Correio B

felpuda

Parlamentar de Mato Grosso do Sul tem participado da CPMI do INSS...Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta terça-feira (7)

Continue lendo...

Leo Fraiman - escritor brasileiro
"Hoje, quando sinto dor, tristeza ou solidão, já não me desespero mais. Aprendi a esperar, a dar tempo ao tempo, a conversar com minhas dores e fornecer a elas o devido cuidado”.

 

FELPUDA

Parlamentar de Mato Grosso do Sul tem participado da CPMI do INSS bem no estilo “levanto a bola e você chuta”, conforme comentários de gente muito bem antenada. Além disso, como não poderia deixar de ser, mostra que estaria jogando no time da esquerda que deseja “provar” que o culpado é o ex-presidente Bolsonaro, quando na verdade a roubalheira do dinheiro dos aposentados intensificou-se no atual governo federal. O mais interessante é que a figura cá dessas bandas parece ter se esquecido quando uma bomba de mil megatons caiu sobre sua cabeça, proveniente de acusações de supostas práticas não muito republicanas. E isso deve ser lembrado nas eleições de 2026. Só deve!

Guia

Lançado o e-book gratuito “De Olho na Virada Fiscal”, que traz um resumo das principais mudanças, o cronograma oficial da transição e ferramentas exclusivas para organizar os ajustes.

Mais

O guia já está disponível para download gratuito no portal de empreendedorismo da Serasa Experian e reúne conteúdos para pequenas e médias empresas.

O carro voador – eVTOL na sigla em inglês (aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica) fará seu voo inaugural em dezembro deste ano. Ele está sendo produzido em Taubaté (SP) e já conta com quase três mil encomendas do modelo desenvolvido pela subsidiária da Embraer, a Eve Air Mobility. A expectativa é iniciar a operação comercial dos carros voadores em 2027 no Brasil, com a empresa Revo como a operadora do lançamento no Brasil. A primeira entrega está prevista para o quarto trimestre. Os eVTOLs funcionam com propulsão elétrica e são projetados para operações urbanas, reduzindo o tempo de deslocamento em cidades congestionadas. As aeronaves prometem ser seguras, sustentáveis e silenciosas. A Eve fechou contrato com a Revo para o fornecimento de até 50 aeronaves e serviços de suporte operacional no valor de US$ 250 milhões
Eli Morais de Brites e Fausto Brites  
Cissa Lamego, Dea Arbex e Patricia Fiuza  

Cadeira

A Secretaria Municipal de Saúde está sendo cobiçada por vereadores que começam a se movimentar no sentido de convencer os colegas, para ter apoio, e a prefeita Adriane no sentido de que concorde em nomeá-los. Depois da exoneração da titular do órgão, no início de setembro, foi nomeado um comitê gestor para cuidar dessa área que é o “nó górdio” da atual administração de Campo Grande. Resta esperar as cenas do próximo capítulo. 

Estratégias

O Progressistas realizou seu encontro no sábado, conforme adiantado pelo Diálogo, quando discutiram o papel estratégico nas eleições de 2026, entre outros pontos. O governador Riedel, a senadora Tereza Cristina, os deputados Londres Machado e Gerson Claro, além da prefeita Adriane Lopes marcaram presença, oportunidade em que receberam, de abraços abertos, alguns tucanos que “bateram as asas” do ninho. Para essas lideranças, o partido está se fortalecendo, debatendo futuras alianças e a formação de chapas a deputados estaduais e federais.

“Revoada”

Entraram para as fileiras do PP, os prefeitos Gilson Cruz, de Juti, e Vítor Cunha, conhecido como Malaquias, de Japorã, ligados politicamente a Londres Machado, além de Cassiano Maia, de Três Lagoas. Quem também assinou ficha no Progressistas foram o ex-prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes e o ex-prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, que eram “tucanos de carteirinha”. Estiveram presentes mais de 50 pessoas entre prefeitos, vices e secretários.

Aniversariantes

Diná Pontes de Oliveira Álvares Ferreira, 
Francisco (Chico) José Albuquerque Maia Costa, 
Eclair Socorro Nantes Vieira, 
André Luiz Scaff, 
Idete Miranda Balbuena Yule, 
Maria de Fátima Salles,
Aroldo Ferreira Galvão, 
Geraldo Ramón Pereira, 
Emerson Paulo Barbosa,
Oswaldo Filizola,
Valdomiro Fernandes,
Anderson Wallace da Silva Pereira,
Dr. Elias César Kesrouani, 
Paulo Essir,
Sérgio Ferreira de Ornelas,
Lucia Maria Nunes,
Giulia Batista,
Eduardo Marega de Souza,
Luciana Baseggio,
José de Mello,
José Flávio Gonçalves de Oliveira,
Mário Augusto Wanderley Xavier, 
Padre José Marinoni, 
Lucia Maria Nunes,
Sandra Aparecida Lopes,
Yuri Garcia Anjos,
Rubens Salim Saad,
Arlindo de Almeida,
Andréa Cássia Neves de Azevedo,
Dr. Alcides Higa, 
Darcy Lourdes Rondon,
Paulo Roberto Braga,
Elesbão Munhoz,
Ulisses Pinto de Almeida, 
José Alves Ferreira, 
Mário Márcio Salomão Budib, 
Angelo Capela Mendonça,
Ingrid do Carmo Godoy, 
Simone de Albuquerque, 
Jaci Guimarães Freire, 
Albany Ferreira de Souza, 
llto D’Oliveira Mariano, 
Dr. Valdir Teles da Silva, 
Elaine Cristina de Araújo, 
Eloisa Costa Berro, 
Jair da Silva Almeida, 
José Gomes de Oliveira, 
Marineide Guerreiro Ramos, 
George Jaime Teixeira, 
Jacy Duailibi, 
Aldo Conceição, 
Eliasze Luizo Guimarães, 
Geralda Berte Silva, 
Jorge Luiz Gigolotti, 
Nora Nei de Almeida, 
Cássia Liz Andrade, 
Denise Andrade, 
Zoé Souza de Abreu, 
Ademar Antonio da Silva, 
Valmir Inácio de Souza,
Karina Rios Ribeiro, 
Álvaro Garcia Souza, 
Luzia Maria Teixeira, 
Samuel Fernandes Correia,
Paula Nunes de Souza, 
Tatiane Nobue Iseki, 
Ademir Alves de Paula, 
Ana Claudia Zamban, 
João Lemos Sandy, 
Nelson Alves Coimbra, 
Aparecida Macedo Vieira, 
Denise Regina Madureira, 
Neusa Pinheiro, 
Eliane Neves dos Santos,
Fábio Ferreira Gomes, 
Jainara Fabrícia Santos da Costa,
Celso Nicolau Albuquerque,
Jânio Pereira Padilha,
Maximiliano Barros Rodrigues,
Ederson Silva Costa,
Larissa de Barros,
Terezinha Moranti,
Elias Razuk Jorge Filho,
Lino Omar Castilho Mendes,
José Augusto Maia Vasconcellos,
Soraya Maria Vieira da Silva Gabriel Ribeiro,
Lione Kaviski Peixoto,
Olimpio Alves dos Reis,
Paulo Sérgio Soares,
Daniela Wanderley Ouriveis Mendes de Oliveira,
Feliciano Marcos de Brito,
Juliana Guimarães Teodoro,
Maria Regina Martinelli Benez,
Antonio da Silva Domingos,
Anderson Umada Monteiro, 
Delfio Cabreira,
Sérgio Atilio Chiavoloni,
José Roberto Mauro,
Cristiane Pereira da Silva,
Karina Herculano da Silva,
João Correa Filho,
Paula Silva Sena Capuci,
Ildeu Leandro Souza,
Sandra Maria Cáceres Barbosa,
Sami Mahmud Alawi,
Edson Martins de Araújo,
Gilmar Damião Pereira,
José Gonçalves da Cruz

Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B

Entenda como Tremembé se tornou o "presídio dos famosos"

O complexo é formado por cinco unidades prisionais: três masculinas e duas femininas e está em evidência devido à série de TV

09/11/2025 22h00

Penitenciária Tremembé II, no interior de São Paulo

Penitenciária Tremembé II, no interior de São Paulo Foto: Divulgação / SAP

Continue Lendo...

Disponível no Prime Video desde 31 de outubro, a série Tremembé conta a história de diversos presos notórios, como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e Alexandre Nardoni. A produção apresenta vivências e relatos de presos na penitenciária conhecida como "presídio dos famosos".

O complexo é formado por cinco unidades prisionais: três masculinas e duas femininas. Dentre elas, a mais famosa é a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, também conhecida como P2 de Tremembé. Ela foi construída em 1948, mas só começou a receber os chamados "presos especiais" em 2002.

Criminosos midiáticos correriam risco de vida em outros presídios

E qual é o motivo de essa ser a prisão escolhida para acolher os responsáveis por crimes de tanta notoriedade e repercussão midiática?

A decisão de levar condenados famosos para o Tremembé foi tomada pela Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP-SP) após a desativação do complexo do Carandiru, em setembro de 2002.

Isso porque, sem a ala especial do Carandiru ativa, os presos que cometeram crimes de grande repercussão poderiam correr risco de vida em celas comuns, como seria o caso de Suzane von Richthofen.

O que diz o autor de Tremembé sobre o presídio?

Ullisses Campbell, autor dos livros que inspiraram a série, reforçou a tese, em entrevista ao Estadão, de que Tremembé foi escolhida para garantir a segurança dos detentos.

"O maior perfil de Tremembé é ser um lugar que concentra pessoas que cometeram crimes brutais contra a vida de pessoas da própria família", conta Campbell. "Essas pessoas cometeram atos tão brutais que elas não sobreviveriam em uma penitenciária comum."

Ele lembra que o complexo também abriga histórias menos conhecidas. Ainda assim, seus cinco livros já lançados focam nos casos de maior notoriedade.

"Os quatro livros anteriores são biografias de um único personagem. Então, é uma imersão maior naquela figura, naquele criminoso ou criminosa", recorda, citando Suzane: Assassina e Manipuladora, Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido, Flordelis: A Pastora do Diabo e Francisco de Assis: O Maníaco do Parque.

Com direção-geral de Vera Egito, a série Tremembé é inspirada nos dois primeiros livros de Ullisses Campbell, sobre Suzane e Elize Matsunaga. O jornalista assina o roteiro ao lado de Vera Egito, Juliana Rosenthal, Thays Berbe e Maria Isabel Iorio.

Correio B+

Capa da semana B+: Entrevista exclusiva com a jornalista e apresentadora Abiane Souza

"Minha missão é essa: comunicar com propósito e transformar o cotidiano em aprendizado"

09/11/2025 18h00

Capa da semana B+: Entrevista exclusiva com a jornalista e apresentadora Abiane Souza

Capa da semana B+: Entrevista exclusiva com a jornalista e apresentadora Abiane Souza Foto: Felipe Quintini

Continue Lendo...

Com dois programas na TV Aparecida e uma trajetória guiada pela empatia, a jornalista celebra 20 anos de carreira mantendo o mesmo brilho no olhar e a verdade na voz.

“Cada ser humano carrega uma lição de vida em sua história.” É com essa sensibilidade que Abiane Souza vem construindo, há duas décadas, uma trajetória marcada por propósito, empatia e leveza. Jornalista de formação e comunicadora por vocação, ela acredita que comunicar é muito mais do que informar: é emocionar, inspirar e transformar.

À frente do programa diário “Viva Tarde”, na TV Aparecida, e da atracao das tardes dos Sabados, Retratos Femininos”, idealizado por ela, Abiane se consolida como uma voz feminina que transita com naturalidade entre o jornalismo, o entretenimento e as histórias de vida. “Minha missão é comunicar com propósito e transformar o cotidiano em aprendizado”, resume.

Equilibrando fé, rotina intensa e uma busca constante por autenticidade, Abiane enxerga na comunicação uma forma de conexão verdadeira com o outro. “Quando o coração está alinhado com o propósito, tudo flui com mais leveza”, afirma.

Em conversa exclusiva com o Correio B+, ela reflete com o Caderno sobre o poder da palavra, os aprendizados de 20 anos de carreira, o autocuidado, os bastidores da TV e a importância de seguir fiel a si mesma - dentro e fora das câmeras.

Capa da semana B+: Entrevista exclusiva com a jornalista e apresentadora Abiane SouzaA jornalista e apresentadora Abiane Souza é Capa exclusiva do Correio b+ desta semana - Foto: Felipe Quintini - Diagramação: Denis Felipe - Por Flávia Viana

CE - O que te inspira atualmente e o que ainda te desafia?
Abiane Souza - 
 O que me inspira é saber que cada ser humano carrega uma lição de vida em sua história. Cada olhar, cada gesto de gratidão das pessoas que compartilham suas jornadas comigo me toca profundamente. Saber que o que foi exibido despertou reflexão, motivação ou inspiração é o que dá sentido ao meu trabalho.

O meu maior desafio é manter a sinceridade do meu propósito, seguir compartilhando, de forma autêntica, aquilo que realmente me inspira nos veículos de comunicação onde estou e também nos que ainda posso estar.

CE - Você fala muito sobre viver com leveza, vaidade e equilíbrio. Com a rotina de exercícios, o que mudou na sua relação com o corpo e com a idade?
Abiane Souza - 
Com a maturidade, compreendi de verdade o que é autoestima. Aprendi a acolher minhas vulnerabilidades e entendi que o que faço pelo meu corpo e pela minha mente é muito mais valioso do que tentar me encaixar em padrões que não me representam. Leveza, pra mim, é se conhecer, se respeitar, se cuidar e reconhecer que a vida é um aprendizado diário. Meus momentos de exercício físico são também momentos de conversa comigo mesma. Eles me equilibram, me fortalecem e me ajudam a viver meus dias com mais presença.

CE - Como você lida com a pressão estética?
Abiane Souza -
 Hoje lido muito melhor com isso. Sempre tive claro que sou jornalista e comunicadora e não uma modelo de passarela. O que quero transmitir é que cuidar-se é importante, mas se escravizar por um ideal de beleza que não existe é uma falta de respeito próprio. Hoje valorizo minhas habilidades, celebro o que sou e sigo aprendendo, transformando e melhorando o que ainda posso crescer.

CE - Como foram seus primeiros passos na televisão?
Abiane Souza -
Comecei na produção de programas jornalísticos. Depois, segui para a reportagem diária e documentários. Fui âncora de telejornal e, mais tarde, encontrei meu espaço no entretenimento onde estou até hoje, unindo informação, emoção e histórias que inspiram.

CE - Qual é a sua missão nesse universo do entretenimento?
Abiane Souza -
 Levar alegria, informação e reflexão às pessoas. Acredito que quanto mais conhecimento a gente tem e compartilha, melhor a gente vive. Minha missão é essa: comunicar com propósito e transformar o cotidiano em aprendizado.

Capa da semana B+: Entrevista exclusiva com a jornalista e apresentadora Abiane SouzaA jornalista e apresentadora Abiane Souza é Capa exclusiva do Correio b+ desta semana - Foto: Felipe Quintini - Diagramação: Denis Felipe - Por Flávia Viana

CE - Como você concilia seu casamento e sua vida pessoal com a carreira?
Abiane Souza -
 Tenho um esposo que me apoia e compreende minha paixão pela comunicação. Mas me cobro muito em estar presente onde quer que eu esteja. Amo cuidar da minha casa, brincar com meus cachorros, fazer as tarefas do dia a dia e, principalmente, conversar por horas com meu marido sobre a vida. Pra mim, todo tempo é um convite para viver, e tento aproveitar o meu da melhor forma possível.

CE - Como dar conta de apresentar dois programas de TV e um de rádio diariamente?
Abiane Souza - 
Meus colegas brincam dizendo que sou doida (risos), mas a verdade é que tenho tanto prazer no que faço que o cansaço se transforma em combustível. Estar em movimento me faz viva. Minha rotina é intensa, sim, mas também é fonte de aprendizado e realização. Quando o coração está alinhado com o propósito, tudo flui com mais leveza.

CE - Existe fórmula para o sucesso?
Abiane Souza -
 Não acredito em fórmula para o sucesso. Acredito em valor. Ter valor é ter propósito, coerência, dedicação e generosidade no que se faz. O sucesso é só consequência de um caminho vivido com verdade.

CE - Há algum sonho futuro — pessoal ou profissional — ainda a realizar?
Abiane Souza -
Tenho muitos lugares que desejo conhecer, e a Índia é um deles. Profissionalmente, sigo aberta a novos desafios. Quero levar minha voz a novos espaços, talvez em outros formatos, mas sempre com a mesma essência: fazer da comunicação uma ponte entre pessoas e sentimentos. O futuro, pra mim, é um convite aberto a continuar vivendo o meu propósito.

CE - A Abiane é uma mulher de fé? Como é comandar um programa em uma TV religiosa?
Abiane Souza
- Sou uma mulher de fé: fé no outro, na vida e nos encontros que ela me oferece. Busco Deus nas pessoas e nas histórias que cruzam o meu caminho. Estar em uma TV religiosa me aproxima desse amor humano e divino ao mesmo tempo. É um espaço que fortalece minha fé e amplia meu olhar sobre o que realmente importa.

CE - Completando 20 anos de carreira, como você enxerga sua trajetória? O caminho até aqui te orgulha? Houve momentos em que pensou em desistir?
Abiane Souza -
 Às vezes nem percebo quantos anos já se passaram. Mas, sempre que um novo ciclo começa, gosto de revisitar minhas origens. É nesse resgate que encontro minha essência, que é comunicar, contar histórias, aprender com cada pessoa que encontro. Talvez eu não imaginasse exatamente esse lugar, mas sempre soube que queria viver da comunicação e tocar pessoas com a palavra. O que vivo hoje é fruto de amor, dedicação e da coragem de acreditar, lá atrás, que esse era o meu chamado.

Capa da semana B+: Entrevista exclusiva com a jornalista e apresentadora Abiane SouzaAbiane Souza - TV Aparecida - Divulgação

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).