Correio B

carnaval

Em Campo Grande, única mulher mestre de bateria do país dá o tom do Carnaval

Jovem de 24 anos comanda o batuque da Igrejinha desde 2008; veja a entrevista

DA REDAÇÃO

14/02/2015 - 08h00
Continue lendo...

Em Campo Grande, quem dá o tom da bateria da escola de samba da G.R.E.S. Igrejinha é uma mulher. Nayara Crystina Dal Pogetto Freire Thomas, de 24 anos, é a única mestre de bateria do país na categoria adulto.

O blog Caju in Dica (clique aqui para acessar), da jornalista Carmen Juliana, traz entrevista com a jovem que comanda a bateria de uma das agremiações mais tradicionais do carnaval campo-grandense.

A entrevista foi feita por Lara Morais Nogueira. Confira na íntegra:

CaJu in Dica: Como você iniciou no meio musical?

Mestre Nayara: A música na minha vida vem como herança de família. Meu pai, tios, primos são todos músicos e comigo não poderia ser diferente. Desde criança já acompanhava meu pai pelas rodas de samba onde ele tocava. Ganhei meu primeiro instrumento, um rebolo que na época mal cabia no meu colo, aos cinco anos e já nessa idade tocava com os grupos de samba e pagode acompanhando minha família. A partir daí não parei mais e hoje a música é o que move a minha vida.

CaJu in Dica: Há quanto tempo você é Mestre de Bateria?

Mestre Nayara: Desde 2008, há 7 anos!

CaJu in Dica: Como é ser a única mulher Mestre de Bateria do Brasil? Você sofreu algum tipo de preconceito? Como foi quando iniciou?

Mestre Nayara: Inicialmente eu não fazia ideia de que era a única mulher Mestre de Bateria do Brasil. Descobri durante uma viagem ao Rio de Janeiro para tratar assuntos relativos ao G.R.E.S. Igrejinha, onde me disseram que não existiam mulheres Mestres de Bateria. Posteriormente, tive a confirmação de que sou a única mesmo. Fiquei surpresa e orgulhosa com a notícia, afinal existem tantas escolas de samba Brasil que eu jamais pensei que poderia ser a única mulher a frente de uma bateria. Me sinto pioneira nesse aspecto pois já são 7 anos carregando esse título e espero abrir caminhos para outras mulheres que gostam dessa área. Não são somente os homens que sabem fazer samba, tem muita mulher com potencial pra isso também.

Com relação ao preconceito, eu sofri sim, já aconteceu dos integrantes da bateria chegarem no ensaio e ao me encontrarem se recusarem a ensaiar por eu ser mulher, ser nova e saber tocar. Quando eu assumi esse cargo, a idade média dos integrantes era 40 anos e pra eles foi meio difícil de aceitar que uma menina de 17 anos tomaria conta do coração da escola de samba, tanto que muitos saíram.  Eu iniciei como Mestre faltando 3 dias para o desfile de 2008 porque o Mestre até então, estava tendo dificuldade de conduzir a bateria sozinho. Foi ai que surgiu o convite e eu aceitei. Nesse ano (2008) desfilamos e a escola foi campeã! Posteriormente ele saiu da escola e eu tomei a frente e lá estou até hoje.

CaJu in Dica: Qual é o maior desafio do Mestre de Bateria?

Mestre Nayara: O maior desafio é conseguir reunir as pessoas em prol do desfile, pois é um trabalho voluntario e não há remuneração. Há que se despertar a força de vontade, amor e comprometimento com a escola em cada um. Depois disso o desafio é passar todo o meu conhecimento para os integrantes, pois chega muita gente que não sabe tocar,  totalmente cru pra aprender, então tenho que ensinar a função de cada instrumento, o toque correto que deve ser utilizado, os ritmos, as evoluções da bateria e assim por diante.

CaJu in Dica: Quanto tempo por dia você se dedica a esse trabalho? Existe uma carga horária estabelecida pra função?

Mestre Nayara: Não existe carga horária pré-determinada para a função e eu trabalho de acordo com a necessidade da bateria. Dedico aproximadamente 12 horas do meu dia à bateria e quando fica próximo do carnaval esse número só aumenta. Já houve ocasiões onde eu dormi na escola trabalhando nas coisas da bateria, porque não é só ensaiar, tem todo um trabalho por trás de afinação de cada instrumento, verificação das condições de cada instrumento, decoração de cada um deles e tudo isso é função minha que faço sozinha.

CaJu in Dica: Quantas pessoas compõem a equipe que você comanda?

Mestre Nayara: Esse número varia de carnaval para carnaval, este ano a bateria está com 90 integrantes sob meu comando.

CaJu in Dica: Você tem alguma atividade ou profissão fora essa?

Mestre Nayara: Além de mestre de bateria, sou Técnica em Multimídia por formação e atuo como Músico Percussionista.

CaJu in Dica: Está ansiosa para o carnaval? Os ensaios se intensificam nessa época? Quais seus cuidados com a saúde nesse momento?

Mestre Nayara: Muito ansiosa, afinal esse é o momento de mostrar o trabalho de um ano inteiro. Sim, os ensaios normalmente são duas vezes por semana mas no período do carnaval aumentamos para cinco vezes por semana. Com relação à saúde, na época do carnaval a alimentação se torna um pouco mais controlada. Comidas leves e saudáveis e muito exercício físico; faço natação. Ah, muita água pra hidratar também!!!

CaJu in Dica: Qual sua ambição para o futuro?

Mestre Nayara: Ter o meu trabalho reconhecido nacionalmente.

CaJu in Dica: O que você diria a uma pessoa que também sonha em seguir essa carreira?

Mestre Nayara: Diria pra não desistir, pois não é uma carreira fácil de se seguir. São muitas dificuldades que encontramos e não podemos nos abalar. As fases ruins vem pra nos deixar mais fortes! Precisamos de muito foco!

CaJu in Dica: Qual seu recado para as mulheres do Brasil que ainda não alcançaram os lugares que desejam, seja por preconceito ou por falta de oportunidade?

Mestre Nayara: Se você tem um objetivo, se você tem um ideal, se tem algo que te move, lute por isso!  Preconceito existe em qualquer lugar e é coisa de gente arcaica, não se deve dar ouvidos nem tampouco se abalar por isso. Oportunidade a gente faz com a nossa força de vontade! O caminho é difícil e cheios de pedras?! Sim! Mas no final vale a pena você chegar onde chegou e se orgulhar dos próprios feitos.


Os desfiles das escolas de samba de Campo Grande/MS serão nos dias 16 e 17/02 na avenida Alfredo Scaff, no bairro Santo Amaro, próximo à Praça do Papa. Para quem quiser conferir de perto o trabalho da Mestre Nayara, a G.R.E.S. Igrejinha desfilará na próxima terça-feira.

Correio B+

Capa B+: Entrevista com a lutadora multicampeã Kyra Gracie

"Tive a ideia do livro: "Viver como uma Campeã", ainda na época que competia".

15/09/2024 21h30

Capa B+: Entrevista com a lutadora multicampeã Kyra Gracie

Capa B+: Entrevista com a lutadora multicampeã Kyra Gracie Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Kyra Gracie vem da família de lutadores de jiu-jitsu mais importante do mundo, família que difundiu o esporte no Brasil e fora dele também, tendo se tornado referência mundial com seu estilo próprio de luta nas artes marciais, que sagrou inúmeros campeões em variados torneios.

Atualmente Kyra Gracie é faixa preta 4º grau de Jiu-Jitsu e faixa preta de Judô.. Foi pentacampeã mundial do esporte e atualmente se dedica ao lado empresarial e a carreira de apresentadora. 

É a primeira mulher de sua família a conquistar uma faixa preta em jiu-jitsu e a competir ativamente no esporte. Devido aos diversos campeonatos nos quais participou, morou durante três anos em Nova Iorque e dois anos em Los Angeles, e desde 2010 voltou a residir no Rio de Janeiro, onde trabalhou como comentarista esportiva e apresentadora nos canais Globo, Sportv e Combate. Em 3 de agosto de 2018 fundou sua própria academia de artes marciais, a Gracie Kore.

Kyra foi a atleta mais jovem a conquistar o Mundial Sem Kimonos, no ADCC, aos dezenove anos. Ela é considerada por muitos como a melhor mulher lutadora da história do Jiu-Jitsu, nunca tendo perdido para uma adversária com mesma faixa e mesmo peso. Sempre treina com homens e diz que eles são mais "frescos" porque desistem ao primeiro machucado.

“No começo, eles [família] me apoiaram porque acharam que era brincadeira. Quando viram que era sério, disseram que era para eu deixar a luta com os homens. Mas bati o pé e continuei. Depois que comecei a competir e a me destacar, eles deram o braço a torcer e passaram a me apoiar”, explica.

Com o objetivo de aumentar o número de mulheres no jiu-jitsu, Kyra lançou o quimono rosa em 2006. Hoje o quimono rosa tomou conta das aulas no mundo todo e em diversas artes marciais, além do jiu-jitsu, como no caratê.

“Para mim, só existem duas opções - ou você engole o mundo, ou o mundo engole você". É assim que Kyra Gracie, lutadora multicampeã, começa seu livro de memórias e reflexões: Viver Como uma Campeã. O lançamento da editora Agir apresenta ao público os bastidores da trajetória que a levou ao sucesso no esporte, nos negócios e na construção da felicidade de sua família.

O livro revisita os desafios e obstáculos que ela encontrou ao longo do caminho, e traz para as leitoras e leitores as ferramentas que a fizeram despertar a força interior para vencer, tanto nos tatames quanto na vida. 

Oito vezes campeã mundial de Jiu-Jitsu e detentora do feito de ser a primeira e única mulher a unificar os títulos do Hall da Fama das maiores organizações internacionais de Jiu-Jitsu, Kyra expressa ao longo das páginas poderosas de seu livro ideias acerca da transformação de nossas mentalidades, abarcando todas as áreas da vida de uma mulher, incluindo o campo profissional e a vida amorosa.

Além disso, ela conta como superou obstáculos, enfrentou desafios, subverteu estruturas de poder e se reinventou diversas vezes, nos inspirando em um diálogo franco e corajoso. 

Da união com seu marido, o ator e também empresário Malvino Salvador nasceram as meninas Ayra Gracie e Kyara Gracie Salvador, e também o menino Rayan, o primeiro menino do ator e da lutadora, nascido em 2021.

Kyra esteve em São Paulo na bienal de SP para lançar “Um Golpe de Equilíbrio”, o segundo da série de livros infantis que escreveu com o Malvino e com a jornalista Agatha Lemos.O primeiro foi “Um Golpe de Respeito” e vem muito mais na sequência! O objetivo é oferecer ferramentas para que as crianças possam juntamente com seus pais trabalhar a autoconfiança e a inteligência emocional.

Kyra é Capa do Correio B+ desta semana, e em entrevista ao Caderno ela fala com exclusividade sobre literatura, empreendedorismo e novos projetos.

Capa B+: Entrevista com a lutadora multicampeã Kyra GracieA lutadora Kyra Gracie é Capa exclusiva do Correio B+ desta semana - Foto: Gabriel Farhat - Diagramação - Denis Felipe

CE - Kyra, o que te inspirou a escrever o  livro “Viver como uma Campeã”? Como foi o processo de escrita? Enfrentou algum desafio? E como você acredita que ele possa impactar seus leitores?
KG - 
Tive a ideia do livro “Viver como uma Campeã” ainda na época em que competia, quando comecei a escrever um diário onde colocava todos os meus sentimentos antes, durante e depois das competições. Mesmo sendo muito vitoriosa no tatame, não me sentia assim na minha vida fora dele. Tinha, por exemplo, muita dificuldade em me posicionar, era muito tímida e pouca autoconfiança nas minhas atitudes.

E comecei a perceber que na verdade eu fui moldada pelo meio que eu vivia, pelas experiências que eu tive, dentro do meio muito masculino e majoritariamente machista. E a partir do momento que eu entendi isso, vi que precisava me transformar de dentro pra fora. Foi aí a grande virada de chave.

Para isso, precisei usar ferramentas de autoconhecimento e de inteligência emocional, trabalhar essa força interior, e isso me colocou como uma mulher campeã em outras áreas da vida. Consegui enfim me colocar em um relacionamento saudável e realizar o sonho de ter a minha família. E é dessa forma que eu desejo que as leitoras sejam impactadas através do livro. Para isso, potencializo o que eu já faço com as minhas alunas, que é passar essas ferramentas para que elas apliquem para a vida.

CE - Esse foi seu segundo livro, após o infantil “Um Golpe de Respeito”. Pretende escrever mais livros? 
KG - 
Sim! Em setembro lançaremos na bienal de SP “Um Golpe de Equilíbrio”, o segundo da série de livros infantis que escrevi com o Malvino e com a jornalista Agatha Lemos.O primeiro foi “Um Golpe de Respeito” e vem muito mais na sequência! O objetivo é oferecer ferramentas para que as crianças possam juntamente com seus pais trabalhar a autoconfiança e a inteligência emocional.

Capa B+: Entrevista com a lutadora multicampeã Kyra GracieKyra e o marido Malvino Salvador - Divulgação

CE - Você pode compartilhar um pouco sobre a filosofia e os valores que você ensina na Gracie Kore? E quais os projetos futuros com relação à academia?
KG -
 A Gracie Kore oferece aulas para homens, mulheres e crianças. O objetivo principal é proporcionar experiências e incentivar uma vida saudável. Usamos a metodologia da minha família, mostrando sempre aos alunos a importância da disciplina, perseverança, respeito, confiança em si mesmo, força mental, liderança e valores que se tornaram pilares da filosofia do jiu-jitsu.

CE - Como você equilibra sua carreira como empresária, professora, palestrante e escritora com a administração da Gracie Kore? 
KG -
 Não é nada fácil, mas muito prazeroso quando temos a oportunidade de fazer o que realmente gostamos. Conto com o Malvino e uma equipe maravilhosa na Gracie Kore e faço questão de ministrar aulas, gosto desse contato direto com os alunos. E sinto uma grande emoção a cada palestra que sou convidada para realizar. É um prazer poder compartilhar conhecimento, insights e inspiração com pessoas que estão em busca de crescimento e desenvolvimento profissional. Isso é algo muito especial.

CE - Você oferece um curso de defesa pessoal feminina na Gracie Kore. O que te motivou a criar esse curso e quais são os principais objetivos que você deseja alcançar com ele? 
KG - 
Muitas pessoas acham que a defesa pessoal é para aprender a brigar e a peitar agressores, mas não. O principal objetivo é fazer a mulher sair ilesa, evitar o conflito, se empoderar e ter autoconfiança. Para isso, utilizamos exemplos práticos de como sair de situações corriqueiras que nós mulheres passamos ao longo da vida. Qual mulher nunca acelerou o passo em uma rua deserta ou em um estacionamento? Ou não foi puxada pelo braço por um homem em uma boate? É diferente estar alerta e estar tensa. E é isso que procuramos passar para nossas alunas. 

Capa B+: Entrevista com a lutadora multicampeã Kyra Gracie            Kyra com sua família - Divulgação

CE - Malvino recebeu a tão almejada faixa-preta. Conte um pouco sobre a evolução dele no jiu-jítsu. O apoiou na decisão  de voltar a competir depois de mais de 20 anos? 
KG - 
Não se conquista uma faixa preta de jiu-jitsu com facilidade, existe um processo de evolução dentro e fora do tatame que é necessário para evoluir. Malvino foi muito regrado, assíduo e se dedicou muito para conquistar a faixa preta. Após graduado, ele vai lutar mais campeonatos e vai fazer o processo de formação de professores da Gracie Kore para poder dar aulas.

CE - Como você e o Malvino dividem as responsabilidades na criação dos filhos? Existe alguma estratégia que vocês usam para manter a harmonia em casa? E quais são os programas favoritos em família?
KG -
 A gente sempre coloca a família como uma das nossas prioridades, então a gente se desdobra para estar com os nossos filhos sempre que possível. Com a correria do dia a dia, procuramos nos organizar para garantir esses momentos preciosos.

Por exemplo, tem dias que eu os levo para a escola e o Malvino os busca, e vice-versa. Também nos revezamos ou vamos juntos nas atividades extracurriculares. A nossa agenda é bem cheia, mas também flexível, o que permite ajustar as coisas conforme a necessidade.

Estar presente na rotina é essencial. Adoramos ir à praia, andar de bicicleta, praticar atividades ao ar livre. Acreditamos que essa conexão é muito importante na criação de memórias e no pleno desenvolvimento das crianças. 

CE - Vc completará 40 anos em 2025. Você se considera uma pessoa vaidosa? Conta pra gente um pouco da sua rotina de treinos e de beleza.
KG -
 Eu me exercito, pratico meditação e respiração. Procuro me alimentar de forma balanceada, longe de produtos industrializados e gordurosos. Eu sempre tive uma rotina regrada, isso nunca foi uma questão para mim. E eu chego muito feliz aos 40 anos, muito satisfeita com meus erros e acertos. E acho que eles foram fundamentais para eu ser quem eu sou hoje. Claro que percebo vários cabelos brancos e uma dificuldade maior em perder peso, mas isso é natural no envelhecimento.

Capa B+: Entrevista com a lutadora multicampeã Kyra GracieDivulgação 

 

Correio B+

Notas B+: Gabriele Marinho, Miss Alagoas 2024, sonha em trazer coroa inédita para o Nordeste

A Miss frisa a importância de que misses nordestinas tenham mais visibilidade no concurso.

15/09/2024 18h30

Notas B+: Gabriele Marinho, Miss Universo Alagoas 2024, traz coroa inédita para o Nordeste

Notas B+: Gabriele Marinho, Miss Universo Alagoas 2024, traz coroa inédita para o Nordeste Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Gabriele Marinho, Miss Universo Alagoas 2024, retornou ao mundo dos concursos de beleza após um longo hiato com um objetivo claro: conquistar, pela primeira vez, a coroa nacional para o seu estado. A modelo e estudante de Direito destaca que sua participação tem um significado especial, não apenas para ela, mas para toda a região Nordeste.

“Voltei ao mundo Miss com o desejo de fazer história, de mostrar que Alagoas tem potencial para conquistar o título nacional. Meu objetivo é, acima de tudo, honrar meu estado e trazer essa vitória para o Nordeste”, afirma Gabriele.

A Miss Universo Alagoas frisa a importância de que misses nordestinas tenham mais visibilidade no concurso, destacando que, em mais de 70 anos de competição, a região Nordeste conquistou apenas 10 títulos nacionais.

"É triste ver que, mesmo após tanto tempo, as pessoas ainda olham para o Nordeste com os mesmos olhos do início dos concursos. Há um estereótipo que ainda persiste, como se nossa região não fosse uma potência de misses, o que é completamente equivocado", critica Gabriele.

Ela também salienta que, apesar dos desafios, tem recebido um grande apoio ao longo de sua jornada. “Estou muito feliz com o carinho e o incentivo que as pessoas estão me dando. Isso me fortalece para continuar lutando pelos meus objetivos e para quebrar esses estigmas”, conclui Gabriele, reforçando sua determinação para representar Alagoas e o Nordeste no Miss Brasil.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).