Correio B

Estilo de Vida

Professor viajante se encanta com belezas naturais de Bonito

Trabalhando remotamente, o educador cearense fez da estrada sua 'sala de aula' e ficou encantado com a capital do ecoturismo e com os bares da 14 de Julho, em Campo Grande (MS)

Continue lendo...

Com a liberdade de trabalhar remotamente e viajar, o professor e cearense Paulo Alves, de 53 anos, incluiu Bonito no roteiro, o principal destino turístico de Mato Grosso do Sul (MS).

Além de realizar esse sonho, também construiu uma amizade com Fabiana Nogueira, natural de Campo Grande, que o convidou para conhecer a Cidade Morena.

Formado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, com dupla habilitação em ensino de português e italiano, Paulo conta que sua relação com o idioma italiano começou anos atrás.

“Aprendi italiano quando morei na Itália por dois anos. Então, tive essa experiência e, quando voltei ao Brasil, resolvi me aprofundar no idioma e cursei na Casa de Cultura de Italiano, que é uma extensão da própria Universidade Federal do Ceará. Em seguida, prestei vestibular para o curso de Letras”, explicou Paulo.

Adaptação

Desde 2005, trabalha como professor. No entanto, com a pandemia em 2020, que mudou a rotina de muitos brasileiros, foi preciso encontrar uma nova forma de continuar lecionando.

Nesse ínterim, enxergou no ensino híbrido a oportunidade de seguir trabalhando, ensinando italiano por meio de aulas on-line. Com uma turma de alunos que garante sua renda, decidiu "cair na estrada".

Como ele mesmo diz, de segunda a quinta-feira se dedica ao ensino, e, no fim de semana, aproveita as cidades por onde passa.

Em MS

Amante da natureza, incluiu Bonito no roteiro após ouvir relatos de amigos e ficou encantado com as belezas naturais da cidade.

“Como amo muito a natureza, rios e cascatas, me apaixonei por Bonito e incluí a cidade na minha programação no início deste ano”, disse Paulo e completou:

“Em março, consegui fazer minha viagem e passei nove dias na cidade, aproveitando não só para fazer turismo, mas também para trabalhar.”

O professor se hospedou em um hostel, onde conheceu a campo-grandense Fabiana Nogueira, de 37 anos, que, a convite de um amigo, foi passar o aniversário em Bonito.

No hostel, conheceu Paulo, e a interação promovida no espaço abriu portas para uma nova amizade. Foi então que surgiu o convite para que ele conhecesse Campo Grande, a capital sul-mato-grossense.

“Quando retornei a Campo Grande (MS), tive a satisfação de reencontrar o Paulo antes de ele seguir viagem para seu próximo destino. Nos encontramos, e eu o levei para alguns pontos turísticos da capital”, contou Fabiana.

Campo Grande

Na Cidade Morena, Fabiana cumpriu o papel de anfitriã e, nesse meio-tempo, acabou se reconectando com sua cidade natal, enquanto acompanhava o amigo em sua jornada de descobertas.

“Para mim, foi totalmente nostálgico, pois revisitar esses locais com alguém que os via pela primeira vez foi como retornar no tempo, com o mesmo olhar curioso de explorar e conhecer. Apresentar minha cidade natal a um amigo tão querido, que vem de um dos estados mais visitados do Brasil, foi especial. Brindamos nossa amizade e selamos esse momento com chave de ouro em um bar na Rua 14 de Julho, um dos locais mais novos para conhecer em Campo Grande. Antes, a região era apenas comercial durante o dia, mas agora conta com bares autênticos à noite, trazendo um brilho especial para a cidade, que sempre teve certa resistência ao entretenimento noturno”, comemorou Fabiana.

Reprodução Redes Sociais

O professor costuma dizer que viajar é um processo de aprendizado, já que cada experiência com pessoas e culturas diferentes é enriquecedora.

Esse amor por viagens nasceu com sua mãe, ainda na infância, e só cresceu com o tempo. Paulo já morou com familiares em Brasília e São Paulo, tanto na capital quanto no interior. Fora do Brasil, viveu na Itália e conheceu Portugal, Alemanha e França.

“Aos poucos, fui desenvolvendo o desejo de desbravar o mundo, sabe? Tudo isso começou a se tornar algo sólido dentro de mim, como um caminho que eu queria seguir. Hoje, tenho a oportunidade de ser um professor viajante porque consigo conciliar meu trabalho com as viagens”, pontuou Paulo.

Sobre a Capital de Mato Grosso do Sul, o professor saiu encantado com a cultura local, que descreveu como “bem raiz, bem da terra”, algo que o fascinou.

“Depois de concluir meu percurso maravilhoso em Bonito e realizar tudo o que planejei, fui para Campo Grande. Lá, reencontrei Fabiana, que me levou para conhecer todos os pontos turísticos da cidade, inclusive os barzinhos da Rua 14 de Julho. É uma cidade à qual certamente retornarei no futuro”, comentou Paulo.

Reprodução Rede Sociais

Assine o Correio do Estado

 

Correio B

Feira Ziriguidum tem musicalidade e produtos no 'precinho' em Campo Grande

A feira ocorre neste sábado (5) e conta com variedades de produtos e música para todos os gostos

04/04/2025 17h53

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

A 20ª edição da Feira Cultural Ziriguidum será neste sábado (5), e, como a própria organização diz: “chame seu par para curtir o espaço mais aconchegante" das noites de Campo Grande.


Isso porque o comércio de economia criativa, que reúne mais de 160 expositores, caiu no gosto da comunidade. São produtos que vão desde artesanato até aquela comidinha de feira que não pode faltar.

E de agito na feira, a Ziri entende muito bem! Entre as atrações musicais estão Sandim e banda, com reggae para fazer a turma dançar coladinho.

Marcam presença a cantora Marcela Mar, com música latina e MPB, e a paulista que virou filha da nossa terrinha, Pretah, com muito samba.

Além disso, o Coletivo Cia.apoema - um grupo de circo e teatro - promoverá uma intervenção artística para encantar o público.

 

 

 

Então, se você curte artesanato, moda sustentável e autoral, enquanto experimenta uma verdadeira diversidade gastronômica... bora colar na Ziriguidum.

Os quitutes que não podem faltar:

  • sushi
  • pastel
  • shawarma
  • espetinho
  • saltenha
  • hambúrguer de avestruz
  • comida vegana
  • comida vegetariana

Os amantes de uma gelada vão contar com uma parceria especial de cerveja artesanal. Vale a pena conferir!

Entre os expositores e apoiadores estão:

  • Coisas de Alucha
  • Loren Artesã
  • Casa Medina
  • Estúdio Rita Perez
  • Dá Minha Vó – Massas Afetivas

Serviço

  • Feira Cultural Ziriguidum
  • Endereço: Avenida Fábio Zahran
  • Bairro: Jardim Paulista
  • Horário: das 16h às 22h
  • Siga no Instagram: @feiraziriguidum

Assine o Correio do Estado

Correio B

Ministra Simone Tebet lança livro em Campo Grande nesta sexta-feira

"O Voo das Borboletas" narra a trajetória pessoal e política da ministra, com foco em inspirar outras pessoas

04/04/2025 16h00

Simone Tebet lança livro nesta sexta em Campo Grande

Simone Tebet lança livro nesta sexta em Campo Grande Foto: Reprodução / Instagram

Continue Lendo...

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, lança, nesta sexta-feira (4), o livro "O Voo das Borboletas, no qual narra sua trajetória política, em Campo Grande.

O evento será a partir das 19h na Livraria Leitura, localizada no segundo piso do Shopping Campo Grande.

O Voo das Borboletas é uma autobiografia, onde Simone Tebet não apenas compartilha suas experiências, mas oferece um guia de inspiração para as mulheres que sonham em transformar suas próprias realidades.

No livro, a ministra, que é natural de Três Lagoas, narra suas lutas e vitórias, mostrando como seu impacto foi além de sua cidade natal, mas por todo o país.

"O Voo das Borboletas é um convite para você embarcar em uma jornada de transformação e descoberta. Assim como as borboletas, que passam por ciclos de metamorfose, cada mulher enfrenta suas próprias etapas de crescimento e mudança. Este livro, ao narrar a trajetória inspiradora de Simone Tebet, revela como as experiências de vida são essenciais para moldar quem somos e quem podemos nos tornar", diz a apresentação do livro.

A autora

Simone Tebet é advogada e foi professora universitária de Direito. Ela nasceu em Três Lagoas e, em 2002, tornou-se deputada estadual pelo então PMDB. Em 2004, foi eleita prefeita de sua cidade natal, tendo sido reeleita em 2008.

Em 2010, formou chapa com André Puccinelli (MDB) e tornou-se vice-governadora de Mato Grosso do Sul. Na gestão estadual, ocupou a Secretaria de Governo.

Em 2014, venceu a corrida para o Senado. Em 2019, ela tentou ser a indicada de seu partido para disputar a presidência do Senado, mas foi derrotada por Renan Calheiros (MDB-AL), que acabou perdendo a eleição para Davi Alcolumbre (União-AP).

Ela foi candidata à Presidência da República pelo MDB em 2022 e, no fim do mesmo ano, foi confirmada como ministra do Planejamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva – que venceu o pleito.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).