A 2ª edição da Comitiva dos Chefs acontecerá entre os dias 16 e 18 de agosto, na Plataforma Cultural, da Esplanada Ferroviária, na região central de Campo Grande. A estimativa é de que 9.600 pessoas visitem o evento, o qual contará com uma programação que envolve a gastronomia local, corredor gastronômico com restaurantes e chefs de cozinha comercializando pratos regionais, praça de alimentação, Espaço Network para empresas, além de artesãos e pequenos produtores rurais vendendo produtos e serviços.
De acordo com a idealizadora do festival, a chef Dedê Cesco, o objetivo da Comitiva dos Chefs é apresentar aos profissionais de gastronomia e população, a riqueza dos ingredientes regionais que compõem a cultura e identidade do povo sul-mato-grossense. “Nossa intenção é fortalecer a gastronomia do Estado e demonstrar o quão rico são os ingredientes do cerrado e pantanal. Há uma infinidade de sabores que precisam de um toque para se tornarem pratos maravilhosos e queremos compartilhar isso com todos os convidados que comparecerem ao festival”, observa.
Apoio
O projeto recebe investimentos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC). “A união da gastronomia e cultura é um dos ativos mais fortes para o desenvolvimento local, visto que os participantes são despertados por vários fatores como conhecimento e a experiência individual dos sentidos, olfato, visão e paladar. Além disso, proporciona visibilidade aos profissionais de gastronomia que são detentores de um talento muito grande, o qual pode contribuir para maior visibilidade de nossa capital e todo o Estado”, acredita Melissa Tamaciro, secretária municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
Também um dos idealizadores do evento, o empresário Rodrigo Borges, acredita que o festival ganhou uma proporção cultural, social e gastronômica que vai muito além do espaço regional. “Trabalho com a Dedê há mais de três anos e desde o início acreditei no projeto. Tanto é que idealizamos juntos o festival, a fim de torná-lo um grande evento. A Comitiva dos Chefs reúne toda cadeia participante da gastronomia regional, envolvendo fornecedores, produtores rurais, artesãos e os chefs que acreditam no projeto”, argumenta.
Projeto
O projeto Festival Comitiva dos Chefes foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) da Prefeitura de Campo Grande e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR). A edição 2019 será realizada na Plataforma Cultural, localizada na Esplanada Ferroviária, entre 16 e 18 de agosto, em Campo Grande (MS). O endereço é Avenida Calógeras, 3015, Centro.
Correio B
Kleber Mendonça celebra 'O Agente Secreto' no Globo de Ouro
O Agente Secreto tornou-se o filme brasileiro falado em português mais indicado da história do Globo de Ouro
08/12/2025 21h00
Compartilhar
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho nas filmagens de O Agente Secreto Victor Jucá
O Agente Secreto conquistou três indicações ao Globo de Ouro, nesta segunda-feira, 8. No X (antigo Twitter), o diretor Kleber Mendonça Filho agradeceu às mensagens e à equipe do longa, que concorre nas categorias de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, Melhor Filme de Drama e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.
"Não sabia que as 3 indicações no Globo de Ouro são recorde brasileiro. Obrigado por me avisar e um abraço enorme pra toda a equipe inacreditável que fez O Agente Secreto", escreveu ele.
O diretor também agradeceu às mensagens de carinho pelas indicações e brincou que seu celular está "parecendo uma árvore de Natal".
Recorde
O Agente Secreto tornou-se o filme brasileiro falado em português mais indicado da história do Globo de Ouro. O Beijo da Mulher Aranha, dirigido por Hector Babenco em 1985 e que é uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos, teve quatro indicações no Globo de Ouro de 1986 - Melhor Filme de Drama, Melhor Atriz Coadjuvante, para Sônia Braga, e duas em Melhor Ator em Drama, para William Hurt e para Raul Julia. O longa, porém, é totalmente falado em inglês, o que faz com que muitos não o considerem como um filme brasileiro.
Quem concorre com O Agente Secreto
Melhor Filme de Drama
- Frankenstein
- Hamnet
- Foi Apenas um Acidente
- O Agente Secreto
- Valor Sentimental
- Pecadores
Melhor Ator em Filme de Drama
- Joel Edgerton (Sonhos de Trem)
- Oscar Isaac (Frankenstein)
- Dwayne Johnson (Coração de Lutador)
- Michael B. Jordan (Pecadores)
- Wagner Moura (O Agente Secreto)
- Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido)
Melhor Filme em Língua Não Inglesa
- Foi Apenas um Acidente
- Sem Outra Chance
- O Agente Secreto
- Valor Sentimental
- Sirat
- A Voz de Hind Rajab
Sobre o longa
O filme de Kleber Mendonça que está em cartaz nos cinemas e tem recebido críticas positivas no Brasil e no exterior retrata a história de Marcelo (Wagner Moura), que chega ao Recife em uma tentativa de escapar de seu passado e se reconectar com seu filho. Ele, porém, se vê mergulhado em um clima de insegurança e desconfianças - tal qual o espectador, que durante as 2h40 do filme é transportado para o Brasil de 1977, em plena ditadura militar.
fim de ano
Sete filmes que se passam no Natal, mas não são natalinos
No fim do ano, muitos filmes natalinos são lançados nos streamings, mas há aqueles que trazem o Natal como pano de fundo, enquanto a trama está longe do espírito da data
08/12/2025 17h14
Compartilhar
Carol tem cenas que se passam no Natal, mas a data não é o tema central da história Foto: Divulgação
Quando chega o fim do ano, é comum a busca por filmes de Natal para entrar no clima da época. Alguns já são considerados clássicos, como o filme Esqueceram de Mim, mas todos os anos também há lançamentos nos streamings com filmes natalinos e que fazem muito sucesso, chegando a ficar semanas no top 10 de cada plataforma.
No entanto, há ainda outros que não são sequer lembrados como filmes de Natal. Isso porque, mesmo cercados por árvores iluminadas, ruas cobertas de neve e músicas festivas ao fundo, muitos filmes que se passam na época de Natal estão longe de serem histórias sobre o espírito natalino.
Em vez disso, usam o feriado apenas como cenário para tramas de ação eletrizante, suspense, drama ou até mesmo romances que poderiam acontecer em qualquer outra época do ano, mas ganham um charme extra graças à estética característica de dezembro.
O Correio do Estado reuniu alguns títulos que aproveitam o clima natalino sem depender dele, ideais para quem quer mergulhar em boas histórias sem cair nos clichês tradicionais das festas.
Confira filmes que se passam no Natal, mas não são essencialmente natalinos:
Duro de matar
Possivelmente o mais famoso da lista, por sempre constar em listas de dúvidas sobre se o filme é ou não de Natal. Fato é que apesar de se passar totalmente durante uma festa de Natal, a trama não tem nada além disso que seja da época e poderia se passar em qualquer outra ocasião que não mudaria a história.
No longa, o policial John McClane, interpretado por Bruce Willis, está visitando sua família no Natal. Ele participa de uma confraternização de fim de ano na sede da empresa japonesa em que a esposa trabalha. A festa é interrompida por terroristas que invadem o edifício de luxo. McClane não demora a perceber que não há ninguém para salvá-los, a não ser ele próprio.
Onde assistir: Disney + Classificação indicativa: 14 anos Ano de lançamento: 1988
Carol
Therese Belivet tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece Carol, uma elegante e misteriosa cliente. Rapidamente, as duas mulheres desenvolvem um vínculo amoroso que terá consequências sérias.
O Natal aparece em cenários, com árvores e decorações, além da história, começar quando Carol vai comprar um presente para a filha na loja de departamentos, mas além do clima festivo de fundo, a data não é o ponto central da trama.
Onde assistir: Prime Vídeo Classificação indicativa: 14 anos Ano de lançamento: 2015
Estrada Maldita
Este se passa na véspera de Natal e faz algumas menções a data ao longo da história, mas o cenário é todo de neve e não há, de fato, enfeites ou músicas natalinas para criar o clima.
Estrada Maldita é um filme de suspense/terror, estrelado por Emily Blunt e Ashton Holmes. Na trama, dois estudantes universitários estão viajando de carona para casa no Natal, em Delaware, quando sofrem um acidente de carro que os deixa atolados na neve. Agora, além do frio, terão de enfrentar obstáculos sobrenaturais naquele lugar que foi palco de terríveis acontecimentos na década de 1950.
Onde assistir: HBO Max Classificação indicativa: 18 anos Ano de lançamento: 2007
Beijos e tiros
Beijos e tiros é um filme de ação e humor, com clima natalino ao fundo por se passar nessa época. Então, durante o longa, é possível observar alguns cenários decorados e festas, mas sem maiores menções ao tema.
Ao fugir da polícia, Harry Lockhart (Robert Downey Jr.), um ladrão fracassado, invade um teste para atores e acaba sendo enviado para Hollywood para trabalhar. Lá ele participa de um "laboratório" com um detetive particular para um papel e se vê em meio a uma complicada trama que envolve um assassinato. É quando Lockhart acaba se relacionando com uma antiga paixão dos tempos de escola.
Onde assistir: HBO Max Classificação indicativa: 16 anos Ano de lançamento: 2005
Batman: O Retorno
Neste filme de Tim Burton, Gotham City está toda decorada para o Natal, mas a trama não tem muita relação com a data.
Com o objetivo de manipular Gotham City, um milionário tenta transformar o Pinguim, um ser deformado que tinha sido abandonado ainda bebê nos esgotos, em prefeito da cidade. Como se isto não bastasse, surge a Mulher-Gato que, apesar de ser linda e sedutora, também tem dupla personalidade, em razão de problemas no passado. Ambos se tornam verdadeiros pesadelos para Batman no presente.
Onde assistir: HBO Max Classificação indicativa: 12 anos Ano de lançamento: 1992
Dois mundos, um desejo
Lançamento turco da Prime Vídeo, parte do filme se passa em época natalina, com cenários decorados, mas a trama não tem relação com a data.
Vinte e um anos depois de um encontro mágico em um hospital infantil, Bilge e Can de repente começam a ouvir a voz um do outro telepaticamente. O que parece um milagre logo revela um segredo escondido, pois o destino, ao reuni-los depois de décadas, lhes reserva muito mais. Uma aventura emocionante e uma história de amor épica os aguardam.
Onde assistir: Prime Vídeo Classificação indicativa: 16 anos Ano de lançamento: 2025
Edward mãos de tesoura
Edward Mãos de Tesoura não é um filme de Natal, mas atos finais e o clímax ocorrem durante a época de fim de ano. No entanto, a data não é importante para a trama sombria.
Peg Boggs é uma vendedora que acidentalmente descobre Edward, jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.
Onde assistir: Disney+ Classificação indicativa: 12 anos Ano de lançamento: 1990
NEWSLETTER
Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.
Fique Ligado
Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de
e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).