Doce ou salgada. Frita, assada ou gelada. Não importa. As receitas que você vai aprender neste fim de semana costumam frequentar a primeira ou a última página do cardápio.
As opções que servem de entrada ou sobremesa – ou tira-gosto, lanche, petisco etc. – costumam ocupar a periferia dos menus. Muitas vezes injustamente.
Mas, ainda que não sejam o prato principal, são iguarias que encantam o paladar de muita gente. Primeiro pelo sabor e versatilidade, pois vão bem, praticamente, em qualquer ocasião.
E, em segundo lugar, embora não menos importante, conta muito a praticidade com que você poderá dominar o preparo das três delícias, pelo menos, na versão que aqui apresentamos para turbinar a sua aventura do sabor: bolinho de arroz, biscoito de queijo e sorvete de três leites. Quer ver?
BOLINHO DE ARROZ
Acostumado a surgir nas mesas domésticas a partir das sobras de arroz que abandonamos na geladeira, o bolinho de arroz foi aos poucos conquistando o seu lugar ao sol.
Em todas as regiões do País, e sob as mais diferentes variações nos ingredientes e no preparo, o petisco subiu tanto de cotação no gosto popular que avançou das mesas domésticas para restaurantes de todas as cotações.
Também assado, com pimenta, espinafre ou mostarda escura, o bolinho de arroz segue atualmente ombreando a linguiça frita, espetinhos ou qualquer outro item de entrada do primeiro time. Se a cozinha estiver com tudo no lugar, você não vai gastar mais do que 20 minutos para prepará-los. E se for um chef mais experimentado, poderá fazê-lo em apenas 15 minutos.
Alguns cuidados são sempre recomendáveis para você não perder o controle da missão. Por exemplo, não custa lembrar da cautela no uso do sal e da pimenta-do-reino, os quais sequer indicamos a quantidade a ser utilizada.
Parece talvez meio vago para os culinaristas mais matemáticos. Mas o bom e velho “sal a gosto” é a melhor medida para agradar a plateia. Se, de fato, estiver focado no paladar de quem vai comer, você vai se inteirar das medidas ideais.
Isso não quer dizer tascar sal e pimenta a rodo se o glutão alvo for daqueles que adoram os excessos. Sabor e saúde devem andar irmanados seja qual for a experiência gastronômica. E o óleo?
Também, pelo mesmo caminho, deve ser adicionado com bom senso e, quanto ao tipo, vale o de canola, milho, soja e até azeite de oliva. Importante, no caso, é evitar porções recicladas de óleo.
E você pode fritar em imersão total ou de modo que o óleo fique na cintura dos bolinhos. Conforme for, verifique se você vai precisar virá-los para que fiquem todos completamente dourados.
Por último: você poderá congelar os bolinhos de arroz imediatamente após a modelagem. Especialistas garantem que eles vão resistir brava e saborosamente por até três meses no congelador ou freezer, sem perder as características de crocância e umidade tão apreciadas. Se for fritar na hora, nem precisa modelar.
Para evitar o corre, você poderá apenas pingar as porções no óleo quente.
BISCOITO
Em meia-hora, literalmente em 30 minutos, esses irresistíveis biscoitinhos de queijo ficam prontos. Eles também não exigem nenhuma pós-graduação para você fazer bonito na cozinha na hora da pressa.
Valorize a escolha do queijo, já que é o laticínio, desde o nome do petisco, que protagoniza o lanche da vez. Não menos importante deve ser a cautela com o leite de coco. Cuide para que o ingrediente esteja mesmo, conforme a receita, gelado quando for preparar.
Assim garante que a massa do biscoito atinja o ponto ideal antes, durante e depois da etapa de forno. E não deixe que os biscoitos assem por muito tempo. Se você dormir no ponto durante esta etapa, todos vão comer biscoitos duros.
SORVETE
A palavra-chave para obter sucesso na condução da receita do sorvete de três leites é de-li-ca-de-za. Especialmente na hora de bater os tais três leites – o creme de leite, o leite condensado e o leite em pó.
Se for bater à mão, opere o fouet com bastante suavidade. Ou seja, nada de usar de muita força nem de ultrapassar a velocidade média de seu próprio punho.
Na batedeira, basta ajustar o eletrodoméstico para a velocidade mais baixa. E, de novo, ao adicionar o leite em pó, com bastante delicadeza.
Deixe a voracidade para o momento de saborear a guloseima e não vai se arrepender. Agora, ao trabalho e bom apetite.
Biscoito de queijo
Ingredientes
> 500 g de polvilho;
> 300 g de queijo parmesão ralado;
> 250 ml de leite de coco gelado;
> 3 ovos;
> 250 ml de óleo;
> Sal a gosto.
Modo de Preparo:
Aqueça o óleo em uma panela.
Banhe o polvilho com o leite de coco gelado e amasse com as mãos até ficar soltinho.
Adicione o óleo e continue amassando. Adicione o queijo ralado, sal e os ovos e continue amassando até ficar firme.
Enrole a massa e corte em pedacinhos pequenos do tamanho que preferir.
Leve ao forno preaquecido até dourar.
Sorvete de três leites
Ingredientes
> 500 ml de creme de leite fresco bem gelado;
> 1 lata de leite condensado;
> 100 g de leite em pó;
> 30 biscoitos de maisena.
Modo de Preparo:
Quebre os biscoitos com as mãos e reserve.
Na batedeira ou com um fouet, bata o creme de leite até aumentar o volume e ficar com picos moles.
Acrescente aos poucos ¾ da lata de leite condensado e continue batendo, com mais delicadeza se for à mão ou em velocidade baixa se estiver usando a batedeira.
Quando atingir o ponto de chantilly, misture delicadamente o leite em pó.
Transfira pouco a pouco a mistura para o recipiente que for usar para servir, intercalando com o leite condensado restante e os biscoitos quebrados.
Cubra o sorvete com plástico filme e mantenha no congelador por, pelo menos, seis horas.
Bolinho de arroz
Ingredientes
> 3 ovos;
> ½ molho de salsa picada;
> 120 g de farinha de trigo;
> 20 g de queijo parmesão ralado;
> 350 g de arroz cozido;
> 15 g de fermento em pó;
> Sal e pimenta-do-reino;
> Óleo.
Modo de Preparo:
Em uma tigela, acrescente os ovos, a pimenta-do-reino moída, a salsa picada, a farinha, o queijo ralado, o arroz e o fermento. Misture bem, até ficar homogêneo. Com o auxílio de duas colheres de sopa, modele os bolinhos.
Aqueça o óleo – preferencialmente em uma panela pequena ou média – e, em seguida, frite os bolinhos até ficarem bem dourados.
Escorra os bolinhos em papel absorvente e sirva.





