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"Ainda estou aqui": Conheça o filme indicado para representar o Brasil no Oscar

Filme de Walter Salles é estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello e ainda passará por nova avaliação que pode levar o longa a disputar a categoria de melhor filme estrangeiro

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A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta segunda-feira (23), que o filme escolhido para concorrer à vaga na Oscar 2025 é Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.

Na semana passada, a organização havia divulgado uma lista com os seis títulos finalistas, que, por sua vez, foram selecionados a partir de uma lista de 12 inscritos, aptos para concorrer na categoria. Foram duas votações internas, portanto, para chegar ao resultado final.

Neste ano, a atriz e diretora Bárbara Paz é presidente da comissão de escolha.

"Estou orgulhosa de presidir essa comissão, que foi unânime na escolha desse grande filme sobre memória, um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar", disse Bárbara em comunicado.

"Ainda Estou Aqui é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo. Nós, da indústria do audiovisual brasileiro, merecemos isso", completou.

O próximo passo é enviar a produção para a avaliação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, na esperança de disputar na categoria de melhor filme internacional na 97ª edição do mais importante prêmio de cinema.

O filme

Ainda Estou Aqui estreou no Festival de Veneza 2024, onde foi ovacionado e faturou o prêmio de melhor roteiro. Ambientado no Brasil da década de 1970, o filme é adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, focado na história de sua mãe, Eunice Paiva (Fernanda Torres).

Casada com um político de destaque, ela tem sua vida transformada após o exílio do marido (interpretado por Selton Mello) durante a ditadura militar. Fernanda Montenegro também atua no filme, como a versão mais velha da protagonista.

Onde assistir: O filme fará sua estreia nacional na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que ocorre entre 17 e 30 de outubro. Ainda não há data confirmada de lançamento no circuito comercial.

O filme disputou com outros cinco finalistas:

  • Cidade Campo, de Juliana Rojas;
  • Levante, de Lillah Halla;
  • Motel Destino, de Karim Aïnouz;
  • Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges;
  • Sem Coração, de Nara Normande e Tião.

DIÁLOGO

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

23/09/2024 00h01

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Leon Tolstói - Escritor Russo

Os homens distinguem-se entre si também neste caso: alguns primeiro pensam, depois falam e, em seguida, agem; outros, ao contrário, primeiro falam, depois agem e, por fim, pensam”.

FELPUDA

Muitos candidatos que estão disputando as eleições para vereador são conhecidos por práticas nadica de nada recomendáveis e vêm conseguindo escapar de processos por um motivo ou por outro. Como são lisos e ensaboados como peixes, caberá ao eleitor evitar que consigam ganhar o cargo. Para tanto, terá de ser como um exímio pescador para ficar com o melhor espécime. Se errar na escolha, poderá se arrepender de ter sido usado como isca pelos espertalhões, para conseguir “fisgar” uma cadeira por quatro anos. Vai que...

Na lista

Mato Grosso do Sul é destaque no Prêmio Nacional ABBTUR Mérito & Talento. A gerente do Observatório do Turismo de MS, dra. Danielle Cardoso de Moura, foi indicada na categoria Observatórios de Turismo/Pesquisador Destaque/Pesquisa Mercadológica no Turismo.

Mais

Também são finalistas Giovanna Tavares, de Goiás, e Leandro Lima, de Mato Grosso. A cerimônia
de premiação será no dia 27, às 19h, durante a 51ª Abav Expo, maior feira de turismo da América Latina, em Brasília.

Isa Maiolino e Eva Ayres. Foto: Arquivo Pessoal
Carol Scaff. Foto: Iara Morselli

Dever

Com a campanha eleitoral em plena ebulição, os ataques e contra-ataques nas redes sociais por parte dos candidatos têm sido intensos. São alfinetadas para todos os lados, com algumas “denúncias” beirando
as raias do exagero. Quatro dos concorrentes já cumpriram ou estão cumprindo mandatos. Ter conhecimento da realidade de Campo Grande, das suas necessidades e ter propostas para o futuro, portanto, é obrigação.
Caso contrário, fica parecendo que não leram a cartilha ao longo desses anos todos.

Benefícios

Projeto do governador Eduardo Riedel, já em tramitação na Assembleia Legislativa de MS, estabelece benefícios para militares e bombeiros. Um deles prevê que vão atingir o nível final em menos tempo.
O outro amplia o valor de incidência da contribuição ao Sistema de Proteção Social dos Militares da Reserva, dos Reformados ou de Pensionistas acometidos de doenças incapacitantes. A proposta já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Pode

O eleitor que não tem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não será impedido de votar. Mesmo sem as impressões digitais registradas, é possível se identificar utilizando um documento oficial com foto. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

Aniversariantes

  • Raquel Naveira,
  • Antônio Vaz Neto,
  • Maria Elena da Silva Flôres,
  • João Paulo Cestari Grotti,
  • Iolete Moreira,
  • Maria Teresa Iunes,
  • Fadel Tajher Iunes Junior,
  • Lauro Benedito Polastrini,
  • Marcilio Mendonça,
  • Ariston Ferreira dos Santos,
  • Celso Ribeiro Filho,
  • Rafaela Moreira,
  • Ricardo Campo Junior,
  • Eloisa Rezende Lino,
  • Jorge Arguello,
  • Adriel Matos Dias,
  • Mauro José de Carvalho Nogueira,
  • Alcir Batista de Oliveira Júnior,
  • Andréia Rodrigues de Oliveira,
  • Dionny Melo Amarilha,
  • Edson Giroto,
  • Isabella de Medeiros Vieira Sirena,
  • Nil de Mello,
  • Dra. Anna Maria Duarte Miglioli,
  • Alba Valéria Seraphim,
  • Jayro de Sousa,
  • Gleuce Maria Barbosa de Oliveira Millian,
  • Alírio José Bacca,
  • Regina Maria Takayassu,
  • Fernando Paiva,
  • Edite Akiko Teruya,
  • Carolina Reginatto,
  • Willian Wagner Caxias,
  • Claudet Strobel da Silva,
  • Valério Mauro Garcia Alves,
  • Tereza Berto Carmona,
  • Irene Freitas Valdez,
  • Paula Coelho Barbosa Tenuta
  • de Carvalho,
  • Judite Ottersbach Kuhnen,
  • Manoel Rodrigues Antunes,
  • Carlos Roberto Godoy,
  • Kátia Regina Velasquez,
  • Valdomiro de Rezende,
  • Graziela de Fátima Teixeira,
  • Dra. Ione Kanasiro Miyahira,
  • João de Oliveira Simões Netto, Aparecida Annes Nunes da Cunha,
  • Gildásio Pedro de Brito,
  • Paschoal Marques Junior,
  • Jair Franco de Souza,
  • Cleusa de Almeida Ouriveis,
  • Andréa Zotta Gutierrez,
  • Maria Helena Almeida,
  • Elenyr Rodrigues,
  • Licio Corrêa Amorim,
  • Edenir dos Santos Ramos,
  • Janer César Shinohara Almeida,
  • Lino Lúcio Nantes,
  • Rita Aparecida de Souza Leônidas,
  • Adair Detoni,
  • Atanagildes de Godoy,
  • Goretti Milanês,
  • Arisvander de Carvalho,
  • Ivo César Bertollo,
  • Orimar dos Anjos,
  • Célia Regina Ottoni Camargo,
  • Ademir de Oliveira,
  • Carla Selingardi Lazzarini,
  • Raphaela Campos Gomes da Silva,
  • Edilson Carlos Araújo de Oliveira,
  • Carlos Antonio Lucena,
  • Valdenir Camilo,
  • Uber de Souza Barbosa,
  • Maria Cecília de Campos,
  • Antônio Augusto Espíndola,
  • Bruno Ricardo Reichardt,
  • Cláudia Higa Gil,
  • Arlindo Inácio Flores,
  • Jakson Vanderley da Silva Pereira,
  • Paulo Henrique Rosseto de Souza,
  • Maria Cristina Longo Pereira,
  • Alberto César Batista Vieira,
  • Celeste Francisco Chacarosque Marciano,
  • Rosely Aparecida Molina,
  • Célio de Souza Rosa,
  • Benedito Elias da Silva,
  • Cristiane Antero,
  • Mary Coelle Arrais Leal,
  • Paulo Gustavo Pahl,
  • Dr. Fernando Augusto de Abreu Sampaio,
  • Mônica de Queiroz Stateri,
  • Jaime Silva Junkes,
  • Fátima Helena Atala Neto,
  • Karina de Almeida Batistuci,
  • Thiago Lescano Guerra,
  • Felipe Cazuo Azuma,
  • Paulo Tadeu de Barros
  • Mainardi Nagata,
  • Mário Marcos de Oliveira Rocha,
  • Ellen Greves Giovanini,
  • Thamilyn Benites Machado,
  • Valéria Augusta Alves Pires Klein,
  • Ludinei Vasques,
  • Onofre Gomes de Azevedo Junior,
  • Gilmar Nogueira Nunes,
  • Marcus Vinicius Ramos da Silva,
  • Elizabeth Fátima Costa,
  • Max Cesar Lopes

Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B+

Capa B+: Entrevista exclusiva com a atriz Liane Maya, destaque em "Hairspray" e em série do Disney+

"Adoro o audiovisual, mas fazer uma série musical da Disney foi muito estimulante".

22/09/2024 22h00

Capa B+: Entrevista exclusiva com a atriz Liane Maya, destaque em

Capa B+: Entrevista exclusiva com a atriz Liane Maya, destaque em "Hairspray" e em série do Disney+ Foto: Cesar Campos

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Liane Maya, renomada atriz, cantora, bailarina, coreógrafa e diretora, é uma figura emblemática no teatro musical brasileiro. Formada em teatro pelo O Tablado, em canto pelo Conservatório Nacional de Música do Rio de Janeiro e em Canto Lírico pela Escola de Música Villa-Lobos, Liane também possui formação em Ballet Moderno pelo Centro de Artes Nós da Dança e em Jazz e Yoga (Alongamento e Tao da Voz) em Nova York. Em Ballet Clássico, estudou com diversas professoras renomadas, completando assim um currículo de formação extremamente diversificado.

Com uma carreira que inclui mais de 25 espetáculos como atriz e cantora, Liane brilhou em produções como “As Damas de Paus”, “Crazy For You” e  “Além do Ar - Um Musical Inspirado em Santos Dumont”, que lhe renderam indicações de Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante no Prêmio Bibi Ferreira, entre outros musicais como “Aí Vem o Dilúvio”, “Splish, Splash”, “A Família Addams”, “Cabaret”, “Noviças Rebeldes”, “Gypsy”, e, mais recentemente, “Tarsila, a Brasileira”, dando vida a Olívia Guedes Penteado. Agora, ela se prepara para um novo desafio: viver Velma Von Tussle no musical “Hairspray”, prometendo mais uma vez cativar o público com sua versatilidade e talento.

Em paralelo, a artista se prepara para apresentar ao público uma outra personagem, Dona Zefa, uma mineira apaixonada por Ópera que estará na série musical “Uma Garota Comum”, projeto com o selo Disney+ Original Productions, exclusivo da plataforma, e previsto para ser lançado ainda este ano. Estrelado pela atriz, cantora e compositora colombiana Juliana Velásquez, a trama gira em torno da estrela pop latina Alana, que, cansada de não ter o controle sobre a própria vida, foge para uma pequena cidade no interior do Brasil, onde vive seu pai, e lá desfruta do anonimato que a transforma em Drica, uma garota comum.

Liane celebra este como seu grande retorna às telas após deixar sua marca em programas icônicos como “Planeta dos Homens”, “Viva o Gordo”, “Humor Livre”, “Chico Anysio Show”, “Partido Alto” e “Escolinha do Professor Raimundo” - onde pôde ser vista como Dona Clarinha. E para além da cômica atriz, ela explorou uma outra vertente artística nas telas, a de coreógrafa, assumindo à frente em programas como “Gente Inocente” e “Bambuluá”. A função também foi exercida nos palcos, em peças como “Village Station”, “Adoráveis Criaturas” e “Primo Basílio”.

Capa B+: Entrevista exclusiva com a atriz Liane Maya, destaque em "Hairspray" e em série do Disney+Após temporada no teatro com Hairspray, Liane Maya retornará às telas com série em streaming - Divulgação/José de Holanda

E como a atuação e música sempre caminharam juntas na vida da artista, Liane é lembrada há mais de 25 anos por sua participação na segunda formação do grupo musical “As Frenéticas”, em 1998, uma parceria que durou oito anos e resultou na gravação de um CD e um DVD, além de uma turnê nacional de shows.

Tempos depois, a artista retornou ao estúdio para gravar seu disco solo, “Sou Rio”, com a Banda SoulRio, trazendo músicas de Cassiano, Claudio Zolli e Paulo Zdan, produzido por Rafael Prista.

Com tanta experiência e conhecimento acumulados, Liane sempre buscou encontrar tempo para compartilhá-los com novas gerações de artistas; foi professora da Academia Dalal Achcar, do Petit Studio, da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) - onde chegou a dirigir o humorista Paulo Gustavo, em uma montagem do musical “Cazas de Cazuza”, e de outras instituições.

O resultado de sua trajetória, de mais de 40 anos na carreira artística e 30 anos como educadora, resultando em um currículo vasto polivalente, foi marcado recentemente pelo reconhecimento da Academia Abrasci de Ciências, Artes, História e Literatura, onde atualmente ocupa a cadeira de número 83, assumida anteriormente por Marília Pêra.

Liane é Capa do Correiro B+ desta semana, e em entrevista exclusiva para o Caderno ela fala de carreira, experiências, o musical "Hairspray" em cartaz no RJ e também do novo projeto na Disney.

Capa B+: Entrevista exclusiva com a atriz Liane Maya, destaque em "Hairspray" e em série do Disney+A atriz Liane Maya é Capa exclusiva do Correio B+ desta semana - Foto: Cesar Campos - Diagramação: Denis Felipe e Denise Neves 

CE - Início de Carreira: Como você começou sua trajetória artística? Houve algum momento específico em que decidiu que seguiria a carreira de atriz e cantora?
LM - 
Eu comecei comecei a dançar  ballet classico bem cedo com 4 anos, aos 12 iniciei o jazz e o canto coral no IBAM.Entrei para a Escola de Teatro Tablado do Rio e aos 15 já estava estreando profissionalmente o musical Maroquinha Fru-Fru com Direção de Wolf Maya.Na minha formação a dança, o canto e a interpretação sempre caminharam juntas.

CE - Formação: Quais foram as principais influências e formações que moldaram sua carreira como atriz, cantora e coreógrafa? Você teve algum mentor ou escola que foi decisiva nesse processo?
LM -
 Tive o privilégio de ter grandes mestres da dança no decorrer da minha trajetória: klaus Vianna,Tatiana Leskova ,  Eugênia Feodorova,Vilma Vernon. Regina Sauer e Lennie Dale.Mas a minha maior referência sempre foi minha irmã mais velha que era bailarina clássica do Teatro Municipal do Rio. Rosane Maya além de bailarina era maitre de Ballet, tinha um enorme conhecimento do corpo e desenvolveu métodos e técnicas de alongamento enquanto morou na Europa e mais tarde trouxe para o Brasil. 

Além da dança o canto lírico sempre foi uma paixão e comecei a às aulas com orientação dos mestres:Fernanda Giannetti, Nonelli Basbatefano,José Spinto e Nadja Daltro e mais tarde sendo dirigida pelos Diretores de musicais  que tive a honra de trabalhar: Claudio Botelho, Marconi Araújo Thiago Gimenes,Thiago Rodrigues,Gui Terra e agora Rafael Villar. Aprendi muito com grandes diretores do palco, entre eles: Flávio Rangel, Italo Rossi, Wolf Maya, Cininha de Paula e José Possi Neto.

A formação de um artista não é algo que se aprende rápido apenas com a técnica, existe um tempo do despertar e do amadurecer.Quando essa consciência chega no corpo,na voz e na interpretação a gente entende como esses mestres foram fundamentais para sua formação como artista.

CE - As Frenéticas: O que significou para você fazer parte de As Frenéticas, um grupo tão icônico na música brasileira? Como essa experiência influenciou o resto de sua carreira?
LM -
 Fiz parte da segunda formação das Frenéticas e isso foi incrível, pois já era fã de todas elas, viajamos muito e fizemos muitos shows nesses 8 anos de convívio! As Frenéticas representaram o movimento de empoderamento da mulher depois dos anos 70, na forma de se vestir, falar e cantar. 

Ser frenética é uma atitude, uma coragem,uma força e uma alegria de ser mulher, que ultrapassa qualquer padrão de comportamento ou beleza.Todas nós éramos cantrizes, assim como os Dzi Croquetes foram responsáveis pela mudança de comportamento daquela geração ,As Frenéticas até hoje são  a referência da mudança e da Renovação da mulher na sociedade.

Capa B+: Entrevista exclusiva com a atriz Liane Maya, destaque em "Hairspray" e em série do Disney+Em As Damas de Paus - Divulgação

CE - Transição para os Musicais: Como foi a transição para o teatro musical? Quais foram os maiores desafios e recompensas da sua imersão neste gênero, que é tão completo artisticamente?
LM -
Eu comecei no Teatro,sempre fui polivalente atuando em várias áreas simultaneamente. O Teatro Musical é o gênero que mais me encanta, porque posso unir o canto, a dança e a interpretação a serviço da construção de um personagem.O maior desafio do Teatro Musical e você se manter em forma, com saúde espiritual, mental e física.Somos atletas da emoção e o treinamento precisa ser diário!Os desafios ? 

Fazer personagens que não estejam na minha zona de conforto, gosto de pesquisar a psiquê humana e estudar seus comportamentos mentais e corporais.  A vovó Addams, a Glória de As Damas de Paus e agora a  vilã Velma Von Tussle foram os maiores desafios para mim no Teatro Musical.


CE - Escolinha do Professor Raimundo: Como foi sua experiência participando de programas humorísticos, alguns deles tão marcantes como a Escolinha do Professor Raimundo? O humor sempre foi uma vertente que te interessou artisticamente?
LM -
 Aos 17 anos, depois de fazer a protagonista do Musical O Rei de  Ramos de Dias Gomes, fui convidada para integrar o elenco de atrizes do programa Planeta dos Homens na Globo. Lá comecei a trabalhar com grandes comediantes do Teatro e da TV. Depois vieram os programas Viva o Gordo, Os Trapalhões , A turma do Didi e muitos programas do Chico Anysio até fazer a Escolinha do Professor Raimundo no papel de  Clara. 

Aprendi muito com esses gigantes da comédia, mas em especial com o gênio Chico Anysio que tinha a capacidade de se transformar a cada personagem. Essas experiências foram marcantes e com certeza foram fundamentais para a minha forma de atuar e o feeling do famoso tempo de comédia que todo ator busca na sua performance.

CE - Hairspray e Outros Musicais: Você tem atuado em grandes produções musicais como a atual, "Hairspray". Como se prepara, em tão pouco tempo, para viver personagens tão diferentes no palco? Há algum papel na carreira que tenha sido particularmente desafiador? Como têm sido a experiência de interpretar Velma Von Tussle, mesmo papel interpretado no cinema por Michelle Pfeiffer? Buscou referências em outras atrizes das telas e palcos?
LM - 
A preparação do ator de Musicais é um treinamento diário como de um atleta: voz , corpo, disciplina na alimentação, o estudo constante, a pesquisa  do texto e a concentração que o trabalho exige sao fundamentais para o resultado do artista no palco. Vim para São Paulo a convite da T4f para fazer a Vovó Addams e em seguida fiz a Eulália de Além do ar e e a Olívia Guedes Penteado de Tarsila a brasileira. Agora o grande desafio é encarnar a vilã Velma Von Tussle, uma mulher intolerante, preconceituosa, vaidosa e consumida pela ideia da beleza padrão, uma mulher cruel e má, tudo isso com tom de comédia e desenho animado dos anos 60.

Capa B+: Entrevista exclusiva com a atriz Liane Maya, destaque em "Hairspray" e em série do Disney+Liane Maya contracenará com Juliana Velásquez, atriz colombiana - Divulgação/Disney+

CE - Desenvolvimento Criativo: Além de atuar e cantar, você também trabalhou como coreógrafa. Ainda atua nessa área? Qual a sua relação com a dança hoje em dia?
LM -
 Já dirigiu  e coreografei alguns musicais com a direção de Wolf Maya entre eles: Village Station, Eu te amo vc e Perfeita agora muda e Nunsense e na TV Globo coreografou o programa Gente Inocente é Bambuluá. Atualmente meu foco é a direção de Movimento para o ator de musicais onde ministro workshops e cursos  com o método que criei "O corpo e a voz na criação dos personagens" Acho que o corpo e a voz podem ser trabalhados simultaneamente na criacão dos personagens e na interpretação da cena.

CE - Recentemente, você está envolvida na série "Uma Garota Comum", do Disney+. Como foi a experiência de trabalhar em uma produção audiovisual,  para o público jovem, e o que podemos esperar da sua personagem, Dona Zefa?
LM - 
Adoro trabalhar no audiovisual,já fiz novelas ,séries,e muitos programas de humor, mas desta vez trabalhar numa série musical da Disney foi muito estimulante!A começar pelo set de filmagem e o convívio com os colegas da cena, atores latinos e brasileiros com  com enorme talento para dançar e cantar sendo dirigidos pelo coreógrafo Alonso Barros. 

Uma experiência muito rica para todos nós! A dona Zefa que interpreto é uma mineira divertida que gosta de dançar e cantar, é fã dos ídolos da música Pop e também  muito eclética porque ama cantar ópera! Numa grande comemoração ela vai cantar Carmen de Bizet! O público vai se divertir com Dona Zefa, essa divertida cantante e faladeira mineira!

CE - Retorno ao Rio de Janeiro: Depois de dois anos em São Paulo, você retornou ao Rio de Janeiro para novas produções. Como foi esse retorno e como ele se reflete na sua vida e carreira atualmente? Sentiu alguma diferença entre os públicos?
LM -
 Foi muita emoção retornar ao Rio, depois de dois anos em São Paulo, e  estreando no Teatro Riachuelo! O público carioca é sempre receptivo e caloroso e nos recebeu de braços abertos lotando o Teatro nesta curta temporada. Em São Paulo o público gosta  de Teatro e  cinema, existem fãs de Teatro musical que nos seguem, a cidade é fundamentalmente cultural e a diversidade de público é imensa. Eu amo esta cidade e me encontrei profissionalmente aqui.

Capa B+: Entrevista exclusiva com a atriz Liane Maya, destaque em "Hairspray" e em série do Disney+Liane Maya - Divulgação

CE - Futuro da Carreira: Olhando para o futuro, quais são seus próximos objetivos e projetos? Há algum sonho ou desafio que ainda gostaria de realizar no teatro, na música ou na televisão?
LM -
 Tenho muitos planos e projetos para o futuro próximo, entre eles: o Show musical Rosa Shock com direção de Ciro Barcellos, o Cabaret Musical As mulheres da Guerra e o  musical Invisíveis Aliados de Victor Bertolini que já está captando recursos. No Teatro Musical tenho muita vontade de fazer Sunset Boulevard, 101 Dálmatas como Cruela entre outras vilãs que são o sonho para qualquer atriz.

CE - Imortais da Abrasci: Você recebeu uma nomeação especial pela Academia Abrasci de Ciências, História, Literatura e Arte, e ocupa atualmente a cadeira que foi de Marília Pêra. Qual a importância dessa conquista em sua vida e trajetória? 
LM - 
Recebi a nomeação da Academia Abrasci no início deste ano para ocupar a cadeira 83 que foi de Marília Pêra, que foi a maior referência e inspiração da minha geração de atrizes, cantoras e bailarinas.Para mim uma honra e grande responsabilidade, levar o legado desta grande artista brasileira que nos deixou trabalhos inspiradores no Teatro, na TV e no Cinema, mas muito mais do que isso  nos deixou exemplos de comprometimento e respeito ao ofício, na sua disciplina, dedicação, obstinação e paixão pela arte. 

Entendo que esta nomeação é um chamado para que eu desenvolva aqui em São Paulo a formação de atores de Musicais com foco neste comprometimento e legado artístico .Os grandes artistas precisam ser homenageados e não podem ser esquecidos das novas gerações!

 

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