Correio B

CULTURA

A+ A-

Abertas as incrições para Festival América do Sul

Abertas as incrições para Festival América do Sul

DA ASSESSORIA

26/12/2010 - 13h26
Continue lendo...

Estão abertas as inscrições para a seleção de espetáculos de dança, teatro e circo para a participação no “Arte Nas Ruas” e de atrações musicais sul-mato-grossenses para a participação no Festival América do Sul/2011 (FAS/2011)


A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com a publicação dos editais, busca contemplar a produção sul-mato-grossense, priorizando as manifestações da cultura tradicional dos povos da América do Sul e que possam ser mostradas em ruas, praças e escolas de Corumbá e Ladário em Mato Grosso do Sul e em Puerto Quijarro e Puerto Suarez na Bolívia, além de prestigiar, também, a produção musical sul-mato-grossense, inserindo bandas, cantores e demais grupos na programação do FAS/2011.


Inscrições

As inscrições estão abertas no período desde 13 de dezembro de 2010 até 26 de janeiro de 2011 para todos os grupos/artistas de teatro, de circo e de dança, músicos e/ou grupos musicais, atuantes no Estado de Mato Grosso do Sul, e deverão ser feitas apenas por Sedex.


1º O Festival contemplará cinco (5) atrações musicais, três (3) espetáculos de teatro/circo e dois (2) espetáculos de dança. Os interessados deverão apresentar, em envelope lacrado, via correio, por meio de Sedex, sob pena de desclassificação:

Música

I - ficha de Inscrição;


II - proposta musical gravada em CD com no mínimo três músicas;


III - currículo do grupo/artista contendo informações quanto a sua formação artística e atividades culturais. É obrigatório o encaminhamento de cópias de matérias jornalísticas, críticas e comentários sobre o trabalho do grupo/artista e/ou sobre o show;


IV – Três fotos profissionais e diferentes, do artista ou do show, em CD, no formato jpg (resolução mínima de 300dpi);


V - proposta detalhada do show a ser apresentado contendo: release, sinopse, repertório, mapa de palco, rider técnico, ficha técnica, e duração.


Dança, teatro/circo

I - Ficha de Inscrição;


II - DVD do espetáculo;


II - Currículo do grupo/artista contendo informações quanto à sua formação e atividades culturais. É obrigatório o encaminhamento de cópias de matérias jornalísticas, críticas e comentários sobre o trabalho do grupo/artista e/ou sobre o espetáculo;


IV - 3 (três) fotos diferentes do artista/espetáculo, em CD, no formato jpg (resolução mínima de 300dpi);


V - Proposta detalhada do espetáculo: release, sinopse, rider técnico e ficha técnica.


Calendário do edital

10 de dezembro de 2010

Publicação do Edital no DOEMS.

Divulgação do Edital na internet.


13 de dezembro de 2010 a 26 de janeiro de 2011

Recebimento das Inscrições


08 de fevereiro de 2011

Abertura dos Envelopes pela Comissão de Seleção


10 de fevereiro de 2011

Publicação da Ata da Comissão de Seleção


17 de fevereiro de 2011

Fim do prazo recursal


24 de fevereiro de 2011

Publicação do resultado e convocação para apresentação de documentação fiscal dos selecionados


03 de março de 2011

Prazo final para apresentação de documento Fiscal


11 de março de 2011

Publicação no DOEMS da Homologação e Adjudicação da Licitação


Dúvidas

Quaisquer esclarecimentos e informações complementares sobre o Edital poderão ser obtidos, na Gerencia de Difusão Cultural da FCMS, nos telefones (67) 3316-9316 ou 3316-9110.


Endereço

Gerência de Difusão Cultural/Núcleo de Artes Cênicas - FCMS

Av. Fernando Corrêa da Costa, N.º 559, 4º andar,

Memorial da Cultura e da Cidadania

Campo Grande – MS, CEP 79.002-820


 

gastronomia

Super Chef Merendeira agitará rotina das escolas públicas; veja receitas da vencedora de 2023

02/03/2024 10h00

A atual CAMPEÃ Francisca Ajala, de Bela Vista, comemora o título de Melhor Receita de Merenda de Escola Pública de MS de 2023 Divulgação

Continue Lendo...

Este ano, a emocionante competição Super Chef Merendeira promete agitar a rotina das escolas públicas em seis cidades do Estado. Com 135 habilidosas profissionais da cozinha, o evento, organizado pelo Sebrae-MS, faz parte do programa Cidade Empreendedora e destaca a importância das merendeiras na alimentação escolar.

As cidades participantes, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Brasilândia, Ladário, Deodápolis e Miranda, compartilham a experiência do programa Cidade Empreendedora, que fortalece pequenos negócios em parceria com as prefeituras municipais.

Marcus Rodrigo de Faria, coordenador de Compras Públicas do Sebrae-MS, revela a inspiração por trás do Super Chef Merendeira, destacando o papel vital dessas profissionais na preparação de alimentos saudáveis e saborosos. A competição integra técnicas culinárias e receitas dos alunos, proporcionando uma experiência única.

A iniciativa surgiu “a partir da nossa percepção de trabalhar os municípios, as compras públicas e a importância da figura das merendeiras neste processo. Então, foi um casamento, um casamento em que não só olhávamos a importância da figura da merendeira e sua função de preparar alimentos nutritivos, saborosos, que despertam nas crianças o interesse de comer na merenda escolar um alimento saudável, colorido, mas também trazer para esse contexto os produtos da agricultura familiar”, explica.

O concurso, dividido em duas etapas – municipal e estadual –, começa com workshops envolvendo os chefs de cozinha e as merendeiras em uma jornada interativa. As receitas apresentadas serão avaliadas por um comitê julgador, com destaque para a utilização de alimentos da agricultura familiar adquiridos localmente.

Marcus enfatiza a relevância das parcerias para valorizar a agricultura familiar, promovendo não apenas a qualidade dos produtos, mas também cores e sabores diversificados nas merendas escolares. O evento termina em maio, em Campo Grande, com as vencedoras municipais competindo na etapa final.

Culinária escolar e a agricultura familiar

Em um esforço para fortalecer os pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora, conduzido pelo Sebrae-MS em colaboração com as prefeituras municipais, oferece suporte aos empreendimentos locais.

O Super Chef Merendeira complementa essa iniciativa, estimulando o poder público a adquirir produtos da agricultura familiar para enriquecer as refeições escolares.

Essa competição gastronômica não apenas reconhece as habilidades culinárias das merendeiras, mas destaca a importância da agricultura familiar na oferta de alimentos frescos e de qualidade nas escolas.

A competição, além de premiar os talentos locais, é um reflexo do compromisso de fortalecer comunidades e negócios regionais.

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, deste sábado e domingo, 2 e 3 de março de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

02/03/2024 00h01

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Rafael Bello poeta brasileiro

Me pego sozinho, vizinho de mim, jardim da solidão para florir borboletas de lagartas largadas em gavetas”.

 

FELPUDA

Neste ano de campanha eleitoral, em que a conquista do poder está em jogo tanto no Executivo quanto no Legislativo de Campo Grande, tem gente comentando que certas figurinhas não poderão ficar muito lépidas e fagueiras. A explicação é que devem ter na lembrança, para não pisar em falso, conhecido filme e suas duas sequências. A saber: “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado”, “Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado” e “Eu Sempre Vou Saber o que Vocês Fizeram no Verão Passado”. Essa gente...

Quietos

O ato na Avenida Paulista, embora cantado em verso e prosa nas redes sociais de parlamentares daqui, não mereceu nem sequer citação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por parte dos deputados bolsonaristas. Aliás, nesta semana, houve até rasgação de seda entre duas figuras representativas da direita e da esquerda, em um momento da sessão. Uma coisa...

Ladeira

E o MDB, hein?… Chegou a ter um presidente da República, governou Mato Grosso do Sul por oito anos e hoje briga para não sair do mapa do poder. Atualmente, tem três governadores, e todos terão de deixar suas cadeiras em 2026.

Escanteio

Há quem diga que o silêncio entre os bolsonaristas teria sido o reflexo do escanteio que alguns levaram nesse período de definições de nomes para a pré-candidatura a prefeito de Campo Grande. Como nos meios políticos é dada como certa a aliança do PL com o PP, que ocuparia a cabeça da chapa, o jeito foi adotar uma espécie de “apagão ideológico”, pelo menos, durante as sessões.

Causando

O deputado cassado Rafael Tavares foi lembrado na sessão do dia 29 da Assembleia Legislativa de MS, por ter feito postagem criticando integrantes da CCJ, que rejeitaram seu projeto relacionado à criança e ao adolescente. A proposta foi barrada por ser inconstitucional. Integrantes da comissão não pouparam críticas ao ex-colega, e um parlamentar chegou a dizer que enviaria a ele um exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para que se inteirasse sobre a legislação.

No comando

A cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto Brasileiro de Direito de Família em MS ocorreu no dia 26 de fevereiro. Na oportunidade, a advogada Ana Maria Medeiros Navarro Santos assumiu a presidência. Também foram empossados os advogados: Nathallia Maksoud, vice-presidente; Luciana Azambuja Roca, secretária-geral; Líbera Copetti Truzzi, secretária-adjunta; Elder Dutra, 1º tesoureiro; e Bruno Romero, 2º tesoureiro.

Fotos: Gerson Walber

 

Fotos: Gerson Walber

 

Fotos: Gerson Walber

 

Fotos: Gerson Walber

 

Aniversariantes

SÁBADO (2)
Marcelo Alves Rodrigues,
Janete Izabel Zimmermann Teixeira (Janet Zimmermann),
Loretti do Amaral Gonçalves, 
Wellington Coelho de Souza Júnior,
Patrícia Decenzo, 
Agostinho Ribeiro,
Gilson Freire da Silva,
Sérgio Rego Miranda,
Atair Donizete de Almeida,
Celso Serafim de Souza,
Patricia Francalino Melo,
Eliane Aparecida Lima 
de Souza,
João Sebastião da Silva,
Trindadi Zarate de Souza,
Luiz Carlos Rosso,
José Carlos de Freitas,
Carlos Eduardo Bruno Marietto,
Flavio Garcia de Andrade,
Dayane da Silva Santos,
Maria Cristina Pereira,
Lúcio Carlos Neves,
Ludeney Simioli de Lima, 
Rausemberg Barreto 
de Souza Bonfim,
André Pereira Lima, 
Karine Cortez, 
Karen Mânica Amaral Duarte, Alberto Orondjian, 
Suzely Furlan,
Paulo Roberto Pegolo 
dos Santos, 
Dayana Miranda de Oliveira, 
Mariana Caramori Mura,
Anselmo Paulino dos Santos,
Rubens Armando Varella, 
Delmir da Costa Felipe,
Girlane Almeida Bondan,
Carla Cristina Zurutuza,
Marcos Rodrigues,
Leonídio Pereira Mendes,
João Octavio de Castro Bertelli,
Naura Rodrigues de França,
Cleber Rosas de Azevedo,
Humberto Teixeira,
Hédipo Aparecido Castilho de Oliveira,
Lucélia Gonçalves Cavalcante,
Milton José Duim,
Jussara de Souza Martins Novais, 
Marinalva Wassouf Candéa de Freitas,
Celso Zachert, 
Nabor Barbosa Filho,
Dr. Wilson de Barros Cantero, Aline Cogo, 
Darci Yumiko Nakamatsu, Nilce Coutinho, 
Dr. Dúlcio José Ferreira, 
Marcelo Brun Bucker, 
Paulo Miyahira, 
Vera Lúcia Espíndola,
Frederico Moraes, 
Dalva da Silva Dib,
Lúcia Cristina Mansini,
Sônia Freire de Oliveira, 
Márcia Maria Prates 
da Fonseca Soares,
Sebastião Paulo do Canto, 
Ricardo Alfeu Riekstins, 
Meire Lúcia Macedo,
Carolina Pereira Nunes,
Andréa Moreira Lima,
Alice Correa Braga,
Simone da Silva Ferreira 
de Barros,
Euclides Wohlenberg,
Enio Nunes Leite,
Rosana Mara Scaff Pereira,
Fermino Bogarim,
Marilda Bittencourt 
de Marco,
Luiz Augusto Guirão, 
Aline Medeiros Pache,
Paulo Henrique Maluf Alves.


DOMINGO (3)
Eva Maria Ayres Pereira Mendes,
Eduardo José Vieira Miranda,
Dra. Mariam Kodjaoglanian Di Giorgio, 
Dr. Marcos Antônio Martins Sottoriva,
Carlos Eduardo Almeidinha Nahas,
Paulo Ribeiro Junior,
Antenor Gregio,
Galdinei Antunes Pereira,
Neide Pertussati,
Dr. Otávio Hernandes, 
Ricardo Saddi,
Euler de Azevedo Neto,
Adalberto Pereira Camargo Filho,
Jorge Takeshi Otubo,
Milton Massuda Sobrinho,
Nilson Pinto Martinez,
Carolina Barios Padilha,
Narciso José dos Santos,
Cláudio Soler, 
Diogo Otto Mata, 
Cinara Belló, 
Romeu Foizer,
Dr. Rubens Demirdjian, 
Isadora Ribeiro,
Leusimar Tristao Moreno,
Eunice Rocha Mecelis Cabral, Madalena Gomes Longen,
Dr. Cícero de Castro Faria Neto, 
Letícia Couto, 
Valquiria Rodrigues Oriqui,
Gandi Jamil Georges,
Reneide Casagrande Melo,
Dr. Marcelo Barbosa Martins, 
Ana Cláudia da Costa Ribas Roque,
Diego Gustavo Benites,
Sônia Honorato de Oliveira Carneiro, 
Silvio Aparecido Barbeta Junior,
Igor Chiareli Perdono,
Sandra Luiza Freire, 
Otília de Paula Moreira,
Juraci Aparecida de Souza Silva,
Cássia Cristina Milliatti Albres,
Beatriz Yamachita Costa,
Katlen Teles Echeverria,
Carlos Fernando Souza Panissa, 
Zoé Lacerda Faria, 
Eunice Figueiredo Nunes 
de Barros Camargo,
Daiane Bigaton, 
José Miguel Razuk Azambuja,
Dra. Sarah Filgueiras Monte Alegre de Andrade Silva, Sônia Rosely Bacha, 
Maria das Graças Schwanz, 
Eugênio de Carvalho, 
Elvira Dorsa, 
Nilza Barcellos Braga, 
Joel César Lyrio,
Dr. Pedro Américo Nicolatti, 
Marcelo Nahas, 
Edson Chaia, 
Wilson Cezar Miazato,
Gabriela Marques Mafuci 
de Magalhães,
Fabiane Fiuza Antunes Borges,
Dra. Regina Cláudia Neves Serafim, 
Sandro Mattevi Dal Bosco, 
Sandro Henrique Polloni,
Fernando Cesar Figueiredo Santiago,
Evaldo Rodrigues Higa,
Raquel de Cordoue Lunardelli,
Felipe Costa Gasparini.
colaborou tatyane gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).