Correio B

Diálogo

Com os partidos políticos definindo seus rumos, começou a temporada de... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira (10)

Continue lendo...

ARNALDO JABOR - ESCRITOR BRASILEIRO

O que você procura pode ser impossível de achar. Então, procure algo que você pode achar e seja feliz ao invés de passar a vida inteira procurando algo indefectível, que você nunca vai encontrar”.

FELPUDA

Com os partidos políticos definindo seus rumos, começou a temporada de “balcões de negócios”, e algumas figurinhas estarão “criando dificuldades para vender facilidades”. São aquelas que, mesmo não tendo chances de se reeleger ou nem sequer de disputar votos, criam problemas: reclamam de perseguição, ameaçam bater às portas da Justiça para garantir vagas nas chapas e por aí vai. Tudo para fazer acerto$. Aliás, tem gente sinalizando que vai criar problemas, e os partidos, segundo os bastidores, estão buscando “antídotos” para neutralizar, desde já, tais encrencas. Afinal...

Escorpiões

A principal causa dos acidentes com animais peçonhentos em MS continua sendo os escorpiões, liderando as notificações entre 2023 e 2024, mesmo em meses fora da temporada de calor e chuvas.

Mais

Segundo a Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da Secretaria de Saúde, no total, foram 13.227 notificações, sendo 75,71% relacionadas a escorpiões.

Após uma pausa de três anos no Brasil, neste ano, o Guia Michelin voltou a publicar sua aguardada seleção. São Paulo, com 11 restaurantes premiados, segue como um dos principais polos gastronômicos da América Latina. Receberam duas estrelas Michelin, o D.O.M., comandado pelo chef Alex Atala (foto), Evvai (chef Luiz Filipe Souza) e Tuju (chef Ivan Ralston). Criado em 1900, o guia se transformou na principal referência de excelência culinária no mundo. Os restaurantes são avaliados por inspetores anônimos com bases criteriosas. As classificações vão de uma a três estrelas.

Juliana Manzione e Leonardo Goulart

 

Lisa Nicole James

Sem martelo

O caldeirão político está em ebulição em função das muitas especulações sobre o destino político do governador Eduardo Riedel e do ex-governador Reinaldo Azambuja. Embora nos meios políticos se fale que ambos poderiam ir para o PL ou o PP, o martelo ainda não foi batido. O fato é que, se MDB, Republicanos e PSD formarem uma federação, poderia ser mais um caminho para se escolher, ao menos para Riedel.

Arranjo

A federação tiraria o MDB da “inanição” com o reforço do Republicanos e do PSD. A união desses três partidos acontecendo, o governador Riedel poderia se filiar ao Republicanos, partido de centro-direita, que é a sua pretensão para continuar a jornada política. Além da candidatura à reeleição, teria quadros para formar chapas competitivas, bem como dois nomes para o Senado: 
da ministra Simone Tebet (MDB), e do senador Nelson Trad Filho (PSD), candidato à reeleição.

Desistiu?

O dito popular que ensina que é no caminho que a carga se ajeita na carroceria cai como uma luva na política. O deputado federal Geraldo Resende teria desistido de disputar uma das vagas ao Senado pelo novo PSDB. Por certo, entendeu sobre o que se comenta nos meios políticos: enfrentar o ex-governador Reinaldo Azambuja seria dar murro em ponta de faca, pois todo o tucanato está fechadíssimo com o ex-governador. Resende deverá disputar a reeleição.

ANIVERSARIANTES

Dr. Hélio Mandetta,
Antônio Nadra Jeha,
Dra. Vera Lúcia Quelho Benigno dos Santos, 
Dr. Cláudio Albernaz César,
Daniel Albuquerque,
Antônio dos Anjos Branco,
Darlene Gomes Arentes,
Marina Aparecida de Souza,
Wanderson Batista Silva,
Johann Zopff Medina Soares,
Geracina Garcia de Lima,
Arlindo Zamigman,
José Admilson Leite da Silva,
Nobuco Sato Amaro,
Paulo Alves de Miranda,
José Narciso de Souza,
Yara Maria Passos Viana,
Edson Francisco de Oliveira,
Jone da Conceição Pereira,
Constantino Silva Santana,
Elisa Nagamine Oshiro,
Dr. Sérgio Luiz Morelli,
Maria Aparecida Stielhler Fachini, 
Dra. Maria da Graça Severo dos Santos,
Margarida Tamashiro de Oliveira, 
Luiz Claudio Hugueney de Faria,
Artur Silva Maciel,
Ilde Edi Francois do Prado,
Antoliana Acosta,
Nelson Francisco Barbosa,
Ariana Felisberto, 
José Alcides dos Santos,
Hermes Quirino de Souza, 
João Anselmo Antunes Rocha, 
Alda Regina Neves da Cunha Moura,
Maurício Arruda,
Antônio Barbosa Moreno,
Fermiano Yarzon,
Hugo Tamura,
Maria Lúcia Fialho Oliveira,
Marlon Maciel,
Sandra Silvia Oliveira Barboza,
Luiz Antônio Ruiz Savério,
Umbelina Alves Martins,
Amanda Trad Peron, 
Dr. Luis Abrahan Taleno Orozco,
Maria Helena Vendrame,
Raquel Medeiros Cândia,
Izaltina Coelho,
Erinaldo Motta,
José Paulo de Souza Bail,
Ruth Vânia Soares,
Hilda Borba de Oliveira,
Paulo Lobo Júnior,
Aparecida de Lurdes Gonçalves de Oliveira,
Bianca Anelli Gianini,
Maria Margarida da Silva,
Alda Garcia de Oliveira,
Eudóxio Ferreira Machado,
Sofia Ledesma Peixoto,
Michelly Lanzarini,
Syrley Mendes Nogueira,
Lúcia Helena Monteiro,
Elias El Daher,
Maria Cândida Barbosa,
Kênia Fátima Bernardes,
Dr. Francisco Yocio Asato, 
Eliliane Ruiz,
Cleide Aparecida de Souza,
Hélio Albino dos Santos,
Benito Cristaldo,
Odette Badocco Ferraz Pacheco,
Paulo Augusto Gaspareto Ferreira,
Raimunda Ferreira de Freitas Moraes,
Carlos Roberto Mancilla,
Cleuza Clenir Pereira Borges,
Ronaldo Francisco Regis,
Givanildo Spessoto Rondina,
Elias Vargas Nogueira,
Letícia Daltrói,
Alady Souza Nogueira,
Josemar Rodrigues de Oliveira,
Fábio Freitas Corrêa,
Adir Barbosa Júnior,
Luis Sosa dos Santos,
Renata Enedite Pinto Pereira dos Santos,
Valdemar dos Santos,
Karen Leticia Tarasiuk,
Ricardo Kaoru Higa, 
Adriana Lazari,
Marcos Francisco Perassolo,
Ana Lúcia Beata Lacorte,
Henrique Costa Gasparin, 
Kelly Cristina Alves Soares, 
Antônio Paulo Rossetto,
João Eder Kruger,
Giuliano Ferreira Leal, 
Renea Lucy Guimarães, 
Glenda Gonçalves dos Santos, 
Anne Nascimento Ribeiro, 
Daniel Rodrigues da Silva,
Luiz Antônio de Figueiredo, 
Noemi Mendes Ferrigolo, 
Plínio de Oliveira Lima, 
Lúciana Lazarini Teixeira, 
Márcia Dias Lessonier Medeiros,
Ademar Ocampos Filho.

*Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B+

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 23 e 29 de junho. É hora de abrir o coração.

O Ás de Copas traz conexões sinceras, emoções verdadeiras e novas oportunidades criativas. Confie no fluxo e permita-se sentir.

22/06/2025 12h30

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 23 e 29 de junho. É hora de abrir o coração.

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 23 e 29 de junho. É hora de abrir o coração. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Um Recomeço pelo Coração

A energia desta semana é de abertura emocional e novos começos afetivos. O Ás de Copas como carta regente anuncia um período em que o coração se expande e se dispõe a sentir de forma mais verdadeira. É tempo de acolher novas possibilidades, seja no amor, nas amizades ou nos sonhos criativos.

Essa carta nos convida a dizer sim para o que desperta emoção, entusiasmo e conexão. “O amor é um grande mestre. Ele nos ensina a ser o que nunca fomos.” (Molière)

Na temporada canceriana, o Ás de Copas — carta ligada aos signos de água — nos conduz a abrir o coração para vínculos que nutrem.

É tempo de cultivar afeto, honrar a sensibilidade e permitir que as emoções transbordem com autenticidade e acolhimento. Câncer, signo de água, reforça esse chamado para mergulharmos nas conexões que realmente tocam a alma.

Essa vibração se intensifica com a Lua Nova em Câncer nesta quarta (25), um momento especial para plantar sementes ligadas ao lar, à família e às raízes emocionais. É uma lunação que pede reconexão com o que nos faz sentir protegidos e pertencentes.

O Ás de Copas nos lembra de fazer isso com afeto e autenticidade. Plante intenções voltadas para a nutrição emocional, os laços familiares e o autocuidado.

A semana também traz aspectos astrológicos que pedem atenção. No domingo (29), a oposição entre Mercúrio e Plutão pode trazer conversas desafiadoras, revelações inesperadas e tensões em relações próximas. Questões mal resolvidas tendem a emergir, e será difícil ignorar o que precisa ser encarado. O Ás de Copas aqui lembra: a vulnerabilidade é uma força.

Este é um convite para abrir o coração e lidar com os fatos com coragem e discernimento. É importante evitar manipulações e se abrir ao que precisa ser transformado, mesmo que isso gere desconforto. Seja honesto consigo e com os outros. O que surgir nesse dia pode ser doloroso, mas também pode abrir caminho para uma cura profunda e libertadora.

Descrição do Ás de Copas

Quando o Ás de Copas surge como carta regente, pode indicar que você alcançou um estado de realização pessoal e está pronto para iniciar um novo ciclo — começando do zero, mas com a profundidade e a coragem de quem se permite sentir, transformar e seguir em frente.

Nos baralhos de Marselha e Visconti-Sforza, ambos apresentam um único cálice, mas com representações bastante diferentes. No baralho de Marselha, o cálice lembra uma estrutura arquitetônica e traz um fundo azul na parte inferior — algo muito simbólico, já que este é o naipe da água. Já no Visconti-Sforza, o cálice dourado sobre dourado se assemelha a uma fonte, adornada com delicados detalhes florais.

O baralho Rider-Waite é, na verdade, uma fusão desses dois designs. O cálice surge como uma fonte que transborda em um lago sereno logo abaixo, evocando o fundo azul do baralho de Marselha. Acima da taça, uma pomba carrega no bico o que parece ser uma hóstia cristã, formando a imagem da Eucaristia.

Esse símbolo também nos remete ao Santo Graal, o cálice da Última Ceia, associado a significados profundos como gnose, vida eterna, busca espiritual e a Sagrada Família. Assim como no Ás de Ouros, o cálice é sustentado por uma mão de aparência divina. Pensando bem, talvez não seja coincidência essa carta aparecer justamente na semana seguinte ao feriado de Corpus Christi.

No Corpus Christi, celebramos a presença do sagrado no pão e no vinho, símbolos de renovação, entrega e comunhão. O Ás de Copas, ao surgir logo após essa data, reforça essa mensagem de abertura, conexão e transbordamento do amor divino.

É como se a carta viesse nos lembrar de que o cálice da vida está pronto para ser recebido e compartilhado, convidando-nos a honrar nossas emoções, aceitar as bênçãos que chegam e abrir espaço para experiências que nos conectem com algo maior.

O Ás de Copas simboliza um novo começo, marcado por amor, alegria e um despertar espiritual. Esse despertar anuncia uma mudança de vida iminente, conectada a um momento de troca e abertura para o amor incondicional.

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 23 e 29 de junho. É hora de abrir o coração.Ásde Copas - Divulgação

A carta também traz a promessa de felicidade emocional, a possibilidade de reatar um relacionamento, o surgimento de um novo interesse amoroso, casamento e fertilidade — incluindo a concepção, o nascimento ou mesmo a adoção de um filho. O chacra cardíaco se expande, sinalizando o início de grandes possibilidades.

O chacra cardíaco regula nossa saúde emocional. Quando este chacra está equilibrado, você é capaz de dar e receber amor. Você se amará e será capaz de amar os outros incondicionalmente com compaixão, confiança, perdão, sabedoria, estabilidade e paciência. Você realizará seus desejos.

Já falamos sobre os Ases e como, em algumas escolas de leitura, eles são considerados começos, enquanto em outras são vistos como unificações ou culminações. Essa é a base para entendermos o Ás de Copas. Mas o que é uma "copa"? No tarô, as Copas costumam estar associadas às emoções, à intuição, à sensibilidade psíquica, aos impulsos criativos e ao amor.

Como a primeira carta do naipe, o Ás de Copas pode representar novas amizades ou novos relacionamentos amorosos; pode marcar o início de um projeto criativo ou o surgimento de uma nova ideia. Também pode ser lido como o despertar de uma paz interior, ou como um sinal de iluminação espiritual ou psíquica.

Se pensarmos no cálice como o Graal, essa carta pode simbolizar um objetivo, algo pelo qual estamos nos esforçando, mas que ainda parece distante — um farol que nos guia no início de uma jornada espiritual ou emocional.

Por outro lado, se vemos o Ás como um símbolo de culminação e unidade, essa carta pode representar a conquista da paz interior, da iluminação emocional ou espiritual, ou um marcador de um entendimento mais profundo e duradouro em um relacionamento ou nas relações interpessoais de forma geral — pode indicar sensibilidades e empatia ampliadas.

Considerando os elementos visuais das cartas, há um sinal claro de que o Ás de Copas fala sobre transbordamento — no sentido de "meu cálice transborda".

O Ás de Copas é uma verdadeira cornucópia de emoções ou intuições. Derramamento emocional, uma onda de força criativa ou amorosa, ou um sentimento de amor transbordante podem todos ser associados a esta carta.

Esta carta é um forte sinal de renovação emocional — um convite para sentir, acolher e se permitir. É uma oportunidade de nutrir as partes de você que pedem cuidado. Como você pode se renovar emocionalmente neste momento?

Resumo da semana:

Ótima fase para começar relações ou projetos que tragam entusiasmo emocional.

Período fértil para novos começos emocionais.

Excelente para fortalecer laços familiares e cultivar segurança emocional.

Conversas profundas e inspiradoras ganham espaço, especialmente até quinta.

No fim da semana, cuidado com disputas de poder e palavras duras, ciúmes ou comunicações carregadas —. Escolha o caminho da verdade, mesmo que ele seja desconfortável, mas vá com gentileza.

O Ás de Copas nos ensina a confiar no fluxo do coração e a se abrir para aquilo que pode nos renovar de dentro para fora.

A energia desta semana, guiada pelo Ás de Copas — uma carta que simboliza novos começos emocionais, abertura do coração, intuições mais nítidas e oportunidades de conexão genuína — indica uma grande probabilidade de você receber alguma oferta ou oportunidade com potencial de ser profundamente gratificante no plano emocional.

Um novo relacionamento, oportunidade ou experiência — seja no trabalho, nas amizades ou em uma mudança de estilo de vida — tem grande potencial para trazer felicidade e alegria à sua vida. Além disso, você pode confiar que qualquer proposta que surgir neste momento virá de um lugar genuíno, com intenções puras e sinceras do coração.

O Ás de Copas e a Energia da Semana

O Ás de Copas nos ensina a confiar no fluxo do coração e a nos abrir para o que pode nos renovar de dentro para fora. Nesta semana, essa carta guia nossas emoções e aponta para novos começos, conexões sinceras, intuições mais claras e oportunidades que tocam profundamente — seja um novo relacionamento, um projeto criativo ou até um novo olhar sobre si mesmo.

O Ás de Copas nos convida a encarar as situações com o coração aberto. Independentemente do tema — amor, amizade, trabalho, família ou decisões práticas —, siga com bondade, autenticidade e propósito. Esta carta é um sinal claro de felicidade e alegria a caminho, algo emocionalmente gratificante. Aproveite!

Outro tema central do Ás de Copas é a purificação. Este é um momento propício para limpar o que já não faz sentido, abrir espaço para o novo e permitir que áreas da vida sejam renovadas. Cura, recomeço, intuição e novos ciclos estão em pauta.

O Ás de Copas também traz simbologias ligadas à fertilidade e ao transbordamento criativo. Seja gestando uma nova vida, seja dando forma a projetos e ideias, é um sinal de que bênçãos e frutos abundantes estão a caminho.

Se há preocupações materiais, este é um lembrete de que o fluxo da abundância está disponível. O que você precisa — emocional ou materialmente — tende a se manifestar no momento certo e na medida exata.

Na minha opinião, a carta do Arcano Maior que melhor se correlaciona com o Ás de Copas é O Mundo (XXI). Ambas as cartas representam a culminação de um ciclo e a manifestação de novas oportunidades, alegria e plenitude. São cartas que trazem uma forte sensação de realização, integração e alinhamento com o fluxo da vida.

Confie no poder do coração, no que te faz vibrar e seguir. Esta é uma semana para sentir, renovar e florescer. “Uma palavra nos livra de todo o peso e dor da vida: essa palavra é amor.” (Sófocles)

Uma ótima semana e muita luz,

Ana Cristina Paixão

Correio B

Domingo será de festas juninas, música e programação cultural gratuita

Celebrações religiosas e culturais movimentam a Capital com destaque para a Festa da Padroeira de Mato Grosso do Sul, além de arraiás, cinema e encontros temáticos

22/06/2025 10h00

Campo Grande tem domingo com festas juninas, música e programação cultural gratuita

Campo Grande tem domingo com festas juninas, música e programação cultural gratuita Divulgação

Continue Lendo...

Campo Grande vive um domingo (22) marcado por celebrações religiosas e culturais, com destaque para a VIII Festa da Padroeira de Mato Grosso do Sul, realizada no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Avenida Afonso Pena, 377, bairro Amambaí. A festividade teve início na sexta-feira (20) e segue até o dia 29 de junho, com entrada gratuita e uma programação repleta de fé, tradição e cultura popular.

Com o tema “Maria, ajudai-nos a ser um testemunho da reconciliação e da esperança”, a festa reúne comidas típicas de arraiá, pratos regionais, atrações musicais, missas, procissões, peregrinações, orações e apresentações culturais. Neste domingo, a atração principal será o show da dupla Ruan Benitez & Victor Souza, a partir das 18h.

Para a realização da festa, duas vias próximas ao Santuário foram interditadas desde sexta-feira e permanecerão fechadas por 10 dias: a Rua Amando de Oliveira e a Rua Camapuã, ambas nos cruzamentos com a Avenida Afonso Pena. As ruas dão acesso à estrutura montada com palco e praça de alimentação.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a Padroeira de Mato Grosso do Sul e também das cidades de Antônio João, Bodoquena, Caracol, Itaquiraí e Sete Quedas. Sua data comemorativa é 27 de junho, reconhecida como data festiva oficial do Estado por meio de Lei Estadual sancionada em 27 de novembro de 2017 — embora a data não seja considerada feriado.

Em 2 de junho de 2022, a devoção foi oficialmente reconhecida também pela Igreja Católica. Por meio de decreto da Santa Sé, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passou a ser Padroeira do Estado perante a autoridade pontifícia.

Além da Festa da Padroeira, outros eventos movimentam Campo Grande neste domingo:

  • 4º Arraiá Imaculado Coração de Maria – A partir das 19h, na Paróquia Imaculado Coração de Maria (Av. Hiroshima, 1233 – Carandá Bosque).
  • 33ª Festa do Padroeiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Com show de Paulo Prado, às 19h, na Avenida Mato Grosso, 3280.
  • Pastelada do Quiça – A partir das 19h no Quiça Bar (Rua Euclides da Cunha, 488), com música ao vivo.
  • Encontro da Cultura Japonesa – Das 10h às 22h, no Shopping Bosque dos Ipês (Av. Cônsul Assaf Trad, 4796), com feira e apresentações culturais.
  • Sessão de Cinema “Baby” – Às 20h, na Capivas Cervejaria (Rua Pedro Celestino, 1079 – Centro), em celebração ao mês do orgulho LGBTQIAPN+.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).