O bloco colorido com as cores da diversidade, O Farofolia, inaugura nesta sexta-feira (9) a folia carnavalesca na Esplanada Ferroviária. O evento começa às 17 horas com uma programação intensa até às 23 horas.
A novidade desse ano traz o batismo da rua Dr. Temistócles que será chamada de “Travessa Bandeira” para transformar a região da Esplanada em um ponto de acolhimento focado na saúde e bem-estar dos foliões LGBTs.
Para marcar essa simbologia, o local estará totalmente decorado para o Carnaval, com tecidos coloridos até mesmo nos postes da região.
Programação
São mais de 15 atrações culturais confirmadas neste ano com foco na promoção da diversidade. O Farofolia 2024 começa com set de abertura dos djs Jubba, Hytalo, Gaga Funkeira, Fábio Jara, Afropaty, Deumathh e Abhnerrr.
A programação segue com apresentação de vogue dos bailarinos da “House of Hands Up”, grupo de dança performática LGBTQIA+ com aprofundamento na cultura ballroom e estéticas vogue. Depois a folia abre alas para os representantes da comunidade queer e da Cultura de Campo Grande subirem ao palco.
Conforme com um dos produtores do bloco, Thalysson Perez, ter um espaço para ouvir os representantes da comunidade falarem é importante porque conversa com a temática que deu origem ao Farofolia em 2019: a resistência de pessoas da sigla LGBTQIA+.
“O Farofolia surge a partir da união de três blocos da nossa comunidade. A gente ama dançar, curtir, mas a nossa vida depende de muita luta, garra e trabalho. Por isso o bloco sempre reserva um momento da programação, seja nos esquentas ou no próprio Carnaval, para ouvir as pessoas que mais batalharam lá atrás para que hoje, em 2024, a gente possa celebrar a nossa visibilidade e respeito tomando as ruas históricas de Campo Grande com alegria e resistência”, visão essa apoiada pelos outros cinco produtores do bloco, Renê, Abhner, LadyAfroo, Gustavo Freitas e Renatudo.
Depois é a vez do Crew Drag CG levar a arte drag para o palco, com performances de 13 drag queens, são elas: Afrodite Fetake, Samanta Blossom, Kitana Shiva, Rafa Spears, Gaga Funkeira, Miss Violence, Rachel Black, Chloe Milan, Greyce Kelly, Afropaty, Jhaninne Perry, Bruandra Guel e Anna Burtton.
Os djs Gustavo Freitas e Renê, também produtores do bloco, apresentam um set repleto de hora da cultura pop e a cantora Joyce Bethânia encerra a programação.
Atenção especial para a saúde e bem-estar dos foliões
Com o apoio da Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+ (CECLGBTQIA+/MS), órgão vinculado à Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBTQIA+ do Estado de Mato Grosso do Sul (SubsLGBTQIA+/MS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Gerência de Equidade em Saúde, estarão sendo entregues kits de redução de danos, com:
- Água;
- preservativo;
- lubrificante;
- teste rápido;
- panfleto educativo;
- E orientação com a equipe da ONG Águia Morena sobre redução de danos no Carnaval.
Além disso, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) participará do evento com o “Camarote da Rodada”, oferecendo um espaço reservado com água e atendimento especial, no qual só será permitida a entrada mediante teste de bafômetro, ou seja, os frequentadores não podem ter consumido bebidas alcoólicas. O espaço funcionará das 18h à 00h, com capacidade rotativa para até 100 pessoas.
Sobre o Farofolia
O Farofolia é um bloco carnavalesco criado no ano de 2019, a partir da união dos blocos "Tá Dando Pinta", "Carnav@dia" e "Colocada", todos organizados pela comunidade LGBTQIAPN+ de Campo Grande/MS.
O objetivo do Farofolia é celebrar a pluralidade e o respeito à diversidade, além de proporcionar um ambiente seguro e que honre a cultura da comunidade. É, atualmente, o maior bloco LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul, e ganha novos adeptos a cada Carnaval.
*Com informações da assessoria de imprensa.
Assine o Correio do Estado.
Reprodução obra "A procura da caça", de Lúcia Martins
“Onça que Chora”, um dos trabalhos inéditos da nova exposição
Reprodução obra Florescer no Pântano, de Lúcia Martins


