Correio B

Retrospectiva 2010

Artistas de MS e cinema são destaques

Artistas de MS e cinema são destaques

Thiago Andrade

03/01/2011 - 02h30
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Quais acontecimentos marcaram 2010? O que entrará para a posteridade? O ano foi marcado pelo crescimento cultural em diversas áreas. Graças ao desenvolvimento econômico do Brasil, diante, principalmente, da crise econômica que continua afetando países do mundo inteiro, exposições, shows e eventos culturais ganharam espaço por aqui. Como em todos os anos, também houve perdas para a cultura, com a morte de algumas personalidades.
O cinema brasileiro esteve melhor do que nunca, principalmente com o fenômeno de “Tropa de elite 2”. Em Mato Grosso do Sul, projetos como o Ava Marandu, eventos teatrais e o sucesso dos sertanejos do Estado ganhando o País foram alguns dos destaques. Confira a retrospectiva cultural de 2010:

Sertanejos da vez
Fenômeno musical da vez, os músicos sertanejos do Estado alçaram voos ainda maiores em 2010. Maria Cecília & Rodolfo gravaram DVD em casa noturna de São Paulo para público de 4 mil pessoas. Luan Santana se consagrou como maior ídolo teen do ano, com cachês milionários e shows com público recorde, inclusive na Festa do Peão de Barretos, que teve o maior número de pessoas desta edição. O jovem artista gravou seu segundo DVD em dezembro do ano passado, no Rio de Janeiro, para mais de 15 mil pessoas. Outros nomes também tiveram destaque como João Bosco e Vinícius,  Michél Teló e, mais recentemente, Munhoz & Mariano.

Eu quero uma festa rock!
Não é apenas de sertanejo que sobrevive Mato Grosso do Sul. Este ano, as festas promovidas pelo coletivo Bigorna, as chamadas Bigornadas, trouxeram bandas de diversas regiões do País para apresentações memoráveis em Campo Grande. Artistas que despontaram no ano, como Jair Naves e Suéteres, a nomes novos como The Name e The Salad Maker passaram pelos palcos de bares da Capital. Entre as apresentações inusitadas, o rapper Emicida foi a maior surpresa. O coletivo também promoveu a 3ª edição do Festival Fogo no Cerrado, que se consolida como o principal evento de música alternativa do Estado.

Arte em cena
O caminho para a consolidação do teatro no Estado é longo e tortuoso, mas não há como negar que o segmento se fortaleceu em 2010. A realização da 1ª Cena do Mato – Bienal de Teatro de Mato Grosso do Sul, apesar de enfrentar alguns problemas como a aglutinação de projetos diversos de teatro sem diferenciá-los, promoveu também o diálogo necessário para o fortalecimento da cena. Já a 4ª edição do Festival de Teatro de Campo Grande (Festcamp) permitiu a circulação de um número grande de peças de todo o País pela Capital, inclusive de companhias importantes como o carioca Grupo Tapa, que encenou “Mão na luva” (foto).

Cena na rua
Uma das principais companhias de teatro de rua passou por Campo Grande em 2010. A Tribo de Atuadores - Ói Nóis Aqui Traveis encenou na Praça Ary Coelho o espetáculo “O amargo santo da purificação – Uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella”. A Capital também foi palco do VIII Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, em novembro, que promoveu lançamentos de livros, debates, mesas de discussão e apresentação de espetáculos.

O convite Guarani
O projeto “Ava Marandu – Os Guarani convidam” foi um marco na história indígena do País. Envolvendo governos, sociedade civil e a Organização das Nações Unidas, foi realizado entre janeiro e junho de 2010, com atividades voltadas para as questões dos direitos humanos dos povos Guarani, que incluem os índios Kaiowa e Ñandeva. Quem esteve a frente do evento foi o Pontão de Cultura Guaicuru, que promoveu oficinas de cinema e fotografia (foto), concursos sobre direitos humanos, ações culturais em escolas, website, documentário sobre o projeto e o show Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani, que trouxe à Capital Milton Nascimento e Nação Zumbi.

Michel Gondry em CG
A exposição “Rebobine, por favor”, do cineasta francês Michel Gondry passou por Campo Grande, fato de grande ineditismo. Durante os meses de outubro e novembro, o Museu de Arte Contemporânea (Marco), na Capital, recebeu os cenários que serviram de base para vídeos de gêneros variados feitos pelos próprios visitantes. O museu também recebeu outras exposições importantes, como a mostra de gravuras do artista carioca Osvaldo Goeldi, que figurou até mesmo na 29ª Bienal de São Paulo. Além desta, exposições de destaque como a Galeria Caixa Brasil e a mostra do coletivo Aluga-se, ainda aberta para visitação no museu.

Invasão estrangeira
O ano de 2010 foi recheado de shows de bandas internacionais. Desde bandas pouco conhecidas como as escocesas Camera Obscura e Belle and Sebastian aos ícones do rock como AC/DC e o ex-beatle Paul McCartney. Também foi a vez dos grandes festivais. Starts With You ou SWU, realizado em Itu no mês de outubro, durante três dias, trouxe bandas de estilos variados, como Rage Against the Machine, Pixies, Yo La Tengo, Linkin Park, Incubus, Kings of Leon, Queens of the Stone Age, entre outras atrações internacionais, além dos grupos nacionais. No mesmo mês, Jamiroquai, Air e outras bandas se apresentaram no festival Natura Nós. Também foi realizada mais uma edição do Planeta Terra, em novembro, que contou com um Line-up colorido e ultramoderno, com bandas como Of Montreal, Mika, Phoenix, os clássicos Pavement e Smashing Pumpkins, além dos indies, Passion Pit e Yeasayer.

O ano das telonas
Com mais de 11 milhões de espectadores, “Tropa de elite 2” foi o maior sucesso cinematográfico da história do País, superando filmes como “Dona Flor e seus dois maridos”, o primeiro lugar desde 1976. A produção de José Padilha coroou o ano em que os brasileiros decidiram ir às salas de exibição do País. Outros filmes como “Avatar”, “Alice no País das Maravilhas” e “Toy Story 3”, todos em 3D, também fizeram parte da lista de maiores arrecadações em bilheteria. Os nacionais “Chico Xavier” e “Nosso lar”, ambos de temática espírita, fizeram parte da lista de maiores arrecadadores de 2010.

Aprovação do Plano Nacional de Cultura
Fechando com chave de ouro a administração do ministro da cultura, Juca Ferreira, a aprovação do Plano Nacional de Cultura (PNC) em novembro de 2010, foi um momento de celebração para todos os segmentos. Estabelecendo diretrizes para as políticas culturais nacionais, que serão articuladas regionalmente por meio dos planos estaduais e municipais de cultura, o projeto de lei foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no começo do mês de dezembro. Em seis meses, começam a se estabelecer metas para a implementação dos objetivos da lei.

A intermitência da morte
O escritor português José Saramago faleceu aos 87 anos em sua residência em Tías, nas Ilhas Canárias, Espanha, no dia 18 de junho de 2010. Controverso e polêmico em suas opiniões, o autor de “Ensaio sobre a cegueira” e “O evangelho segundo Jesus Cristo” foi o primeiro ganhador do Prêmio Nobel de Literatura a escrever em língua portuguesa. Saramago sofria de leucemia há alguns anos e morreu em decorrência de múltipla falha de ôrganica.

Também se despediram em 2010
Personalidades importantes, embora não tão conhecidas, como o bailarino japonês Kazuo Ohno, um dos principais nomes do Teatro Butoh, e o diretor americano Blake Edwards, de filmes como “Bonequinha de luxo” e “A pantera cor de rosa”, disseram adeus à vida em 2010. Na véspera do Natal, em Campo Grande, morreu o cantor e compositor Airo Garcia Barcellos.

Diálogo

Tremenda de uma "cascata" a informação apregoada pelo governo de Lula que... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta terça-feira (23)

23/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

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Cecília Meireles - escritora brasileira

Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”

Felpuda

Tremenda de uma “cascata” a informação apregoada pelo governo de Lula que ele ressarciu os aposentados, vítimas da roubalheira de esquema que envolve pessoas ligadas ao INSS, empresas privadas, ONGs, laranjas e políticos. Na realidade, essa conta sobrou para o cidadão, inclusive os próprios aposentados que pagam Imposto de Renda. Nenhum dos bandidos até agora restituiu aos cofres públicos o dinheiro que roubou. Aliás, a maioria está sendo blindada de forma vergonhosa. Há quem diga até que buscam “freio” para que a CPMI do INSS comece a patinar e não avance. Lamentável!

Pra cabeça

Quem entrará em 2026 com problemas no Conselho de Ética da Câmara é a deputada federal Camila Jara, do PT. O Partido Novo protocolou representação contra ela.

Mais

A acusação é de violação do decoro, ao se envolver na confusão originada quando da retirada à força de Glauber Braga, do Psol, e de ofensa ao secretário-geral da Mesa Diretora.

Diálogo

O vorí-vorí, tradicional prato paraguaio, foi eleito o melhor do mundo na lista anual do Taste Atlas, plataforma internacional que reúne avaliações gastronômicas de todas as partes do planeta. A iguaria recebeu nota 4,64 de 5, com base em votos de usuários reais que experimentaram o prato. Conhecido também como borí-borí, o vorí-vorí é descrito pelo portal como “a icônica sopa de galinha paraguaia com bolinhos de fubá recheados com queijo”. Rico em sabor, textura e história, o prato ocupa um lugar especial na mesa das famílias paraguaias e agora também no cenário global da gastronomia. Nos últimos anos, o vorí-vorí já havia figurado entre as melhores sopas do mundo em rankings do mesmo portal, reforçando sua reputação. A lista do Taste Atlas se tornou referência global por utilizar um sistema que identifica e descarta avaliações nacionalistas ou feitas por robôs, garantindo legitimidade às escolhas.

DiálogoChayene Marques Georges Amaral e Luiz Renê Gonçalves Amaral

 

DiálogoCamila Fremder

Prova de fogo

O atual time que forma o entorno do governador Eduardo Riedel terá, no próximo ano, prova de fogo, porque a missão deverá ser reeleger o “chefe” para o segundo mandato. Será o momento de a tchurminha provar quem é quem na estrutura. Quando foi eleito em 2022, Riedel nunca havia disputado uma eleição, porém, tinha um grupo político forte que sabia “o caminho das pedras”, o que foi fundamental para sua vitória. Em 2026, ele não poderá contar com esse pessoal.

Nem tanto

O PT em Mato Grosso do Sul já não estaria demonstrando, digamos, tanto amor pela candidatura de Simone Tebet (MDB) ao Senado pelo Estado, achando ser melhor por São Paulo. Lideranças petistas cá dessas bandas dizem que a ministra poderá ser um dos nomes para suceder a Lula. Ela figura entre algumas opções para ocupar o trono petista. A lista tem Alckmin, do PSB, e Haddad, o único do PT. Tudo indica que não se faz mais petista raiz como antigamente...

Entrave

Nos bastidores, o que se fala é que a ministra Simone Tebet, até então considerada excelente opção para disputar o Senado por MS, seria fonte de problemas. Algumas das alas do PT teriam torcido o nariz com a possibilidade de ela disputar pelo partido, até porque esse time lembra de que, quando candidata à Presidência, ela desferiu ataques a Lula. Além disso, há dúvidas se no Estado teria potencial eleitoral para o embate com outros candidatos, em sua maioria da direita, tendo em vista que o governo do qual faz parte, dizem, “está caindo pelas tabelas”

ANIVERSARIANTES

Beatriz Rahe Pereira, 
Dr. Gevair Ferreira Lima Júnior,
Julianne Stranieri Metello, 
Stephan Duailibi Younes, 
Maria Fatima Bueno,
Adhemar Mombrum de Carvalho Neto,
Augusto Costa Canhete,
Rosangela Neves,
Edgar Basmage,
Gileno Almeida Costa Nonato,
Sérgio Aguni,
Rinaldo da Silva Cruz,
Edna Maria Potsch Magalhães,
Dr. Márcio Molinari,
Ivo Batista Benites,
Ronaldo Fernandes Donizeti de Jesus,
Fabiano Borges da Silva,
Maria Aparecida Menezes,
Rafael Medina Araujo,
Rosilene Gois Paes,
Antonio Angelo Garcia dos Santos,
Maria Elisa Hindo Dittmar,  
Beatriz de Almeida,
Dr. Amaury Bittencourt Gonçalves, 
Izabella de Matos Lopes,
Cláudia Regina Di Felice,
Neide machado da Silva Gimenes,
Domingos Puckes,
Silvio Luiz de Moura Leite,
Helder Kohagura,
Maria Clementina Aparício Fernandes,  
Aurino Rodrigues Brasil,
Tânia Ignez Pinheiro,
Marilda Flores Haidar,
Samara Carvalho Gomes Binn,
Josselen Resstel Escórcio,
Valdo Maciel Monteiro,
Luiz Eduardo Yukio Egami,
Rafael Ferreira Ribeiro Lima,
Leila Maria de Albuquerque,
Maria Aparecida de Moura Leite, 
Datis Alves de Souza,
Aurea Leite de Camargo,
Maria de Fátima Vendas Muzzi, 
Thiago Ferraz de Oliveira,
Ruth Lopes Abreu,
Sandra Rodrigues Pereira,
Paulo da Costa Oliveira,  
Paulo César Reis Mendonça,
Fernanda Marques Ferreira,
Terezinha Alves Araújo,
Lucilaine Aparecida Tenorio de Medeiros,
Maria Helena Alves Lima,
Rosana Paes de Matos,
Laura Holsback Alvarenga,
Renato de Freitas Martins,
Miriam Fontoura Prata,
Nelson Maia de Melo,
Cleonice Gomes de Oliveira,
Rodolfo de Morais Dias,
Jussara Leite Barbosa,
Hugo Sabatel Neto,
Carolina Saves,
Solange Xavier Vargas,
Augusto Coelho Freire,
Soraia Kesrouani,  
Rubens Mendes Pereira,
Lilian Gabriela Heideriche Garcia,
Ana Maria Coimbra Santos,
Nelly Vasconcelos Coelho,
Valmir de Andrade Ferreira,
Eliana Miyuki Aratani Kaiya, 
Flávia Ribeiro Ramirez,
Laurinda Paiva Peixoto,
Patrícia de Souza Queiroz,
José Antônio Braga,
Elaine Viana Nunes,
Washington Justino Gonzaga,
Maria Stella Maia Pepino,
Vânia de Toledo Neder,
Osvaldo de Moraes Barros Neto,
Raquel Barbosa Franco,
Suely Ferreira Leal,
João Rafael Sanches Florindo,
Antonio Fernando Cavalcante,
Lúcia Torres Marchine,
Marcos Henrique Boza,
Adriana de Oliveira Rocha,
Suely Luiza Comerlato,  
Benedito Celso Dias,
Alirio Leitun,
Débora Queiroz de Oliveira,
Edson Pulchério Alves,
João Borges da Silva Filho,
Mário Zan Moreira,
Marcelo Luiz Ferreira Correa,
Valdecir Jorge,
Sérgio Carlos Borges,
Dr. Ruy Alberto Bueno,  
Marta Maria Vicente,
Guilherme Nucci dos Reis,
Marcelo Flores Acosta,
Noêmia Ramos de Oliveira,
Luiz Carlos de Carvalho,
Cláudia Garcia de Souza Trefilo,
Leonardo Marques Mourão,
Maria Delfina Louveira Trindade,
Camyla Queiroz de Faria Gonzales. 

*Colaborou Tatyane Gameiro

CINEMA

Curta-metragem "Carne Amarela" transforma a Terra do Pé de Cedro em set de filmagens

Com produção de Marcus Teles e direção de Gleycielli Nonato Guató, curta-metragem "Carne Amarela" tem equipe local e conta história que entrelaça memórias da infância em meio aos pequizeiros e banhos de rio

22/12/2025 10h30

Com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab),

Com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), "Carne Amarela" mobiliza comunidade de Coxim a partir de um enredo que une nostalgia da infância a uma mensagem de pertencimento territorial e de defesa da natureza Divulgação: Marcus Teles

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Nostalgia e engajamento são os motores para evocar os sabores da infância que fizeram Coxim voltar a ser cenário de cinema. Conhecida como Terra do Pé de Cedro, a cidade localizada a 245 quilômetros de Campo Grande, no norte do Estado, é uma das protagonistas de “Carne Amarela”, curta-metragem de ficção dirigido por Gleycielli Nonato Guató e produzido por Marcus Teles.

Os dois nasceram na cidade, que também é conhecida como Portal do Pantanal, e são profundamente conectados ao Cerrado e ao Pantanal.

As filmagens se encerraram ontem e foram realizadas integralmente por lá, contando com elenco local, que envolveu moradores atuando pela primeira vez na frente de uma câmera e também uma equipe de produção majoritariamente formada por coxinenses. Ou seja, uma combinação de saberes tradicionais, talento regional e formação técnica.

A produção nasce do desejo de fazer Coxim se ver na tela grande, “suas cores, sua luz, seus frutos, suas infâncias”, como afirma a diretora. E nasce, segundo Gleycielli, também da necessidade urgente de lembrar o que esses mesmos elementos significam para a identidade do município.

“Eu estou completamente em êxtase. Planejei muito trazer esse filme para cá. É emocionante gravar na cidade onde cresci, com o povo daqui, com artistas da terra. Noventa por cento do elenco é coxinense, a equipe tem muita gente da cidade, e isso me deixa profundamente feliz”, compartilha Gleycielli Nonato Guató, que, além de dirigir a produção, também assina o roteiro baseado em seus próprios textos literários.

DOIS TEXTOS

“Carne Amarela” nasce de dois textos de Gleycielli – o poema “Carne Amarela” e o conto “É Tempo de Ouro no Cerrado” – que guardam lembranças de uma Coxim que pulsava mata, rio e fruta. A diretora explica que o filme busca reencontrar essa paisagem quase perdida.

“Eu quero trazer a infância que vivi. A gente saía para caçar pequi, pegava ingá, comia goiaba no pé, trazia caju para fazer doce. Coxim era meu ‘Sítio do Picapau Amarelo’. Hoje, muitos lugares onde eu brincava viraram bairros. O filme é um lembrete do que ainda existe e do que não pode desaparecer”, afirma.

A obra convida as crianças e os adultos a olhar novamente para o Cerrado como pertencimento. O pequi, fruto central da narrativa, é apresentado como força, resistência e alimento da memória coxinense.

“O pequi já sustentou muitas famílias. Trouxe renda, trouxe mistura, trouxe nutrição. Ele resiste ao fogo, resiste ao tempo, mas não resiste ao machado. O filme quer acender esse sentimento de pertencimento e preservação, para que as próximas gerações vejam valor no que tantas vezes sustentou Coxim”, ressalta Gleycielli.

ZORAIDE

A protagonista adulta, Zoraide, teve como referências mulheres de alusão familiar e ancestral para Gleycielli: sua mãe, tias, avó e bisavó. A diretora revela que a personagem carrega traços de todas elas. E quem interpreta Zoraide é justamente Maria Agripina, mãe da diretora, pioneira do teatro coxinense.

“É muito emocionante ver minha mãe interpretando a Zoraide, que leva o nome da minha tia que faleceu na pandemia. Este filme é pioneiro em muitas coisas dentro de mim”, revela. Além disso, todos os cargos de direção são ocupados por mulheres, fortalecendo a presença feminina no audiovisual sul-mato-grossense.

“Trabalhar com essa equipe é um prazer imenso. Estamos construindo juntas. É uma energia muito poderosa”, afirma. A equipe ainda é formada majoritariamente por profissionais de Coxim, como Robertson Isan Vieira, artesão ceramista premiado, e José Carlos Soares, cabeleireiro e designer de imagem.

Com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), "Carne Amarela" mobiliza comunidade de Coxim a partir de um enredo que une nostalgia da infância a uma mensagem de pertencimento territorial e de defesa da naturezaEquipe do curta-metragem posa em um boteco da cidade com a diretora Gleycielli Nonato Guató (em pé, à esquerda, de blusa preta) - Foto: Divulgação/Marcus Teles

ENCONTRO

Para o produtor executivo e corroteirista Marcus Teles, filmar em Coxim não foi uma escolha estética, mas ética e afetiva. “Coxim faz parte da nossa formação pessoal e artística. Os textos que deram origem ao filme nasceram daqui.

A luz, a paisagem, o modo de vida, o jeito como o pequi aparece na cidade, tudo isso faz parte da essência da história. Filmar em Coxim é garantir autenticidade”, afirma Marcus.

O produtor explica que mapear as locações foi um processo guiado pela afetividade. “Coxim é uma cidade onde o urbano e o rural se encontram o tempo todo. Não procuramos cenários: reconhecemos neles o que a história já trazia em essência”.

Marcus destaca ainda que oito moradores da cidade trabalharam pela primeira vez no audiovisual, acompanhados de profissionais experientes. “Queremos abrir portas. Que jovens de Coxim encontrem no set um caminho possível, uma nova profissão, um futuro”, destaca o produtor.

101 FILMES

O elenco também conta com a participação especial do ator Breno Moroni, que marcou gerações como o Mascarado na novela “A Viagem” (Globo, 1994), além de ter participado de diversas outras produções no cinema e na televisão.

Com uma carreira extensa que inclui desde aberturas de telenovelas e mais de 100 filmes, Breno esteve em Coxim para integrar o elenco de “Carne Amarela” como seu 101º trabalho audiovisual.

“Trazer o Breno foi como aproximar duas forças que se completam. Ele chega com experiência, mas com humildade. Ele senta na varanda e deixa a conversa fluir. É uma presença que soma sem apagar a simplicidade regional, que é a alma do filme”, reconhece Marcus.

“Ele é fantástico. Consegue ir do drama à palhaçaria. Traz o duo que a personagem dele pede: o velho ranzinza e o homem capaz de se transformar”, completa Gleycielli.

O CERRADO

O filme aborda temas urgentes como queimadas, perda de territórios e desmatamento, mas com a delicadeza necessária para o público infantil, segmento prioritário na meta de audiência da produção.

“O tema duro vem com sutileza. As crianças vão entender o sentimento de perder e o de pertencer. E, quando algo pertence a você, você quer cuidar”, explica Gleycielli. Ao fim, o curta reforça que a preservação é um aprendizado coletivo e que cuidar da terra só é possível quando ela é reconhecida como parte de nós.

Na semana passada, a equipe teve uma atividade formativa com Alexandre Lopes, que é doutor em Ciências Sociais e professor de Sociologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), no campus de Coxim.

A interação rendeu contribuições fundamentais para reflexão sobre como pensar e construir um audiovisual mais inclusivo.

AUTOESTIMA

A expectativa da equipe é de que o filme leve Coxim para o Brasil e para o mundo por meio de festivais, mas, principalmente, que devolva à cidade a consciência de seu próprio valor.

“Esperamos que Coxim se veja com carinho. Que perceba que suas histórias merecem estar no cinema. ‘Carne Amarela’ é uma celebração da cidade, das suas raízes e da força do Cerrado”, diz Marcus.

Para Gleycielli, a gravação na cidade é também um gesto de retorno. “Eu sou uma Guató de Coxim. Este filme diz muito sobre de onde eu vim e quem sou eu”.

Como uma “semente que rompe a casca”, reforça a diretora, “Carne Amarela” nasce para devolver à cidade o brilho do seu fruto mais resistente.

Aquele que atravessa gerações, que muda o PIB, que alimenta famílias, que resiste ao fogo e que ensina a permanecer. E Coxim, agora, se prepara para ver sua história ganhar corpo, cor, movimento e tela.

O projeto conta com investimento da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), do governo federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

"Carne Amarela"

> Direção e roteiro: Gleycielli Nonato Guató;
Direção de produção: Gabriela Lima Ferlin;
> Direção de arte: Maíra Espíndola;
Direção de fotografia: Dafne Alana;
Som direto e edição de mixagem: Laura Cristina;
Produção executiva, assistência de direção e roteiro: Marcus Teles;
Operador de câmera: Gabriel Ribeiro;
Produção de set: Jefley M. Cano;
Elenco: Breno Moroni, Maria Agripina, João da Mata, Elena Vendroscolo, Maria Sonea Domingos;
Trilha sonora original: Gian Markes;
> Edição de imagem e cor: Rafael Viriato;
Microfonista: 4real.wav;
Assistente de produção executiva: Lucas Moura e Guinha Serrou;
Assistente de produção e captação: Robertson Vieira;
Assistente de produção: Carlos Soares;
Assistente de arte: Angela Gabrieli;
2º assistente de direção: Eduardo Henrique;
2ª assistente de fotografia: Lavinia Ribeiro;
Assessoria de imprensa: Lucas Arruda e Aline Lira.

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