Quem admira os desfiles das escolas de samba apenas pela televisão, a partir desta segunda-feira (20) poderá prestigiar as escolas da Capital, que prometem muito samba e beleza.
A folia vai reunir 8 agremiações a cruzar a Avenida Alfredo Scaff, próximo a Praça do Papa, sendo 4 delas ainda nesta segunda e as outras na terça-feira (21).
Neste ano, sete delas serão julgadas, sendo: G.R.E.S Unidos do Bairro Cruzeiro, Vila Carvalho, Cinderela, Deixa Falar, Igrejinha, Unidos do Aero Racho e Catedráticos do Samba.
“Pisar na avenida levando a bandeira de uma escola, seja ela grande ou não, é carregar toda a ancestralidade que envolve o samba, a cultura popular e a memória da comunidade”, afirmou a bailarina e professora Flávia Laís Alarcon, que é porta-bandeira da escola de samba Unidos da Vila Carvalho.
Os desfiles prometem algumas homenagens, como os Herdeiros do Samba, que irá relembrar os 100 anos da Escola Estadual Joaquim Murtinho. Os Cetedráticos do Samba fará uma homenagem para Coxim, considerada o Portal do Pantanal.
A apuração dos votos será na quarta-feira (22), na passarela do samba, a partir das 14h. Após abertura dos envelopes e verificação das notas de todos os quesitos, será anunciada a escola campeã do carnaval 2023.
“Nós sabemos das dificuldades que as escolas passam todos os anos para colocar as alegorias na avenida. Esse repasse é feito para garantir geração de renda e empregos que o carnaval proporciona às comunidades envolvidas, a festa de Momo é alegria, cultura, economia, turismo e ancestralidade e merece toda nossa atenção e respeito”, afirmou o presidente da Fundação de Cultura, Max Freitas.
Confira a ordem dos desfiles e os enredos das escolas de samba:
Segunda-feira (20/02)
1º Herdeiros do Samba - ‘Bate, bate coração Joaquim Murtinho 100 anos de Educação’;
2º Unidos do Bairro Cruzeiro - ‘Per Fumum: ‘A Essência Que Me Seduz’;
3º Vila Carvalho - ‘Carvalho em uma nova era: Em Minha Casa há várias moradas não estamos sós’;
4° Igrejinha - ‘Uni-Duni-Tê: A Igrejinha vem brincar com você’.
Terça-feira (21/02)
1º Cinderela Tradição do José Abrão - ‘Cinderela Tradição 30 anos de história’;
2° Deixa Falar - ‘Carnavalis’;
3° Unidos do Aero Rancho - ‘Eu sou o grande Aero Rancho: Esse é meu povo’;
4° Os Catedráticos do Samba - ‘Homenagem a Coxim: Portal do Pantanal virou festa’.




