Correio B

MÚSICA

Silveira em performance poética e visceral agita Campo Grande

Cantor se apresenta na Capital com músicas que mostram a realidade de como é viver em um corpo preto no País

Continue lendo...

Sangue, ancestralidade e um mergulho no afrofuturismo são termos que descrevem brevemente o trabalho do cantor corumbaense Silveira. Desta vez, o artista de 35 anos encantará por meio do álbum “Afroafetos”, com canções autorais, envolvendo a plateia em suas vivências.

O cantor promete entregar tudo em uma apresentação marcada para amanhã, na Capital, oportunidade já considerada como uma nova fase em sua carreira, de maior projeção.

“No olhar”

Uma apresentação que se constrói no coletivo, que, por meio de sua dança, seu figurino e sua maquiagem, divide 

a atmosfera das canções que arrebatam o público para a realidade do povo preto, em um país em que Elza Soares já cantava “a carne preta é a mais barata do mercado”.

A crítica é apresentada. Com ela, o sonho do cantor sobre um futuro diferenciado, no qual tudo aquilo que foi arrancado do povo preto seja devolvido. E que eles cheguem a condições de igualdade ou até mais do que isso, conforme Silveira poetisa em “Realeza”.

Esse é o significado do afrofuturismo, movimento cultural que trabalha a criação de fantasias e narrativas relacionadas ao protagonismo negro por meio do resgate da ancestralidade para, a partir de então, ver florescer a celebração de sua identidade.

Passado e futuro

A vivência de menino preto é retratada no trecho de uma de suas canções: “Todo dia minha mãe dizia ‘filho não vai se atrasar, leva sempre um documento e não esquece de ligar’”.

“Aqui a gente é criado desde cedo a ter o triplo de cuidado nas ruas, porque somos constantemente tratados como bandidos”, desabafa o cantor.

Curioso sobre suas raízes, Silveira foi estudar a fundo e logo estabeleceu a ligação de progresso e sacrifício de corpos pretos. Aliás, não muito longe, nos trilhos da ferrovia em que trabalharam e derramaram suor e sangue em nome do progresso da Região Centro-Oeste.

“Falar de ancestralidade em MS é falar de ancestralidade no Brasil. Por mais que haja um recorte, a dor da diáspora acontece em todo lugar”, afirma.

Como referência, ele aponta também a líder da comunidade quilombola Tia Eva. Esses são apenas alguns exemplos que se fazem presentes nas canções do poeta pantaneiro, que resiste por seus ancestrais e evoca um futuro de realeza para o povo preto.

O cantor ainda ressalta suas origens. “Não dá para falar de futuro sem olhar o passado. Meus estudos sobre meu passado ancestral me levaram a vislumbrar o futuro próximo que eu quero para o povo preto aqui no nosso estado”, conta.

“O público vai conseguir visualizar isso por meio do conceito artístico do show, no qual eu trago referências do samba raiz e o beat futurista nos arranjos das músicas. O figurino, a maquiagem e a cenografia foram também pensados para trazer a imagem de realeza que faz parte do nosso passado e é o futuro que queremos”, detalha. 

Corumbaense

Silveira nasceu em Corumbá e veio morar em Campo Grande com 12 anos. Traz na bagagem certos estilos musicais que cresceu ouvindo, como o soul, a black music e o samba.
A primeira gravação autoral ocorreu no ano passado, na Concha Acústica Helena Meirelles, intitulada “Silveira Ao Vivo no Som da Concha”.

Festival de Inverno

O show de Silveira foi um dos projetos musicais contemplados no Festival de Inverno de Bonito (FIB), realizado no mês passado. Ele abriu a noite de apresentações para a cantora carioca Iza, no palco principal do evento, no qual se apresentou por 50 minutos para uma plateia estimada em 24 mil pessoas.

“Foi surreal! Como artista independente, não estou acostumado a ter minha voz projetada para tantas pessoas como foi no FIB. Eu espero que não seja apenas um momento, minha luta é para que artistas como eu possam ter acesso a esses palcos o ano todo”, almeja.

Serviço:

O show é amanhã, às 19h, no Sesc Cultura, que fica na Avenida Afonso Pena, n.º 2.270 - Entrada franca.

Assine o Correio do Estado

AGENDA CULTURAL

Estreia de "Wicked", shows, teatro, lançamento de livro e muito mais na programação

Além de grupo vencedor do Grammy, tributo a Paulo Simões e festa com DJ paraguaia, fim de semana tem peça de Gianfrancesco Guarnieri, lançamento de livro de Gilberto Luiz Alves e, nos cinemas, a estreia de "Wicked"

22/11/2024 10h00

Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, o trio do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Campo Grande, no embalo de dois prêmios Grammy conquistados na semana passada; hoje e amanhã, às 19h, no Sesc Teatro Prosa

Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, o trio do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Campo Grande, no embalo de dois prêmios Grammy conquistados na semana passada; hoje e amanhã, às 19h, no Sesc Teatro Prosa fotos: DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Eles estão com tudo, lançaram um disco bacana, ganharam o Grammy e, sim, estão entre nós: Os Garotin, grupo do Rio de Janeiro, formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, que se apresenta hoje e amanhã no Sesc Teatro Prosa, a partir das 19h. Com sua vibrante mistura de samba rock, pop e MPB, o trio é uma das sensações da recente cena musical brasileira.

Com o álbum "Os Garotin de SG", uma referência à cidade de origem do grupo, São Gonçalo (RJ), eles abocanharam duas estatuetas Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro e Melhor Artista Revelação no Grammy Latino, cuja premiação foi realizada na semana passada (14). A pegada dos garotos recupera o balanço e a atmosfera dos bailes black em uma chave contemporânea que não despreza o passado e, ao mesmo tempo, abre-se para outras influências. Uma química certeira que vem inspirando multidões.

As apresentações são gratuitas, e, embora os ingressos, via Sympla, estejam esgotados, a dica do Sesc é que, quem estiver muito a fim de conferir o show, compareça ao teatro com uma hora de antecedência e entre na lista de espera, pois costumam sobrar alguns assentos. Ou seja, normalmente, nem todas as pessoas que reservam as entradas pela internet de fato marcam presença nos eventos da casa. Endereço: Rua Anhanduí, nº 200, Centro.

MARIA ALICE

Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, o trio do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Campo Grande, no embalo de dois prêmios Grammy conquistados na semana passada; hoje e amanhã, às 19h, no Sesc Teatro Prosa

Hoje também tem o show "Maria Alice Canta Paulo Simões", às 20h, no Teatro Aracy Balabanian, com uma das mais destacadas intérpretes de MS revisitando o cancioneiro do grande compositor carioca e sul-mato-grossense "de vivência, alma e coração". O público que comparecer poderá colaborar com o Natal Solidário do projeto Asas do Futuro, doando voluntariamente brinquedos novos ou usados.

O show apresentará canções selecionadas "a dedo" por Maria Alice, todas de autoria de Paulo Simões e seus parceiros. "Homenagear Paulo Simões é reconhecer o seu lugar como um dos maiores compositores do País. Parceiro de Almir Sater em tantas canções de sucesso, ele tem em sua obra parcerias com outros importantes compositores do Estado, como Guilherme Rondon, Celito Espíndola e Antônio Porto, entre outros", afirma a cantora.

"Maria Alice Canta Paulo Simões" é também o nome do terceiro álbum solo de Alice, que pode ser acessado em todas as plataformas musicais. Gabriel de Andrade (arranjos, violão e direção musical), Pedro Ortale (violão), Gabriel Basso (baixo), Renan Nonato (acordeon), Gilson Espíndola (vocais) e João Pedro Ortale (bateria) formam a banda que se apresenta com a cantora. O show tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, por meio Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e da TV Morena. Grátis.

ROSSIN

No domingo, com entrada franca, a partir das 18h, o Uata Hell? (Rua 15 de Novembro, nº 797, Centro) recebe a sessão de cumbia (ritmo da Colômbia) a ser promovida pela paraguaia Rossin. A DJ promete não deixar ninguém parado com suas afiadas "selecciones" nas picapes, criando um clima para lá de festivo, que é tão característico nos bailes de cumbia. Afinal, trata-se também de um estilo de dança que vem contagiando o planeta.

BLACK-TIE

Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, o trio do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Campo Grande, no embalo de dois prêmios Grammy conquistados na semana passada; hoje e amanhã, às 19h, no Sesc Teatro Prosa

Um dos maiores clássicos do teatro brasileiro, escrito por Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), "Eles Não Usam Black-Tie" (1958) ganhou uma nova montagem em Campo Grande, criada pela Escola de Teatro Adote. O espetáculo será apresentado amanhã, às 19h, no Teatro Allan Kardec, localizado na Avenida América, nº 653, Vila Planalto. A peça é destinada a maiores de 14 anos.

Sob a direção de Iago Arimura, ator, professor e diretor de várias peças da escola, a nova versão da obra tem a coordenação-geral de Daniel Smidt, também ator e professor. "Eles Não Usam Black-Tie" foi a peça inaugural do lendário Teatro Oficina (SP) e influenciou gerações de artistas. A trama explora as tensões familiares e políticas no contexto de uma greve operária em São Paulo, abordando temas como a luta de classes e o papel dos trabalhadores na sociedade.

Nos anos 1980, também fez história no cinema brasileiro o longa-metragem dirigido por Leon Hirszman (1937-1987) a partir da obra de Guarnieri, que, inclusive, atua no filme. Fundadora da Escola Adote, a atriz Beth Terras, que faleceu em setembro deste ano, tinha uma forte conexão com essa história. Ela trabalhou diretamente com Guarnieri em uma de suas montagens, deixando um legado artístico e social que enriquece ainda mais a proposta da escola.

No elenco desta montagem estão: Maria Macedo, Smaile Almeida, Steph Boldrini, Eliza Montes, Renato Passos, Matheus Lopez, Thiago Medina, Diogo Oliveira, Luci Souza e Yuri Azevedo. A equipe conta também com Zacris (cenografia) e, na produção e contrarregra, Yasmim França, Jean Bastos, Watson Façanha, Matheus Corrêa e Mariany Arguelho. Rafaela Palieraqui é a responsável pelo registro fotográfico. Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e podem ser reservados pelo Sympla.

GILBERTO

O pesquisador e professor da UFMS Gilberto Luiz Alves lança hoje, às 19h, na Livraria Leitura, no Shopping Campo Grande, o livro "As Águas como Caminho Mato Grosso como Destino" (Editora Entrelinhas). Fruto de uma extensa pesquisa, que atravessa décadas da trajetória de seu autor, a obra, fartamente ilustrada, mapeia a presença de quatro viajantes que circularam, de navio, pelo território de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul da segunda metade do século 19 ao início do século 20.

Assine o Correio do Estado

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (22/11)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

22/11/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A semana se aproxima do fim, e os planetas apontam para novas perspectivas no amor e na vida social. Fique de olho nas oportunidades e veja o que pode transformar seu dia.

Áries

Áries, esse é o momento de desacelerar um pouco e organizar sua rotina. Talvez seja hora de fazer uma revisão dos seus hábitos diários e eliminar o que não está funcionando. Cuide da sua saúde física e bem-estar, se necessário. Pequenos ajustes agora podem trazer um grande impacto positivo a longo prazo. Menos é mais nesse momento!

Touro

Touro, agora é hora de dar um passo para trás e repensar o que te dá prazer e como você se diverte. Talvez seja necessário mudar o foco, deixando de lado o que não está mais te fazendo tão bem. Seja em relacionamentos ou hobbies, é hora de filtrar o que realmente vale a pena e simplificar, deixando espaço para o que te traz verdadeira alegria.

Gêmeos

As questões familiares ou relacionadas ao lar estarão pedindo sua atenção hoje, gêmeos. Talvez você sinta a necessidade de reorganizar a casa ou resolver pendências com pessoas próximas. Aproveite para simplificar as coisas e criar um ambiente mais harmônico. Tire o excesso e foque no que traz conforto emocional e estabilidade para você.

Câncer

Câncer, sua comunicação estará em destaque, e é hora de revisar como você se expressa. Talvez seja interessante pensar em como você vem se comunicando com as pessoas próximas, ajustando a forma de falar para ser mais claro e objetivo. Não tenha medo de repensar suas palavras e ouvir mais. Às vezes, menos palavras trazem mais clareza. 

Leão

Leonino, esse é o momento de reavaliar suas finanças e seus valores, pois a lua está minguante no signo de virgem. Pode ser que você perceba que é hora de cortar gastos desnecessários ou repensar seus investimentos. Aproveite para simplificar e focar no que realmente importa. Não se preocupe com o que você não tem, mas valorize o que já conquistou e planeje com mais cuidado daqui pra frente.

Virgem

Você pode passar por uma fase de autocrítica hoje e amanhã, virgem, pois a lua está minguante no seu signo, por isso, é bom aproveitar para ajustar sua imagem ou revisar suas metas pessoais. Talvez você sinta a necessidade de mudar algo em como você se apresenta ao mundo. Agora é hora de refletir sobre o que ainda faz sentido e o que precisa ser deixado pra trás. Simplifique e foque no essencial.

Libra

A energia hoje pede mais introspecção para você, libriano. Pode ser que você sinta uma necessidade de desacelerar e olhar para dentro ao longo do dia, revisando suas emoções e deixando ir o que não serve mais. Aproveite para descansar, cuidar da sua saúde mental e dar mais atenção a sua espiritualidade e fé. Esse é um bom momento para se preparar para os novos começos. 

Escorpião

Escorpião, hoje é dia das amizades e de grupos sociais, caso você participe. Por isso, é hora de rever essas conexões. Pode ser que você sinta a necessidade de se afastar de algumas pessoas ou ajustar seu círculo social. O que não está mais alinhado com seus ideais pode precisar ser deixado de lado. Valorize as conexões que trazem crescimento e apoio mútuo, ok? 

Sagitário

Sagitariano, sua carreira e seus objetivos de longo prazo estão pedindo uma revisão no dia de hoje. Talvez seja hora de desacelerar um pouco e repensar o caminho que você está seguindo. Se algo no trabalho não está fluindo como você gostaria, esse é o momento de ajustar suas metas e planejar com mais cautela. Dê um passo de cada vez e reavalie suas prioridades. 

Capricórnio

Hoje é dia de reavaliar suas crenças e filosofias de vida, capricórnio. Pode ser que você sinta a necessidade de questionar suas ideias e buscar novos conhecimentos. Desapegue de visões antigas que já não fazem mais sentido para você e abra espaço para novas perspectivas, capricorniano. O que não está alinhado com sua verdade pode ser deixado de lado sem medo, ok? 

Aquário

Esse é um bom momento para se reorganizar em questões financeiras mais complexas, como investimentos ou dívidas, aquário. Talvez seja hora de ajustar algum plano ou rever seus recursos compartilhados com outras pessoas, sócios ou cônjuges. Simplifique e faça escolhas conscientes, pensando no longo prazo. O que não te dá segurança pode ser deixado de lado.

Peixes

Os relacionamentos estão pedindo sua atenção hoje, peixes, e talvez seja hora de ajustar suas expectativas ou dar um passo atrás para avaliar o que realmente importa. Se algo não está funcionando numa parceria, seja amorosa ou profissional, esse é o momento de repensar. Simplifique as relações e foque no que realmente traz equilíbrio e harmonia, ok? Chega de fantasias. 

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

Hoje, a Lua entra na fase Minguante em Virgem, e é hora de desacelerar e organizar as coisas por aí. A vibe de Virgem é prática e meticulosa, então aproveite para limpar, ajustar detalhes e fechar ciclos. Se algo não está funcionando direito, seja no trabalho ou no pessoal, é o momento perfeito para revisar e ajustar. A Lua Minguante pede introspecção, então não precisa forçar grandes ações hoje. Vai com calma e coloca tudo em ordem. Além disso, ainda tem o sextil de Vênus em Capricórnio com Plutão em Aquário, que traz uma energia de profundidade nas relações e nos valores. É uma boa hora para refletir sobre o que você realmente valoriza, tanto no amor quanto nas suas ambições. Mantenha o que é real e sólido!

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).