cometidos no trânsito, indicam dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ao todo, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 2.721 casos registrados entre janeiro e agosto de 2024. 

No Brasil, o índice é de 480 novas ações por dia, enquanto o total de ações judiciais contabilizadas no mesmo período chega a 116.597. 

A maior incidência de crimes de trânsito no Brasil está no Rio Grande do Sul, com 21.345 novos casos entre janeiro e agosto deste ano.

Na sequência, aparecem os estados de Minas Gerais, com total de 17.204, e Paraná, com 7.352 novas ações.

Acre, Amapá e Sergipe ostentam os menores índices, registrando 457, 558 e 561 novos processos ajuizados durante o mesmo período, respectivamente.

O advogado criminalista João Valença, comenta os índices.

“A negligência nas pequenas ações do dia a dia ao volante pode gerar consequências severas, tanto na esfera penal quanto na vida das vítimas e familiares envolvidos”, alerta.

Boa parte dos crimes que resultam em processos chegam em homicídio culposo na direção de veículo automotor; lesão corporal culposa na direção de veículo automotor; omissão de socorro; fuga do local de acidente; conduzir veículo automotor sob influência de álcool ou substância psicoativa; racha; e dirigir sem permissão ou habilitação. 

A modalidade culposa consiste nos casos que os crimes não foram cometidos de forma proposital.

 “As penas variam entre multas e suspensão ou cassação da habilitação, detenção, e pena de reclusão de até 10 anos nos casos que resultem em morte, lesão corporal por racha, ou em caso de fuga do local, omissão de socorro, e condução do veículo sem portar habilitação”, explica o especialista.

Para Valença, “a pena de prisão é uma medida extrema aplicada em casos que envolvem maior potencial ofensivo, especialmente quando a conduta do motorista demonstra total desrespeito à vida alheia. O cumprimento das penalidades é essencial para que o infrator entenda a gravidade de suas ações e para que a justiça seja feita”, observa.

 

Projetos judiciais por crimes de trânsito: 
Período: janeiro a agosto

  • - Brasil: 116.597
  • - Mato Grosso do Sul: 2.721

 

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