Correio B

Correio B

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quinta-feira, 9 de março de 2023

Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

Cecília Meireles - poeta brasileira

Aprendi com as primaveras 
a deixar-me cortar 
e a voltar sempre inteira”.


FELPUDA

Parlamentar teve requerimento rejeitado pelos colegas, que consideram um mero “ato político” a exigência do documento: um raio X dos servidores públicos, desde nomes e salários até locais nos quais estão alocados. Antes da votação pelo arquivamento da solicitação, um dos deputados “orientou” o autor a designar um dos 20 assessores que tem em seu gabinete a ler diariamente o Diário Oficial, para que anotasse quem foi nomeado, órgãos nos quais darão expediente, salários e outras coisas mais. Ironicamente, o parlamentar informou: “Está tudo lá”.


Mesmo barco


A fusão de alguns partidos, que está em andamento no plano nacional e que, obviamente, será adotada em nível estadual, deverá criar situações inusitadas. Uma delas será colocar no mesmo barco antigos adversários. Estará prevista, com as definições, a guerra dos egos. Resta esperar.


Mudanças

Na questão das federações, quando partidos se unem e atuam em conjunto na mesma direção, a situação não deverá ser diferente. Nas eleições municipais, com a abertura da janela partidária para vereadores, deverão ocorrer revoadas daqui para lá e de lá para cá. Afinal, bicudos não se beijam.


O gabinete 962, localizado no nono andar da Câmara dos Deputados, em Brasília, virou ponto de encontro para debates e discussões sobre os rumos da política nacional. É de lá que o deputado federal tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS) despacha semanalmente e apresenta o podcast Endireita Brasil, que vai ao ar todas as quintas-feiras, a partir das 18h (de MS), nas redes sociais do parlamentar. A primeira edição ocorreu no dia 23 de fevereiro e teve como convidado de honra o jornalista Alexandre Garcia. Já no dia 2 de março, contou com a participação do deputado federal Marcos Pollon (PL-MS).

Rodrigo Knorst e Emely Maluf Knorst com o filho Romeo

 

Pritika Swarup. Foto por: Giovanni Mocchetti/bfa.com


Avanço

Falta pouco para o PSDB ultrapassar o número de mais de 40 prefeitos em MS. Atualmente são 37, mas as articulações estão fortes para ampliar o quadro. E há quem garanta que acontecerá antes das “águas de março fechando o verão”, como diz a letra da composição de Tom Jobim. Isso ocorrendo, os tucanos passarão a ter território político vasto no Estado.


Na esteira

Como segundo maior partido de MS, o PP também deverá tentar aumentar as cadeiras nos Executivos municipais. Hoje, a sigla está à frente das gestões de 21 municípios. A fusão de partidos poderá contribuir para que os descontentes procurem o Progressistas. Isso sem contar alguns prefeitos que estão em siglas sem representantes nos Legislativos federal e estadual e buscam novo endereço para brigar pela reeleição.


Golpistas


Policiais estão em campo para identificar os responsáveis por um site que se passa pelo endereço oficial de pagamento do IPVA, levando o contribuinte ao erro e aplicando golpe. O governo informou que o anúncio fraudulento está intitulado como “IPVA2023–IPVA-pagedemo.co”, e que o “site dublê” acessava, em segundo plano, a plataforma da Secretaria de Estado de Fazenda. Outro detalhe: no endereço mantido pelos golpistas, também eram gerados documentos falsos de arrecadação. Os serviços foram suspensos por 24 horas para que fossem ampliadas as medidas de segurança.


Aniversariantes


Dr. Estevom Molica Neto,
Ticiana Contis,
Dr. Gustavo Gottardi,
Jussara Gadir Vollkopf,
Alexandre Bastos,
Francisco Elivaldo de Sousa,
Gaspar Gomes Nogueira,
Silvio Ferreira Neto,
José Ramão Marinho,
Marcus Vinicius Tedesco,
Andre Anderson Brito da Silva,
Cilmara Aparecida Antunes Ricart,
Marcelo Christiano da França,
Rogério Bataglin Kerkhoff,
Cleusa de Oliveira Mira,
Norma Helen Medina,
Ronaldo Furtado Borges,
Lázaro Borges de Oliveira Filho,
Marcelo Silva Garcia,
Thaís Pontim Gomes,
Zuleide de Arruda Ferreira,
André Luiz Gonçalves,
Maria Rosane Borges Fook,
Tânia Gonçalves Martins Neder, Glaucia Coldibelli Francisco,
Wilson Simões Pessoa,
Dr. Carlos Alberto Matsuda,
Dr. Ricardo Assed Bezerra da Silva,
José Eduardo Amâncio da Motta,
Edna Maria Bojukian Sarubbi,
Aidee Alcântara de Matos,
Ana Ferreira de Melo,
José Augusto Bittar,
Euflávio Alves de Souza,
Jaime Alves Sandim,
Ana Regina Almeida Serra,
Edirce França,
Nara Maria Oliveira,
Milton Enes,
Nelvio de Almeida Matsuda,
Maria Helena Nobrega,
Edina Ferreira de Mello,
Benedito Roberto Nascimento 
de Araujo,
Celina Arakaki,
Isadora Macedo Moraes,
Lucas Gameiro de Sena,
Limírio Taveira de Rezende,
Orlando Pereira Maluf,
Syuzi Ajiki,
Rodrigo Silva Destro,
Idalina Pereira Alves,
Luiza Carmem de Oliveira Gattass,
José Paulo de Macedo,
Revelino Ayala Samaniego,
Rogério Ayala Samaniego,
Diniz Garcia Azuaga,
Rafaela Adriana Pelissari,
Nancy Angélica Costa de Oliveira,
Albertino Nunes Ferreira,
Teotônio Monteiro da Silva Neto,
Osmundo Pereira Dantas,
Sandra Maria Alves da Cruz,
Neuisller Cosmos Lopes dos Santos,
Rose Emily Pippus Rosso,
Karina Barbiere Rodrigues,
Ilidio Teixeira de Souza Filho,
Rodrigo Correa Amarilla,
Welington Cavallaro,
Rodrigo Torres Corrêa,
Marco Antonio dos Santos Braga,
Ecio Luis Menoncin,
Ricardo Amaro Costa,
Natalícia Martins Campos,
Eliane Araujo e Silva Félix,
Adauto Rosa Bilaia,
Guilherme Antonio Batistoti,
Flávio Fabrão Moraes,
Angela Maria dos Santos Zulim,
Natalia Aletéia Rodrigues Chaise,
Osny Peres Silva,
Ilda Almirão,
Dimas Bezerra da Silva,
Sheila Regina Lopes Dutra,
Mário Gilson de Oliveira Pereira,
Vanderson Matricardi,
Danilo Jorge da Silva,
Marli Sarat Sanguina,
Aurea Machado Vidal,
Diego Negreto Catan da Silva,
Carlos Alberto Almeida 
de Oliveira Filho,
Simone Chaves Ouriveis,
Gisele Peixoto Lima,
José Eduardo Malheiros,
Edson Luis Schmeiske,
Antônio Carlos Biffi,
Miliana Keila Ferreira,
Júlio Dias de Almeida,
Claudia de Araújo Melo,
Otávio Ferreira Neves Neto,
Maria Luiza Carneiro Ferreira,
Fátima Assis de Lima,
Luiz Carlos Mendes da Silva,
Maria Alzira dos Santos Braga,
Oswaldo Costa da Rosa,
Andressa Oliveira Alves,
Mário César Dantas Borges,
Célia Rita da Silva de Rezende,
Rosa Maria Macedo,
Rui Correa Neves,
Flávia Alves de Oliveira.
 

Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B+

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

A lista de indicações revela forças, silêncios e tendências que devem marcar toda a temporada de premiações. Sinners domina, Wagner surpreende e Cynthia fica de fora.

13/12/2025 14h00

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

As indicações ao Critics’ Choice deste ano chegaram com aquela mistura deliciosa de obviedades confirmadas, surpresas estratégicas e ausências que vão ecoar pelas próximas semanas. Não é exagero dizer que, com essa lista, o jogo realmente começou e já com algumas peças bem posicionadas no tabuleiro.

Sinners no comando absoluto

O grande fato é inescapável: Sinners saiu da largada como o filme da temporada. São 17 indicações, um número que não deixa espaço para debate. Ele entra em tudo: Filme, Diretor, Ator, Roteiro, categorias técnicas, Elenco, Trilha, Canção. Quando uma produção aparece em quase todos os campos possíveis, ela naturalmente assume o posto de eixo gravitacional do ano. É aquele combo que a crítica adora: força dramática, acabamento técnico, ambição estética e performances que sustentam o pacote. Sinners não só lidera, ele estabelece o tom.

Logo atrás, One Battle After Another surge com 14 indicações, enquanto Hamnet e Frankenstein empatam com 11. É um grupo que revela o gosto de 2025/2026: cinema com assinatura, com textura, com direção que guia narrativa e atmosfera. Nada de lugar-comum — mesmo quando lidam com obras literárias ou universos de fantasia, esses filmes chegam com personalidade.

Bugônia cresce, Avatar diminui

Entre os movimentos mais reveladores da manhã está Bugônia entrando em Melhor Filme. Até pouco tempo, muitos tratavam a presença de Avatar: Fire and Ash como automática nas listas amplas, mas a vaga ficou com Bugônia. E isso não é acidental: o filme também aparece em Melhor Atriz (Emma Stone) e em Roteiro Adaptado, o que sinaliza que não é um candidato “alternativo”, mas uma força real na temporada. Avatar, ao contrário, ficou restrito ao espaço inevitável: Efeitos Visuais. Para um projeto concebido como megaevento, é um baque. O Critics’ Choice deixa claro que a escala, sozinha, não define relevância este ano.

Wagner Moura atravessa fronteiras

Um dos momentos simbólicos — e históricos — da lista é a indicação de Wagner Moura em Melhor Ator por O Agente Secreto, somada à presença do filme em Melhor Filme em Língua Estrangeira. Não é comum um protagonista de um filme internacional furar a bolha das categorias principais de atuação. Quando isso acontece, desloca a conversa. A indicação reforça tanto a força do filme quanto o impacto da performance. É um marco real para a presença latina nas premiações americanas e abre caminho para que O Agente Secreto circule mais amplamente na temporada.

Melhor Ator: a categoria mais competitiva do ano

A lista de Melhor Ator deixa claro que a corrida está mais apertada do que parecia. Além de Wagner, aparecem nomes que já estavam no radar e outros que chegam para consolidar suas chances:

• Joel Edgerton, por Train Dreams • Ethan Hawke, por Blue Moon • Mais Michael B. Jordan, Lee Byung-hun, George Clooney, entre outros
Com tantos filmes fortes aparecendo também em categorias de topo, essa é uma daquelas disputas que pode mudar semana a semana. Train Dreams, por exemplo, cresceu muito: entrou em Filme, Ator e Roteiro Adaptado e isso automaticamente fortalece Edgerton. Já Hawke, vindo de um filme mais isolado, depende do carinho dos votantes.

A categoria perfeita com o buraco mais comentado: Melhor Atriz

O grupo de indicadas a Melhor Atriz está impecável no conjunto, mas não sem um peso: a ausência de Cynthia Erivo por Wicked: For Good. Com seis vagas, deixar de fora a protagonista de um filme indicado em várias categorias, inclusive Melhor Filme, não passa despercebido. O Critics’ Choice abraça Amanda Seyfried, Emma Stone, Rose Byrne, Chase Infinity e outras grandes performances, mas o silêncio em torno de Erivo fala alto. Ela era tratada como nome praticamente garantido, e essa esnobada agora se torna um fantasma que a temporada precisará exorcizar — ou confirmar — nas próximas rodadas.

Direção: del Toro dentro, outros nomes fortes de fora

Na categoria de Direção, o espaço para Guillermo del Toro por Frankenstein já era esperado: o filme é um projeto de paixão e chegou com a marca emocional e visual que os votantes costumam prestigiar. Mas sua entrada implica ausências significativas: diretores que vinham sendo tratados como fortes na temporada ficaram de fora. Isso reforça uma tendência do ano: a crítica está priorizando obras com assinatura estética e emocional muito clara e sendo mais seletiva com continuações de franquias ou com cinema político mais direto.

Coadjuvantes e roteiros mSinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar.

E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes mostram onde a crítica está arriscando.
As categorias de coadjuvante e de roteiro ajudam a desenhar o segundo plano da temporada:

• Amy Madigan e Ariana Grande ganham força em Atriz Coadjuvante. • Jacob Elordi conquista espaço com Frankenstein. • O elenco de Sinners aparece em categorias diversas, reforçando a força coletiva do filme.

Em roteiro, o Critics’ Choice faz escolhas que deixam clara a intenção de ampliar a conversa:


- Weapons e Sorry Baby entram em Original, abrindo espaço para filmes fora do eixo óbvio. • Train Dreams, Bugônia, Hamnet e Nenhuma Outra Escolha formam um Adaptado sólido e variado. Quando um filme vai forte em roteiro, automaticamente fortalece seus nomes de atuação — é o caso de Train Dreams e Bugônia. O que a lista diz, no fim das contas o Critics’ Choice deste ano não só acende a temporada: ele revela um movimento coletivo. 

Sinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar. E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes.
 

CULINÁRIA

Motivo de discórdia na ceia natalina, uva-passa traz benefício à saúde

Item obrigatório para uns ou dispensável para outros no cardápio das ceias natalinas, a uva-passa, embora divida opiniões, traz benefícios à saúde; especialista destaca seu valor nutricional e versatilidade no preparo de receitas

13/12/2025 09h00

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes Divulgação

Continue Lendo...

Todo ano ocorre o mesmo debate nas famílias brasileiras: a inclusão – ou não – da uva-passa nas receitas natalinas. Enquanto uns defendem o toque agridoce que ela agrega aos pratos, outros nem querem ouvir falar da fruta desidratada no cardápio.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ticket, marca de vale-refeição e vale-alimentação, 37% das pessoas trabalhadoras no Brasil afirmam que colocariam uva-passa em tudo na ceia de Natal. Outros 43% se dizem indiferentes à fruta, enquanto apenas 20% declaram não gostar. A nutricionista Bárbara Tonsic ressalta que, para além do gosto pessoal, a uva-passa tem, sim, seu valor do ponto de vista nutricional.

“Por ser uma fruta desidratada, ela tem maior concentração de açúcar, sendo uma boa fonte de energia. Além disso, é rica em fibras solúveis, como os frutoligossacarídeos, que favorecem a saúde intestinal. Substâncias como o ácido tartárico ainda auxiliam na fermentação por bactérias boas, contribuindo para o equilíbrio da microbiota”, especifica Bárbara.

A uva-passa também se destaca por oferecer vitaminas e minerais importantes, como vitaminas do complexo B, vitamina A, cobre, ferro, cálcio, potássio e magnésio. Bárbara alerta, entretanto, que o consumo deve ser moderado.

“Por conta da alta concentração de carboidratos, ela pode não gerar saciedade tão facilmente e, nesse caso, é comum ultrapassar a quantidade recomendada”, pontua a nutricionista, que também é professora da área em um curso de ensino superior.

Claras e escuras

Outro ponto que gera curiosidade é a diferença entre as passas escuras e claras. Segundo a professora, as escuras têm maior teor de resveratrol e flavonoides, compostos antioxidantes conhecidos por seus benefícios contra o envelhecimento. Já as claras ou verdes têm menores quantidades desses compostos, mas continuam sendo uma boa opção.

E quanto aos pratos que podem ser enriquecidos com o sabor da uva-passa? Além do tradicional arroz natalino, a especialista sugere outras opções como salpicão, farofas, bolos, tortas e até caponatas.

“As uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações no cardápio natalino. Combinações como uva-passa com maçã ou abacaxi, queijos salgados, castanhas e carnes, como frango ou cordeiro, fazem bastante sucesso”, sugere Bárbara.

Corredores

A professora destaca ainda que o consumo regular de uva-passa pode trazer benefícios à saúde, principalmente por sua ação antioxidante e por melhorar o funcionamento intestinal.

Além disso, pode ser uma opção prática para corredores que precisam repor energia durante treinos ou provas mais longas.

“A verdadeira questão é saber combinar os pratos à sua mesa natalina e aproveitar tanto o sabor quanto os benefícios do alimento. Ame ou odeie, a uva-passa tem muito a oferecer”, reforça a nutricionista.

Benefícios da uva-passa:

> Redução de risco da diabetes tipo 2;
> Prevenção do câncer;
> Prevenção do infarto;
> Diminuição da pressão arterial;
> Prevenção da prisão de ventre;
> Melhora a saúde dos ossos;
> Controle de peso;
> Eliminação de radicais livres;
> Prevenção da anemia;
> Proteção à saúde do coração;
> Promove a saúde dos dentes.

*SAIBA

A origem da uva-passa vem da Roma Antiga, onde era utilizada nas celebrações como símbolo de fartura, alegria e prosperidade.

RECEITA Salpicão com uva-passa

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes

Ingredientes:

> 2 peitos de frango cozidos e desfiados;
> 1 xícara (chá) de uva-passa;
> 395 g de milho-verde;
> 395 g de ervilha;
> 2 cenouras descascadas e raladas;
> 1/2 xícara (chá) de azeitona verde sem caroço e picada;
> 1/2 xícara (chá) de maionese;
> 1/2 xícara (chá) de creme de leite;
> Sal, pimenta-do-reino moída, salsa picada e batata-palha a gosto.

Modo de Preparo:

Em um recipiente, coloque o frango, a uva-passa, o milho-verde, a ervilha, as cenouras e a azeitona e misture;

Adicione a maionese e o creme de leite e mexa para incorporar;

Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsa;

Leve à geladeira por 1 hora;

Finalize com a batata-palha e sirva em seguida.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).