Correio B

GASTRONOMIA

Conheça dicas para o ovo frito perfeito e uma incrível receita da chef Bru Calderon

Sexta-feira foi o Dia Mundial do Ovo, uma data que você pode celebrar diariamente, pela praticidade de preparo e as possíveis combinações que o alimento permite em qualquer refeição

Continue lendo...

Sexta-feira, 10 de outubro, foi o Dia Mundial do Ovo, data criada em 1996 pela International Egg Commission (IEC) com o objetivo de destacar os múltiplos benefícios desse alimento nutritivo e acessível. O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores globais, fazendo do ovo tanto um produto essencial para a economia quanto uma fonte essencial de proteína para a população.

Em 2023, a produção nacional de ovos de galinha atingiu um recorde de 4,99 bilhões de dúzias, representando um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. As projeções para este ano indicam que a oferta de ovos continuará em expansão, embora de forma moderada. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção pode alcançar entre 62 bilhões de unidades e 65 bilhões de unidades.

O brasileiro consome, em média, 288 ovos por ano, colocando o País entre os 10 maiores consumidores globais. Em um cenário hipotético, a produção nacional equivale a cerca de 305 ovos por habitante, evidenciando a vasta disponibilidade do produto no mercado interno.

SUPERALIMENTO

Além de seu peso econômico, o ovo é amplamente reconhecido por seu excepcional valor nutricional. Considerado um alimento completo, é uma das melhores fontes de proteína de alto valor biológico, contendo todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano não consegue produzir. Essa característica o torna fundamental para várias coisas.

MÚSCULOS

Essencial para atletas e para a manutenção da massa muscular em todas as idades.

SACIEDADE

Contribui para a sensação de plenitude, auxiliando no controle de peso e na prevenção da obesidade.

SISTEMA IMUNOLÓGICO

As proteínas e outros nutrientes presentes no ovo são vitais para as defesas do organismo.

VITAMINAS

O ovo é também uma potência de vitaminas e minerais. É rico em vitaminas A, D, E, K e B12, que desempenham papéis cruciais na visão, saúde óssea, proteção antioxidante e funções neurológicas. Minerais como zinco, magnésio e selênio, em conjunto com carotenoides como luteína e zeaxantina, contribuem para a saúde ocular e a proteção celular.

NA COZINHA

Na cozinha, são muitos os truques e macetes que melhoram a execução das receitas. Isso vale até para o mais simples dos preparos, como o de um ovo frito. Pode parecer tarefa fácil, mas conseguir aquele ponto perfeito, com a gema cremosa e as bordas douradas, exige atenção aos detalhes. Parece simples, né? Mas quem nunca queimou a clara ou estourou a gema?

SEIS DICAS

Para evitar que o que pode vir a ser simples se transforme num transtorno, a chef Bru Calderon, uma advogada que há 10 anos trocou o escritório pela cozinha, transformando o hobby em profissão, compartilha seis dicas para elevar o seu ovo frito a outro nível. Vale a pena conhecer o talento da chef.

Bru mantém um blog e um perfil no Instagram (@brucalderon) onde você encontra dicas e receitas descomplicadas para o dia a dia, apresentadas de forma prática, lúdica e com um carisma que dá um toque a mais na experiência culinária. “Ajudar você a se tornar chef da sua cozinha é o propósito do meu trabalho”, promete a simpática craque do avental. Vamos às dicas?

FRIGIDEIRA

A primeira grande dica é usar frigideiras de qualidade. Prefira as equipadas com revestimento antiaderente. Elas não grudam e dispensam o excesso de gordura.

MANTEIGA

Unte a superfície da frigideira, com o auxílio de um pincel, delicadamente. A manteiga é uma excelente opção, em vez do óleo ou azeite. O seu ponto de queima é menor. Dessa forma, seu ovo não ficará completamente tostado embaixo.

ÁGUA

Adicione uma colher de sopa de água na frigideira, para criar vapor. Ela garante o cozimento uniforme da parte de cima e de baixo do ovo. Esse é um segredo que grandes chefs de cozinha já revelaram em livros e programas de TV. 

TAMPA

Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino e tampe a frigideira imediatamente. É o vapor que vai cozinhar a gema sem queimar a clara.

FOGO BAIXO

Cozinhe em fogo baixo. Dessa forma evita que o excesso de calor queime o seu ovo.

MINUTO

Use a chama média ou baixa. Quanto menor a espessura da sua frigideira, menor deve ser a chama. Desligue o fogo após um minuto e deixe que o ovo termine de chegar ao ponto desejado (gema mole ou dura) só com o vapor da frigideira. Está pronto o melhor ovo frito da vida.

PURGATÓRIO

Bru Calderon disponibiliza também a sua receita dos chamados ovos no purgatório. “Essa receita, cheia de sabor e história, é uma tradição na Itália. Especialmente popular no sul do país, carrega uma simbologia curiosa. Os ovos representam as almas, enquanto o molho de tomate borbulhante seria o fogo do purgatório”, afirma a chef.

Embora simples, o prato tem origem humilde, associado à cozinha camponesa, por ser barato, nutritivo e rápido de preparar. Trata-se basicamente de ovos cozidos diretamente em um molho de tomate, temperado com alho, azeite e especiarias. “Muitos acreditam que inspirou versões pelo mundo, como o famoso shakshuka, do Oriente Médio e do norte da África. É típico servir os ovos no purgatório acompanhados de pão, para mergulhar no molho”, conta Bru. Agora, ao trabalho e bom apetite.

Assine o Correio do Estado

Correio B

Exposição literária destaca identidade cultural de MS

Mostra dará destaque às obras de Manoel de Barros, Hélio Serejo e Maria da Glória Sá Rosa

04/12/2025 18h00

Divulgação

Continue Lendo...

Será inaugurada amanhã (5) a exposição “Literatura Regional de MS: Pantanal, Prosa e Poesia” que promete explorar a essência, a estética e as  influências que moldam a escrita sul-mato-grossense. Montada na “Gibiteca Mais Cultura”, a mostra permanecerá aberta ao público até abril de 2026.

Os grandes destaques da exposição são Manoel de Barros, cuja poesia reinventou o olhar sobre o Pantanal; de Hélio Serejo, cronista das tradições e histórias de fronteira; e Maria da Glória Sá Rosa, referência na pesquisa e crítica literária.  

Outro destaque da exposição é o eixo temático que aborda os fluxos migratórios e suas contribuições para a formação sociocultural do estado. A presença japonesa, síria, libanesa e indígena será apresentada como elemento fundamental na constituição das narrativas e das linguagens literárias consolidadas ao longo do tempo.

O público poderá conhecer como essas influências moldaram costumes, expressões artísticas e modos de viver que se refletem na literatura regional.

O espaço físico da mostra será ornamentado com elementos visuais inspirados no Pantanal, entre eles a icônica imagem do carro de boi atravessando as águas, símbolo da narrativa e da memória afetiva do estado.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Política Nacional Cultura Viva (PNCV), Sistema Nacional de Cultura (SNC), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de MS.

SERVIÇO

Exposição: Literatura Regional de MS: Pantanal, Prosa e Poesia
Abertura: 5 de dezembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Rua Sacramento, 800 – Bairro Seminário, Campo Grande (MS)
Período de visitação: Dezembro de 2025 a abril de 2026
Agendamento de visitas: pelo telefone (67) 3365-0405 ou pelo WhasApp (67) 99115-0283
 

pagonejo bão

Alexandre Pires traz show da nova turnê para Campo Grande em 2026

O cantor é o único brasileiro na lista dos 100 maiores artistas latinos do século 21 da Billboard e apresentará show inédito na Capital

04/12/2025 15h00

Alexandre Pires fará show em Campo Grande em agosto de 2026

Alexandre Pires fará show em Campo Grande em agosto de 2026 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O cantor Alexandre Pires, único brasileiro na lista dos 100 maiores artistas latinos do século 21 pela Billboard, fará show da nova turnê 'Pagonejo Bão' em Campo Grande, em agosto do ano que vem.

A apresentação será no dia 1º de agosto de 2026, no Bosque Expo.

Alexandre Pires é reconhecido tanto no Brasil como internacionalmente, com discografia em espanhol e português. Esse histórico soma-se às suas turnês nacionais e participações em grandes eventos.

Na nova turnê, o cantor transcende a barreira de estilos musicais, unindo dois ritmos populares no Brasil, sendo o pagode e o sertanejo.

O projeto Pagonejo Bão nasceu na ideia de aproximar dois universos da música popular brasileira em uma apresentação dinâmica, calorosa e dançante. 

Assinantes do Correio do Estado tem até 50 % de desconto nas atrações do Pedro Silva. ASSINE AGORA.

No palco, Alexandre Pires revisita clássicos que marcaram sua trajetória, tanto do período à frente do grupo Só Pra Contrariar quanto da carreira solo, além de interpretações em dueto com nomes contemporâneos e arranjos que valorizam voz e violão, percussão e instrumentação acústica típica do gênero sertanejo.

O projeto foi gravado ao vivo em 2025 em datas especiais e já ganhou registros em áudio e vídeo. 

No show, Alexandre Pires mistura os maiores sucessos do pagode com o espírito do sertanejo, reunindo repertório romântico, swing e novas interpretações ao vivo.

"Pagonejo Bão é um projeto de coração: é resgatar memórias, mostrar que música boa atravessa estilos e celebrar o público que canta comigo há décadas”, disse Alexandre Pires.

No repertório, o cantor deve apesentar sucessos do Só Pra Contrariar, como Domingo, Essa Tal Liberdade e Mineirinho, além de clássicos do sertanejo, como Evidências, Pense em Mim e É o Amor.

Serviço

Data: 1º de agosto de 2026
Abertura das portas: 20h
Início do show: 22h
Local do show: Bosque Expo
Valores: serão divulgados em breve
Onde comprar: Stand Comper Jardim dos Estados; pela internet no site www.pedrosilvapromocoes.com.br.
Classificação: 18 anos
Realização: Pedro Silva Promoções & Jamelão

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).