Correio B

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta terça-feira, 10 de setembro de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

DAVI ROBALLO - ESCRITOR BRASILEIRO

Infelizmente descobrimos um pouco tarde que devemos viver para deixar saudades, boas lembranças, e não bens, já que tudo perece, menos a alma, que é eterna”.


FELPUDA

Em município do interior de Mato Grosso do Sul, a Câmara Municipal passou a ser alvo de inquérito civil por parte do Ministério Público do Estado. A medida é para apurar possíveis irregularidades pela não publicação de contratos e de licitações no Portal da Transparência. O suposto desvio teria ultrapassado os R$ 12 mil e foi denunciado por um coleguinha daquela Casa, que não teria aceitado participar do esquema. Como se vê...

Ciscando

Figura importante da Assembleia de MS levou um baita puxão de orelha da cúpula do seu partido. E foi intimada a “vestir a camisa” da candidatura de sua sigla e parar de ir prestigiar os eventos de candidato adversário.

De MS

O recém-criado Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras terá na sua presidência Henrique Alberto de Medeiros Filho, também atual presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. A posse ocorrerá dia 14 de outubro.

Quem participará de debate na 11ª edição do Conecta Imobi, que será realizado em São Paulo, será a corretora Graziele Fialho, 
empreendedora que se dedica ao mercado imobiliário em Mato Grosso do Sul, por meio da sua empresa Imóveis Únicos 
de Luxo. Juntamente com outros especialistas da área, ela fará parte do painel “Alto Padrão: Imóveis de luxo ganham ainda mais destaque este ano”, nesta quinta-feira (12). O evento é promovido pelo Grupo OLX, um marketplace de classificados.

Marcelo Alfredo Kroetz e Renata de Rezende Kroetz

 

Maria Eduarda Motta e Alessandra Saddi

Por pouco

O estudo que uma empresa de consultoria realizou para ser, digamos, o “plano de salvação” da Previdência de MS, hoje em tramitação na Assembleia Legislativa, tinha uma versão original bem impopular, que precisou ser modificada no governo antes que fosse enviada para os deputados. 

Conta

É que a empresa, que é de Brasília, tinha proposto “cobrir rombo” de R$ 11 bilhões, tecnicamente chamado de deficit atuarial, com aportes extraordinários dos servidores ativos e inativos, que teriam suas contribuições aumentadas de 14% para quase 18%. O governo assumiu a conta e elevou a contribuição patronal de 23% para 28%. 

Tranquila?

Há quem afirme que, em ano eleitoral, poucos são aqueles que dão importância para as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Lá nos altos da Avenida Mato Grosso, fala-se que o clima está calmo que só, e a maioria acredita na reeleição tranquila de Bitto Pereira. Resta esperar para conferir.

Em falta

O apoio de Jair Bolsonaro (PL) a Beto Pereira (PSDB) é rodeado de hesitação, para não dizer outra coisa. Ainda não há pedidos de votos explícitos do ex-presidente, e no horário político do partido, o “Mito” nem é mencionado. Vai entender... 

ANIVERSARIANTES

Dr. Farid Jamil Georges e Castro,
Dra. Maria Augusta Santos Rahe Pereira, 
Rubens Lima Sortica dos Santos,
Ângela Coelho Costa, 
Vinicios Gonçalves da Silva,
Dra. Cláudia Carvalho Bittencourt,
Herculano Borges Daniel, 
Ana Lemos Maia da Silveira, 
Homero Penitente Deboni,
Jorge Seizo Ishikawa,
Nicola Alves da Silva,
Nadima Nantes Martins Vecchi,
João Custodio Lima,
Iria Barz Drews,
Giovana Corducci Danti Rezende,
Valdemir Paulo Bidoia,
Fernando Miceno Pineis, 
Braz Martins da Silva,
Joacir Jara Xavier,
Ricardo Fraga Moreira Miragaia,
Átila Ribeiro Nosella,
Maria de Barros Franciscati, 
Maria Verônica Sáfadi Alves Nogueira, 
Élvio Araújo Garabini, 
Márcia Figueira Durso,
Dra. Maria Eulina Quilião, 
Dr. José Pires de Andrade, 
Cleonice Perdomo Dias,
Flávio Nogueira Cavalcanti, 
Vitor Manoel Rochinha Gaspar,
Rosaria Daúde Santomo,
Nídio Ortega, 
Luiz Tenório de Melo (Luizinho),
Dr. Flávio Affonso Barbosa,
Walquiria Menezes Moraes,
Luiz Trelha Falcão,
Delian Nunes da Silva,
Adriana Vollkopf Curto,
Bruno Zafalon Beraldo,
Ana Paula Azuaga,
Daltair Rodrigues Garcia,
Elso Gilmar Bandeira,
Irmo Rodrigues de Souza,
Thaís Helena Medeiros,
Dra. Tatiana Serra da Cruz, 
Sérgio Araújo Garabini, 
Dr. Marcelo de Souza Cury, 
Helder Pereira de Figueiredo Júnior,
Sebastião Seleri,
Edson Pereira da Costa,
Lacy Vilanova Zapata,
Leuza Sá Escobar,
Fernando Luiz Lima Barros,
Clementina Rondon,
René Willian Jankoswky,
Anderson Divino Nantes Coelho,
Lourdes de Campos Queiroz,
Pedro Malagoli,
Christiane Salomão Budib,
Bruno Soares Mascarenhas,
Sueli Konish da Silva,
João Maria de Souza,
Janir Esnarriaga de Albuquerque,
Clóvis Antônio Comineti,
Felipe Antônio Prechitko,
Leopoldo Marques Ney,
Levy Mendes de Campos,
Alberto Saad Copolla, 
Rosa de Almeida do Nascimento,
Benvinda Mariana Figueiredo Gazola,
Aline Moreira Santos,
Luiz Carlos de Lima Puccini,
Jennifer Coronel Fedossi,
Rubilam Marcos Vedovatte,
Valdinei de Souza Batista,
Waldemir Paulo Bidoia,
João Queiroz dos Santos,
Maria Matheus de Andrade,
Renato Marcolino Ribeiro,
Walter Silva Pais,
Ywlly Edulfo Domingues Gonçalves,
Adilson Senna de Oliveira,
Roosevelt Santos de Vasconcellos,
Amanda Casal Pompeo,
Luciano Rocha Martins,
Angélica Vilas Boas Melo,
Marcelo Vieira dos Santos,
Elizabeth Peron Coelho, 
Willian Robson Atallah, 
Guilherme Wachmann Dal’Maso,
Frederico Brait Carmona,
Ricardo Giovani Zafalon,
Roberto Barreto Suassuna,
Mário Kawakita,
Fernanda Paula da Silva,
Elói Oliveira da Silva,
Thiago André Cunha Miranda,
Leticia Tavares Gibaile,
Marilza Auxiliadora Nogueira,
Gassen Zaki Gebara,
Gilberto Garcia de Sousa,
Isabel da Silva Rodrigues de Almeida,
Jurandir Pires de Oliveira,
Lissandro Miguel de Campos Duarte.

*Colaboraram Tatyane Gameiro e Eduardo Miranda

ARTES CÊNICAS

Circo de MS se apresenta em Campo Grande e também na Bahia

Cia. de Campo Grande estreia o espetáculo "Ponto de Partida", seu primeiro solo, com apresentações na Capital Morena e em Salvador (BA); montagem tem financiamento da Funarte, direção de João Lima, texto de Breno Moroni e é estrelada por Mauro Guimarães

13/01/2025 10h00

"O meu palhaço não fala, é característico dele, e nessa roupagem a gente tem o texto. Então, é algo novo, desafiador", afirma o ator Mauro Guimarães Foto: Larissa Pulchério/Divulgação

Continue Lendo...

O Circo do Mato inicia este ano com os pés em nova estreia e na estrada. É que a trupe está com um novo espetáculo, “Ponto de Partida”, que vai conectar Mato Grosso do Sul à Bahia neste mês.

O trabalho estreará neste fim de semana, com três apresentações na capital sul-mato-grossense, sexta-feira, sábado e domingo, na sede da cia., e seguirá rumo a Salvador (BA) para apresentações em três casas culturais (Sesc Rio Vermelho, Teatro Sesc-Senac Pelourinho e Casa Preta Espaço de Cultura), no período de 23/1 a 26/1. Com classificação indicativa de 12 anos, o ingresso será um quilo de alimento não perecível, fraldas geriátricas, material de higiene ou limpeza.

Dirigido por João Lima, com texto de Breno Moroni e atuação do artista Mauro Guimarães, “Ponto de Partida” transcende limites geográficos e temporais.

“Sem dar muito spoiler, mas, é a história de um palhaço já idoso, vindo de família tradicional de circo, que está esperando uma carona de um contratante para sua última apresentação que não chega a acontecer. Esse é o ponto de partida da narrativa, daí a escolha do nome do espetáculo”, explica o diretor, que encarou a missão da montagem a mais de 2 mil km de distância.

“Moro em Salvador, e esse é o meu quinto espetáculo com direção um tanto remota. Essa é a minha segunda vinda a Campo Grande. Na primeira, criamos o esqueleto da peça, e agora cheguei para limpeza das cenas e, claro, a estreia”, diz Lima.

“Ponto de Partida” é o primeiro solo da Cia. Circo do Mato, como destaca o ator Mauro Guimarães: “O Circo tem mais de 20 anos de existência, já tivemos espetáculos com 15 pessoas, 10, dois e por aí vai. Mas esse é um projeto diferente, especial, porque é o primeiro solo do grupo”.

O PALHAÇO NO CENTRO

A montagem também marca o artista de um modo especialmente singular por se tratar da primeira vez em que estará em cena sozinho.

“O meu primeiro solo, apesar de décadas de profissão, é muita responsabilidade. Outra questão é que o meu palhaço não fala, é característico dele, e nessa roupagem a gente tem o texto. Então, é algo novo, desafiador, porque diferente de um trabalho exclusivamente do teatro, em que a personagem é construída, na linguagem do circo, não. Você traz o seu palhaço, que é a sua persona circense, você pode moldá-la, mas continua sendo o mesmo palhaço, só que em um outro contexto”, explica Guimarães.

As apresentações contarão com intérprete de Libras e vão começar sempre às 20h. As doações a serem arrecadadas como ingresso serão destinadas para instituições sociais.

“Eles estão pedindo produtos de higiene pessoal e fraldas geriátricas, pensando em nossos idosos que atualmente são 20”, afirma Vilma Gomes, enfermeira responsável pela gestão da entidade Recanto Feliz, que tem “satisfação em ver o olhar do Circo do Mato para a comunidade, porque a arte tem esse olhar sensível, e o espetáculo retrata justamente o lugar do idoso no mundo”.

Em uma viagem dramatúrgica assinada por Moroni, o enredo busca ainda homenagear os palhaços de todo Brasil.

“Acompanho a hierarquia do circo de lona, em que o palhaço é o último estágio que alguém pode alcançar. Diferente do teatro-circo, em que você pode iniciar como palhaço, no circo tradicional você só se torna palhaço quando é muito velho e já foi mágico, equilibrista, malabarista”, pontua Moroni, que na construção do texto se inspirou em palhaços icônicos.

“Tenho 40 anos de palhaçaria, sou artista antigo. Então, escrevi esse texto em homenagem aos velhos palhaços com quem trabalhei, como Carequinha, do artista George Savalla, e o palhaço Picolino, com quem também estudei, fui discípulo”, conta.

DESAFIOS

O espetáculo levou 10 anos para sair do papel, atravessando desafios em busca de fomentos e editais. O projeto foi aprovado em 2023 pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e, no ano passado, um intenso processo de montagem foi iniciado de forma on-line, com encontros virtuais entre diretor, ator e toda a equipe, além de 20 encontros presenciais, em Campo Grande, para dar vida à obra.

“Essa jornada deu ao espetáculo uma profundidade que reflete as nuances do tempo e da espera”, pontua o diretor João Lima.

Mais do que um projeto de arte, “Ponto de Partida” procura se afirmar como um diálogo entre culturas. O artista sul-mato-grossense Mauro Guimarães traz ao palco a essência do Centro-Oeste, enquanto a direção de Lima e a dramaturgia de Moroni acrescentam tons e texturas do Nordeste e do Sudeste, criando uma experiência universal e profundamente brasileira.

Dos bastidores, Laila Pulchério, produtora cultural do Circo do Mato, lembra o quão desafiador e satisfatório é para um grupo de artistas estrear em sua casa tendo como certo outro ponto de partida, o aeroporto rumo a Salvador. “É uma satisfação imensa e também um desafio. Já levamos espetáculos para outros estados, mas ainda são poucos comparado ao tamanho do País”, afirma.

“Sempre refletimos sobre termos participado de festivais em seis países, em alguns deles, várias vezes, mas a dificuldade que é percorrer o Brasil. Essa possibilidade que a Funarte nos oportunizou está sendo muito especial, e o aceite dos espaços que vão nos receber em Salvador nos deixou muito animados. Vamos dar o nosso máximo”, diz Laila.

O projeto é financiado pela Funarte, por meio do Programa Funarte Retomada – Circo (2023), e conta com os seguintes apoios: Marco500, Teatral Grupo de Risco (TGR), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura de MS, Casa da Palhaçaria e Teatro Sesi. Mais informações pelo Instagram @circodomato.

SINOPSE

“Entre risos nostálgicos e momentos de fragilidade, o palhaço protagonista reflete a condição humana. ‘Ponto de Partida’ desafia o público a reconsiderar suas metas e objetivos. Afinal, o que é vencer? Se a vida é um caminho construído passo a passo, talvez o maior triunfo seja simplesmente vivê-la, com todas as suas incertezas e surpresas”.

O CIRCO

Com sede em Campo Grande, o Circo do Mato é uma associação cultural sem fins lucrativos ativa desde os anos 1990. Com foco na integração entre teatro e circo, o grupo produz espetáculos, cabarés e intervenções artísticas, circulando pelo Brasil e por países da América do Sul.

Em 2011, tornou-se Ponto de Cultura, fortalecendo sua atuação em Mato Grosso do Sul. Mantém uma sede independente no centro da Capital, usada para ensaios, oficinas e apresentações. O grupo busca democratizar o acesso à arte, promovendo formação artística, senso crítico e entretenimento.

Serviço

“Ponto de Partida”
Texto: Breno Moroni
Direção: João Lima
Atuação: Mauro Guimarães

Campo Grande
Sexta-feira, sábado e domingo (dias 17, 18 e 19)
Às 20h
Circo do Mato
Rua Tonico de Carvalho, nº 263, Bairro Amambai

Salvador (BA) 
23/1, às 20h
Teatro Sesi Rio Vermelho
Rua Borges dos Reis, nº 9, Rio Vermelho

24 e 25/1, às 20h
Teatro Sesc-Senac Pelourinho
Largo do Pelourinho, nº 19, Pelourinho

26/1, às 20h
Casa Preta Espaço de Cultura
Rua Areal de Cima, nº 7, Dois de Julho

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Em rodinha de conversa entre políticos, houve quem afirmasse que o governa... Leia na coluna de hoje

Por Ester Gameiro ([email protected])

13/01/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Fiódor Dostoiévski - escritor russo

Compara-se muitas vezes 
a crueldade do homem à das feras, 
mas isso é injuriar estas últimas”.

FELPUDA

Em rodinha de conversa entre políticos, houve quem afirmasse que o governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja, politicamente falando, estão igual a participantes de baile sendo cobiçados por simpáticas moçoilas interessadas em dançar a próxima música. Siglas como PL, PP e PSD estão se insinuando que só para formar par com eles e iniciar o treinamento para o grande evento em 2026. Quem tiver mais molejo... Essa gente...

Diálogo

Técnicos

Desde a sua criação, em 1977, Mato Grosso do Sul registra apenas dois técnicos como governadores. O primeiro, Harry Amorim Costa, era diretor-presidente de autarquia federal e foi nomeado para comandar o Estado, mas ficou apenas cinco meses no cargo.

Mais

O segundo é o atual chefe do Executivo, Eduardo Riedel, eleito em 2022. Até então nunca havia disputado um mandato e conquistou a cadeira no segundo turno, com apoio de vários partidos. O que à época faltou a Harry Amorim.

DiálogoMarcio Benevides e Dra. Maria Augusta Rahe

 

DiálogoRebeca Abravanel e Alexandre Pato

Quero 

O tal do “amor venceu” cantado em verso e prosa pelo PT não estaria valendo cá por essas bandas. Briga interna já está nas mãos 
da Justiça Eleitoral: o vereador Ayrton Araújo levou “uma surra” nas urnas, em comparação aos votos que fizeram o novato Jean Ferreira conquistar uma das cadeiras na Câmara Municipal de Campo Grande. Como este teve as contas reprovadas, Ayrton não pensou duas vezes para reivindicar o assento.

Mas...

A briga também acabou envolvendo o PCdoB. Acontece que a Professora Madalena, que também teve mais votos que Araújo, quer ficar com a cadeira hoje ocupada por Jean, uma vez que é a primeira-suplente da federação formada pelo seu partido e o PT. Só que ela também teve as contas reprovadas, mas recorreu da decisão. Nesta briga pelo poder, prevalece o dito popular: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Proposta

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, na Câmara dos Deputados, em dezembro aprovou proposta que obriga as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) a manter contato com idosos três meses após o último registro de comparecimento.
A proposta altera o Estatuto da Pessoa Idosa. Segundo o texto, se o contato não for possível ou existir suspeita de violência contra o idoso, a unidade deverá solicitar visita domiciliar de uma assistente social para verificar a situação no local e elaborar relatório sobre as condições de saúde, moradia e assistência da pessoa idosa.

ANIVERSARIANTES

Dra. Kariny Leylin Mamede Oliveira,
Dr. Nelson Barbosa Tavares, 
Dra. Rita Tavares dos Santos,
Dr. Mauricio de Barros Jafar, 
Janaina Ivo da Silva, 
Neide Garrido (Neide Fátima Bittencourt dos Santos),
Vera Jafar, 
Ademar dos Reis,
Bruno Batista da Rocha,
Celio Lucio Nantes,
Flavio Lomonaco,
Wanda Pires Nogueira,
Shinobu Yamamoto,
Carlos Henrique Lopes Villalba,
Douglas Roberto Lemoigne da Silva,
Alvino Ferreira Maciel,
Denise Hirano, 
Vera Lúcia dos Santos Comin, 
João Paulo Rebelato,
José da Silva Garcia,
Cinthya dos Santos Moura,
Adriana Cortada Dupas, 
Dr. Roberto Yamaciro, 
Fabricio de Arruda Pereira,
Dr. Cláudio Pinheiro, 
Marcelo Ortiz de Moraes,
Conrado Praxedes Silva Neto,
Landmark Ferreira Rios,
Roberto Soken,
Renato Antonio Barbosa,
Osmar Cesar Pontes,
Anaurelina Mendes Albuquerque,
Glaucus Alves Rodrigues,
Odir Bandeira Saab,
Sinai Henrique de Oliveira,
Fernando José Bachi de Araújo,
Alice Magalhães Frauzino,
Cândido Loureiro Pinheiro,
Maria Aparecida Lemes Reis,
Victor Crepaldi Filho,
Ana Maria Alves,
Álvaro Eduardo dos Santos,
Lucinéia Dnardo Tognini, 
Joseph Georges Sleiman (Zuzão), Dr. Mauricio Lima Paniago, 
Izabel Cristina Alves,
Fernando Lanzetti,
Danúbio Berchon Amaral,
Rosa Maria Pedro Geribelo,
Irany Diniz da Silva,
Marina Narcisa Pereira,
Pedro Paulo Medeiros,
Maria Elisa Nogueira,
Beatriz Vieira Mendes,
José Paulo Pereira,
Gileno Nogueira,
Pedro Paulo Menezes,
Jorge Luiz Barbosa,
Luiz Paulo Tavares,
Regina de Fatima Rezende, 
Samara Teixeira,
Paula Moreira Pereira,
Loire Xavier da Silva,
Keila Oliveira,
Gilzene Galvão,
Marcia Alves Ortega, 
Natagia Boschetti Mendes, 
Dr. Plínio Gonçalves Barbosa,
Aletéia Patricia Sornas, 
Renata Santos,
Décio Vieira do Santos,
Consuelo Álvares Netto Vargas,
Carla Souza,
Ricardo Joerke,
Evandro Amaral Ferreira,
Valeska Maria Alves Pires, 
Geni Welter,
Rosália Donilia de Oliveira,
Leandro Porto de Souza,
Telma Valle de Loro,
Paulo Roberto Bernardo de Souza,
José Denis Reis Almeida,
Rita Eliane Moreira Gonçalves,
Caroline Oliveira Bureman,
Hilário Antonio Paredes,
Douglas Caldas de Oliveira Júnior, 
José Humberto da Silva Vilarins Júnior, 
Marcelo Carneval, 
Edson Pasquarelli, 
Érica de Cássia Bittencourt,
José Antonio de Tumin Bueno,
Adilson Viegas de Freitas,
Eliana Cristina de Carvalho Silva,
Jefferson José Rahal,
Michel Zanoni Camargo,
Maria Rodrigues Tosta, 
Elbia Katiane Blanco Insaurralde,
Sérgio Silva,
Liliane Oliveira Nantes,
Vanderléa Sommer,
Maria Rita Gomes da Silva,
Sérgio Henrique Martins,
Corina Mendes Pires,
Pâmela Tavares Barbosa,
Lídia de Souza Pereira,
Roberto Carlos Oliveira Ferreira,
Larissa Alves Lima,
Victor Barbosa Menezes.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).