Correio B

Astrologia Correio B+

A energia do Tarô da semana entre 03 e 09 de agosto. Direcione a sua energia.

Como arcano regente da semana, a Força lembra que o verdadeiro poder nasce de dentro: cultive sua coragem, confie em si mesmo e direcione sua energia para aquilo que realmente faz sentido.

Continue lendo...

A Força, Vênus em Libra e Mercúrio em Leão

É a primeira semana completa da temporada de Leão, e seguimos em frente com Mercúrio finalmente livre dos efeitos da retrogradação. Agora, a energia vibrante dessa fase pode ser vivida em todo o seu potencial.

A carta que se revelou como regente da semana foi a Força e dificilmente haveria um arcano mais apropriado para este momento. Afinal, a Força é a carta tradicionalmente associada ao signo de Leão e traduz com perfeição os temas que permeiam o cenário astrológico atual: coragem, autoconfiança, vitalidade, generosidade e a capacidade de liderar a própria vida com equilíbrio e serenidade.

A entrada de Vênus em Libra, no dia 6, favorece relações mais harmoniosas, acordos e reconciliações. Assim como a mulher da carta doma o leão com serenidade, este trânsito mostra que o verdadeiro poder está na diplomacia, na escuta e na capacidade de construir pontes sem abrir mão dos próprios limites. A Força ensina que harmonia não significa evitar conflitos, mas enfrentá-los com maturidade e respeito.

Já Mercúrio em Leão, a partir de 9 de agosto, amplia a criatividade, a confiança e a expressão das ideias. O momento favorece apresentações, negociações e projetos autorais, incentivando cada pessoa a dar voz ao próprio talento. A lição da Força, porém, é lembrar que a autoconfiança se torna ainda mais poderosa quando caminha ao lado da humildade e da sabedoria para ouvir diferentes perspectivas.

A Força: o verdadeiro poder nasce de dentro

À primeira vista, a mensagem da Força parece bastante evidente: ela fala sobre força. Mas não da força física ou da necessidade de dominar pela imposição. Seu verdadeiro significado está no poder que nasce do coração, da mente e do espírito.

A imagem clássica do arcano mostra uma mulher conduzindo um leão apenas com a delicadeza de suas mãos e a coragem de sua presença. Não há correntes, armas ou qualquer demonstração de violência — apenas serenidade, confiança e domínio emocional diante de um desafio que poderia parecer intimidador.

Acima de sua cabeça, o símbolo do infinito representa a fonte inesgotável de força interior que todos carregamos. Mesmo quando acreditamos ter chegado ao limite, A Força nos lembra que sempre existe uma reserva de coragem, resiliência e sabedoria capaz de nos ajudar a seguir em frente.

Este arcano também nos lembra que a maior vitória não acontece sobre o mundo, mas sobre nós mesmos. Ele simboliza a coragem silenciosa, a confiança interior e a capacidade de enfrentar os desafios da vida sem perder a delicadeza.

A verdadeira força não se impõe pela agressividade ou pelo controle, mas pela serenidade de quem conhece o próprio coração.

Fortaleza interior é algo que se constrói todos os dias. Assim como os músculos precisam ser exercitados para permanecer fortes, nossa coragem também precisa ser cultivada continuamente. Cada vez que escolhemos agir em nosso favor, mesmo diante do medo, da insegurança ou dos velhos padrões, fortalecemos quem realmente somos.

Pense por um instante: em que momento da sua vida você se sentiu mais forte? Talvez tenha sido quando precisou recomeçar, superar uma perda, enfrentar uma mudança ou acreditar em si mesmo quando ninguém mais acreditava. Essa pessoa continua existindo dentro de você. Às vezes apenas esquecemos disso.

Todos os dias somos convidados a olhar para nossas sombras, reconhecer nossas fragilidades e escolher, mais uma vez, agir de acordo com nossa essência. A força é uma prática diária, não um destino.

Também é importante compreender que a verdadeira transformação não nasce da culpa ou da vergonha. Mudanças duradouras acontecem quando escolhemos cuidar de nós mesmos com compaixão. Corrigir um comportamento porque nos amamos é muito mais poderoso do que fazê-lo apenas por medo ou autocensura.

Muitas vezes acreditamos que somos definidos pelos nossos erros, pelos nossos medos ou pelos hábitos que repetimos há anos. A Força nos lembra que isso não é verdade. Nenhum comportamento limita quem você realmente é.

Todos os dias existe uma nova oportunidade para fazer escolhas diferentes e conduzir sua vida com mais consciência.

Talvez o primeiro passo pareça difícil. Domar o “leão interior” exige persistência, paciência e confiança. Mas, com o tempo, aquilo que parecia impossível se transforma em uma nova forma de viver. A coragem deixa de ser um esforço e passa a fazer parte da sua natureza.

Nesta semana, escolha três atitudes que reforcem a sua força interior. Pode ser dizer “não” ao que já não faz sentido, confiar mais em si mesmo, abandonar um hábito que o enfraquece ou dar um passo em direção a um sonho adiado. Pequenas decisões, repetidas diariamente, constroem uma vida extraordinária.

A verdadeira força não está em dominar o mundo. Está em conduzir, com amor e consciência, o leão que habita dentro de nós.

A energia da Força nas áreas da vida

Amor

Nos relacionamentos, a carta da Força convida a substituir reações impulsivas por diálogo, empatia e maturidade emocional. Ela mostra que o amor verdadeiro não nasce da necessidade de controlar o outro, mas da capacidade de acolher, compreender e respeitar as diferenças.

Para quem está solteiro, o arcano sugere fortalecer o amor-próprio antes de buscar uma nova relação. Quanto mais você reconhece o seu valor, mais atrai conexões saudáveis e recíprocas.

A entrada de Vênus em Libra favorece a harmonia, o romance e a aproximação. Seu charme e magnetismo estarão em evidência, facilitando novas conexões e fortalecendo os laços existentes. Aproveite essa fase para viver o amor com mais leveza e equilíbrio.

Trabalho e Carreira

No campo profissional, a carta da Força favorece a perseverança, o equilíbrio e a liderança, mostrando que as maiores conquistas serão alcançadas por quem agir com inteligência emocional, estratégia e diplomacia.

Ao longo da semana, situações desafiadoras, mudanças inesperadas ou conversas delicadas poderão testar sua serenidade, mas manter a calma e confiar na própria capacidade fará toda a diferença.

Mais do que as palavras, será sua postura diante das adversidades que transmitirá segurança, fortalecerá sua credibilidade e abrirá caminho para novas oportunidades.

Dinheiro

Nas finanças, A Força fala sobre autocontrole e disciplina. É um excelente período para rever hábitos de consumo, organizar o orçamento e fazer escolhas conscientes pensando no futuro.

A prosperidade não surge apenas por grandes oportunidades, mas principalmente pela capacidade de administrar recursos com responsabilidade. Dominar os impulsos hoje é abrir espaço para uma estabilidade maior amanhã.

A mensagem da Força

A Força nos lembra que o maior poder não está em vencer batalhas externas, mas em conquistar a nós mesmos. Quando aprendemos a conduzir nossos medos, impulsos e inseguranças com serenidade, descobrimos uma coragem que ninguém pode tirar.

Afinal, como dizia Lao Tsé: "Quem vence os outros é forte; quem vence a si mesmo é invencível."

Todos os dias temos a oportunidade de escolher entre alimentar nossos limites ou fortalecer nosso potencial. Cada decisão tomada com consciência aproxima você da sua melhor versão.

Sob a energia da Força, pergunte a si mesmo: o que você precisa domar dentro de si para crescer, qual medo já não merece conduzir suas escolhas e que atitude pode tomar hoje para fortalecer sua vida, seus relacionamentos, sua carreira e sua prosperidade?

A verdadeira força não faz barulho. Ela se revela nas pequenas escolhas diárias, na persistência, na compaixão e na coragem de continuar caminhando, mesmo quando o caminho parece desafiador. É assim que, pouco a pouco, o leão interior deixa de ser um adversário e se torna um grande aliado.

Seja qual for a situação que esta semana traga, ela será um convite para reconhecer a sua própria força. Isso significa acreditar em si mesmo e confiar que você possui coragem, sabedoria e recursos para enfrentar até os maiores desafios.

Se a vida parecer colocar sua resistência à prova, encare esse momento como uma oportunidade de permanecer firme, preservar seu equilíbrio e não desistir diante das dificuldades. Em vez de “matar um leão por dia”, aprenda a amar o seu. Acontecimentos positivos também podem surgir para lembrar o quanto você cresceu e se tornou mais forte ao longo da sua jornada.

Em qualquer cenário, mantenha a confiança, enfrente seus medos com serenidade e siga em frente com dignidade e determinação. Nem sempre será possível controlar as circunstâncias ou as atitudes das outras pessoas, mas você sempre poderá confiar na sua capacidade de responder a cada desafio com coragem, equilíbrio e fidelidade a si mesmo.

Como diria Obi-Wan Kenobi, em Star Wars: "Que a Força esteja com você." Neste mês, essa mensagem ganha um significado especial: que a Força do Tarô inspire a força que existe dentro de você.

Uma ótima semana e muita luz,

Ana Cristina Paixão

Agenda Cultural

Programação do fim de semana reúne literatura, teatro, show de metal, feiras e mais

De feira sobre o universo da maternidade a show de death metal, programação conta com encontros literários, feira de adoção e muitas peças teatrais

14/08/2026 08h30

Jogos Original Games: Atividades envolvem habilidades físicas, raciocínio e competências socioemocionais

Jogos Original Games: Atividades envolvem habilidades físicas, raciocínio e competências socioemocionais Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Quem estiver procurando opções de cultura e lazer para este fim de semana encontrará uma programação diversificada em Mato Grosso do Sul. Entre hoje e domingo, Campo Grande, Dourados, Bonito e Corumbá recebem atividades que passam por literatura, teatro, música, artes circenses, exposições, jogos, inclusão, debates sobre maternagem e ações de proteção animal.

LITERATURA

A literatura ganha destaque hoje, em Campo Grande, com o lançamento oficial de “O Código Salvador Dalí”, novo romance do escritor Ewerton Carvalho.

O evento começa às 18h, na Cafeteria Doce Lembrança, localizada na Rua Dom Aquino, nº 2.055, no Centro, e terá apresentação da obra, bate-papo com o autor e sessão de autógrafos.

Já disponível nas plataformas digitais, o livro combina suspense, investigação, fatos históricos e ficção em uma narrativa que atravessa o Brasil, a Espanha e os Estados Unidos. A história acompanha Valentina, uma médica cuja vida é profundamente marcada pelo assassinato de pessoas próximas. 

Outro destaque literário do fim de semana é o escritor três-lagoense Gilberto Arsiolli, que participa de dois encontros com leitores. Hoje ele estará em Dourados, na 6ª Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul (Felit-MS), realizada na Câmara Municipal. Amanhã, às 14h, o autor segue para Campo Grande, onde participa de uma conversa na Hamurabi Livraria, na Rua 14 de Julho, nº 1.680, no Centro.

Os encontros têm como foco o romance histórico “Volte quando o Eco Acabar”, publicado neste ano, após cerca de uma década de construção. A obra percorre diferentes momentos da formação do território sul-mato-grossense, partindo do século 17 e chegando a 1932, período da Revolução de Maracaju.

TEATRO

Hoje será apresentado no Sesc Teatro Prosa “Vermelho, Branco e Preto”, da paulista Cibele Mateus.

A montagem utiliza elementos do Cavalo-Marinho pernambucano para construir uma narrativa que combina humor, identidade, ancestralidade e crítica social. 

Amanhã, às 16h, o espaço recebe o público infantil para “Solo Protocolo”, do carioca Ricardo Gadelha. A apresentação reúne palhaçaria, malabares, perna de pau, música e interação direta com a plateia.

Os dois espetáculos têm entrada gratuita, com ingressos disponíveis para retirada pelo Sympla.

NO INTERIOR

Em Corumbá, este sábado será dedicado à arte circense, com a quinta edição de “O Circo Tem Várias Caras”. O espetáculo começa às 19h, no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, e reúne professores, alunos, escolas e projetos sociais em uma apresentação no formato de cabaré artístico.

Idealizado pelo Espaço Vivart de Atividades Circenses, o evento surgiu em 2018 com o objetivo de reunir em um mesmo palco diferentes artistas e iniciativas ligadas ao circo na cidade. Desde então, passou por quatro edições, realizadas em 2018, 2019, 2023 e 2024, reunindo mais de 30 artistas e um público superior a 500 pessoas.

O teatro também ocupa espaços públicos de Bonito neste fim de semana, com novas apresentações de “Jurema e a Criação do Mundo”. Hoje, às 9h30min, a montagem será apresentada na Escola Municipal Professor Francisco Anísio Corrêa Ferreira, no distrito de Águas do Miranda.

Amanhã, às 17h, o espetáculo chega à Praça da Marambaia, em Bonito, em uma sessão gratuita com intérprete de Libras.

A peça mistura teatro, palhaçaria, música e contação de histórias para acompanhar a jornada da Palhaça Jurema em busca de respostas para uma das perguntas mais antigas da humanidade: como surgiu o mundo?

Dourados também terá uma programação especial neste sábado. O Pontão de Cultura Casulo realiza a terceira rodada do 4º Festival de Música Indígena e a 21ª edição da Feira das Pulgas. As atividades começam às 13h e seguem até as 22h, com entrada gratuita, na Rua Reinaldo Bianchi, nº 398, no Parque Alvorada.

Durante a tarde, o Festival de Música Indígena terá aulas de capoeira, oficinas de artes visuais e cineclube infantil. 

Jogos Original Games: Atividades envolvem habilidades físicas, raciocínio e competências socioemocionaisFFESTIVAL DE MÚSCA INDIGENA: Em Dourados, crianças terão aulas de capoeira, oficinas de artes visuais e cineclube infantil - Foto: Casulo

A partir das 17h, a programação se integra à Feira das Pulgas, que nesta edição selecionou 60 empreendimentos, entre mais de 100 inscritos. 

A noite terá ainda a Pupa Filosófica, às 18h, com a escritora indígena Jadi Ribeiro e a empreendedora de moda circular Juliana Mazzarim, do Ateliê Sutis. 

Às 18h30min, o grupo de rap indígena Odiados, formado por Marinn, Discreto, Vidau e Guisf, apresenta suas músicas autorais. Encerrando a programação musical, das 20h às 22h, a banda Made in 90 apresenta clássicos do rock das décadas de 1990 e 2000.

EXPOSIÇÃO

Campo Grande recebe a partir de hoje a exposição-jogo “Água de A a Z”, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. A abertura oficial ocorre às 15h, com entrada gratuita e classificação livre.

A proposta é transformar conhecimentos sobre água, recursos hídricos, meio ambiente e sustentabilidade em uma experiência interativa e educativa. A estreia terá a participação de estudantes da rede pública.

A exposição poderá ser visitada deste sábado a 18 de setembro. De terça a sexta-feira, o espaço funciona das 8h às 18h e, aos sábados, das 14h às 20h.

JOGOS E DESAFIOS

A partir de hoje, o Shopping Bosque dos Ipês recebe o Original Games, experiência inspirada em jogos medievais, desafios de parques, carnival games, quermesses e festas populares.

A atração foi desenvolvida para pessoas de diferentes idades, entre 6 anos e 80 anos, reunindo atividades que envolvem habilidades físicas, raciocínio e competências socioemocionais.

FEIRA DE ADOÇÃO 

Para quem prefere incluir solidariedade na programação, hoje também acontecerá uma feira de adoção, organizada pela Amicats. O evento acontece das 17h às 21h, na Cobasi, em Campo Grande, reunindo 15 filhotes com idade média de 6 meses.

Os animais foram resgatados e receberam cuidados da equipe da ONG. Todos estão vermifugados e passaram por exames para FIV e FeLV, com resultados negativos. Dois já estão castrados e vacinados.

A adoção segue critérios de segurança. Os gatos devem ser destinados a lares sem acesso à rua. Em apartamentos, é obrigatória a instalação de telas em janelas e sacadas. Para casas, a família precisa comprovar que não há possibilidade de fuga.

Os interessados devem apresentar documentos pessoais e comprovante de residência, além de imagens do imóvel. Também é obrigatório levar o animal para casa em caixa de transporte.

MATERNIDADE

Entre amanhã e domingo, Campo Grande recebe a primeira edição da Materne, evento gratuito dedicado a discutir maternagem, saúde mental, direitos das mulheres e desenvolvimento infantil.

A programação será realizada no Ondara Buffet Master, na Chácara Cachoeira, e terá rodas de conversa, palestras, oficinas e cursos. A iniciativa é idealizada pela médica ginecologista e obstetra Maria Auxiliadora Budib e pretende tratar da maternidade para além da romantização e do consumo.

A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas a 200 pessoas por hora de programação. É necessário realizar inscrição prévia.

As inscrições podem ser feitas pelo Instagram @maternems.

LITERATURA INFANTIL

Hoje, a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) recebe o lançamento do livro infantil “Um Mundo Especial”, da escritora e bibliotecária Raiza Franco. A contação de histórias começa às 14h, na Avenida Bandeirantes, nº 215, no Bairro Amambaí.

Inspirada na história do filho da autora, Kalel, a obra acompanha um dia da rotina do menino e busca apresentar o autismo de maneira leve, afetiva e acolhedora.

ROCK

Para os fãs de música pesada, o sábado reserva uma apresentação da banda brasileiro-canadense de death metal Ophiolatry, na Taberna Rock Pub, a partir das 20h.

A banda retorna à capital sul-mato-grossense após quase duas décadas. A última apresentação em Campo Grande ocorreu em 2009. Desta vez, o grupo chega com o repertório de “Serpent’s Verdict”, primeiro álbum de inéditas depois de um hiato de 17 anos.

Formada em 1998, no interior de São Paulo, a Ophiolatry construiu trajetória no underground internacional e realizou turnês pela Europa e a América do Norte.

O trabalho mais recente aborda temas como ancestralidade, resistência indígena, espiritualidade e impactos da colonização sobre os povos originários.

A apresentação integra a South America Serpent’s Verdict Tour 2026 e reúne ainda nomes da cena pesada do Centro-Oeste. O line-up terá a cuiabana Dying Order, a campo-grandense Katastrofe e a Sacratory. Ingressos disponíveis pela plataforma Articket.

Diálogo

Ninguém estranhe se a Assembleia Legislativa de MS ganhar plateia... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta sexta-feira (14)

14/08/2026 00h02

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Rita Lee - escritora e cantora brasileira

"A inocência não dura a vida inteira. Brinque de ser sério e leve a sério a brincadeira”.

FELPUDA

Ninguém estranhe se a Assembleia Legislativa de MS ganhar plateia reforçada durante o período eleitoral. Nos bastidores, há quem aposte em manifestações e muito barulho, dentro e fora do plenário, combustível ideal para vídeos e narrativas nas redes sociais. Mas o roteiro poderá ter um segundo ato. Aliados do governador Riedel afirmam guardar documentos sobre cargos, salários e desempenho real à frente de órgãos ocupados pelos petistas, para citar alguns,  sobre a relação que o PT manteve com o governo. Se vier o embate, dizem, haverá resposta. E sai de baixo!...

Diálogo

Cadeiras

Na composição da chapa para deputado estadual, o PT vem com repeteco dos três parlamentares que já ocupam cadeiras na Assembleia de MS. A esses foram homologados mais 18 nomes das hostes petistas e três do PV.

Mais

Do total daqueles que estão na disputa, quatro são mulheres, incluindo a candidata que vai disputar a reeleição. E uma vereadora de Campo Grande entra na briga, com intenção de alçar voo para alcançar um degrau mais alto.

DiálogoLuiz Antônio Saldanha Rodrigues, que hoje está comemorando 80 bem vividos anos - Foto: Arquivo pessoal

 

DiálogoMarina Liberman - Foto: André Ligeiro

Na mira

Depois de ver as apostas invadirem celulares, eventos e até conversas de família, a Assembleia Legislativa de MS decidiu colocar freio nos recursos públicos destinado às bets. O projeto impede propaganda oficial e até a contratação de pessoas ligadas às plataformas de apostas. A medida chega quando o vício em jogos preocupa, e muito, inúmeras famílias. Melhor tarde do que nunca. Afinal, se o Estado combate dependências, não faz muito sentido patrocinar quem vive delas.

Boné

O bloco das desistências já começou, pouco depois das convenções e quase no apagar das luzes para o registro das candidaturas, no dia 15. Quem puxou a fila foi o vereador Veterinário Francisco. Literalmente foi às lágrimas ao anunciar que renunciou a disputa para deputado estadual. Disse que é por motivos pessoais, mas maioria sabe que o motivo se chama falta de dindim e logística. Nos bastidores, fala-se que outros nomes estariam querendo  seguir mesmo caminho. O da roça...

Mingau

As queixas dão conta de que prometeram estrutura, entregaram grupo de WhatsApp. A história política é mestre em mostrar que em eleição, quem não tem caldo vira mingau. E mingau ninguém quer na chapa. Assim, a debandada começa antes mesmo da campanha ir para as ruas. Candidato que jurava que iria “até o fim” tem trocado discurso por atestado médico. Outros inventaram viagem, problema de família, negócio novo. Tradução: não veio legenda, não veio verba, não veio voto. Candidatura fraca afoga até quem sabe nadar.

ANIVERSARIANTES

Luiz Antônio Saldanha Rodrigues,
Isa Amélia Sá e Silva de Azambuja,
João Geraldo Abussafi (Jota),
Maria Thereza Maia dos Santos,
Euclides Piva,
Maria Edilene Paiva Da Silva,
Eliane Salete Detoni Rocha,
Gerson Miyasato,
Laureane de Queiroz Schimidt,
Helena Molina,
Lucas Adriano Lucena Avalos,
Ricardo Saab Palieraqui,
Mário Roberto Serra Portugal,
José Carlos Viana,
Cláudia Maria Lopes,
Joaquin Diez Villanueva,
Francisco Pereira de Souza,
Adeli Rose Possetti de Souza Dias,
Nely Amaral Santos Velho,
Waldir Rodrigues de Vasconcellos,
Marisa Maia Selingardi Espíndola,
Eduardo Gauna,
Irma Aguilera,
Maria Licínia Tomé Verissimo Gonçalves,
Dra. Jussimar Mendes de Aquino,
Osmar Ferreira da Luz,
Alexandre Cezar Pavon,
Maurício Serrano Machado,
Cláudio Oliveira Sobral,
Dra. Vilma Fátima de Carvalho,
Rovilson Alves Correa,
Waldir Ramos de Mendonça,
Diogo Robalinho de Queiróz,
Vivian de Oliveira,
Mário Alberto Kruger,
Wladimir de Souza Volk,
Eurípedes Ferreira Falcão,
Eduardo Galhardo,
Terezinha da Glória Bettega Bergo,
Lana Stefani Rodrigues Lopes,
Umberto Machado Araripe,
Ângelo da Silva,
Selmira Fristch Rodrigues,
Adelina Brigatti Dias,
Daniela Eloiza Bruschi,
Jean Rossi Gomes da Silva,
Annelise Guizzo Couto Comparin,
Fernanda Ávila Tussi,
Antonio Humberto Alves Pinto,
Anna Maria Simões,
Danielle Camargo,
Luiz de Morais Botelho,
Vitor Luiz Fachini,
Eusébia Nascimento Cerenza,
Maria José Santos Ferreira,
Lauro Benjamin Corrêa Quadros,
Argeu Aparecido Ricci,
Valdir Ferreira Gonçalves,
Bernadete Costa da Silva,
Cristian Marques Lacerda,
Magno Fernando Garcia de Brito,
Delfim da Graça Leite,
Inocêncio José de Oliveira,
Jamil Natalio Abrão,
Naufel Elias Seba,
Zilka Pereira Rondon,
José Tamanaha,
Andrea Bernardo,
Dra. Flávia Midori Arakaki Ayres Tavares do Couto,
Christiane Ito Gorski,
Nilson de Paula Almeida,
Mariney Azevedo da Silva,
Caio Inácio do Amaral,
Débora Monteiro Saraiva,
Patrícia Pereira da Costa Nantes,
Dra. Marlene Coura,
Murilo da Silva Corrêa,
Eduardo Tsuneo Myashiro,
Helena Ayumi Gawa,
Orasil Romeu Bandini,
Vilma Helena Krawis Vilela,
Zenilda Mariola Eugenio,
Arnon de Souza Goes,
Luiz Fernandes Accurcio,
Renato do Nascimento,
Iuslaine Fortini de Figueiredo Silva,
Luiz Claudio Candido da Cunha,
Afonso José Souto Neto,
Clarice Tiemi Ojima,
Ronaldo Miranda de Barros,
Dr. Américo Geleilate,
Américo Monteiro Salgado,
Ariana Mosele,
Cláudia Abrahão Barbosa,
Victor Hugo Pietnozka Rodrigues,
Samuel Leenkon dos Santos,
David Mário Amizo Frizzo,
Eduardo Samuel Faustini,
Gilberto Júlio Sarmento,
Tatiana Adaila Alli Nogueira,
Hildebrando Carminati Neto,
Inês Aparecida Tozetti,
Dinorah Josephina Franco Giometti,
Renata Toscano de Brito Simões Corrêa,
Cláudia Suely Egito Thomé,
Sérgio Fabyano Bogdan,
Clédina Marinelli,
Carlos Camargo Arteman,
Fabiano Pinheiro Bernardon.

Colaborou com Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).