Cerimônia destacou o espetáculo "Alguma Coisa Podre!" com cinco troféus, homenageou Claudia Raia por seus 40 anos de carreira e dedicou a edição a um dos cofundadores, Pedro de Landa, falecido em junho de 2023.
Chegou à sua sexta edição o Prêmio Destaque Imprensa Digital (DID), também conhecido como Prêmio DID, o único dedicado exclusivamente ao teatro musical no país, com foco nas temporadas realizadas em São Paulo.
Realizado na noite de 6 de dezembro, pela primeira vez no palco do Teatro VillaLobos, situado no shopping de mesmo nome, na capital paulista, o prêmio é idealizado pelo jornalista e ator Joaquim Araújo, em colaboração com os jornalistas Grazy Pisacane e Wall Toledo, e Pedro de Landa (in memoriam), falecido em junho de 2023.
Em clima leve e descontraído, o evento foi marcado por grandes surpresas, presenças ilustres e performances musicais exclusivas em uma noite destinada a reconhecimento e valorização da arte teatral musical, que se consolida e cresce no país há mais de duas décadas, unindo canto, dança e interpretação de maneira excepcional.
Entre os indicados presentes figuraram nomes como, Marcos Veras, George Sauma, Claudio Lins, Fafy Siqueira, Bruna Guerin, Eline Porto, Bel Lima, Tiago Barbosa, Giulia Nadruz, Carol Costa, Beto Sargentelli, além de talentosos criativos como Keila Bueno, João Pimenta, Marcos Padilha, Fábio Namatame, Alonso Barros, Carlos Pazetto Jr., entre outros.
Thiago Barbosa - Foto: Andy SantanaEm 2023, o júri do Prêmio DID foi composto por 11 representantes da imprensa digital dedicados a divulgar o gênero cultural durante todo o ano, contemplando produções que cumpriram temporada na capital paulista entre 1º de novembro de 2022 e 31 de outubro de 2023, atendendo aos critérios de elegibilidade.
Na primeira etapa da votação, mais de 160 profissionais foram indicados pelos jurados entre todas as categorias e 21 espetáculos receberam indicações entre os 35 avaliados. Ao todo 10 produções saíram premiadas, entre elas "Alguma Coisa Podre!", que liderou a lista com 13 indicações e conquistou cinco troféus, incluindo Destaque Musical Estrangeiro.
Já a edição especial de 10 anos de “Elis - A Musical” foi eleita Destaque Musical Brasileiro, enquanto “Luther King - O Musical” foi escolhido pelo público, em votação aberta pelo site oficial, o Destaque Musical - Voto Popular, com mais de 8.000 votos computados.
A premiação, comandada este ano por Adriano Tunes e Mariana Grandi, já conhecida por seus números musicais diferenciados, apresentados de forma digital até 2021, manteve a nova tradição de realizar as apresentações inéditas ao vivo, intercalando as performances exclusivas das produções indicadas a Destaque Musical Brasileiro e Destaque Musical Estrangeiro, com o anúncio das 18 categorias, além do in memoriam exclusivo, dedicado ao cofundador Pedro de Landa, e o esperado medley de encerramento dirigido por Daniel Salve.
A atriz Giulia Nadruz - Foto: Andy SantanaA noite, reservou ainda o momento Destaque Homenagem, entregue à atriz, cantora, bailarina e produtora Claudia Raia, por sua contribuição histórica e relevante para o Teatro Musical no Brasil, seguindo a linha de escolha da organização do prêmio, que, em 2022, entregou o troféu ao produtor Marllos Silva, idealizador do Prêmio Bibi Ferreira, pelo pioneirismo na celebração do teatro musical brasileiro, à frente da premiação que, desde 2019, passou a contemplar também o teatro de prosa.
Com uma carreira ilustre e que, em 2023, Raia celebra em 2023 quatro décadas, desde sua estreia aos 16 anos, no musical "A Chorus Line", traduzido por Millor Fernandes e produzido por Walter Clark.
A estrela se consagrou como referência no universo dos musicais brasileiros, dentro e fora dos palcos, ao estrelar e produzir outros grandes títulos como “O Beijo da Mulher Aranha”, “Sweet Charity”, “Cabaret”, “Crazy For You”, “Raia 30”, “Cantando na Chuva”, “ConSerto para Dois”, eleito Destaque Musical Brasileiro em 2021, e, em breve, “Tarsila, a Brasileira”, que estreia dia 25 de janeiro, em São Paulo.
Homenagem a Claudia Raia - Foto: Andy Santana Conheça a lista de destaques 2023:
DESTAQUE COREOGRAFIA
ALONSO BARROS | Kiss Me, Kate! O Beijo da Megera
DESTAQUE CENOGRAFIA
NATÁLIA LANA | Bob Esponja - O Musical
DESTAQUE ILUMINAÇÃO
PAULO CÉSAR MEDEIROS | Bonnie & Clyde - O Musical da Broadway
DESTAQUE VISAGISMO
FELICIANO SAN ROMAN | Bob Esponja - O Musical
DESTAQUE FIGURINO
KAREN BRUSTTOLIN | Kiss Me, Kate! O Beijo da Megera
DESTAQUE LETRA ORIGINAL
VITOR ROCHA | Mundaréu de Mim
DESTAQUE DRAMATURGIA ORIGINAL
GUILHERME GILA | A Igreja do Diabo - Um Musical imoral e Hilário
DESTAQUE ATOR COADJUVANTE
GEORGE SAUMA | Alguma Coisa Podre!
DESTAQUE ATRIZ COADJUVANTE
BEL LIMA | Alguma Coisa Podre!
DESTAQUE ATOR
BETO SARGENTELLI | Bonnie & Clyde - O Musical da Broadway
DESTAQUE ATRIZ
GIULIA NADRUZ | Funny Girl - A Garota Genial
DESTAQUE REVELAÇÃO
LUCAS LIMAS | Once, o Musical
DESTAQUE ELENCO
ALGUMA COISA PODRE!
DESTAQUE DIREÇÃO MUSICAL
FERNANDA MAIA | Once, o Musical
DESTAQUE DIREÇÃO
GUSTAVO BARCHILON | Alguma Coisa Podre
DESTAQUE MUSICAL BRASILEIRO
ELIS, A MUSICAL - ESPECIAL 10 ANOS | Aventura e Tenente Mendes Produções
DESTAQUE MUSICAL ESTRANGEIRO
ALGUMA COISA PODRE! - Touché Entretenimento, Barho Produções e Uma Boa Produção
DESTAQUE VOTO POPULAR
LUTHER KING - O MUSICAL | Cia. Nissi