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TELEVISÃO

Com roteiro criativo e grande elenco, minissérie "Som & Fúria" completa 10 anos de exibição

Com roteiro criativo e grande elenco, minissérie "Som & Fúria" completa 10 anos de exibição

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O prestígio de Fernando Meirelles como cineasta acabou aproximando a O2 Filmes, produtora do qual é sócio, da Globo. Após parcerias de sucesso como “Cidade dos Homens” e “Antônia”, o diretor já buscava outros projetos para apresentar à emissora quando, em uma viagem ao Canadá, ficou fascinado pela estrutura narrativa da série “Slings and Arrows”, de 2003. A trama conta a história de uma trupe teatral que vive entre a realidade e a fantasia nos palcos e nos bastidores. A cada montagem de uma das densas peças do dramaturgo inglês William Shakespeare, os personagens vivem com muito humor seus dramas pessoais. Adaptada ao Brasil há exatos 10 anos sob o título de “Som & Fúria”, a minissérie de 12 episódios foi ambientada na efervescente e disputada cena teatral paulistana, com direito a todos os clichês e estereótipos locais: o diretor conceitual, a atriz madura que se sente ameaçada por novos talentos e o preconceito com intérpretes oriundos da televisão. “Assisti à versão canadense em 2007, gostei muito e mandei pro Guel (Arraes, diretor artístico da Globo). Ele também adorou e já encomendou a adaptação. Acho que o grande barato dessa produção foi apresentar Shakespeare de forma simples e popular, tirando o caráter acadêmico que sua obra ganhou com o passar dos anos”, valoriza Meirelles.

Na trama, Dante, Oliveira e Elen, personagens de Felipe Camargo, Pedro Paulo Rangel e Andrea Beltrão são amigos de longa data e têm a vida completamente impactada depois de uma apresentação de “Hamlet”, quando Dante, que fazia o papel principal, surta e sai no meio da cena. O episódio abala profundamente a relação entre eles, já que Dante e Elen viviam uma história de amor fora dos palcos, e Oliveira estava no auge de sua carreira como diretor. Acreditando que Elen e Oliveira são amantes, Dante some da vida deles durante sete anos. Oliveira assume a direção artística da conceituada Companhia de Teatro do Estado (CTE), na qual Elen é a estrela. Já Dante fica à frente de uma pequena e falida companhia chamada Sans Argent. “Por conta de problemas pessoais do passado, a tevê parecia não se interessar mais em mim. Levei um susto quando o Fernando me ligou para falar do Dante, um protagonista complexo, genial e cheio de facetas. Esse trabalho mudou a minha vida e inaugurou um novo momento na minha carreira”, emociona-se Felipe Camargo.

O tempo passa e o reencontro do trio não poderia ser mais tenso: no velório de Oliveira, que morreu vítima de atropelamento. Além de ter que encarar as mágoas do passado com Elen, Dante também precisa lidar com o fantasma de Oliveira, que decide guiar seus passos e o recolocar no lugar de prestígio que um dia esteve. Dante acaba sendo chamado para assumir interinamente a direção artística da CTE. No novo cargo, além de criar uma nova versão de “Hamlet”, ele precisa lidar com a visão empreendedora de Ricardo, diretor administrativo da companhia, e Graça, ambiciosa funcionária da Secretaria de Cultura, papéis de Dan Stulbach e Regina Casé. “Eles querem que os espetáculos sejam mais lucrativos. Não entendem nada de arte ou de Shakespeare e acham que o teatro musical é a única opção válida para ganhar dinheiro. Ou seja, são personagens muito realistas”, brinca Dan, que ainda exalta a importância da série na apresentação de novos nomes da cena paulistana ao público de tevê, como Cecília Homem de Mello, Maria Helena Chira, Juliano Cazarré e Antonio Fragoso.

Toda captada em HDTV e gravada entre julho e novembro de 2008, a série teve como principal cenário as dependências e o palco do Teatro Municipal de São Paulo. A cidade, inclusive, tornou-se um personagem extra dentro da série, que percorreu outros pontos turísticos e ruas famosas. Por conta dos altos custos da locação e da logística para gravar no centro da cidade, uma réplica do teatro teve de ser construída nos estúdios da O2 Filmes, em Cotia, interior paulista. “A gente precisava do cenário real, mas também era interessante gravar em um ambiente com mais controle de cena. Foi um trabalho minucioso de cenografia e que nos deu mais conforto e domínio”, explica Meirelles. Os figurinos criados por Verônica Julian exclusivamente para a produção também se destacaram ao longo da minissérie. Ao todo, 500 peças foram utilizadas. Além do vestuário do dia a dia dos personagens, a equipe também teve de confeccionar itens de alfaiataria para as oito montagens de espetáculos de Shakespeare encenados nos episódios, entre eles “Macbeth”, “Sonho de Uma Noite de Verão” e “Romeu e Julieta”. “Foi um trabalho muito bem idealizado e que mostrou a vontade da emissora em investir em uma teledramaturgia mais ousada”, destaca Guel Arraes.

OSCAR 2026

Wagner Moura tem 91,34% de chance de vencer o Oscar, aponta ranking

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%

21/12/2025 23h00

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62% Divulgação

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As expectativas brasileiras para o Oscar 2026 crescem antes mesmo do anúncio oficial dos indicados, previsto para 22 de janeiro. Wagner Moura aparece entre os nomes mais fortes da disputa pelo prêmio de melhor ator, segundo um novo levantamento do site especializado Gold Derby.

De acordo com a projeção, o ator brasileiro tem 91,34% de chance de vitória, porcentual que o coloca na terceira posição entre os 15 nomes mais bem colocados na categoria. A lista reúne artistas que já figuram entre os pré-indicados e aqueles acompanhados de perto durante a temporada de premiações.

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%. Wagner aparece logo atrás, à frente de nomes como Michael B. Jordan e Ethan Hawke.

As estimativas do Gold Derby são elaboradas a partir da combinação de previsões de especialistas de grandes veículos internacionais, editores do próprio site que acompanham a temporada de premiações e um grupo de usuários com alto índice de acerto em edições anteriores do Oscar.

O Agente Secreto está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e de Melhor Escalação de Elenco, em lista divulgada no último dia 16, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março, com transmissão da TNT e da HBO Max, e terá novamente Conan O’Brien como apresentador. A edição também deve ampliar a presença brasileira na premiação: produções nacionais como O Agente Secreto já figuram em listas de pré-indicados da Academia, em categorias como Melhor Filme Internacional e Melhor Escalação de Elenco.

Ranking do Gold Derby para o Oscar 2026 de melhor ator:

1. Leonardo DiCaprio (95,08%)

2. Timothée Chalamet (93,62%)

3. Wagner Moura (91,34%)

4. Michael B. Jordan (83,35%)

5. Ethan Hawke (73,46%)

6. Joel Edgerton (25,24%)

7. Jesse Plemons (7,09%)

8. George Clooney (4,25%)

9. Jeremy Allen White (4,06%)

10. Dwayne Johnson (2,64%)

11. Lee Byung Hun (2,52%)

12. Oscar Isaac (0,83%)

13. Daniel Day-Lewis (0,39%)

14. Brendan Fraser (0,31%)

15. Tonatiuh (0,24%)
 

Correio B+

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

Bailarina, atriz e criadora do método Dança Integral, Keila Fuke transforma o movimento em linguagem de escuta, autocuidado e reinvenção feminina

21/12/2025 20h00

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos Foto: Divulgação

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Keila Fuke fala de dança como quem fala de família. Não no sentido de abrigo confortável apenas, mas de território vivo - onde moram memória, desejo, silêncio e prazer. Quando ela diz que o corpo é templo, não soa místico. Soa prático. Soa vivido.

“A dança é uma arte que se expressa pelo corpo, e o corpo é nossa casa, templo sagrado e cheio de emoções, histórias e prazer”, diz. Para ela, quando uma mulher escuta e sente o próprio corpo, algo essencial se reorganiza: “ela realmente se conecta com sua essência primária, seus desejos, e consegue ir para a vida de forma mais consciente”.

Há mais de três décadas, Keila dança, atua, coreografa e cria. Sua formação artística começou ainda na infância e se expandiu por diferentes linguagens (dança, teatro, musical e direção), construindo uma trajetória consistente nos palcos brasileiros. Nos grandes musicais, viveu a intensidade da cena em produções como “Miss Saigon”, “Sweet Charity”, “A Bela e a Fera”, “Victor ou Victoria” e “Zorro” (experiências que aprofundaram sua relação com a disciplina, a entrega e a presença).

Foi também no teatro que sua trajetória profissional ganhou contorno definitivo. Keila estreou ao lado de Marília Pêra, em “Elas por Ela”, num encontro que deixaria marcas profundas em sua forma de compreender a arte. A convivência com Marília reforçou a noção de que o palco exige verdade, escuta e disponibilidade (valores que atravessam seu trabalho até hoje).

Mas só quem escuta com atenção percebe que sua trajetória não foi guiada apenas pela busca da forma perfeita ou do espetáculo bem acabado - e sim por uma pergunta insistente: o que o corpo ainda tem a dizer quando a vida muda de ritmo? Essa pergunta atravessa tudo o que ela faz hoje.

Ao falar sobre movimento, Keila não separa o gesto do afeto, nem a técnica da emoção. “A dança revela a comunicação entre o mundo interno e o externo. O gesto se torna linguagem, o movimento vira verdade.” Talvez seja exatamente por isso que tantas mulheres chegam às suas vivências depois de períodos de exaustão: ali não se pede performance, mas presença.

Existe algo de radicalmente gentil na forma como Keila olha para o corpo feminino. Especialmente aquele que atravessa a maturidade. A menopausa, tema ainda cercado de silêncio, aparece em sua fala como travessia, não como falha. “Todas as mulheres irão passar por esse portal ao entrar na maturidade”, afirma. “Não para corrigir o corpo, mas para reconhecê-lo.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos         B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Foi desse entendimento que nasceu o método Dança Integral, desenvolvido a partir da integração entre sua experiência artística e seus estudos terapêuticos. Ao longo dos anos, Keila aprofundou-se em yoga, meditação, tantra, bioenergética e consciência sistêmica, incorporando esses saberes à dança. “É um trabalho que convida a mulher a ativar e integrar seus corpos (físico, mental e emocional) devolvendo consciência, presença e escuta.”

Na prática, o movimento deixa de ser esforço e passa a ser aliado. O corpo volta a circular energia, as emoções encontram expressão e a mente desacelera. “No movimento consciente, o corpo lembra que não nasceu para ser corrigido, mas habitado.” Quando isso acontece, o corpo deixa de ser campo de conflito e volta a ser morada.

A ancestralidade japonesa que Keila carrega atravessa profundamente esse olhar. Mestiça de origens japonesa, italiana, alemã e libanesa, ela se reconhece como uma mulher amarela e traz dessa herança a disciplina entendida como cuidado. O respeito ao tempo, ao silêncio e ao gesto essencial molda sua relação com o movimento, a prática e o feminino. Espiritualmente, o corpo é templo, o movimento é ritual e a repetição, um caminho de aperfeiçoamento interno.

Ao mesmo tempo, Keila é mistura. Emoção, calor e invenção brasileira convivem com rigor e silêncio. “Vivo entre tradição e vanguarda, entre raiz e criação”, diz. É dessa fusão que nasce um trabalho que não se fixa nem na forma nem no conceito, mas no estado de presença.

Essa escuta sensível também se manifesta fora das salas de dança. Há 17 anos, Keila atua na Fundação Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão, onde integra a formação artística de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ali, ela participa da criação de um núcleo de teatro musical que utiliza a arte como ferramenta de educação, inclusão e fortalecimento da autoestima. “Com eles, aprendo que sensibilidade não é fragilidade, é potência.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anosB+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Falar de reinvenção aos 59 anos, para Keila, não tem a ver com começar do zero. Tem a ver com fidelidade. “Se reinventar é um gesto de fidelidade à vida.” Ela fala de saúde emocional, de vulnerabilidade, mas também de prazer, curiosidade e desejo. “Depois dos 50, algo se organiza internamente: ganhamos coragem para comunicar quem somos e ocupar nosso lugar sem pedir permissão.”

Existe algo profundamente político nesse corpo que segue dançando sem pedir licença ao tempo. Que reivindica delicadeza sem abrir mão de força. “Dançar, assim, é um ato político e espiritual”, diz. “É a mulher dizendo ao próprio corpo: eu te vejo, eu te respeito, eu te celebro.”

Quando Keila afirma que cada passo é uma oração, a frase ganha densidade. “Hoje, a oração que guia meus passos é a gratidão em movimento.” Gratidão por estar viva, criando, aprendendo e colocando o talento a serviço da vida. “Que minha arte continue sendo ponte - entre corpo, alma e coração.”

Talvez seja isso que faz de Keila Fuke uma presença tão inspiradora: não apenas o que ela construiu nos palcos, mas a forma como permanece. Em movimento. Em escuta. Em verdade.

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