Correio B

Gastronomia

Bacalhau com cebolas caramelizadas é a dica de receita para o Natal

A sugestão deste fim de semana pode ser o ponto de partida para um banquete natalino dos sonhos, que você pode testar agora mesmo; conheça um pouco da história do peixe que inspira centenas de pratos em Portugal, inclusive a receita desta página

Continue lendo...

Se na Bahia é possível conhecer uma igreja diferente a cada dia, em Portugal, o mesmo pode ser dito sobre receitas com bacalhau.

Tamanha é a diversidade dos preparos com esse tipo de peixe que, embora alguns questionem a máxima, muita gente acredita que a fartura é mesmo tão verídica a ponto de fazer valer a máxima de “um bacalhau por dia”.

Exagero ou não, a rica variedade não deixa de impressionar. Algumas publicações lusitanas apresentam mais de 100 formas diferentes de preparar o bacalhau, inclusive a sugestão para a sua aventura do sabor deste fim de semana, que, aliás, harmoniza-se muito bem com um belo trago de vinho do Porto.

Trata-se do bacalhau com cebolas caramelizadas. Alguns cozinheiros até optam por caramelizar a cebola com esse tipo de vinho, tão característico da alma portuguesa quanto o bacalhau. O fato é que um pedaço de bacalhau em mãos lusitanas abre um leque imenso de possibilidades.

A farra gastronômica pode começar de um jeito bem básico, como os célebres e universais bolinhos, ou já partir para preparos mais arriscados e complexos, a exemplo do menu de sopas de alho.

Métodos, nuances de sabores, preferências e o selo de reconhecimento quanto à autenticidade do verdadeiro bacalhau ajudam a dar fôlego ao mito. Mais sobre o RG do peixe logo a seguir.

Empanado, cozido, frito, ao forno ou na brasa. Muitas vezes, o nome que batiza a receita já define a própria técnica de preparo. E para acompanhar, o elenco de apoio não deixa nada a desejar. Brócolis, cebolas (olha elas aí), tomate, batatas, maionese, pão de centeio ou de milho (que os portugueses chamam de broa).

Tudo isso vai bem com a deliciosa iguaria fornecida pelas águas do Atlântico. 

Sim, o chamado bacalhau “verdadeiro” ou “original”, da espécie Gadus morhua, é cria do oceano que separa a Europa do continente americano, por isso mesmo conhecido como bacalhau do Atlântico, ainda que sua origem seja de uma família com mais de 60 espécies de peixes migratórios.

Nos limites do território (e do cardápio) português, os lugares também assinam o peixe quanto à procedência e aos preparos. O bacalhau fresco de Santarém, o preparado ao estilo do Porto, o de Lafões, o de Setúbal. 

Rodando Portugal tendo o peixe como bússola, o viajante conhecerá o país inteiro. Fora o glossário de nomes próprios que se ergue a partir de invenções que garantem um lugar da posteridade para os seus autores.

O mais conhecido, certamente, é Gomes de Sá, comerciante e cozinheiro de mão cheia que mergulhou o bacalhau no leite. Mas há outros: o Zé do Pipo, o bacalhau a Brás, Antônio, à Miquelina, de Paula, de Evaristo, de Guida, de João do Buraco e por aí vai. 

Por que não aventurar-se com o seu próprio bacalhau? Mato Grosso do Sul é cativo do peixe em seu calendário gastronômico. Agora, ao trabalho e bom apetite!

Bacalhou com cebolas caramelizadas

Ingredientes

  •  250 gramas de bacalhau dessalgado;
  •  3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  •  200 gramas de palmito pupunha em conserva picado;
  •  ½ maço médio de cebolinha verde;
  •  2 colheres (sopa) de alcaparras em conserva;
  •  ½ xícara (chá) de uvas-passas sem sementes;
  •  12 cebolas pequenas;
  •  1 colher (sopa) de açúcar;
  •  8 tomates-cereja partidos ao meio

Modo de Preparo

Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC). Em uma panela, cozinhe o bacalhau em um litro de água até ficar macio. Retire do fogo, desfie o bacalhau grosseiramente e distribua em uma assadeira refratária, de 22 cm de diâmetro, untada com uma colher de azeite.

Disponha por cima o palmito, a cebolinha picada, as alcaparras e as uvas-passas. Se necessário, polvilhe sal. Regue com uma colher de azeite e cinco colheres de água. Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno por 10 minutos.

Retire do forno e reserve. Enquanto isso, leve ao fogo uma panela com as cebolas, o azeite restante e o açúcar. Cozinhe, salteando de vez em quando, até as cebolas ficarem macias e caramelizadas. No fim do cozimento, junte os tomates. Retire do fogo e sirva em seguida, com o bacalhau e com agrião.

Assine o Correio do Estado

 

Felpuda

Depois de mais de dois anos e meio, o PT desembarcou do governo de Riedel...Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta sábado (14) e domingo (15)

14/03/2026 00h03

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

André Alvez - poeta de MS

"Pode ser só o silvo do vento essas vozes que escuto. Mas há o som do moinho, um quintal de saudades e restos de melancolia. então me acalmo, abraço a certeza: tudo é poesia”.

 

FELPUDA

Depois de mais de dois anos e meio, o PT desembarcou do governo de Riedel. Durante todo esse período, desfrutou de diversos cargos, comandou secretaria e secretarias-executivas, período em que tudo era, digamos, f lores. O rompimento foi em agosto de 2025, e de lá para cá tudo mudou. Deputados petistas não veem nada de positivo na administração da qual um dia fizeram parte. O interessante, para não dizer outra coisa, é que, quando acionam a metralhadora giratória, fazem a maior cara de paisagem. Pode?

DiálogoEm solenidade realizada em são Paulo, o jurista e professor ives gandra da silva martins tomou posse como membro efetivo da academia nacional de direito desportivo (andd). Sua presença na instituição simboliza a união entre a erudição do direito Constitucional e as especificidades do direito desportivo, área que exige cada vez mais profundidade doutrinária diante dos novos desafios do mercado e das relações laborais no esporte. O histórico do novo acadêmico nas atividades no mundo desportivo inclui passagens como vice-presidente do Tribunal de Justiça desportiva (TJd) das Federações Paulistas de Voleibol e Handebol, juiz do TJd da Federação Paulista de Futebol de salão, consultor jurídico da Federação Paulista de basquetebol, conselheiro e membro do Conselho deliberativo do São Paulo Futebol Clube e vice-presidente da associação brasileira de Karatê.

 

DiálogoSilvio Eduardo Orro e Maria Luiza Sperb (Zucca)

 

DiálogoLucille Coreth e Sophie Weber

Enfim...

A ministra Simone Tebet anunciou que disputará o Senado por São Paulo. Atende assim ao desejo de Lula, que pretende ter palanque naquele estado com nome diferente concorrendo e “oxigenar” o seu grupo político. Em Mato Grosso do Sul, ela foi deputada estadual, vice-governadora, prefeita de Três Lagoas e disputou a Presidência da República, tendo Lula como um dos adversários.

Novo endereço

O último mandato de Simone Tebet foi de 2015 a 2022, como senadora pelo MDB, partido em que milita há muitos anos. A ministra deverá migrar para outra sigla, provavelmente o PSB, porque tanto em nível nacional como regional os emedebistas não querem aliança com o PT. Assim, além de ter que deixar Mato Grosso do Sul para continuar sua trajetória política, terá também de fazer o mesmo com relação à sigla em que construiu sua história.

E?

Números mostram uma trágica constatação: em 2025, homens mataram 1.568 mulheres no Brasil. Entre as vítimas, 66,35% foram assassinadas dentro de casa. Esse panorama foi debatido em comissão do Congresso. Os números devem ser ainda maiores, pois há subnotificação e crimes não solucionados.

Aniversariantes

SÁBADO (14)
Liana Maria Maksoud Machado,
Sidney Ramão Peralta,
Tamile Jardim,
Celina Guimarães Brasil,
Deise dos Santos Rezende,
José Fernando de Campos,
Milton Galo Garcia,
Roberto de Castro Cunha,
Dr. Moacyr Felix de Oliveira,
Luíza Nobuko Okamura,
Dianizia Araujo Ferreira,
João Aparecido de Almeida,
Francisco Jorge Peralta,
Marlova Cristina Mioto da Costa,
Elair Alberto Deboni,
Helio Garone Vilalba,
Dr. José Carlos Benites,
Vanusa Martins da Silva Alves,
Geraldo Rodrigues da Mota Junior,
Antonia Marcondes de Castro,
Larissa Aparecida Diniz de Mattos,
Luiz Américo Lima Paradiso,
Antônio Eduardo de Lima Ricardo,
Túlio d’Avila Stuhrk,
Flávia Miyahira,
Waldemir Poppi,
Miguel Takashi Kaneshige,
Wilson Ferreira Leite,
George Washington Ramos,
Zacarias Souza Marques,
Suely Loureiro da Rosa,
Tatiana Nunes de Moraes,
Manoel Lopes Filho,
João Belchior da Silva,
Pedro Esteves de Freitas,
Celso Nantes,
Antônio Evaldo Oliveira,
Heládio Mendonça Arruda Filho,
Nelson da Costa e Faria,
Noé Gomes de Souza,
Wilson Alves Almeida,
Marilda Holsback,
Ivone Corrêa de Oliveira,
Benícia Carolina Ribeiro,
Ogusiku Chyohei,
Dra. Maria das Dores Rezende Silveira,
Lilian Puga Moraes,
Rita Júlia Magalhães Brates,
Rosedelma Oliveira Fontoura,
Lucas Gomes Lima,
Maria Auxiliadora Neves,
Amaury Pereira de Lima,
Maria Fernanda Leal
Maymone Couto,
Rosemary Bezerra de Moraes Ferreira,
Matilde Lemes,
Percedino Rodrigues,
Valdir José Dall Angol Zanin,
Rodrigo Marra de Alencar Lima,
Matilde Brandão Cardoso,
Ricardo Jabor Rosa,
Marcos André Madrid da Silva,
Jorge Roberto Genaro,
João Batista Ferrairo Honório,
Zaira Cândida de Sá Silva,
Antonia Lucia Yule Jacobson,
Márcio Lúcio Seraguci,
Melissa Sabatel,
Aguinaldo Zagretti,
Jamil Jader Ferrari,
Cláudia Namiuchi Akucevikius,
Ereni Piroli Baziqueto,
Edenilson Dittmar,
Nelson Willians Fratoni Rodrigues,
Leda Regina Luz Saab Nogueira,
Marisa Yoko Yasunaka.

DOMINGO (15)
Dr. Olney Cardoso Galvão,
Scheila dos Santos Canto Cruz,
Dr. Rogério Carlos Sanfelice Nunes,
Alcy Pereira Martins,
Tutoma Aoki,
Severino Augusto Monteiro,
Antônio José dos Santos,
Edilson Tomi,
Francisco Laranjeira Silva,
João Roberto Baird,
Luiz Fernando Bruno,
Zélia Ferreira de Oliveira,
Cleomenes Pereira da Rosa,
Olinto Bizarro Teixeira Júnior,
Rodrigo Mendes Ribeiro,
Maria Tereza Leal de Freitas,
Rogerio Thiago Soares,
Vilma Taveira Vaz,
Ana Paula Griza Favilla,
Dorival Betini,
Juliana da Silva Ibarra,
Paulo Robson Divino de Oliveira Silva,
Luciano Barreto de Paula,
Marelucia Maria da Silva,
Antonio Sergio Vaz de França,
Regina Sitorski Lins,
Ana Maria Barbosa Marques Dib,
Sabrina Bandeira Adorno Alcântara de Carvalho,
Lívia Simão de Freitas,
Marcos Roberto Prata Chacha,
Tonya Roberta Pettengill Novaes,
Mirella Laca de Oliveira,
Alexandre Nicolau
Gerson Garcia Serpa,
Josué Emidio da Silva,
Rogério Posser,
Igor Lorenzo de Almeida Dutra,
Dr. Ricardo Ramirez Pavon,
Fabrício Judson Pacheco Rocha,
Sandra de Cássia Fontoura,
Maria de Fátima Leandro Bruno,
Rosana Andréa Borges de Barros,
Faissal Kabad,
Marcelo Sigarini da Silva,
Luiz Eduardo Braga,
Lina Germani,
Alípio Carlos de Brito,
Dr. Luiz Alberto Figueiredo,
Clarice Célia Feder Netto,
Vera Lucia Kodjaoglanian,
Osvaldo Vitor,
Rodrigo Fabian Fernandes de Campos,
Walkiria Alves,
Nilson da Silva Vilas Bôas,
João Carlos Vieira Barbosa,
Pedro Ivo Gomes,
Karla Conceição Moreira,
Dra. Rosilda Zeferino,
Ana Cristina Marques,
Márcia Regina Dias da Rocha Fico,
Oscar Yule Queiroz,
Bruna dos Santos Pereira Interlando,
Mônica Riegg,
Daniel Schundt Falqueiro,
Aurinda de Oliveira Tomonaga,
Eduardo Cesar Budid,
Tatiana Moreira Sortica dos Santos Barrocas,
Danilo Provenzano Pereira,
Ana Paula Alves Gobbi,
Tatiana Curvo de Araújo Rossatto,
Donato Menegheti. 

COLABOROU TATYANE GAMEIRO

NAS TELONAS

Às vésperas do Oscar, confira onde assistir "O Agente Secreto"

Premiação ocorre no próximo domingo (18) e filme brasileiro concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Ator, com Wagner Moura

13/03/2026 10h40

O Agente Secreto, filme brasileiro, concorre em quatro categorias no Oscar

O Agente Secreto, filme brasileiro, concorre em quatro categorias no Oscar Divulgação

Continue Lendo...

Com bagagem de dois Globos de Ouro e na disputa pelo Oscar, filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura no elenco, "O Agente Secreto" têm sessões diárias nos cinemas de Campo Grande a partir de hoje e continua em cartaz até a próxima quarta-feira (18).

Concorrendo em três categorias do Oscar, o filme brasileiro retornou as telonas e na Capital Morena as redes de cinema programaram sessões durante a reta final na corrida pela estatueta dourada.

No Cinemark, de hoje até quarta-feira o cinema preparou duas sessões por dia com horários fixos de 14h e 17h30. O mesmo acontece no Cinepólis, em que até a próxima quarta-feira está reservado o horário fixo de 19h45 para exibição do filme nas telonas. Já no UCI, serão duas sessões antes do dia da premiação, hoje às 20h40 e amanhã às 15h.

Marcada para o próximo domingo (15), o Oscar está na sua 98ª edição e acontece no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.

Ingressos podem ser comprados online por meio dos sites dos cinemas e também nas bilheterias presencialmente.

Premiações

Há pouco mais de um mês, o cinema brasileiro se consagrava mais uma vez nos holofotes do Globo de Ouro com o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro para o longa "O Agente Secreto", além de Melhor Ator em Filme Dramático para Wagner Moura pela atuação e, em ambas as premiações outros filmes com grandes nomes estavam e estão na disputa.

Na categoria Melhor Ator, mais uma vez Wagner Moura compete com Michael B. Jordan, indicado pela atuação dupla em "Pecadores", mas na primeira vez, no Globo de Ouro, o ator brasileiro levou a melhor.

Também indicado na categoria Melhor Filme no Globo de Ouro e no Oscar, "O Agente Secreto" disputou com filmes que também concorrem pela estatueta dourada. "Frankestein", estrelado por Jacob Elordi, o longa norueguês "Valor Sentimental", "Hamnet" e "Pecadores" são os que compõe a lista dos indicados nas duas premiações.

Além das premiações já citadas, o filme brasileiro teve participação de destaque no Festival de Cannes e recebeu dois prêmios na Riviera Francesa: Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho.

'O Agente Secreto'

Lançado no Brasil em 06 de novembro de 2025, conforme a sinopse da obra, o filme que acompanha o professor especializado em tecnologia Marcelo na sua fuga do próprio passado violento, em um Brasil de 77, se passa na capital de Pernambuco, Recife. 

Em plena semana de Carnaval, Marcelo percebe que só atraiu o caos do qual sempre buscava fugir e, para piorar, passa a ser até mesmo espionado pelos seus vizinhos. 

Importante lembrar que essa obra traz a classificação indicativa para maiores de 16 anos, pois podem possuir cenas com violência, linguagem imprópria e conteúdo sexual.

>> Serviço

Sessões do filme "O Agente Secreto"

  • UCI: hoje (13) às 20h40 e amanhã (14) às 15h.
  • Cinemark: de 13 a 18, com duas sessões diárias às 14h e 17h30;
  • Cinepólis: de 13 a 18, com sessão única diária às 19h45;

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).