Correio B

ALIMENTAÇÃO & SAÚDE

Lentilha precisa ser incorporada ao cardápio diário, indica nutricionista Tamara Nunes

Pouco consumida no Brasil, a lentilha precisa ser incorporada ao cardápio diário

Continue lendo...

A lentilha é uma leguminosa não muito consumida em Mato Grosso do Sul e no restante do País, sendo mais frequente no cardápio de vegetarianos ou de veganos. A baixa adesão à lentilha faz a nutricionista Tamara Nunes lamentar, pois se trata de um alimento com inúmeros benefícios à saúde, como a especialista destaca a seguir.

“Pode ser consumida o ano inteiro, e não só nas festas de fim de ano. É uma leguminosa que faz muito bem para saúde e que deve ser lembrada fora dessa época”, recomenda.

Tamara diz que o tipo mais consumido no País é o das lentilhas de grão grande, casca verde acinzentada e interior amarelo, “comercializada na forma de grão inteiro”. Veja porque a leguminosa faz tão bem à saúde e confira as formas de preparo, armazenamento e outras dicas, além de duas receitas da nutricionista, que é professora da Uniderp.

PERDA DE PESO

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (Taco), em 100 gramas de lentilha temos 347 kcal, 23 g de proteínas, 64 g de carboidratos, 16,9 g de fibras, 54 mg de cálcio e 94 mg de magnésio, sendo também fonte de aminoácidos essenciais, como isoleucina e lisina. É uma importante fonte de proteína vegetal, vitaminas, cálcio e ferro, além de alto valor alimentício. A lentilha é rica em fibras, ajuda na perda de peso, pois proporciona sensação de saciedade, e melhora o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre.

MASSA MUSCULAR

Favorecem também no ganho de massa muscular, pois são ricas em proteínas. Diminuem os níveis de colesterol no sangue, pois são fonte de fibras solúveis e insolúveis, que reduzem a absorção de gorduras à nível intestinal, além de aumentarem a secreção de ácidos biliares, inibindo a produção de colesterol no fígado.
Atuam na prevenção da anemia por serem ricas em ferro, um mineral que atua na produção da hemoglobina, que é o componente responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para todo o corpo, além do ácido fólico, uma vitamina que promove a formação de células do sangue.

MULHERES

Para as mulheres, como contém lignanas e isoflavonas, que são compostos bioativos com propriedades semelhantes aos hormônios estrogênicos, a lentilha ajuda a regular os hormônios femininos, aliviando os sintomas da menopausa e da TPM, como ondas de calor e mudanças de humor.

CULTIVO

São cultivadas em menor escala no Ocidente, embora muito apreciadas pela gastronomia e pelos movimentos como o slow food. Algumas das principais variedades são a lentilha verde de puy (França), lentilha verde de berry (França), lentilha blonde de Saint-Flour (França), lentilhas beluga (Estados Unidos e Canadá), lentilha tierra de ampos (Espanha), lentilha de armuña (Espanha) e a lentilha castelluccio (Itália).

PRATOS

A lentilha é usada no preparo de sopas, saladas, arroz, cozidos e acompanhamentos de carne bovina e de carneiro. Ela pode ser combinada com tomate, batata, abóbora, beterraba e cenoura ou com folhosas, como o espinafre, a mostarda e a taioba.

Para os vegetarianos pode ser consumida como hambúrguer. No preparo de saladas, os tipos puy e beluga são mais indicados que as lentilhas comercializadas no Brasil, porque se mantêm firmes após o cozimento, enquanto as que encontramos aqui tendem a se despedaçar. Não consumir seca. Por ser leguminosa, possui fatores antinutricionais e, ao deixar de molho, reverte-se esses efeitos.

PREPARO

Tem o valor monetário maior do que o feijão, pois a grande maioria dos grãos é de importação, mas tem maior digestibilidade e é mais fácil de preparar. As lentilhas vermelhas precisam de apenas 5 minutos para cozinhar, já outros tipos de lentilha cozinham em torno de 20 minutos. Por ser leguminosa, é consumida inteira. Então, é preciso deixar de molho por, pelo menos, 30 minutos. Mas também é comercializada de outras formas além do grão inteiro com casca: grão inteiro descascado, grão partido sem casca (lentilha partida) ou na forma de farinha.

Pode temperar na hora da preparação da receita. Não é necessário temperá-las antes do preparo. Quanto ao tempo de cozimento, se com panela tampada ou não, intensidade do fogo (alto ou baixo) e a quantidade de água, tudo isso vai depender da receita. É só não fazer na panela de pressão, porque a espuma formada durante o cozimento pode obstruir a saída de vapor pela válvula.

O preparo da lentilha é semelhante ao preparo do feijão, mas o tempo de cozimento é inferior. Recomenda-se a hidratação prévia dos grãos – de 30 minutos a uma hora e meia – para reduzir o tempo de cozimento.

A hidratação, seguida do descarte da água em que os grãos foram deixados de molho, reduz a quantidade de fatores antinutricionais, incluindo os compostos que causam flatulência. Antes, os grãos devem ser selecionados para remoção de grãos danificados e, em seguida, devem escorrer em água para remover poeira e outras sujidades. Após cozidas, não precisa escorrer.

ARMAZENAMENTO

A conservação é igual a do feijão. Mantenha-a em recipiente fechado em local escuro, seco e fresco para aumentar sua durabilidade e evitar sua contaminação com mofo. Quando cozida, a lentilha pode ser conservada em geladeira por até três dias ou no congelador por até seis meses. Em geladeira, os grãos devem ser mantidos na água de cozimento para evitar seu ressecamento.

Música

Grupo chega a Campo Grande a bordo do legado do Creedence Clearwater Revival

Com músicos que excursionaram pelo mundo com dois integrantes originais de lendária banda californiana, Revisiting Creedence promete versões impecáveis de clássicos que consolidaram o rock como um gênero universal; show será em 15/11, no Guanandizão

05/11/2024 10h00

Dan McGuinness (vocal e guitarra), de 46 anos, e Kurt Griffey (guitarra), de 56, estão à frente do Revisiting Creedence: canções do mais puro rock à prova do tempo

Dan McGuinness (vocal e guitarra), de 46 anos, e Kurt Griffey (guitarra), de 56, estão à frente do Revisiting Creedence: canções do mais puro rock à prova do tempo Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Talvez a produção local do show que o Revisiting Creedence (RC) realizará em Campo Grande no dia 15, no Guanandizão, deva incluir coxinhas no cardápio de petiscos do evento. O vocalista Dan McGuinness faz questão de exaltar o tradicional salgado brasileiro a cada aparição nos vídeos promocionais da turnê brasileira que o grupo iniciará, a partir do dia 13, em Porto Alegre.

A Capital Morena é o segundo destino de um roteiro que passa por nove cidades – incluindo Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Bauru (SP), Uberlândia (MG), Curitiba (PR) e Campinas (SP) – e termina em São Paulo, no dia 24.

“Vamos comer uma juntos no show”, convida McGuinness, enquanto devora uma coxinha com voracidade em um dos vídeos postados. O norte-americano de 46 anos, que toca a guitarra-base no Revisiting Creedence, também mostra competência à frente da missão de manter vivo o legado de uma lenda do rock.

LEGADO

A mítica banda californiana Creedence Clearwater Revival, de quem o RC retira integralmente o seu repertório para encantar milhares de fãs ao redor do planeta, teve curta duração, de 1968 a 1972, e passou como um cometa pelo showbiz durante o período que é considerado por muitos especialistas como o auge do rock – pelo menos da feição mais clássica com que se costuma identificar o gênero.

Mas lançou sete álbuns excelentes, todos recheados de sucessos, muitos deles cravados no coração até de quem não é, por assim dizer, roqueiro de alma. Então, a melhor propaganda do Revisiting Creedence é o repertório. “Bad Moon Rising”, “Fortunate Son”, “Born on the Bayou”, “Proud Mary” e “Have You Ever Seen the Rain?” são as canções prometidas pelo músico no mesmo vídeo.

“Mal podemos esperar para tocar todas as suas canções favoritas do Creedence”, diz ele, ao som de outro clássico, “Up Around the Bend”.

SEGURANDO O BASTÃO

A letra dessa última, cujo título significa além da curva em português, diz a certa altura para alguém “deixar o navio afundando para trás” (“leave the sinkin’ ship behind”), coisa que Dan McGuinness e seus companheiros de banda parecem estar longe de precisar fazer. Afinal, o espólio do Creedence demonstra ter um magnetismo à prova do tempo ou de qualquer provável afundamento. Ele e Kurt Griffey, o guitarra solo de 56 anos do RC, têm feito muito bem a sua parte.

Com quase 32 milhões de ouvintes mensais no Spotify e uma memorabilia vitoriosa, ainda capaz de fornecer repertório para lançamentos como o recente álbum “Bad Moon Rising: Shadows on the Bayou”, disponibilizado em 24/10, o Creedence Clearwater Revival segue turbinando carreiras como a de John Fogerty – fundador do grupo ao lado do baixista Stu Cook, do baterista Doug Cosmo Clifford e de seu irmão Tom Fogerty (guitarra), que tocavam juntos já uma década antes – e de muitos outros rock stars.

Por sua vez, McGuinness e Griffey têm uma patente nada desprezível em torno do imenso portfólio do CCR. Se ligue: os dois chegaram a fazer mais de mil shows pelo mundo com a cozinha original do Creedence Clearwater Revival – ou seja, com Stu Cook e Doug Clifford tocando juntos no palco – sob outro nome, Creedence Clearwater Revisited, um projeto de resgate das canções da banda matriz que começou em 1995 e se estendeu até 2021, com direito a quatro passagens pelo Brasil e disco, sim, de covers, de vendagem platinada.

McGuinness ingressou no Revisited em 2016 e Griffey, em 2010. Para além do mérito de terem sido escolhidos pelos membros remanescentes a tomar parte no combo que manteve acesa a chama da essência creedenciana, tiveram tempo suficiente para se apropriar da pegada original da banda e entregar performances que, como se disse, não param de incendiar as plateias. Com a dupla, estarão em cena dois outros feras: o baterista Ron Wikso, que foi escolhido por Cosmo, e no baixo, o multi-instrumentista Mat Scarpelli.

ACÚSTICA OK

Sobre Kurt Griffey, vale dizer ainda que o guitarrista – também compositor, produtor e vocalista – já excursionou com muita gente do topo, além do Creedence Clearwater Revival. Eagles, Toto, The Moody Blues, Wings, The Spencer Davis Group, Lynyrd Skynyrd e Santana são apenas alguns dos nomes. E sobre McGuinness, dê uma olhada na forma – precisa, potente e desenvolta – como o vocalista canta e entenda porque ele se dá bem mesmo com o titular John Fogerty ainda na ativa soltando seu vozeirão mundo afora.

Por último, mas não menos importante: o Guanandizão parece ter acertado de uma vez a mão com a acústica do espaço após as dificuldades com a amplificação do som desde que retomou a agenda de shows no ano passado. Pelo menos as apresentações do Dire Straits Legacy e do Sepultura foram bem ok – também – nesse quesito.

Os ingressos para o show do Revisiting Creedence já têm lotes esgotados desde julho, mas ainda há vários setores disponíveis, a partir de R$ 110. Confira todos os valores no box. E vida longa ao rock and roll! De preferência, com coxinha.

Assine o Correio do Estado.

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (05/11)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

05/11/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A vibração do dia pede dinamismo e coragem para seguir em frente. Os planetas sugerem oportunidades e desafios que podem exigir ações rápidas. Confira o que os astros dizem para você hoje.

Áries

O trabalho e a carreira pedem atenção no dia de hoje, Áries. A Lua em Capricórnio te impulsiona a focar nas suas ambições e responsabilidades profissionais. Bom momento para planejar o futuro e assumir novos compromissos. Mantenha a disciplina, mesmo que seja difícil para você. Use a determinação, ariano, você é bom nisso!

Touro

Taurinos, hoje a vida te convida a explorar novos horizontes. Questões ligadas a estudos, viagens e crenças espirituais ganham destaque. Aproveite para buscar novos cursos profissionalizantes ou planejar uma viagem a longo prazo. Essas coisas renderão bons frutos no futuro. 

Gêmeos

Dia de transformações internas e externas, geminiano. É um bom momento para lidar com assuntos profundos. Além disso, questões financeiras, heranças ou até investimentos podem surgir. Se você estava esperando receber algo, hoje pode sair alguma sentença. Encare os desafios com maturidade, gêmeos. 

Câncer

Os relacionamentos estão em foco hoje, câncer. É hora de fortalecer os laços e quem sabe dar um próximo passo no relacionamento, canceriano? Aos solteiros, você sentirá uma vontade de assumir um relacionamento sério. Além disso, parcerias importantes podem exigir mais comprometimento e seriedade.

Leão

Sua saúde e rotina pedem atenção especial, leão. Com a Lua em Capricórnio, é um ótimo momento para organizar sua vida, melhorar hábitos e cuidar do seu bem-estar. Seja prático e reveja suas metas diárias. Pequenas mudanças na rotina podem trazer resultados firmes e consistentes. Tudo é hábito! 

Virgem

Hora de relaxar, virgem. E também de entender que você precisa se comprometer com seu lazer. Invista em atividades que alimentem sua alma e te conectem com sua essência da criança interior. Traga mais leveza e diversão para seu cotidiano. Saia do modo automático, virginiano. 

Libra

Questões do lar exigirão de você atenção hoje, libriano. É importante encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Resolva pendências em casa, crie um ambiente harmonioso e dedique tempo às pessoas que você ama e que precisam de você. É preciso achar o caminho do meio. 

Escorpião

Hoje e pelos próximos dias é foco total na carreira, escorpião! Aproveite para se destacar no trabalho, mas mantenha a calma em momentos de pressão. Esse é o momento de mostrar iniciativa, mas sem passar por \"cima\" de ninguém. O sucesso virá caso você se esforce para isso. Escute a sua intuição e arregace as mangas.

Sagitário

Sagitário, tudo o que você gosta que é: viagens e conhecer pessoas novas ganhará força e destaque. Sua sede por aventura estará em alta hoje, mas tenha cuidado com a impulsividade e a alegria exagerada. Planeje antes de agir e aproveite essa energia para expandir seus horizontes. Além disso, está ótimo para começar um novo curso.

Capricórnio

Capricórnio, hoje pode ser aquele dia 8 ou 80: pode haver tensão em parcerias financeiras ou em assuntos emocionais profundos, como também o oposto, ganhos financeiros e a famosa energia de reagir pra vida! Use a energia para resolver questões pendentes, mas evite confrontos desnecessários com parceiros ou sócios e com você mesmo(a).

Aquário

Dia de ficar quietinho hoje, aquário. A Lua em Capricórnio pede que você desacelere e reflita sobre coisas que você vem aprisionando dentro da sua mente. Cuide da sua saúde mental e emocional. Se conecte com a espiritualidade. Deixe para trás o que não te serve mais e prepare-se para um novo ciclo. 

Peixes

Dia de estar com os amigos, peixes. Busque neles algum conforto e até mesmo palavras que te ajude a voltar para o eixo. Você precisa e tem a necessidade de ser acolhido, então, por que não aproveitar o hoje para isso? Cuidado apenas com a fuga da realidade, viu? Nada de exageros.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

Hoje o céu está com uma vibe bem interessante! Marte entra em Leão, e a energia fica bem mais confiante e ousada. É o momento de agir com coragem, mostrar sua autenticidade e não ter medo de brilhar. Se tem algo que você estava adiando por falta de impulso, agora é a hora de dar aquele passo com segurança. Cuidado apenas com a arrogância e o egocentrismo! Ao mesmo tempo, temos um trígono entre o Sol em Escorpião e Saturno em Peixes, trazendo uma energia mais estável e madura. Esse aspecto te ajuda a focar no que realmente importa, com responsabilidade e intuição afiada. Use essa combinação para tomar decisões estratégicas, agindo com paixão, mas com os pés no chão!

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).