Correio B

felpuda

Parlamentar de Mato Grosso do Sul tem participado da CPMI do INSS...Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta terça-feira (7)

Continue lendo...

Leo Fraiman - escritor brasileiro
"Hoje, quando sinto dor, tristeza ou solidão, já não me desespero mais. Aprendi a esperar, a dar tempo ao tempo, a conversar com minhas dores e fornecer a elas o devido cuidado”.

 

FELPUDA

Parlamentar de Mato Grosso do Sul tem participado da CPMI do INSS bem no estilo “levanto a bola e você chuta”, conforme comentários de gente muito bem antenada. Além disso, como não poderia deixar de ser, mostra que estaria jogando no time da esquerda que deseja “provar” que o culpado é o ex-presidente Bolsonaro, quando na verdade a roubalheira do dinheiro dos aposentados intensificou-se no atual governo federal. O mais interessante é que a figura cá dessas bandas parece ter se esquecido quando uma bomba de mil megatons caiu sobre sua cabeça, proveniente de acusações de supostas práticas não muito republicanas. E isso deve ser lembrado nas eleições de 2026. Só deve!

Guia

Lançado o e-book gratuito “De Olho na Virada Fiscal”, que traz um resumo das principais mudanças, o cronograma oficial da transição e ferramentas exclusivas para organizar os ajustes.

Mais

O guia já está disponível para download gratuito no portal de empreendedorismo da Serasa Experian e reúne conteúdos para pequenas e médias empresas.

O carro voador – eVTOL na sigla em inglês (aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica) fará seu voo inaugural em dezembro deste ano. Ele está sendo produzido em Taubaté (SP) e já conta com quase três mil encomendas do modelo desenvolvido pela subsidiária da Embraer, a Eve Air Mobility. A expectativa é iniciar a operação comercial dos carros voadores em 2027 no Brasil, com a empresa Revo como a operadora do lançamento no Brasil. A primeira entrega está prevista para o quarto trimestre. Os eVTOLs funcionam com propulsão elétrica e são projetados para operações urbanas, reduzindo o tempo de deslocamento em cidades congestionadas. As aeronaves prometem ser seguras, sustentáveis e silenciosas. A Eve fechou contrato com a Revo para o fornecimento de até 50 aeronaves e serviços de suporte operacional no valor de US$ 250 milhões
Eli Morais de Brites e Fausto Brites  
Cissa Lamego, Dea Arbex e Patricia Fiuza  

Cadeira

A Secretaria Municipal de Saúde está sendo cobiçada por vereadores que começam a se movimentar no sentido de convencer os colegas, para ter apoio, e a prefeita Adriane no sentido de que concorde em nomeá-los. Depois da exoneração da titular do órgão, no início de setembro, foi nomeado um comitê gestor para cuidar dessa área que é o “nó górdio” da atual administração de Campo Grande. Resta esperar as cenas do próximo capítulo. 

Estratégias

O Progressistas realizou seu encontro no sábado, conforme adiantado pelo Diálogo, quando discutiram o papel estratégico nas eleições de 2026, entre outros pontos. O governador Riedel, a senadora Tereza Cristina, os deputados Londres Machado e Gerson Claro, além da prefeita Adriane Lopes marcaram presença, oportunidade em que receberam, de abraços abertos, alguns tucanos que “bateram as asas” do ninho. Para essas lideranças, o partido está se fortalecendo, debatendo futuras alianças e a formação de chapas a deputados estaduais e federais.

“Revoada”

Entraram para as fileiras do PP, os prefeitos Gilson Cruz, de Juti, e Vítor Cunha, conhecido como Malaquias, de Japorã, ligados politicamente a Londres Machado, além de Cassiano Maia, de Três Lagoas. Quem também assinou ficha no Progressistas foram o ex-prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes e o ex-prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, que eram “tucanos de carteirinha”. Estiveram presentes mais de 50 pessoas entre prefeitos, vices e secretários.

Aniversariantes

Diná Pontes de Oliveira Álvares Ferreira, 
Francisco (Chico) José Albuquerque Maia Costa, 
Eclair Socorro Nantes Vieira, 
André Luiz Scaff, 
Idete Miranda Balbuena Yule, 
Maria de Fátima Salles,
Aroldo Ferreira Galvão, 
Geraldo Ramón Pereira, 
Emerson Paulo Barbosa,
Oswaldo Filizola,
Valdomiro Fernandes,
Anderson Wallace da Silva Pereira,
Dr. Elias César Kesrouani, 
Paulo Essir,
Sérgio Ferreira de Ornelas,
Lucia Maria Nunes,
Giulia Batista,
Eduardo Marega de Souza,
Luciana Baseggio,
José de Mello,
José Flávio Gonçalves de Oliveira,
Mário Augusto Wanderley Xavier, 
Padre José Marinoni, 
Lucia Maria Nunes,
Sandra Aparecida Lopes,
Yuri Garcia Anjos,
Rubens Salim Saad,
Arlindo de Almeida,
Andréa Cássia Neves de Azevedo,
Dr. Alcides Higa, 
Darcy Lourdes Rondon,
Paulo Roberto Braga,
Elesbão Munhoz,
Ulisses Pinto de Almeida, 
José Alves Ferreira, 
Mário Márcio Salomão Budib, 
Angelo Capela Mendonça,
Ingrid do Carmo Godoy, 
Simone de Albuquerque, 
Jaci Guimarães Freire, 
Albany Ferreira de Souza, 
llto D’Oliveira Mariano, 
Dr. Valdir Teles da Silva, 
Elaine Cristina de Araújo, 
Eloisa Costa Berro, 
Jair da Silva Almeida, 
José Gomes de Oliveira, 
Marineide Guerreiro Ramos, 
George Jaime Teixeira, 
Jacy Duailibi, 
Aldo Conceição, 
Eliasze Luizo Guimarães, 
Geralda Berte Silva, 
Jorge Luiz Gigolotti, 
Nora Nei de Almeida, 
Cássia Liz Andrade, 
Denise Andrade, 
Zoé Souza de Abreu, 
Ademar Antonio da Silva, 
Valmir Inácio de Souza,
Karina Rios Ribeiro, 
Álvaro Garcia Souza, 
Luzia Maria Teixeira, 
Samuel Fernandes Correia,
Paula Nunes de Souza, 
Tatiane Nobue Iseki, 
Ademir Alves de Paula, 
Ana Claudia Zamban, 
João Lemos Sandy, 
Nelson Alves Coimbra, 
Aparecida Macedo Vieira, 
Denise Regina Madureira, 
Neusa Pinheiro, 
Eliane Neves dos Santos,
Fábio Ferreira Gomes, 
Jainara Fabrícia Santos da Costa,
Celso Nicolau Albuquerque,
Jânio Pereira Padilha,
Maximiliano Barros Rodrigues,
Ederson Silva Costa,
Larissa de Barros,
Terezinha Moranti,
Elias Razuk Jorge Filho,
Lino Omar Castilho Mendes,
José Augusto Maia Vasconcellos,
Soraya Maria Vieira da Silva Gabriel Ribeiro,
Lione Kaviski Peixoto,
Olimpio Alves dos Reis,
Paulo Sérgio Soares,
Daniela Wanderley Ouriveis Mendes de Oliveira,
Feliciano Marcos de Brito,
Juliana Guimarães Teodoro,
Maria Regina Martinelli Benez,
Antonio da Silva Domingos,
Anderson Umada Monteiro, 
Delfio Cabreira,
Sérgio Atilio Chiavoloni,
José Roberto Mauro,
Cristiane Pereira da Silva,
Karina Herculano da Silva,
João Correa Filho,
Paula Silva Sena Capuci,
Ildeu Leandro Souza,
Sandra Maria Cáceres Barbosa,
Sami Mahmud Alawi,
Edson Martins de Araújo,
Gilmar Damião Pereira,
José Gonçalves da Cruz

Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B+

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

A lista de indicações revela forças, silêncios e tendências que devem marcar toda a temporada de premiações. Sinners domina, Wagner surpreende e Cynthia fica de fora.

13/12/2025 14h00

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

As indicações ao Critics’ Choice deste ano chegaram com aquela mistura deliciosa de obviedades confirmadas, surpresas estratégicas e ausências que vão ecoar pelas próximas semanas. Não é exagero dizer que, com essa lista, o jogo realmente começou e já com algumas peças bem posicionadas no tabuleiro.

Sinners no comando absoluto

O grande fato é inescapável: Sinners saiu da largada como o filme da temporada. São 17 indicações, um número que não deixa espaço para debate. Ele entra em tudo: Filme, Diretor, Ator, Roteiro, categorias técnicas, Elenco, Trilha, Canção. Quando uma produção aparece em quase todos os campos possíveis, ela naturalmente assume o posto de eixo gravitacional do ano. É aquele combo que a crítica adora: força dramática, acabamento técnico, ambição estética e performances que sustentam o pacote. Sinners não só lidera, ele estabelece o tom.

Logo atrás, One Battle After Another surge com 14 indicações, enquanto Hamnet e Frankenstein empatam com 11. É um grupo que revela o gosto de 2025/2026: cinema com assinatura, com textura, com direção que guia narrativa e atmosfera. Nada de lugar-comum — mesmo quando lidam com obras literárias ou universos de fantasia, esses filmes chegam com personalidade.

Bugônia cresce, Avatar diminui

Entre os movimentos mais reveladores da manhã está Bugônia entrando em Melhor Filme. Até pouco tempo, muitos tratavam a presença de Avatar: Fire and Ash como automática nas listas amplas, mas a vaga ficou com Bugônia. E isso não é acidental: o filme também aparece em Melhor Atriz (Emma Stone) e em Roteiro Adaptado, o que sinaliza que não é um candidato “alternativo”, mas uma força real na temporada. Avatar, ao contrário, ficou restrito ao espaço inevitável: Efeitos Visuais. Para um projeto concebido como megaevento, é um baque. O Critics’ Choice deixa claro que a escala, sozinha, não define relevância este ano.

Wagner Moura atravessa fronteiras

Um dos momentos simbólicos — e históricos — da lista é a indicação de Wagner Moura em Melhor Ator por O Agente Secreto, somada à presença do filme em Melhor Filme em Língua Estrangeira. Não é comum um protagonista de um filme internacional furar a bolha das categorias principais de atuação. Quando isso acontece, desloca a conversa. A indicação reforça tanto a força do filme quanto o impacto da performance. É um marco real para a presença latina nas premiações americanas e abre caminho para que O Agente Secreto circule mais amplamente na temporada.

Melhor Ator: a categoria mais competitiva do ano

A lista de Melhor Ator deixa claro que a corrida está mais apertada do que parecia. Além de Wagner, aparecem nomes que já estavam no radar e outros que chegam para consolidar suas chances:

• Joel Edgerton, por Train Dreams • Ethan Hawke, por Blue Moon • Mais Michael B. Jordan, Lee Byung-hun, George Clooney, entre outros
Com tantos filmes fortes aparecendo também em categorias de topo, essa é uma daquelas disputas que pode mudar semana a semana. Train Dreams, por exemplo, cresceu muito: entrou em Filme, Ator e Roteiro Adaptado e isso automaticamente fortalece Edgerton. Já Hawke, vindo de um filme mais isolado, depende do carinho dos votantes.

A categoria perfeita com o buraco mais comentado: Melhor Atriz

O grupo de indicadas a Melhor Atriz está impecável no conjunto, mas não sem um peso: a ausência de Cynthia Erivo por Wicked: For Good. Com seis vagas, deixar de fora a protagonista de um filme indicado em várias categorias, inclusive Melhor Filme, não passa despercebido. O Critics’ Choice abraça Amanda Seyfried, Emma Stone, Rose Byrne, Chase Infinity e outras grandes performances, mas o silêncio em torno de Erivo fala alto. Ela era tratada como nome praticamente garantido, e essa esnobada agora se torna um fantasma que a temporada precisará exorcizar — ou confirmar — nas próximas rodadas.

Direção: del Toro dentro, outros nomes fortes de fora

Na categoria de Direção, o espaço para Guillermo del Toro por Frankenstein já era esperado: o filme é um projeto de paixão e chegou com a marca emocional e visual que os votantes costumam prestigiar. Mas sua entrada implica ausências significativas: diretores que vinham sendo tratados como fortes na temporada ficaram de fora. Isso reforça uma tendência do ano: a crítica está priorizando obras com assinatura estética e emocional muito clara e sendo mais seletiva com continuações de franquias ou com cinema político mais direto.

Coadjuvantes e roteiros mSinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar.

E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes mostram onde a crítica está arriscando.
As categorias de coadjuvante e de roteiro ajudam a desenhar o segundo plano da temporada:

• Amy Madigan e Ariana Grande ganham força em Atriz Coadjuvante. • Jacob Elordi conquista espaço com Frankenstein. • O elenco de Sinners aparece em categorias diversas, reforçando a força coletiva do filme.

Em roteiro, o Critics’ Choice faz escolhas que deixam clara a intenção de ampliar a conversa:


- Weapons e Sorry Baby entram em Original, abrindo espaço para filmes fora do eixo óbvio. • Train Dreams, Bugônia, Hamnet e Nenhuma Outra Escolha formam um Adaptado sólido e variado. Quando um filme vai forte em roteiro, automaticamente fortalece seus nomes de atuação — é o caso de Train Dreams e Bugônia. O que a lista diz, no fim das contas o Critics’ Choice deste ano não só acende a temporada: ele revela um movimento coletivo. 

Sinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar. E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes.
 

CULINÁRIA

Motivo de discórdia na ceia natalina, uva-passa traz benefício à saúde

Item obrigatório para uns ou dispensável para outros no cardápio das ceias natalinas, a uva-passa, embora divida opiniões, traz benefícios à saúde; especialista destaca seu valor nutricional e versatilidade no preparo de receitas

13/12/2025 09h00

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes Divulgação

Continue Lendo...

Todo ano ocorre o mesmo debate nas famílias brasileiras: a inclusão – ou não – da uva-passa nas receitas natalinas. Enquanto uns defendem o toque agridoce que ela agrega aos pratos, outros nem querem ouvir falar da fruta desidratada no cardápio.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ticket, marca de vale-refeição e vale-alimentação, 37% das pessoas trabalhadoras no Brasil afirmam que colocariam uva-passa em tudo na ceia de Natal. Outros 43% se dizem indiferentes à fruta, enquanto apenas 20% declaram não gostar. A nutricionista Bárbara Tonsic ressalta que, para além do gosto pessoal, a uva-passa tem, sim, seu valor do ponto de vista nutricional.

“Por ser uma fruta desidratada, ela tem maior concentração de açúcar, sendo uma boa fonte de energia. Além disso, é rica em fibras solúveis, como os frutoligossacarídeos, que favorecem a saúde intestinal. Substâncias como o ácido tartárico ainda auxiliam na fermentação por bactérias boas, contribuindo para o equilíbrio da microbiota”, especifica Bárbara.

A uva-passa também se destaca por oferecer vitaminas e minerais importantes, como vitaminas do complexo B, vitamina A, cobre, ferro, cálcio, potássio e magnésio. Bárbara alerta, entretanto, que o consumo deve ser moderado.

“Por conta da alta concentração de carboidratos, ela pode não gerar saciedade tão facilmente e, nesse caso, é comum ultrapassar a quantidade recomendada”, pontua a nutricionista, que também é professora da área em um curso de ensino superior.

Claras e escuras

Outro ponto que gera curiosidade é a diferença entre as passas escuras e claras. Segundo a professora, as escuras têm maior teor de resveratrol e flavonoides, compostos antioxidantes conhecidos por seus benefícios contra o envelhecimento. Já as claras ou verdes têm menores quantidades desses compostos, mas continuam sendo uma boa opção.

E quanto aos pratos que podem ser enriquecidos com o sabor da uva-passa? Além do tradicional arroz natalino, a especialista sugere outras opções como salpicão, farofas, bolos, tortas e até caponatas.

“As uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações no cardápio natalino. Combinações como uva-passa com maçã ou abacaxi, queijos salgados, castanhas e carnes, como frango ou cordeiro, fazem bastante sucesso”, sugere Bárbara.

Corredores

A professora destaca ainda que o consumo regular de uva-passa pode trazer benefícios à saúde, principalmente por sua ação antioxidante e por melhorar o funcionamento intestinal.

Além disso, pode ser uma opção prática para corredores que precisam repor energia durante treinos ou provas mais longas.

“A verdadeira questão é saber combinar os pratos à sua mesa natalina e aproveitar tanto o sabor quanto os benefícios do alimento. Ame ou odeie, a uva-passa tem muito a oferecer”, reforça a nutricionista.

Benefícios da uva-passa:

> Redução de risco da diabetes tipo 2;
> Prevenção do câncer;
> Prevenção do infarto;
> Diminuição da pressão arterial;
> Prevenção da prisão de ventre;
> Melhora a saúde dos ossos;
> Controle de peso;
> Eliminação de radicais livres;
> Prevenção da anemia;
> Proteção à saúde do coração;
> Promove a saúde dos dentes.

*SAIBA

A origem da uva-passa vem da Roma Antiga, onde era utilizada nas celebrações como símbolo de fartura, alegria e prosperidade.

RECEITA Salpicão com uva-passa

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes

Ingredientes:

> 2 peitos de frango cozidos e desfiados;
> 1 xícara (chá) de uva-passa;
> 395 g de milho-verde;
> 395 g de ervilha;
> 2 cenouras descascadas e raladas;
> 1/2 xícara (chá) de azeitona verde sem caroço e picada;
> 1/2 xícara (chá) de maionese;
> 1/2 xícara (chá) de creme de leite;
> Sal, pimenta-do-reino moída, salsa picada e batata-palha a gosto.

Modo de Preparo:

Em um recipiente, coloque o frango, a uva-passa, o milho-verde, a ervilha, as cenouras e a azeitona e misture;

Adicione a maionese e o creme de leite e mexa para incorporar;

Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsa;

Leve à geladeira por 1 hora;

Finalize com a batata-palha e sirva em seguida.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).