Correio B

Comércio criativo

Feira Ziriguidum comemora o Dia Nacional do Samba em Campo Grande

Com mais de 160 expositores e excelentes opções de peças de brechó, o evento, que será realizado no dia 7 de dezembro, contará com apresentações musicais e muito sambinha no pé

Continue lendo...

Não deixe o samba morrer… como diria a canção, é com esse ritmo que a Ziriguidum iniciou suas atividades em formato de sarau, em 2014. Dez anos depois, transformou-se em um evento de economia criativa.

A 16ª edição da Feira Cultural Ziriguidum será realizada no dia 7 de dezembro, conquistou espaço no coração do campo-grandense pelas opções dos seus mais de 160 expositores de produtos sustentáveis. Entre os destaques estão os brechós, que oferecem uma ampla variedade de produtos.

Além disso, a feira contará com artesanato e uma gastronomia diversificada preparada no local, perfeita para os amantes de comida de feira, com opções como:

  • Sushi
  • Pastel
  • Shawarma
  • Hambúrguer artesanal
  • Espetinho
  • Açaí
  • Drinks e cerveja gelada no car oficial do Laricas.
Imagem Divulgação

"Então, samba!"

Nesta edição, que faz alusão ao Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, adivinha? Vai ter roda de samba, chorinho e DJ, para ninguém ficar parado.

 

O DJ Magao, considerado um dos melhores de Campo Grande, será o responsável por animar o rolê e garantir que todos dancem. Já o Samba Caos e Som que Chora que promete convidar a galera para o passinho.

Achou que acabou? A Ziri ainda irá surpreender quem for fazer suas compras com um desfile das mulheres do Projeto Envolva-se, em parceria com o Sesc.

 

O que é o Projeto Envolva-se?


O projeto reúne costureiras que, por meio de sobras de jeans, produzem novas peças utilizando a técnica de reutilização criativa, conhecida como upcycling. 

O projeto iniciou em 1997, o programa promove uma rede de solidariedade com ações educativas para reduzir o desperdício e promover o reaproveitamento de resíduos sólidos. 

Somente em Campo Grande o projeto atuou no Institutos Maná do Céu, do Jardim Canguru, assim como o Projeto A.T.O, do Bairro Dom Antônio Barbosa.

 

 

Atrações


As mulheres do coletivo Dorcelina Folador irão promover uma exposição de arte e um living paint (que, em português, significa "pintura ao vivo").

A organização da feira garante que essa programação é para “lavar a alma”, deixando todos curiosos sobre as próximas atrações da Feira Cultural Ziriguidum.

 

 

 

Serviço:

  • Feira Cultural Ziriguidum
  • Endereço: Avenida Fábio Zahran
  • Bairro: Jardim Paulista
  • Horário: 16h às 22h
  • Siga no Instagram: @FEIRAZIRIGUIDUM

Assine o Correio do Estado

Correio B

Mural em homenagem a artistas de MS ganha mais dois autógrafos

Cleir Ávila e Ique estiveram nesta sexta-feira (29) no mural que se tornou referência por homenagear ícones da arte do Estado e até de São Paulo, em um boteco de Campo Grande

30/11/2024 16h15

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Após receber a assinatura do fotojornalista Roberto Higa, considerado uma lenda viva de Mato Grosso do Sul, o mural no Escritório Bar Cultural foi imortalizado pelo artista plástico Cleir Ávila.

O boteco, conforme definido pelo proprietário Luciano Yonaka, idealizou o mural que homenageia artistas sul-mato-grossenses de diversas áreas, como Cleir Ávila, Ique e Roberto Higa.

O único homenageado de fora do Estado é Eduardo Kobra, natural de São Paulo, conhecido mundialmente por seu trabalho e amigo de Sullivan, o artista responsável por pintar o mural.

Com o mural concluído, o próximo passo foi convidar cada homenageado para deixar seu ‘autógrafo’. O primeiro foi Roberto Higa, no dia 11 de novembro.

Ele também gravou as mãos em massa modeladora, que posteriormente será transformada em escultura.

Na noite desta sexta-feira (29), Cleir Ávila, acompanhado de Ique, esteve no Escritório Bar Cultural para deixar seu registro na obra. Após coletar as assinaturas de todos os homenageados (resta apenas a de Kobra), o mural passará por processos para evitar o desgaste causado pelo tempo.

 

 

 

Imagem divulgação / A esquerda Ique e a direita Cleir

Homenageados

Os artistas Cleir Ávila e Ique expressaram sua satisfação com a homenagem, que os pegou de surpresa. Acostumados a encantar o público com suas obras, agora eles foram imortalizados pelas mãos de Sullivan.

"É uma emoção, né? Porque, como o Cleir já tinha dito, estamos sempre na posição do artista que cria [a obra], e agora passamos para o outro lado, né? Como artistas que estão sendo homenageados. E isso é muito bom, porque passamos a vida inteira dedicados a um trabalho que agora vira referência, vira caminho. Isso é muito legal", comentou Ique.

Retorno

O artista plástico, Cleir Ávila volta a Campo Grande após passar uma temporada em Dourados revitalizando duas de suas artes, poucos dias antes do segundo município do Estado completar 89 anos, no dia 20 de dezembro.

Além de presentear a população o trabalho teve participação da jovem Nathalya Escobar, de 22 anos.

Um aspecto que torna a arte ainda mais interessante foi a parceria com a grafiteira Nathalya, que trabalhou ao lado do artista plástico por quem possui profunda admiração. 

 

 

 

Quer conhecer? O Escritório Bar Cultural está localizado na Rua Assunção, esquina com a Spipe Calarge.

Assine o Correio do Estado

 

Correio B+

Beleza B+: Hidratação, nutrição e reconstrução: a importância do cronograma capilar

O cronograma capilar é uma prática que considera as necessidades específicas de cada pessoa, oferecendo recuperação intensiva, que resulta em fios mais fortes e brilhantes.

30/11/2024 15h00

Beleza B+: Hidratação, nutrição e reconstrução: a importância do cronograma capilar

Beleza B+: Hidratação, nutrição e reconstrução: a importância do cronograma capilar Foto - Pinterest

Continue Lendo...

Os cabelos enfrentam diariamente danos que comprometem sua saúde e beleza, como a exposição ao sol, poluição, processos químicos e uso de ferramentas de calor.

Com a busca crescente por fios mais saudáveis e bonitos, surge também a necessidade de adotar cuidados mais profundos.

O cronograma capilar, composto por hidratação, nutrição e reconstrução, é uma prática que considera as necessidades específicas de cada pessoa, oferecendo recuperação intensiva, que resulta em fios mais fortes e brilhantes. Shalisa Boso diretora administrativa da Prohall Professional, marca de produtos capilares voltados ao cuidado pessoal e à estética explica os momentos e cronograma dos tratamentos:

Primeiro passo: hidratar

Ao repor a umidade natural, a hidratação combate os danos causados pelo sol, poluição, secadores e produtos químicos. A umidade é fundamental para a flexibilidade dos fios, tornando-os menos suscetíveis a quebras e pontas duplas. Realizada de forma frequente, ela ajuda a manter a elasticidade dos cabelos evitando o ressecamento.

Nutrindo os fios com óleos e manteigas naturaisA nutrição atua como complemento vital, uma vez que traz aos fios os lipídios responsáveis pelo brilho e pela força. Ingredientes como óleo de argan, abacate e manteigas de karité e murumuru criam uma camada protetora, combatendo o frizz e mantendo os fios alinhados. 

Além disso, cosméticos nutritivos devolvem aos fios sua camada lipídica natural, protegendo-os contra danos futuros. Os produtos com essa finalidade são desenvolvidos para restaurar a saúde capilar usando apenas os melhores ativos naturais para garantir resultados duradouros.

Reconstrução: restaurando a integridade dos fios danificados

Reconstrução é o tratamento que repõe proteínas e aminoácidos que formam a estrutura do fio, como a queratina. Fatores como poluição, raios UV e uso frequente de ferramentas de calor danificam a estrutura, deixando os fios frágeis e quebradiços. Os cosméticos para reconstruir os fios fortalecem a fibra capilar e ajudam a recuperar a resistência do cabelo, devolvendo sua integridade e brilho.

Identificando se os cabelos precisam de cuidados profundos

Alguns sinais são evidentes de que os fios precisam de tratamentos intensivos. Ressecamento, falta de brilho, frizz excessivo e pontas duplas são alguns dos indícios de que o cabelo necessita passar por cronograma completo.

Como e quando realizar os tratamentos?

Para uma rotina equilibrada, é importante incluir as três etapas de tratamento. A hidratação pode ser feita semanalmente, enquanto a nutrição é recomendada a cada 15 dias. 

A reconstrução pode ser feita uma vez por mês ou conforme a necessidade do fio. Adicionar uma máscara nutritiva ou hidratante a cada semana proporciona cuidado constante e ajuda a manter a saúde e o brilho dos cabelos.

Erros comuns ao realizar tratamentos intensivos

Um erro comum é usar o mesmo tipo de tratamento continuamente, sem respeitar as necessidades dos fios. Reconstruir em excesso, por exemplo, pode deixar o fio rígido e quebradiço.

Outra falha é aplicar os produtos na quantidade ou frequência incorreta. É importante seguir as instruções de uso e observar as respostas do cabelo para adaptar a rotina de forma personalizada.

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).