Agatha Moreira não se faz de rogada para classificar a importância de “Verdades Secretas” em sua trajetória. A atriz, que estreou em “Malhação – Intensa como a Vida” em 2012, viu diversas portas se abrirem a partir da densa trama de Walcyr Carrasco de 2015, que acaba de voltar ao ar no horário de fim de noite recentemente.
A trama ganhou uma segunda temporada com 50 capítulos, prevista para estrear ainda este ano – provavelmente em outubro –, em que a atriz volta a viver a revoltada e mimada Giovanna.
Com uma passagem de tempo de seis anos em relação à primeira temporada, a personagem mantém as cores vilanescas e assume a missão de tentar provar que a desafeta Angel, a protagonista vivida por Camila Queiroz, é a assassina de seu pai, Alex, papel feito por Rodrigo Lombardi.
A atriz considera que esse papel tem uma enorme importância em sua trajetória profissional. Foi Giovana que deu a chance para que Agatha mergulhasse em uma personagem mais venenosa e sem qualquer vestígio infantojuvenil.
“Foi uma novela muito especial, porque pude explorar um outro registro em cena, que, até então, eu não tinha tido a oportunidade. Foi uma novela que fez com que as pessoas olhassem para o meu trabalho de outra forma e eu sou muito agradecida a ‘Verdades Secretas’. Fiz outros trabalhos maravilhosos depois e tenho certeza de que eles vieram como consequência desse”, ressalta.
Leia as últimas notícias
Na trama, Giovanna é filha do protagonista Alex, papel de Rodrigo Lombardi. Ela possui profundo desdém por pessoas de classe social inferior à dela. Sente-se lesada quando Arlete, papel de Camila Queiroz, a quem despreza, se transforma em modelo. Decide ser modelo também para afirmar independência perante os pais. É quando a relação se inverte e ela passa a depender de Arlete para atingir seu objetivo.
Quando seu pai decide se casar com Carolina, vivida por Drica Moraes, faz de tudo para destruir o casamento.
“Giovanna é uma jovem inconsequente, mimada, e que cresceu sem o amor do pai. Ela faz as coisas para afrontar, sem medir as consequências dos seus atos. A trajetória dela é bem interessante. Ela faz escolhas que não condizem com a sua realidade financeira, mas opta por um caminho tortuoso para atingir a família”, explica.
Apesar das características inconsequentes e ambiciosas de Giovanna, Agatha quis construir uma personagem que fosse além dos estereótipos de vilã.
Para isso, ela focou no texto de Carrasco e também buscou referências que tinham a ver com o universo da jovem, uma menina de família rica, com acesso a tudo, e, ao mesmo tempo, insatisfeita.
“Foi um desafio moldar essa personalidade da Giovanna. Não queria deixá-la chapada, sabe? Em um único tom, em um único registro. Ela tinha uma questão muito forte com a família e eu queria desenvolver o máximo de nuances possíveis, porque a vejo múltipla. Ao mesmo tempo, ela tem um fio condutor e eu não podia perder isso de vista”, afirma.
Antes mesmo da reestreia da novela, Agatha já havia começado a revisitar Giovanna. Há alguns meses, ela grava a sequência da trama de Carrasco, que será disponibilizada primeiramente no Globoplay – na Globo, deve estrear apenas em 2022.
Enquanto a continuação não estreia, a atriz vibra com a oportunidade de relembrar a história original.
“Acho essa reexibição um grande acerto, é uma novela tão boa, com uma história tão interessante. O Walcyr Carrasco abordou diversos temas importantes e construiu um enredo que prendeu o público. É uma oportunidade, para quem não viu, de poder assistir agora. E quem viu, relembrar, porque é uma obra muito bem-feita, muito bem construída. Acredito que o público vai se interessar novamente e acompanhar, porque ela segue atual”, defende.
Amizade nos bastidores
Ao longo das gravações de “Verdades Secretas”, Agatha Moreira desenvolveu uma forte relação com Reynaldo Gianecchini, que interpretou o modelo Antony.
Na trama, Giovanna e o Antony, amante de Fanny, de Marieta Severo, acabam se envolvendo.
Os dois atores, inclusive, voltaram a contracenar em “A Dona do Pedaço”.
“Tivemos um encontro muito feliz em ‘Verdades’ e depois em ‘A Dona’. Amo trabalhar com ele. Giane é um profissional que troca, com uma energia leve, para cima... Com certeza a experiência de 2015 nos ajudou depois como a Josiane e o Régis”, elogia.
Nos bastidores, Agatha também reencontrou nomes conhecidos. A atriz já havia cruzado com Camila Queiroz durante o tempo em que atuou como modelo antes de estrear na tevê.
“Eu adorava as cenas da Giovanna com a Angel também, porque ela sempre tinha um tom provocador (risos). Eu e Camila já nos conhecíamos do tempo em que trabalhávamos como modelo, então foi muito legal encontrá-la ali naquele trabalho”, valoriza.
Instantâneas
# Atualmente, Agatha namora o também ator Rodrigo Simas. Os dois se conheceram durante as gravações de “Orgulho & Paixão”, que foi ao ar em 2018.
# Agatha é prima da atriz Samara Felippo.
# Durante período como modelo, a atriz chegou a morar seis meses na Coreia do Sul.
# Desde o início da pandemia, em março do ano passado, Agatha Moreira já revisitou dois trabalhos na tevê: “Novo Mundo” e “Haja Coração”.



Giovanna Araújo de Carvalho, que hoje comemora 15 anos
Tati Pilão, Rodrigo Branco e Lais Bocchi


