Até que fez um friozinho nos últimos dias, mas, para este fim de semana, as temperaturas máximas beiram os 30Cº e as mínimas ficam nos 13Cº. Para completar, sexta-feira foi o Dia do Sorvete.
Ou seja, qualquer fiel adorador das delícias geladas tem um bom pretexto para mandar ver no banana-split, no sundae ou em outros combinados de duas, três ou mais bolas com direito a calda, granulados e toda sorte de guloseimas com que se acompanha o item número um entre todas as doçuras do gelo.
Em Campo Grande, diversas gelaterias e sorveterias (sim, há diferença), além de casas especializadas em doces variados, anunciaram cardápios e preços especiais para celebrar a data, uma criação das indústrias do setor que chefs e glutões não hesitam em, tanto quanto podem, ir transformando em uma espécie de tradição.
E não há valor ou sentimento mais tradicional que os laços familiares. Tudo isso para dizer que é da família do sorvete que vêm as duas irresistíveis sugestões de sobremesa que poderão fazer você e seus companheiros na aventura do sabor deste fim de semana tremer, não de frio, mas de alegria.
TRADIÇÃO E DESAFIO
A cassata e o gelado de chocolate, do jeito que aparecem aqui, carregam como desafio apenas o tempo de espera para ficarem geladinhos, ou seja, bem no ponto para uma degustação perfeita e para você confirmar, com os próprios sentidos, que existe felicidade, e sabor, abaixo de zero.
Falando em tradição, a cassata é um patrimônio da culinária italiana. Embora inúmeras variações possam facilmente ser encontradas em várias partes do mundo, e mesmo em outras regiões do País, é mais provável que o pedigree tenha origem na Sicília.
Pelos menos é o que defendem chefs estrelados e críticos gastronômicos de renome, a exemplo de Ignacio Medina, para quem a “cassata alla siciliana” é o que há de melhor nos menus do gênero.
Medina, inclusive, não perde tempo ao detonar tanta liberdade poética nos preparos mais consagrados pela – olha ela de novo – tradição. E mira, justamente, nos arroubos da indústria.
“A confeitaria industrial é capaz de descaracterizar tudo, mesmo as tradições culinárias mais ancestrais e arraigadas”, dispara o crítico em um de seus manuais da boa cozinha.
“Como consequência disto, muitos associam, hoje em dia, a cassata a uma torta gelada, mais ou menos enfeitada, formada por biscoito e algum tipo de sorvete (geralmente de baunilha ou creme). A receita original, entretanto, prepara-se com requeijão e serve-se fria, não gelada”, assevera.
“PAN DI SPAGNA”
Em sua receita “original”, vão frutas cristalizadas, pistache (sem casca), vinho moscatel e um legítimo “pan di Spagna”.
A esse último item os italianos chamam um bolo “leve e suave”, muito utilizado em confeitaria. Para prepará-lo em casa, tome nota: seis ovos, 150 gramas de farinha, 150 gramas de raspas de limão e uma pitada de sal.
Mas o tal bolo, alivia Medina, pode ser substituído por panetone. O seu bolso vai agradecer. Essa e outras substituições tornam a receita mais barata do que o preparo com os itens da autêntica receita italiana.
Na Catânia, durante as celebrações anuais de Santa Águeda, no dia 5 de fevereiro, uma variação da cassata, a cassatella di Sant’Agata, costuma ser consumida. O doce tem forma de mama e é feito à base de pão de ló, embebido em licor e recheado com creme.
COBERTURAS
Críticos, polêmicas e dogmas à parte, você pode seguir algumas dicas para incrementar a sua cassata, que, aliás, em território brasileiro tem o apelido de sorvetão – afinal, família é família.
Você pode servir sobre o sorvetão uma mistura de castanhas – a exemplo de nozes, castanhas-de-caju, amêndoas, etc – com tâmaras, damasco seco e figo seco. Tudo picadinho. Ou optar por uma calda de frutas, que leva, por exemplo, banana, morango ou amora e também uva-passa.
Para fazer essa calda, basta aquecer duas colheres de açúcar e, quando derreter, acrescentar um pouco de água e a fruta de preferência.
A banana deve ser cortada no sentido do comprimento, as outras frutas podem ser adicionadas inteiras. Depois disso, aqueça rapidamente e acrescente uma colher de rum.
Já para o gelado de chocolate, por favor, vá diretamente à receita e veja como é fácil, e bem mais rápido, ter essa delícia gelada prontinha na sua frente. Porque a cassata fica boa mesmo somente de um dia para o outro, e deve dormir no freezer antes de ser desenformada. Agora, ao trabalho e bom apetite!
Cassata
Ingredientes
> 1 lata de leite condensado;
> 1 lata de creme de leite;
> 1 caixinha de creme de leite;
> 1 lata (leite condensado) de leite;
> 3 ovos;
> 1 colher (sal) de essência de baunilha;
> 4 colheres (sopa) de açúcar;
> 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó;
> 1 xícara (chá) rasa de açúcar.
Modo de Preparo:
Coloque o creme de leite para gelar (lata e caixa).
Faça uma calda com pouco menos de uma xícara rasa (chá) de açúcar, coloque em uma forma de furo, polvilhe
o chocolate em pó sobre a calda e leve ao congelador por uma hora. Após uma hora, faça um creme com o leite condensado, o leite de vaca e três gemas.
Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo, mexendo até ferver. Deixe engrossar um pouco, acrescente a baunilha e desligue. Não deixe passar do ponto de mingau mole.
Deixe esfriar. Bata as três claras em neve e misture com quatro colheres rasas (sopa) de açúcar e com o creme de leite (lata e caixa).
Misture bem. Junte os dois cremes, o das gemas e o das claras, e misture bem, em velocidade baixa, na batedeira. Despeje na forma de furo sobre a calda de açúcar.
Leve ao congelador para servir no dia seguinte. Para desenformar, molhe a forma por fora e dê batidinhas ao redor. Ou, se necessário, aqueça um pouco.
Gelado de chocolate
Ingredientes
> 1 caixa de pudim de
chocolate;
> 1 colher (café) de essência de amêndoas;
> 190 ml de leite;
> 1 colher (café) de café
solúvel;
> 50 gramas de chocolate em pó peneirado;
> 3 claras de ovo;
> 2 colheres (sopa) de raspas de chocolate;
> 200 gramas de queijo
branco.
Modo de Preparo:
Despeje o conteúdo do pacote de pudim em uma panela, misture com o leite e o chocolate peneirado e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até chegar no ponto de fervura.
Coloque em uma tigela e deixe esfriar. Adicione as claras batidas, a essência de amêndoas, o café, o queijo e metade das raspas de chocolate.
Despeje a mistura em uma forma de bolo inglês, previamente forrada com filme plástico, e leve ao freezer por, no mínimo, quatro horas. Desenforme, decore (com pitangas ou com morango, por exemplo) e salpique com o restante das raspas de chocolate.




Pedro Kemp e Nancineide Gonçalves
Camila Queiroz


