Correio B
AGENDA CULTURAL
Com Péricles no Campão e Alcione no Buffet Ondara Palace, samba comanda o sábado; fim de semana ainda terá teatro para bebês, Pitty e Nando Reis juntos e oficinas gratuitas de artes cênicas no Sesc Cultura
A roqueira baiana e o ex-baixista dos Titãs sobem ao palco do Campão Cultural juntos para o show principal do evento, no domingo - LUCCA MIRANDA
TRADIÇÃO
Árvore é um símbolo natalino que representa o renascimento e agradecimento pela vinda de Jesus Cristo
26/11/2024 11h15
Árvore de Natal - imagem ilustrativa
Natal é celebrado mundialmente em 25 de dezembro. Neste ano, a data cairá em uma quarta-feira.
Faltando um mês, muitas casas, comércios e empresas estão decorados com árvores de Natal, guirlandas, pisca-pisca, enfeites, coelhos, papai noel, pinha, bolas, bonecos de neve, entre outros.
A árvore é um símbolo natalino que representa o renascimento e agradecimento pela vinda de Jesus Cristo, além disso, simboliza a vida e a renovação.
Mas, de acordo com o calendário cristão, qual é a data certa para montar a árvore de Natal?
A resposta é: primeiro domingo do advento, mais conhecido como quatro semanas antes do Natal, que neste ano cai em 1º de dezembro, próximo domingo.
Já a data correta para montar o presépio é no 3° domingo do Advento, que neste ano cai em 15 de dezembro.
Veja as datas do Advento:
A árvore e presépio devem ser desmontados em 6 de janeiro de 2025, data em que encerra o período natalino.
A árvore de Natal, além de ser um símbolo tradicionalmente associado às celebrações natalinas, carrega significados profundos que permeiam diversas culturas e tradições.
Em sua essência, representa a vida e a renovação, simbolizando a esperança em meio ao inverno, quando muitas árvores perdem suas folhas.
Decorar a árvore com luzes, enfeites e ornamentos coloridos também é uma forma de expressar a alegria e a beleza que a vida oferece.
Segundo uma antiga tradição alemã, a decoração de uma árvore de natal deve incluir 12 ornamentos para garantir a felicidade de um lar:
TURISMO
Conheça opções para uma viagem que vai marcar para sempre toda a família, com direito a museu, a zoológico, a passeio temático sobre o Ciclo da Borracha e à hospedagem bem confortável na zona urbana de Manaus ou no coração da selva
26/11/2024 10h00
Fotos: Divulgação
Férias em família são ótimas oportunidades para fortalecer conexões entre pais e filhos. Quanto mais marcante for o destino, maiores são as chances de criar memórias inesquecíveis. Um bom exemplo é a região da Amazônia brasileira, onde é possível contemplar fenômenos naturais, explorar a fauna e a flora da floresta, provar ingredientes locais deliciosos e ainda ver construções históricas icônicas.
A viagem pode começar por Manaus, capital do Amazonas. A cidade é lar do Bosque da Ciência, onde a criançada consegue ver de perto animais como ariranhas, jacarés e até peixes-boi. Também vale a pena ir ao zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), conhecido como Zoo de Manaus, que reúne mais de 200 espécies da fauna local, incluindo a famosa onça-pintada.
Outro local que faz sucesso entre as famílias é o Museu da Amazônia (Musa), situado na Reserva Florestal Adolpho Ducke. Além de reunir exposições com informações e curiosidades sobre a região, o complexo é perfeito para atividades em meio à natureza, já que conta com trilhas, jardins floridos, aquários e viveiros de insetos e borboletas.
A área próxima ao porto também é ideal para passeios. É ali que fica o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, ideal para provar ingredientes típicos e pouco encontrados em outras partes do País, como tucupi, jambu e guaraná.
Ao percorrer as ruas do destino, os viajantes ainda conseguem contemplar construções em estilo europeu que remetem ao período histórico do Ciclo da Borracha (1879-1912/1942-1945). A principal delas é o Teatro Amazonas. Construído em 1896, o prédio com fachada neoclássica ostenta uma belíssima cúpula feita com milhares de escamas de cerâmica esmaltadas nas cores da bandeira do Brasil.
Bem em frente ao suntuoso teatro, que abriga de shows a apresentações de música clássica e de ópera, o Juma Ópera Hotel, por exemplo, desponta como uma das boas opções de hospedagem para famílias.
Além de ter um restaurante que serve pratos típicos, sucessos da gastronomia internacional e receitas especiais para o paladar dos pequenos, o hotel boutique conta com acomodações confortáveis e muito bem equipadas.
Se a escolha for por uma imersão intensa em ambientes em que a natureza fala ainda mais alto, há também o Juma Amazon Lodge, hotel de selva para turistas de todas as idades. O caminho para chegar ao empreendimento, que fica em Autazes, a três horas de Manaus, já é uma atração por si só, já que o trajeto é feito de barco e permite avistar o fenômeno natural mais famoso do pedaço: o encontro dos rios Negro e Solimões.
O ecolodge recebe os viajantes em charmosos bangalôs construídos sobre palafitas na copa das árvores – o Bangalô Família, por exemplo, tem espaço para um casal e até três crianças. Ali, a proposta central é se conectar com as pessoas, a natureza e a cultura local. Há redário, piscina de rio (a única do Brasil), restaurante e até um pequeno museu a respeito da Amazônia.
O grande atrativo, contudo, são os passeios que o hotel organiza pela região. Adultos e crianças podem participar de trilhas pela mata, palestras com nativos que falam sobre os costumes e as lendas dos ribeirinhos, passeios de canoa a remo e até visitar uma enorme sumaúma, árvore que pode atingir 40 metros tanto de altura quanto de diâmetro.
Para encerrar as férias em família da melhor forma possível, vale a pena se aventurar na experiência de escalada nas árvores. Disponível para pessoas a partir de três anos, a atividade é conduzida por profissionais experientes e propõe que os participantes subam ao topo das árvores mais altas para apreciar vistas diferenciadas da floresta.
Mais informações: https://www.amazonastur.am.gov.br/; https://www.instagram.com/amazonastur/; ou (92) 2101-8181/8152.
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES