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Capa B+: Para celebrar a virada do ano, uma entrevista exclusiva com a atriz Klara Castanho

Em nossa última Capa de 2024, Klara conversa com o B+: "Meu retorno às novelas não poderia ter sido com uma personagem melhor".

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A atriz Klara Castanho tem apenas 24 anos, mas 23 de carreira. Desde 2006, ela é uma figura presente na TV. Brilhando agora como Eugênia em Garota do Momento na TV Globo, ela construiu uma carreira sólida no cinema e no streaming também.

Somente neste ano, além da novela das seis, ela também pode ser vista nas temporadas finais de Bom dia, Verônica e De Volta aos 15, disponíveis na Netflix, mostrando toda a sua versatilidade com personagens distintas em cada uma das produções. Para o próximo ano, ela já tem rodado o longa-metragem de suspense #SalveRosa, dirigido por Susanna Lima.

Klara Castanho é Capa exclusiva do Correio B+ desta semana, e a última deste ano. Em entrevista ao Caderno, a atriz fala sobre papéis de suas carreira, sua atual personagem na TV Globo e também novos projetos para 2025.

A atriz Klara Castanho celebra a nossa virada de ano no Correio B+ com exclusividade - Foto: Maria Magalhães - Diagramação: Denis Felipe e Denise Neves

CE - Como é iniciar uma carreira tão jovem? 
KC -
 No meu ponto de vista, foi a melhor escolha que poderia ter sido feita. Comecei cedo e por muita sorte minha carreira já era o que amo fazer. Não existem pontos negativos na minha experiência.

CE - Como é pra você ser um sucesso desde tão novinha? 
KC -
 Eu tive uma base muito sólida e de muita conversa com a minha família. Eles me prepararam desde sempre para o que poderia ou não acontecer. Ter eles como suporte e pilar da minha vida é muito essencial.

CE - Você já se sentiu pressionada por ser nova?
KC -
 Fazer o que ama, e amar o que faz, gera necessariamente uma pressão. Aprendi e aprendi diariamente a lidar com ela da forma mais saudável que consigo. Acredito que quando você coloca amor e se dedica a algo, automaticamente você busca o melhor e a pressão acaba vindo junto.

CE - Você tem trabalhos que considera muito? Conta pra gente?
KC - 
- Marcante - Ângela, de Bom Dia, Verônica.  
- Desafiador - Rosa, de Salve Rosa.
- Inesquecível - Rafaela, de Viver a Vida.
- Muito difícil - Rosa, de Salve Rosa.

CE - Como é pra você fazer streaming já que não é dessa geração? 
KC -
 Primeiro acho engraçadíssimo chegar nesse ponto da vida, onde eu passo a não ser a geração mais recente. Acredito que o streaming te dê um acesso e uma projeção que um canal aberto é restrito. Estamos falando a nível internacional, de diferentes, se não todas, as faixas etárias. É um nível de exposição e reconhecimento incomparável.

CE - Como é sua relação com as redes sociais e Internet?
KC -
 Como comecei a ter acesso muito nova, ainda que supervisionado pela minha mãe, aprendi muito cedo o quão nocivo pode ser. Aprendi sobre as maravilhas, mas também o que é necessário pra encontrar meus limites para/com elas. Hoje em dia tenho uma relação muito mais saudável. Uso muito como fonte de atualização e pra me comunicar com amigos, além é claro, de divulgar meus trabalhos. 

Reprodução Instagram Klara Castanho

CE - Como é influenciar tantos seguidores?
KC -
 Perigoso. Tenho muitíssima cautela e cuidado pra falar sobre o que sei, como sei, e da forma mais clara e esclarecida possível. Jamais abro minha boca para levar informações pela metade, ou assuntos que sei só por cima.

CE - Como é ter uma carreira sólida tão jovem?
KC -
 Primeiro, obrigada por esse comentário. Batalho dia a dia para conquistar e manter meu espaço. Sou apaixonada pelo ofício, e sempre darei o meu melhor. Busco diariamente desafios e o estudo não para. 

CE - Fala pra gente sobre fazer De Volta aos 15 e Bom Dia Verônica? 
KC -
 São dois projetos muito diferentes e que foram feitos num espaço tempo muito curto. Aliás, em um momento fui revezando entre eles. A Carol de DV15 me trouxe a possibilidade da leveza, da descoberta, das primeiras vezes. Enquanto a Ângela me desafiou de forma extrema tanto física quanto emocionalmente. Me trouxe profundidade, densidade e muita consciência cênica.

CE - Fala pra gente da Eugênia em Gatota do Momento?
KC -
 Meu retorno às novelas não poderia ter sido com uma personagem melhor. A Gênia é cuidadosa, internamente revolucionária e acompanhar, sendo a porta-voz, essa evolução tem sido um grande presente. 

Klara Castanho - Reprodução Instagram

CE - Para 2025 teremos longa metragem? 
KC -
 Teremos!!!!! Salve Rosa é um longa que rodei em agosto desse ano, que deve sair até julho de 2025. Um projeto que anseio grandemente. Agora novos projetos, eu conto mais pra frente hahaha 

CE - O que a Klara gosta de fazer quando não está trabalhando? 
KC -
 Gosto de estar com quem amo. Onde quer que seja. Agora, morando no Rio de Janeiro, estar na praia é uma grande tarefa obrigatória!

CE - Você é vaidosa? Ligada em moda?
KC -
 Sou! Adapto o que me interessa aos meus parâmetros de conforto e beleza, mas estou sim, sempre antenada.

CE - Como foi o ano de 2024 pra você? 
KC -
 Foi um ano de renovação, muito trabalho, recomeços e de muita união com a minha família. 

CE - O que espera pra 2025?
KC -
 Muito trabalho, menos desigualdade, muita saúde e principalmente paz.

Klara Castanho - Reprodução Instagram

 

MÚSICA REGIONAL

Márcio de Camillo canta músicas de Geraldo Rocca em seu novo trabalho

Os dois me levam de volta ao Litoral Central, definição cunhada por Geraldo Roca para traduzir um pedaço de Brasil onde a água doce domina uma vastidão de terra que, supõe-se, um dia foi mar

01/04/2025 10h00

"O punhal afiado da poesia de Geraldo Roca corta manso na voz de Márcio de Camillo, sem perder o fio, nem a capacidade aguda de ferir de morte o senso comum" Foto: Divulgação/Márcio de Camillo

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Recebo mensagem de Márcio de Camillo me avisando sobre seu novo trabalho. “Márcio de Camillo canta Geraldo Roca”. Um show ao vivo que virou disco e já está disponível nas plataformas digitais.

Aproveito a estrada entre a minha casa e o trabalho para ouvir o disco. Ouvir Roca na voz de Camillo é quase um delírio. Uma surpresa, uma saudade imensa, muitas lembranças. Os dois me levam de volta ao Litoral Central, definição cunhada por Geraldo Roca para traduzir um pedaço de Brasil onde a água doce domina uma vastidão de terra que, supõe-se, um dia foi mar.

A praia pantanal me serve de ponte para unir, em mar aberto imaginário, o Rio de Janeiro – lugar de nascimento – ao coração do Brasil, onde Geraldo Roca se fez e se desfez desse plano. Seu coração, irrigado por sangue pantaneiro, fazia dos campos alagados, das fronteiras paraguaia e boliviana seu berço metafísico. E foi assim sempre.

Talvez isso também sirva pra explicar por que a passagem meteórica dele por aqui tenha início figurado e fim real nestas plagas, onde aprendemos desde cedo a sonhar em Guarany e poemar em Manoelês.

Os carros passam por mim em alta velocidade. Eu ouço Camillo cantando Roca. E me transmuto. O punhal afiado da poesia de Geraldo Roca corta manso na voz de Márcio de Camillo, sem perder o fio, nem a capacidade aguda de ferir de morte o senso comum. Não, Geraldo não cabe em uma única caixinha. E Márcio sabe disso. 

Às vezes, ele encarna um bardo. Um Dylan pantaneiro em letras incomuns, longas e lisérgicas. Em outras, reúne numa só figura a essência folk de Crosby, Still, Nash & Young. Mas nesse universo BeatFolkPolkaRock há espaço para a mansidão de um Caymmi fronteiriço, para a sutileza urbana de um Jobim. Geraldo, como eu disse, não cabe numa caixinha.

E tudo isso se transforma em mais, muito mais, na homenagem à altura dos arranjos, das violas, da flauta, do celo reunidos por Márcio de Camillo nesse show que vira disco e que se torna eterno de agora em diante. Pra gente não se esquecer. Nunca. 

Quando Geraldo Roca decidiu sair de cena, fechar as portas desse mundo, que já lhe arreliara o suficiente, era muito cedo pra isso. Foi o que todos pensamos. Mas ele era dono de seus próprios rumos. Sua poesia e sua música seguem aqui. Pra nossa sorte, a desassossegar nossos ouvidos e almas. Agora, mais ainda, na voz também infinita de Márcio de Camillo. 

P.S.: Márcio. A foto da capa é uma obra de arte. É você nele... É ele em você. Uma fusão, uma incorporação. Cara... que disco!!!

Brasília, 25/3/2025

"Souber ler a música de fronteira"

O cantor, compositor e instrumentista Márcio de Camillo estreou o show “Do Litoral Central do Brasil: Márcio de Camillo Canta Geraldo Roca”, no Teatro Glauce Rocha, no dia 24 de setembro de 2024. Com direção de Luiz André Cherubini, o show é uma homenagem ao “cantautor” Geraldo Roca, falecido em 2015, considerado um dos principais compositores da música regional de Mato Grosso do Sul.

Roca é autor, em parceria com Paulo Simões, da música “Trem do Pantanal”, sucesso na voz de Almir Sater. Considerado maldito por seus pares, era chamado de príncipe por Arrigo Barnabé. Sua produção musical pode ser considerada pequena, se tomarmos como referência a quantidade de composições e discografia, mas analisada a fundo, perceberemos um artista de voz potente e marcante, com composições inspiradas e profundas.

São polcas, rocks, chamamés, guarânias e até baladas, e Márcio de Camilo, amigo e admirador de Roca, aprofundou-se na pesquisa para definir o repertório como “uma panorâmica deste artista reverenciado, cantado e gravado por amigos que, assim como ele, fizeram parte da ‘geração de ouro’ da música pantaneira sul-mato-grossense: Paulo Simões, Alzira E, Geraldo Espíndola, Tetê Espíndola, Almir Sater, entre muitos outros”, como afirma Camillo.

“Além de um músico que eu admirava muito, não só como compositor, mas como violonista, violeiro e cantor, Roca influenciou muito a música da minha geração”, conta o músico. “Além disso, ele era meu vizinho, morava em frente à minha casa. A gente saía para jantar, para conversar, éramos amigos. Conheço a obra dele e vejo a obra dele na minha, compusemos uma canção juntos, em parceria com outros compositores, chamada ‘Hermanos Irmãos’”, relembra Camillo.

“Também dividimos uma faixa no CD ‘Gerações MS’ chamada ‘Lá Vem Você de Novo’. Roca é referência e pedra fundamental na construção da moderna música sul-mato-grossense. Ele soube ler a música de fronteira, mesclando elementos do rock, do pop, do folk, criando um estilo único. Ele é um verdadeiro representante do folk brasileiro”, conta.

A arte visual do show, com fotos feitas por Lauro Medeiros, foi baseada no álbum “Veneno Light”, que Geraldo Roca lançou em 2006. A foto principal de divulgação do show faz referência direta à capa deste álbum, cuja foto original é assinada pelo cineasta Cândido Fonseca. (Da Redação)

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Curiosidades

1º de abril: verdades sobre a origem do Dia da Mentira

Existem várias versões sobre o surgimento da data onde é "permitido" pregar peças

01/04/2025 07h00

1º de abril, dia da Mentira

1º de abril, dia da Mentira pathdoc / Shutterstock.com

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Mentir é um ato provavelmente tão antigo que podemos considerá-lo milenar. No entanto, o Dia da Mentira passou a ser celebrado oficialmente em 1º de abril a partir da instituição do Calendário Gregoriano, no século 16, em substituição ao Calendário Juliano, determinado no Concílio de Trento (o conselho ecumênico da Igreja Católica), na Itália.  

O calendário Gregoriano divide o ano em quatro estações distribuídas ao longo de 12 meses, ou 365 dias, de acordo com o movimento da terra e estabelece o primeiro dia do ano em 1º de janeiro. 

Historiadores contam que, com a instituição do novo calendário pelo papa Gregório XIII, em 1582, parte da população francesa se revoltou contra a medida e se recusou a adotar o 1º de janeiro. Os resistentes à mudança sofriam zombarias pelo resto da população, que os convidavam a festas e comemorações inexistentes no dia 1º de abril. Eram chamados de “tolos de abril”, já que este é o mês que a Páscoa acaba ocorrendo na celebração católica, evento que, anteriormente, iniciava o ano. 

Desse modo, nascia a tradição de zombaria e pregação de peças nesse dia, como uma forma bem humorada de protestar contra novas mudanças. 

Já a Encyclopedia Britannica, do Reino Unido, defende que as verdadeiras origens do Dia da Mentira não são totalmente conhecidas, já que a data é próxima à data de festivais como a Hilária, da Roma Antiga, em 25 de março e a celebração de Holi na Índia, que termina em 31 de março, que podem ter influenciado esse marco. 

No Brasil, a tradição de pregar peças no Dia da Mentira foi introduzida no ano 1828, quando o jornal mineiro A Mentira resolveu fazer uma brincadeira “mentirosa” e trouxe, na sua primeira edição, a morte de Dom Pedro I na capa, sendo publicado justamente no dia 1º de abril. Porém, o monarca só viria faleceu anos depois, em 1834, em Portugal. 

Em todos os casos, a ideia central do Dia da Mentira é fazer alguém acreditar em algo que não é verdade, sendo “feito de bobo”. Hoje, é comum receber ou enviar mensagens com brincadeiras aos mais próximos para dizer que a pessoa “caiu no 1º de abril”. 

Quando se torna um problema clínico

Apesar de ser “permitido” nessa data, a mentira pode se tornar um hábito e comprometer e degradar relações sociais. Notícias falsas ou com dados manipulados, por exemplo, podem ser considerados fake news e são punidas legalmente. 

Para o psiquiatra Fernando Monteiro, existem vários níveis de análise para a questão da mentira. Para ele, mentira é dar alguma informação ou omitir alguma informação de forma deliberada para uma outra pessoa.

“Imagine, por exemplo, uma pessoa que fala que existe uma conspiração da máfia chinesa para matá-la. Se essa pessoa realmente acredita nisso, dizemos que ela está ‘delirando’. Mas se ela não acredita nisso de verdade, ela está ‘mentindo’.Agora, imagine uma pessoa que diga que o Sol é um planeta. Mas ela está dizendo isso pois não teve acesso às descobertas científicas atuais. Nesse caso, ela não está 'mentindo', ela só está 'equivocada'. Como nossa mente é limitada, podemos cometer erros não intencionais. E isso é diferente de 'mentir', comenta o médico.

Fernando continua dizendo que a mentira, assim como diversos comportamentos, faz parte do espectro normal do ser humano.

“Como diria o Dr. House, "todo mundo mente". Não que isso seja certo ou errado, mas é um fato”, afirma e complementa dizendo que devemos tomar cuidado para “não transformar em doença, aquilo que é apenas um comportamento humano.” 

No entanto, existe um ponto onde esse comportamento pode se tornar estranho e anormal, quando deixa de ser algo normal do ser humano e se torna algo “patológico”. O médico explica que, quando uma pessoa desenvolve uma perturbação clinicamente significativa, causando prejuízos na vida social, educacional, profissional, ela desenvolveu um transtorno ou doença mental. 

“Para a mentira alcançar níveis preocupantes do ponto de vista Psiquiátrico, dois fatores são fundamentais: 

  • A pessoa precisa ter uma perda do controle do comportamento. (Exemplo: ela não tem absolutamente nenhum motivo para mentir, mas o impulso de mentir é tão forte que ela o faz.)
  • O comportamento precisa estar afetando várias áreas da vida (relacional, profissional, educacional, etc)”, finaliza. 

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