Correio B

QUE OS JOGOS COMECEM

Dubladores, cosplayers, gamers e k-poppers revivem cultura geek local com 1º dia da Parada Nerd

Primeira voz do Ash, Fábio Lucindo; dubladora dos animes e games, Luísa Horta, e o ícone gamer, Gabriel Kami, falam ao Correio do Estado sobre vinda à Capital

Continue lendo...

Como a fênix de Dumbledore, a Parada Nerd volta após dois longos anos (de hiato pandêmico) ao cenário geek de Campo Grande, trazendo para o público local cosplayers profissionais, dubladores marcantes e um ícone do mundo dos games para agitar os três dias de evento, realizado até domingo (23), no Bosque Expo. 

Entre as atrações, o público daqui dará as boas vindas à três atrações nacionais - entre várias outras - que nunca visitaram a Cidade Morena, os dubladores Fábio Lucindo e Lucindo Horta, e o ex-jogador profissional de League Of  Legends, Gabriel Kami. 

Criador de conteúdo e influenciador da paiN Gamming, ícone no mundo dos E-sports, Kami ressalta a felicidade de ser exemplo e inspiração para muitas pessoas que pensam em se tornar um verdadeiro gamer. 

"Sempre me perguntam dicas, planos de carreira, como é que faz para começar? qual o melhor jeito de lidar com isso?", explica ele. 

Sobre a profissão, como atleta profissional do mundo dos games, ele frisa que - diferente da casualidade que muitos jogos oferecem -, essa é uma jornada difícil de se trilhar. 

"Porque é um meio super competitivo, é um ambiente de alta performance jogar profissionalmente é difícil, tem que ser muito bom e estar disposto a sacrificar muita coisa", comenta. 

Ainda, ao dar dicas quando perguntado sobre esse cenário, ele cita que é preciso - em primeiro lugar - amar esse meio, e realmente querer muito isso para sua vida. 

"Porque tem outras carreiras em jogos que, até do ponto de vista financeiro, valem mais a pena, né? A própria criação de conteúdo costuma remunerar melhor do que o jogador profissional no Brasil, né? Não é tão valorizado assim", expõe Kami. 

Entre os requisitos para os que se interessam, Kami lista que é preciso ser muito bom; idealmente, saber trabalhar em equipe e estar disposto à aprender, entre tantos outros. 

"Sempre tento passar o feedback para a galera que pergunta, e não são poucos. Muita gente quer jogar profissionalmente. Eu acho que receber para jogar o que você ama é o trabalho dos sonhos, né?"

Nerds campo-grandenses

Sem nunca ter vindo à Campo Grande, Kami fala que a expectativa é legal e inclusive recebeu comentários sobre a visita. 

"Assim que anunciaram o evento, alguns amigos falaram 'olha só quem vai vir para cá'. Nunca tinha ido e estou super animado", diz; 

Sobre esse nível felicidade, ele expõe que tem conseguido nutrir uma energia diferente, passando por diversos eventos nerds nacionais. 

"Acho que dos eventos, de um modo geral, o público estava muito carente, por causa da pandemia. Acho que, pela experiência que estou tendo viajando bastante ultimamente, a galera está muito animada, o público está mais caloroso que o normal... então estou super feliz de encontrar com o pessoal aí de Campo Grande que me acompanha", fala Gabriel Kami. 

Ainda, ele lembra que, nas cidades que passa frequentemente, é comum encontrar visitantes recorrentes, enquanto que um universo novo de nerds para se conhecer tem interessado o Kami, que espera se divertir no último dia do evento (23).  

"Domingo eu viajo, espero passar o dia inteiro com a galera, trocar ideia e responder todas as perguntas. Normalmente eu fico um tempinho no palco, conversando com a galera, não sei como vai ser a dinâmica no palco, mas espero ter bastante tempo para ficar conversando com a galera, que da minha visão é sempre a parte mais divertida, de responder as perguntas e interagir com a galera", completa. 

 

Dubladores

Tradição na Parada Nerd - que já trouxe Charles Emmanuel, Úrsula Bezerra e Guilherme Briggs -, esse ano a PN traz a dubladora Luísa Horta e também o Fábio Lucindo. 

Voz dos animes e dos games, Luísa revela que a vinda até Campo Grande, apesar da primeira vez, será inclusive de reencontro. 

"Primeiro porquê eu não conheço Campo Grande, e todo mundo sempre me falou que é uma cidade incrível que tem muita coisa para conhecer. E segundo porque essa semana mesmo, recebi mensagem de uma amiga super antiga, que fazia muitos e muitos anos que a gente não conversava. E ela me falou que vai estar no Parada Nerde, então a gente vai se reencontrar depois de muito tempo, estou realmente muito ansiosa e vai ser muito legal", expõe ela. 

Atriz e dubladora, Luísa explica que não entrou no mercado da dublagem há tanto tempo, mas já acumula personagens em franquias renomadas, entre eles: 

  • Skye ("Valorant"),
  • Kira Yukimura ("Teen Wolf"),
  • Ochaco Uraraka ("My Hero Academia") e
  • Buntan Kurosuki ("Boruto: Naruto Next Generations"). 

"Às vezes algumas pessoas vêm mandar mensagem por rede social, ou pessoalmente em evento de anime. Às vezes chamam a gente pelo nome do personagem e eu sinceramente acho isso incrível", diz. 

Luísa explica que isso se dá, graças ao seu gosto pelo assunto, como grande consumidora de animes e da cultura nerd, deixando uma dica para os fãs campo-grandenses que encontrarem com ela no evento. 

"Primeiro, porque eu sou extremamente otaku, eu sou apaixonada por animes, então eu amo quando me chamam pelo nome das personagens que eu dublei, e segundo porque é um reconhecimento do nosso trabalho, né? Então. Fico super grata e super honrada", comenta. 

Semelhante, Fábio Lucindo também vêm à Campo Grande pela primeira vez, com uma expectativa que, segundo o dublador, não poderia ser maior, deixando os trabalhos direto para sua viagem. 

"Acabei de definir meus horários de estudio, já saio de lá e vou correndo para o aeroporto, estou de mala pronta e com expectativa", revela ela. 

Ainda, empenhado mas pouco familiarizado com a cultura, Lucindo se diz animado, inclusive para experimentar a culinária local, que levantou uma curiosidade. 

"Queria conhecer, nunca fui para Campo Grande, estou afinzão e quero até tomar uma sopa paraguaia, já fiz umas pesquisas assim, estou muito feliz e, putz, animadíssimo para ir", comenta o dublador. 

Também, ele comenta a proximidade que a identificação do trabalho causa com o público, por conta da familiaridade da voz de uma pessoa com a de um personagem. 

"Eu acho uma das graças da profissão, na verdade, acho muito bacana. Gosto até dessa coisa de ser escondido, das pessoas às vezes nem ligar o nome à pessoa, à nossa imagem e voz, gosto desse ruído de comunicação que dá, gosto de revelar isso também... de todas as partes dessa coisa da familiaridade, do pessoal gostar e de às vezes nem ser reconhecido por isso. Todos os aspectos dessa ideia, me sinto feliz e muito bem", finaliza. 

Serviço: Realizado em parceria com Sesc MS e Shopping Bosque dos Ipês - além do patrocínio: BDM Digital -, a Parada Nerd acontece de sexta (21) até domingo (23), no Bosque Expo, que integra o Shopping Bosque dos Ipês, localizado na Av. Cônsul Assaf Trad, nº 4.796. Informações pelo instagram @paradanerd

 

Assine o Correio do Estado

PRÊMIO

Oscar: Quem são os brasileiros que foram pré-indicados?

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a "shortlist" de doze categorias, com produções e profissionais brasileiros aparecendo em cinco delas.

16/12/2025 22h00

Wagner Moura no filme

Wagner Moura no filme "O agente secreto" Divulgação

Continue Lendo...

O Brasil apareceu em peso entre os pré-indicados ao Oscar 2026. Nesta terça-feira, 16, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a "shortlist" de doze categorias, com produções e profissionais brasileiros aparecendo em cinco delas. A lista final de indicados será revelada em 22 de janeiro.

'O Agente Secreto - Melhor Filme Internacional

O filme de Klebler Mendonça Filho é um dos 15 semifinalistas na categoria de filme internacional, concorrendo com produções como Foi Apenas um Acidente e Valor Sentimental.

O longa-metragem tem tido uma bem-sucedido carreira internacional, com veículos especializados já considerando a indicação na categoria como certa. O filme também é cotado para concorrer a Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Filme.

Gabriel Domingues - Melhor Escalação de Elenco por 'O Agente Secreto'

O Agente Secreto ganhou ainda uma vaga entre os pré-indicados a Melhor Escalação de Elenco, categoria que fará sua estreia no Oscar 2026. O filme concorre com produções como Frankenstein, Hamnet, Marty Supreme e Uma Batalha Após a Outra.

O profissional responsável pela escalação do elenco de O Agente Secreto é Gabriel Domingues, produtor com longa experiência na indústria. Pelo trabalho no filme brasileiro, ele também apareceu na shortlist de melhor elenco do Critics Choice Awards.

O Agente Secreto conta com, além de Wagner Moura, nomes como Maria Fernanda Cândido, Tânia Maria, Gabriel Leone, Alice Carvalho e Udo Kier.

'Apocalipse nos Trópicos' - Melhor Documentário

O documentário Apocalipse nos Trópicos, da cineasta Petra Costa, está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Documentário. O filme aborda a relação entre política e religião no Brasil e traz entrevistas com personalidades como o presidente Lula e o pastor Silas Malafaia.

A cineasta brasileira foi indicada na mesma categoria em 2020, com o documentário Democracia em Vertigem (2019). Na ocasião, a estatueta ficou com American Factory. Neste ano, ela tem como concorrentes filmes como The Perfect Neighbor, Cover-Up e Yanuni, coprodução brasileira.

'YANUNI' - Melhor Documentário

O documentário dirigido por Richard Ladkani também ganhou uma vaga entre os pré-indicados na categoria. O filme é coproduzido pela Cacica Juma Xipaia, brasileira que é uma das lideranças indígenas do povo Xipaya, e pelo ator Leonardo DiCaprio.

O longa acompanha a trajetória de Juma e do marido, o agente do Ibama Hugo Loss, na luta contra o avanço da mineração e do garimpo em terras indígenas na Amazônia. O filme foi bem recebido em festivais internacionais e ganhou o Prêmio do Público de Documentário Internacional na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Adolpho Veloso - Melhor Fotografia por 'Sonhos de Trem'

O brasileiro Adolpho Veloso tentará uma indicação na disputada categoria de Melhor Fotografia por seu trabalho no filme Sonhos de Trem, dirigido por Clint Bentley e disponível na Netflix.

Paulista de 37 anos, Adolpho tem ganhado destaque em Hollywood e vai trabalhar no próximo filme de M. Night Shyamalan. Seu trabalho em Sonhos de Trem tem sido elogiado pela crítica e também foi indicado ao Spirit Awards, premiação do cinema independente, e ao Critics Choice Awards.

'Amarela' - Melhor Curta-Metragem

O curta Amarela, de André Hayato Saito, está pré-indicado a Melhor Curta-Metragem Live-Action. Ele também chegou a ser o único representante da América Latina a disputar a Palma de Ouro de curta-metragem, no Festival de Cannes, em maio, mas o prêmio foi concedido a I'm Glad You're Dead Now, de Tawfeek Barhom.

O filme acompanha Erika Oguihara, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, e torce pela seleção brasileira no jogo contra a França da final da Copa do Mundo de 1998. Ela, porém, sofre uma violência.

magia

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Campo Grande nesta terça; veja o trajeto

Caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d'água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel

16/12/2025 12h00

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande DIVULGAÇÃO/Coca Cola

Continue Lendo...

Faltam 9 dias para o Natal e a tradição de sair às ruas para acompanhar a passagem das carretas de Natal da Coca-Cola está de volta.

Caravana Iluminada de Natal percorre ruas e avenidas de Campo Grande nesta terça-feira (16). 

Os caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d’água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel.

Confira os trajetos e horários:

CAMPO GRANDE - 16 DE DEZEMBRO -  19H

  • INÍCIO - 19 horas – Comper Itanhangá – Avenida Ricardo Brandão
  • Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo
  • Avenida Afonso Pena – Bioparque Pantanal até a 13 de maio
  • Avenida Ceará
  • Avenida Mato Grosso – apenas três quadras
  • Avenida Antônio Maria Coelho
  • Avenida 14 de julho
  • Avenida 13 de Maio – apenas três quadras
  • Avenida Eduardo Elias Zahran
  • Avenida Bom Pastor
  • Avenida Toros Puxian
  • Avenida Dr. Olavo Vilella de Andrade
  • FIM – Avenida Gury Marques

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).