Correio B

Talento

Mulheres apostam na cerâmica para criar peças exclusivas que vão do rústico ao delicado

Nova geração aposta em trabalhos delicados, contemporâneos e inspirados no Pantanal

Continue lendo...

Coloridas, rústicas, inspiradas no Pantanal ou com ilustrações delicadas. A produção de cerâmica em Campo Grande tem ganhado novos contornos pelas mãos dedicadas de uma geração de mulheres.  

A campo-grandense Suzy Lie Kanezaky, 28 anos, aprendeu noções de cerâmica durante o Ensino Superior, quando cursou a faculdade de Artes Visuais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 2014. “Lá eu tive uma base, mas na época eu não sabia que eu poderia mexer com isso”, confessa.

A grande oportunidade surgiu em 2017, quando ela soube de uma bolsa de estudos no Japão, justamente sobre cerâmica. Com descendência japonesa, Suzy decidiu arriscar para viver a experiência. “Durou 7 meses. Quando voltei, achei que seria um desperdício eu não continuar”, afirma.

Faz dois anos que ela apostou na cerâmica como renda principal e isso tem dado certo. “Gosto de fazer utilitários. Não tenho uma especialidade, apenas vou fazendo. Em relação ao estilo, ainda está bem mixado, tem a versão fofinha, mais rústica, mais séria, são várias linhas”, pontua.

Todo o trabalho é manual. “Faço tudo do zero e no torno, que eu gosto de usar porque é mais rápido. Mas algumas técnicas eu faço à mão mesmo. Os desenhos são todos feitos à mão”, frisa.  

 

Estudo

A campo-grandense e ilustradora Marina Torrecilha, 31 anos, também aprendeu um pouco das técnicas de cerâmica na faculdade de Artes Visuais. Mas foi apenas durante a pandemia da Covid-19 que ela decidiu se dedicar ao barro. “Toda essa melancolia que a pandemia foi trazendo, a gente tendo que se readaptar e ressignificar a vida, acabou influenciando nos meus trabalhos de ilustração digital”, explica.  

No início, o trabalho se tornou uma distração do momento. “Os trabalhos de ilustração são muito focados no computador. Tem que ficar sentado no monitor e eu não estava conseguindo ter essa rotina, então eu comecei a mexer com argila como brincadeira mesmo, como forma de me trazer alegria e satisfação. Nunca tinha mexido com isso profissionalmente, então eu estava realmente só fazendo para brincar com a terra e a água e isso trouxe uma conexão muito grande do meu eu com o barro”, pontua.

Da experiência surgiu a Copa de Barro e até uma campanha em prol do Pantanal sul-mato-grossense. Como a principal inspiração de Marina é a natureza, ela decidiu reverter parte do lucro das canecas para a Organização não-governamental Comitiva Esperança, que atua no Pantanal. “Esse foi o período de transição, quando eu comecei a apresentar as cerâmicas profissionalmente”, frisa.  

 

 

Delicadeza  

Jornalista, Amanda Amaral, 27 anos,  sempre teve uma relação estreita com a arte. “Desde sempre me interesso em desenhar, pintar, já tive algumas experiências profissionais com essas áreas”, conta.

A cerâmica surgiu apenas em 2018, durante um curso voltado para a área. “Comecei a produzir em 2018, depois de aprender com aulas on-line e presenciais em um ateliê de Campo Grande. Antes só treinava e dava tudo de presente para a família e amigos, e só mesmo no segundo semestre de 2020 decidi mostrar pra todo mundo o que eu fazia, criando a Ami e postando no Instagram”, diz.

Com traços mais finos e divertidos e cores alegres, as cerâmicas de Amanda seguem um estilo mais delicado.  

“Gosto muito de design e coisas com cores e formas que descansam o olhar, sabe? Nunca parei pra definir um jeito exato de fazer as peças, gosto que elas pareçam artesanais e gosto quando consigo aplicar alguma ilustração nelas, que é como eu pretendo começar a fazer mais daqui pra frente”, frisa.

Com apenas algumas peças em estoque, ela pretende aumentar a produção neste ano. “Agora que consegui ter um estoque de muitas cores e tenho melhorado a técnica com a prática, estou bem empolgada”, ri.

 

Serviço – Para conhecer o trabalho de Suzy, acesse o perfil @suzylie.ceramica. O de Marina pode ser conferido no @copadebarro, enquanto o de Amanda é no perfil @ami.etc. 

LITERATURA

Médico e escritor, Ewerton Carvalho lança hoje "O Anjo do Poço"

Livro de romance com enredo que se passa em sua terra natal, o Rio Grande do Norte, e tem ilustrações inspiradas nos famosos cordéis nordestinos; a apresentação da obra é de Delasnieve Daspet e o prefácio, de Ana Maria Bernardelli

15/01/2025 10h00

"O maior diferencial da obra é o toque regional usado na escrita. Contar a história sem esse linguajar nordestino tiraria todo o sentido e a graça", afirma Carvalho Foto: Divulgação/Raquel de Souza

Continue Lendo...

Um romance que referencia e homenageia sua terra natal, assim resume o médico e escritor Ewerton Carvalho sobre seu novo livro, “O Anjo do Poço”, que será lançado hoje, a partir das 19h, na cafeteria Doce Lembrança. Nascido em Natal, Rio Grande do Norte, ele mora em Mato Grosso do Sul há cerca de 12 anos, e no último ano decidiu desengavetar a ideia de uma história que se passasse por lá.

“Eu tinha o desejo de escrever uma história se passando no interior do Nordeste, mostrando o dia a dia, o linguajar, a fé, os coronéis e as agruras, e me veio esse presente. É uma homenagem ao meu Nordeste, ao meu estado natal, Rio Grande do Norte”, explica Carvalho.

A história pode ser definida como um passeio pelo interior do Nordeste sofrido, de gente humilde a lutar contra os homens e as privações da natureza, tendo ao lado a fé inabalável no divino.

“Pode-se dizer que é a superação do homem sobre as agruras, tanto dos homens quanto da natureza, a partir do momento que se tem um propósito. Ou quem sabe dizer que é uma história de amor à vida, crença na vida após morte, que fala do embate ciência x religião, das crendices populares e das escolhas. É um passeio por múltiplas paisagens. De quebra, ainda convido o leitor a tentar descobrir o mistério que permeia o enredo”, define o autor.

TRAMA

A trama se passa em torno da criação do mito do Anjo em uma pequena cidade, a partir de um ingênuo menino que começa a ter sonhos proféticos e atrai a atenção dos coronéis da região. De um lado, a idolatria dele como um ser divino, e de outro, a descrença e a perseguição de quem o vê como um falso Messias. Lobisomens, mulas sem cabeça e outros personagens folclóricos permeiam a história e fazem parte do mistério envolvido.

A apresentação da obra é de Delasnieve Daspet, o prefácio de Ana Maria Bernardelli e o texto de orelha da professora Eliane Maria de Oliveira, um trio de escritoras gabaritadas do cenário sul-mato-grossense. O livro se utiliza de expressões regionais e traz ilustrações que remetem ao estilo usado nos cordéis nordestinos. Elas são assinadas por Giovanna Carvalho, filha do autor, aluna do curso de Artes da Universidade de São Paulo (USP).

TOQUE REGIONAL

“O maior diferencial da obra é o toque regional usado na escrita, motivo que me fez esperar tanto para publicá-lo. Após conversar com as escritoras Delasnieve Daspet e Ana Bernardelli, elas me encorajaram e resolvi desengavetá-lo. Contar a história sem esse linguajar nordestino tiraria todo o sentido e a graça. Para revisar a escrita, recorri ao meu irmão Edwardo e à minha amiga Rosette Menezes, artista plástica e escritora potiguar, que me lembraram de expressões e termos regionais que, por estar fora da minha terra há muitos anos, eu já havia esquecido”, detalha.

Ewerton Carvalho é médico cardiologista e escritor, membro do PEN Clube do Brasil-MS e da União Brasileira de Escritores (UBE-MS). Ele tem outros três livros publicados, cada um com um estilo próprio, sendo o último deles um compilado de histórias folclóricas de MS.

“Sempre gostei muito de ler, desde pequeno, isso vai se acumulando dentro de você, criando uma base, e quando você menos espera surge uma ideia que é fruto de todas essas inspirações. As ideias começam a fervilhar e eu vou escrevendo, anotando, organizando”, conta o escritor.

SERVIÇO

O livro “O Anjo do Poço”, do escritor Ewerton Carvalho, publicado pela editora Clube dos Autores, será lançado hoje, a partir das 19h, na Cafeteria Doce Lembrança, localizada na Rua Dom Aquino, nº 2.055, Centro. Evento aberto ao público e com entrada gratuita.

Assine o Correio do Estado

DIÁLOGO

Dois cargos-chave da estrutura administrativa estão sendo ocupados...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta quarta-feira (15/1)

15/01/2025 00h03

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Manuel Bandeira - poeta brasileiro

"Eu gosto de delicadeza. Seja nos gestos, nas palavras, nas ações, no jeito de olhar,  no dia a dia e até no que não é dito com palavras, mas fica no ar...”
 

Felpuda

Dois cargos-chave da estrutura administrativa estão sendo ocupados por nomes da estrita confiança da prefeita Adriane Lopes: no caso, as secretarias da Casa Civil e de Fazenda. Uma outra tão importante quanto é ocupada  por alguém considerado instável politicamente, que, quando não consegue emplacar seus projetos em disputas majoritárias e mesmo proporcionais, fica nervosinho que só e muda de partido. Aí vira adversário.

Meio século

Diálogo

Hoje, o jornalista Fausto Brites comemora 50 anos de profissão ininterrupta e ostenta o registro profissional MTb/ MS – 01/01/01. Em 1975, aos 17 anos (à época menores podiam ser contratados pelas empresas), ele iniciou, como aprendiz, suas lides jornalísticas no Correio do Estado, que, segundo ele,  foi “a minha escola  e base para exercer  o jornalismo em todo o seu significado  de compromisso  com a população. Depois de atuar em outros órgãos de comunicação, já com muitos janeiros nos cabelos e sempre abençoado por Deus, regressei à minha querida e inesquecível escola, o Correio do Estado, onde me aposentei, mas não do trabalho”.

Atualmente, Fausto Brites é proprietário do site de notícias zerouminforma.com.br e atua em consultoria em comunicação nas áreas política e empresarial.

Diálogo
Dra. Laura Furlani - Arquivo Pessoal
Diálogo
Luciana Gimenez - Foto: Manu Scarpa e Lucas Ramos/BrazilNews

 

A todo vapor

O governador Eduardo Riedel retornou das férias de 10 dias  e reassumiu o comando  de Mato Grosso do Sul.  Ele e o vice-governador Barbosinha, que nesse período esteve respondendo pelo cargo, já conversaram sobre como serão os próximos passos para deixar a máquina administrativa ainda mais azeitada e colocar “o bloco  na rua”, pois este ano promete.

Missão

O ex-deputado estadual Youssif Domingos (MDB), como secretário de Governo de Adriane Lopes, tem duas missões iniciais, conforme informou ao Diálogo: desburocratizar os serviços públicos municipais, buscando sempre a modernização, e fortalecer a interlocução  com os vereadores. Homem público experiente, ele já presidiu a Câmara Municipal, foi parlamentar estadual e assessor especial do governo do Estado em gestão do MDB, além de ter sido diretor-presidente da Agems. Sua indicação ao cargo teve as “bênçãos” da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

Juntos

Youssif Assis Domingos e a senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias têm relacionamento político há muitos anos. Quando a hoje parlamentar  foi secretária da Produção, da Indústria e do Comércio e Turismo na administração estadual do MDB, Youssif era líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Aniversariantes

  • Akira Otsubo,
  • Maria José Vieira Olyntho,
  • Cezar Augusto Carneiro Benevides,
  • Valéria Gabas,
  • Dr. Gilberto da Silva Castro,
  • Ana Livrada Ribas Vicente,
  • Getúlio Pedrosa da Costa,
  • Amaro Gonçalves,
  • Milton Grings,
  • Dr. Takahiro Molicawa,
  • Silvio Cantero,
  • Aprigio Alves dos Santos,
  • José Gonçalo de Barra,
  • Márcio Cavalcante da Silva,
  • Pablo Ermitano Rios,
  • Maurílio Ribeiro Silva,
  • Denise Mansano,
  • Tainá Mendes Jara,
  • Gabriel Serafim da Silva,
  • Mara Liês Leite Grijó,
  • Ana Paula Mancuello Nastacio,
  • Andrea Batista dos Santos,
  • Sebastião Carlos Flores Faria,
  • Luciano de Barros Mandetta,
  • Priscila Fernandes Dantas,
  • Elza Oliveira Corrêa da Silva,
  • Marcelo Vieira dos Santos,
  • Alceu Vaz Lopes,
  • Nilda Araújo Coelho Zaina,
  • Paulo Wilson de Amorim Ravaglia,
  • Eduardo Almeida Jonas,
  • Luiz Alberto Mantini Oliveira,
  • Tânia Ferreira Macedo,
  • Osvane Aparecido Ramos,
  • Vicente Amaro de Souza Neto,
  • Denise Aparecida Miranda da Rosa dos Santos,
  • Tiago de Almeida Fartare,
  • Silvio Celso Moreira do Egito,
  • Amantino Barbosa,
  • César Augusto Gonçalves Puig,
  • Léa Alves,
  • Haroldo Barcellos Braga Júnior,
  • Khalil Ibrahim Zaher,
  • Luis Cláudio Amador de Souza,
  • Maria Aparecida da Silva Ferreira,
  • Dra. Lucy Hatsue Miyazato Takayassu,
  • Daniela Alves Pereira,
  • Gilmar Fursts,
  • Ligia Maria Parisi Dias,
  • Alice Mutsuko Yamauche,
  • Margarida Fátima de Lima Pinesso,
  • Janaina Bogosz de Oliveira,
  • Elisangela de Fátima Arruda Pereira,
  • Nuno Henrique de Carvalho Capitão Vigário,
  • Amaro Barbeitas Ferreira,
  • João Lessa,
  • Nelson Souza Wolf,
  • Márcia Bunazar Cavalheiro,
  • Eldemir Fernandes,
  • Célia Satiko Kato,
  • Luiz Eloi Alves da Costa,
  • Mikiko Maeda Wassano,  
  • Andresa Luiza Aparecida Dias,
  • Alencar de Oliveira Mafra,
  • Rodrigo Bezerra de Arruda,
  • Robson Sitorski Lins,
  • Mauro Sebastião Kalife,
  • Áureo Ali Almeida Audi,
  • Milton Defavari,
  • José Renato Rodrigues Pascoaleto,
  • Cláudia Loureiro Ocariz Almirão,
  • Hermes Fabiano Pagnan Escudero,
  • Rosa Maria dos Santos Bernart,
  • José Carlos Lemos Alves,
  • Sueli Diniz,
  • Clarice Maria de Mello Ribeiro,
  • Fabiula Talini, Antônio Lemes de Campos Filho,
  • Eliane Angélica da Cruz,
  • José Arnaldo da Silva,
  • Evaldo Luiz Rigotti,
  • Carlos Alberto da Silva Costa,
  • Odelice Claudino Carrijo,
  • Rafael Moreira Vinciguera,
  • Katiene Mara dos Santos,
  • Orioldo Centurião,
  • Rodrigo Carneiro de Barros,
  • Márcio Rogério Faria Custódio,
  • Reinaldo Martins Amaral Filho,
  • Jured Abou Harb,
  • Eliane Cominesi,
  • Antonio Marcos Amaral Borges,
  • Fernando José Regonato,
  • Wagner Silva,
  • Ednorá de Fátima Matozo,
  • Thaisa Raquel Medeiros Albuquerque,
  • Mário Márcio Assis Alves,
  • Mercedes de Brito Pereira,
  • Paloma da Costa Fernandes,
  • Paulo Henrique Ferreira Dias,
  • Eunice Barbosa Moreira,
  • Maria Alice Costa Mendes,
  • Lucila Pascoal Silva,
  • Silmara Cavalheiro,
  • Carlos Lúcio Dias Barbosa,
  • Berenice Fernandes da Costa,
  • Corina dos Santos Lemes,
  • Regina Helena Pereira.

Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).