O professor da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), Vinicius da Silva, é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico com o livro Filosofia da Física: problemas de ontologia e epistemologia da Física Moderna. O prêmio é considerado o maior reconhecimento literário do Brasil.
A obra foi escrita em parceria com os pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Sandro Fonseca, Antônio Videira e Márcia Begalli, e contou com a atuação do professor da Fach como autor, organizador, revisor geral e coordenador do projeto editorial.
Considerado o maior reconhecimento literário do Brasil, o Prêmio Jabuti teve, este ano, a participação da obra coordenada por Silva. O professor afirmou que ficou feliz e surpreso com a indicação, já que o livro disputou com diversas outras publicações inscritas por universidades de todo o país.
“Como mera analogia, pensemos no que aconteceu no ano passado com Ainda Estou Aqui, no Oscar. Só o fato de ser indicado entre os melhores já era uma grande vitória. O Jabuti, para o mercado editorial brasileiro e internacional, tem muito peso e uma força enorme. Mas, ao mesmo tempo, sabíamos do potencial do livro, que reuniu muitos dos maiores experts em Filosofia da Física do Brasil”, explicou o docente da UFMS.
O professor também destacou a importância da participação do diretor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Olival Freire Júnior, e do professor da Universidade de São Paulo (USP), Osvaldo Pessoa Júnior.
Fotos: Arquivo dos pesquisadores / UFMSTanto Olival Freire Júnior quanto Osvaldo Pessoa Júnior são reconhecidos como dois dos principais nomes da Filosofia da Mecânica Quântica no mundo.
Colaborações
O livro conta com participações internacionais de filósofos renomados, como Pietro Gori, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), e o cosmólogo Carlo Rovelli, da Aix-Marseille University (França).
Parceria
A colaboração entre os pesquisadores do grupo Physikós teve início em 2019, a partir da reformulação da disciplina Filosofia da Física, no Departamento de Física Nuclear e Altas Energias do Instituto de Física da UERJ.
“Como coordenador do Physikós (UFMS), juntamente com o Sandro [Fonseca], que também é pesquisador do nosso grupo, convidamos os professores Antônio Augusto Passos Videira, do Departamento de Filosofia da UERJ, e Márcia Begalli, da Física da UERJ, para formarmos a equipe de organização do curso. Ao longo dos anos, a colaboração em ensino, pesquisa e extensão entre a UFMS e a UERJ veio se intensificando”, contou o professor Vinicius, e completou:
“O livro resulta dessa colaboração. Convidamos todos os professores que passaram pelo curso para escreverem capítulos sobre suas pesquisas e aulas para o projeto.”
- Entre as ações desenvolvidas pelo grupo estão:
- Promoção de seminários;
- Desenvolvimento de dossiês de Filosofia da Física em revistas especializadas;
- Organização da 1ª Semana Internacional de Filosofia da Física e da Cosmologia, com participação do professor da Universidade de Oxford e prêmio Nobel de Física, Roger Penrose.
Outro destaque foi a participação da professora da UERJ e pesquisadora da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), Márcia Begalli, em palestra do Integra UFMS 2024, maior evento científico de Mato Grosso do Sul.
Momento simbólico
“A indicação à semifinal do Jabuti é simbólica e chega em um excelente momento por diversas razões. Em 2024, o grupo completou cinco anos de fundação. Neste ano também celebramos os 100 anos da Mecânica Quântica, por conta dos artigos de 1925 e 1926, publicados respectivamente por Heisenberg e Schrödinger. E, nesse momento, acabamos de formalizar um acordo de cooperação internacional entre a UFMS e a Universidade de Sevilha, na Espanha. O acordo foi proposto e desenhado pelo Physikós, prevendo colaboração de pesquisa entre o nosso grupo e o Departamento de Lógica e Filosofia da Ciência da Universidade de Sevilha”, celebrou o professor da Fach.
Primeira bolsa Erasmus Plus
O trabalho desenvolvido também rendeu frutos aos acadêmicos. Em setembro, o estudante do curso de Doutorado em Ensino de Ciências, Onofre Crossi Filho, fará mobilidade acadêmica internacional em Sevilha, com a primeira bolsa de pesquisa Erasmus Plus, da União Europeia, concedida a um pós-graduando da UFMS.
A troca de conhecimento também prevê a vinda da professora Maria de Paz, da Universidade de Sevilha, para ministrar minicursos, palestras e seminários no Brasil.
A lista completa dos semifinalistas pode ser conferida clicando aqui.




Reprodução obra "A procura da caça", de Lúcia Martins
“Onça que Chora”, um dos trabalhos inéditos da nova exposição
Reprodução obra Florescer no Pântano, de Lúcia Martins


