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Uma receita de acarajé, em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Domingo é Dia Nacional da Consciência Negra; para celebrar a data, conheça um pouco da história da quituteira Zezé do Acarajé, que ensina o segredo do delicioso bolinho afro-baiano que lhe deu o sobrenome

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Em 2007, quando esteve em Salvador (BA) para apresentar filmes em uma retrospectiva de sua obra, o cineasta californiano Kenneth Anger foi indagado se sabia que o acarajé era apreciado tanto pelo sabor quanto pela forte carga de ancestralidade que o bolinho de feijão, frito no dendê, possuía.

Ao ouvir um “yes” do diretor, uma lenda do cinema underground, o repórter emendou: “Sabe desde quando?”. Ao que Anger respondeu: “Desde que eu era um bebê e fui carregado no colo por Carmen Miranda [1909-1955]”.

O que parecia um conto da carochinha para os desinformados sobre a incrível história do autor de “Fireworks”, “Scorpio Rising” e outros filmes seminais era a pura verdade.

O caso bem ilustra a longevidade e a onipresença deste prato afro-baiano, que há mais de 300 anos comprovadamente é produzido e consumido em terras brasileiras e permanece muito comum em diversos países da África, em especial na região ocidental do continente. No norte da Nigéria, o acarajé se chama kosai. Em Gana, koose, e em outros lugares, akara.

Conforme a geografia vai mudando, os ingredientes, o preparo e o sabor passam por alterações. A aposta de alguns pesquisadores é que o acarajé seja um parente distante do falafel dos árabes. A etimologia da palavra vem do idioma iorubá, do qual se origina a nomenclatura em português brasileiro. Em iorubá, àkàrà significa bola de fogo, e je, comer.

BAIANA DE DOURADOS

Faz 10 anos que, em Campo Grande, um trailer roda a cidade perpetuando esse conhecimento e o gosto tão estimulante do acarajé. A bordo do veículo, comandando a tradição e o tacho quente de azeite de dendê, está a baiana Zezé do Acarajé. Sempre a partir do meio para o fim da tarde, o cheirinho do quitute toma conta do ponto escolhido.

Às quartas-feiras, ela e seu tabuleiro sobre rodas perfumam os arredores do Shopping Norte Sul Plaza. Nas quintas, a plateia de glutões se move para a feira que ocupa o calçadão da Orla Morena, no Cabreúva.

No domingo, o acarajé da Zezé pode ser encontrado em seu estabelecimento, na Avenida Bom Pastor, ou segue de modo itinerante, acompanhando o roteiro do Sarau da Cidadania – que, aliás, aporta neste domingo, a partir das 16h, na Comunidade Tia Eva.

Nascida em Dourados, a 2,6 mil km da Terra de Todos os Santos, como Salvador é conhecida, a contadora Maria José Gomes Duarte, seu nome de cartório, ganhou a patente de baiana há uma década, quando decidiu mostrar “o que é que a baiana tem”. Ela esteve em Salvador 20 anos antes, conheceu o acarajé e conta que a experiência foi marcante.

“É MINHA FORÇA”

“Quando fui até lá, em 1992, não imaginava que um dia trabalharia fazendo acarajé. Mas a vida dá voltas, e em 2012 fui trabalhar nas feiras livres. Já que me veio a oportunidade, eu abracei com carinho e muito amor. Ser baiana, com agá, de acarajé é minha força”, diz a quituteira, cujo pai nasceu na Bahia, em 1924, e cujos bisavós chegaram a ser escravizados.

PIMENTA E RESISTÊNCIA

Sobre a pimenta, Zezé diz que “é importante comer”. O motivo? “Além de ser uma delícia, tem a função de limpar os resíduos do sangue”, recomenda. Para preparar o acarajé, não tem erro, basta seguir o passo a passo da receita desta página.

Zezé: 'O acarajé é um forte símbolo da cultura afro-brasileira' | Foto: DivulgaçãoZezé: “O acarajé é um forte símbolo da cultura afro-brasileira” | Foto: Divulgação

Apesar de toda a simbologia, que, inclusive, reputa ao acarajé a condição de alimento sagrado da orixá Iansã, o preparo é bem simples: feijão-fradinho cru, reduzido a um purê grosso, condimentado com alho e cebola e frito em azeite de dendê.

“O acarajé é um forte símbolo da cultura afro-brasileira. Pelo sabor diferenciado, pelo seu poder de estar em todas as classes sociais, por seu vínculo religioso com o candomblé. Logo, racistas jamais vão aceitar a força que tem o acarajé para a comunidade negra e para os de outras etnias que abraçam de forma sincera nossa cultura”, milita Zezé, sem abandonar seu sorriso habitual.

“Essa vai ser uma luta constante, inclusive contra as tentativas de mudanças nos seus recheios [camarão, caruru, vatapá e tomates não maduros são os mais comuns] por interesses comerciais. Tem muitas propostas por aí, até mesmo de pessoas de religiões radicalmente contra as religiões de matriz africana. A luta é dura e deve ser enfrentada organizadamente”, defende a baiana sul-mato-grossense.

“Tenho o acarajé como única renda. Sou mãe solo, tenho filho menor de idade e encontro ainda muitas barreiras todos os dias”, conta Zezé, que, no fim da conversa, entrega o que chama de seu grande segredo.

“Para se fazer um bom acarajé, o segredo é o amor. Quando você faz com amor, tudo sai gostoso. Eu acordo e durmo acarajé. Por isso, consigo fazer o melhor de mim”, desmancha-se Zezé, que costuma ser bastante ativa e popular também nas redes sociais. Agora, ao trabalho e bom apetite!

Receita do acarajé

Ingredientes

  • 300 gramas de feijão-fradinho;
  • 2 cebolas grandes;
  • 2 dentes de alho;
  • ½ copo de água;
  • 100 ml de azeite de dendê;
  • Óleo para fritar;
  • Pimenta-do-reino e sal.

Modo de preparo

No liquidificador, bata o feijão, uma cebola, o alho, o sal e meio copo de água, até obter uma pasta uniforme.

Coloque a massa em um recipiente e bata manualmente até que fique mais leve e abra bolhas. Tempere com a pimenta-do-reino.

Em uma frigideira funda e grande, junte o óleo misturado ao azeite de dendê e a cebola inteira restante. Deixe ficar bem quente.

Faça os acarajés usando duas colheres para formar os bolinhos. Vá colocando colheradas da massa, bem separadas umas das outras.

Deixe fritar até que um dos lados fique bem dourado. Vire e deixe dourar o outro lado. Retire, escorra sobre papel absorvente, corte e recheie.

 

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DOCUMENTÁRIO

Cotidiano Terena

Curta-metragem retrata o dia a dia da Aldeia Urbana Marçal de Souza; produção conta com recursos da Lei Paulo Gustavo e tem previsão de lançamento para 19 de abril de 2025, Dia Nacional dos Povos Indígenas

23/12/2024 10h00

"Vémo'um", nome do curta e do projeto, significa "nossa voz" na língua terena; por meio de oficinas, jovens da aldeia foram capacitados para o trabalho com audiovisual e integraram a equipe do filme Foto: Divulgação

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A cultura indígena e a inclusão digital ganham um novo fôlego com o projeto “Vémo’um”(“nossa voz”, na língua terena), que está mexendo com a rotina da Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande. O projeto, idealizado pela gestora cultural Maria Auxiliadora Bezerra e pela atriz Thaís Umar, no fim de semana captou imagens que estarão em documentário de curta-metragem, além de ter realizado oficinas de cinema e fotografia com moradores da comunidade.

Com 15 minutos de duração, o documentário tem lançamento previsto para o dia 19 de abril de 2025, em celebração ao Dia Nacional dos Povos Indígenas. A primeira parte do curta-metragem foi gravada recentemente, nos dias 14 e 15, e contou com depoimentos de oito moradores da comunidade, representando diferentes fases da vida conforme a idade de cada um.

“A gente já gravou a primeira parte do documentário. Agora, faremos filmagens de alguns detalhes apenas e partir para a edição”, explica Thaís, que acompanhou as gravações e pôde constatar a dedicação dos moradores.

“Dentro e fora de cena, vi o empenho de cada um. Pudemos contar como trazem relatos muito potentes sobre a vivência na aldeia, em temas como identidade, memória e os desafios de ser indígena em um contexto urbano”, conta a atriz e diretora.

ALUNOS NO SET

O documentário aborda temas como identidade indígena urbana, a importância das línguas nativas, a inclusão no mercado de trabalho artístico e o papel das mulheres artesãs. Inclusive, alunos que estiveram nas oficinas puderam participar também do set de gravações para ver na prática o conhecimento estudado. Sâmara Figueiredo, uma das alunas das oficinas, acabou sendo selecionada para executar a função de entrevistadora diante das câmeras.

“Foi uma honra ser convidada para ser entrevistadora. É mais um desafio superado”, diz a jovem.

“As oficinas vieram como um complemento para valorizar a cultura indígena e ampliar a voz das comunidades. Então, os cursos vieram para agregar conhecimento em audiovisual na formação de adolescentes e adultos, proporcionando noções de filmagem, fotografia e edição que podem ser aplicadas em projetos futuros”, destaca Thaís.

O Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, um ponto simbólico para a comunidade, é parte central do curta, evidenciando a riqueza cultural e histórica da região. A gestora do espaço cultural, Maria Auxiliadora Bezerra, conta que a iniciativa nasceu de uma preocupação com os jovens da aldeia.

“A ideia surgiu de uma conversa com a Thaís por conta de uma preocupação minha enquanto mãe e mulher, especialmente com a juventude. Vivemos em uma realidade em que o mundo virtual é muito presente para eles. Queremos ressaltar a importância da ocupação desse espaço digital pelos jovens, que têm aptidão e precisam ocupar esse lugar. O projeto é também uma forma de dar voz à comunidade, com cerca de 80 jovens vivendo na aldeia”, diz Maria Auxiliadora.

As oficinas foram uma experiência enriquecedora para os participantes, como destaca Kauê B. Escobar, jovem da comunidade.

“Eu já fiz alguns trabalhos, como campanhas, casamentos e aniversários, mas ainda estou no início na fotografia e na edição. Aprendi técnicas como enquadramento e troquei experiências com os colegas. Isso soma muito para mim”, relata Kauê.

FORTALECIMENTO

Já o ator Breno Moroni, roteirista e preparador de elenco do curta, ressalta o impacto do projeto na formação de novos artistas e no fortalecimento da cultura indígena.

“O puramente artístico é colocar o indígena como músico, ator, cinegrafista. A ideia é fomentar artistas, e não apenas consumidores de arte. Além disso, o audiovisual é uma poderosa ferramenta de denúncia e documentação. Ensinamos o básico das funções no cinema – direção, captação de som, etc. – para que cada um descubra sua melhor função”, afirma Breno.

“Vémo’um” é financiado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (MinC) do governo federal, por meio de edital operado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), que integra a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc).

A iniciativa, segundo os responsáveis pelo projeto, reafirma o compromisso de toda a equipe com a valorização da diversidade cultural e deixa um legado de inclusão digital e artística para a comunidade indígena.

Além de Thaís Umar (diretora e produtora) e Breno Moroni (roteirista e preparador de elenco), estão na equipe do projeto: Antônio Lopes, diretor de fotografia e editor de vídeo; Rodrigo Bezerra, operador de áudio e editor de áudio; Bruno Henrique de Oliveira e Kauê Escobar, assistentes de filmagem; Sâmara Figueiredo, entrevistadora; e Ana Malheiro, maquiadora.

O curta conta ainda com os seguintes convidados: Ana Carla Malheiro, Gerson Jacobina, Giulia Gabriela Rodrigues, Itamar Xunati, Josias Ramires, Jucimara Pereira, Lisio Lili, Maria Auxiliadora Bezerra e Silvana de Albuquerque.

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Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 23 e 29 de dezembro

A carta da Imperatriz, o Solstício e o Natal: Um Chamado à Abundância e à Renovação

23/12/2024 06h30

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 23 e 29 de dezembro

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 23 e 29 de dezembro Foto: Divulgação

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Chegamos ao último capítulo de 2024, um momento marcado pelo solstício, que traz energias diferentes para cada hemisfério. No hemisfério sul, o solstício marca o início do verão, um período de luz, calor e expansão. Já no hemisfério norte, ele inaugura o inverno, o dia mais curto e a noite mais longa do ano, um convite à introspecção e ao renascimento.

Seja qual for o lado do mundo em que você esteja, o solstício representa um momento de transição, encerramento e preparação para novos ciclos.

Nesse cenário, a energia da Imperatriz no Tarô, carta regente da semana, torna-se uma guia valiosa. Símbolo de fertilidade, abundância e amor incondicional, ela nos lembra que, independentemente da estação, sempre há a oportunidade de nutrir nossos sonhos e criar novas possibilidades.

Assim como os ciclos da natureza, a vida se renova constantemente, e a Imperatriz nos inspira a reconhecer essa dinâmica, cultivando a beleza nos pequenos detalhes e nutrindo as conexões de amizade e afeto.

Verão no Sul e Inverno no Norte: A Dualidade do Solstício

No hemisfério sul, o solstício de verão é celebrado como um período de vitalidade e abundância, representando a fertilidade em seus aspectos físico e espiritual. Com a luz do sol em seu ápice, ele simboliza expansão, força e a concretização dos projetos que cultivamos ao longo do ano.

Esse momento nos convida a nos conectar com a energia ao nosso redor, acolher a vida com alegria e gratidão, e aproveitar o calor, tanto no corpo quanto no coração. Em muitas culturas, o início de um novo ciclo solar representa a chance de recomeçar.

Por outro lado, no hemisfério norte, o solstício de inverno representa o recolhimento e a introspecção. É o momento em que o sol se retira, dando espaço para refletirmos sobre os ciclos de “morte” e “renascimento”. Embora seja um período mais escuro, ele traz consigo a promessa de dias gradualmente mais brilhantes e a chance de renovar nossas intenções para o futuro.

Em ambos os hemisférios, o solstício nos lembra da importância de apreciar os ciclos da vida: hora de expandir e celebrar, hora de descansar e planejar.

Capricórnio e o Trabalho Interior

Independentemente da estação, a entrada do sol em Capricórnio traz uma energia estruturada e prática. É um momento astrológico de reflexão sobre como podemos organizar nossas vidas, liberar o que não nos serve mais e trabalhar com diligência para alcançar nossos objetivos.

Embora essa energia possa parecer desafiadora, ela também nos oferece a chance de revisitar ideias e ajustar estratégias. A carta da Imperatriz, por sua vez, suaviza essa jornada, nos ensinando a equilibrar esforço e prazer, trabalho e gratidão.

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 23 e 29 de dezembro Carta da Imperatriz - Divulgação

A Imperatriz e o Natal: Fertilidade, Beleza e Conexão

Neste período, o Natal, celebrado no coração da temporada de Capricórnio, transmite uma mensagem profunda de renovação e esperança, muito alinhada à energia da Imperatriz. Afinal, o terceiro arcano maior no Tarô representa criação, abundância e o amor.

O Natal é um momento para nutrir nossos laços, celebrar a beleza ao nosso redor e valorizar a verdadeira abundância – não apenas material, mas emocional e espiritual. Assim como a Imperatriz valoriza os prazeres sensoriais, o Natal nos convida a mergulhar na magia dos detalhes: o calor das reuniões familiares, o aroma das comidas típicas, o brilho das decorações e a troca de gestos de carinho e cuidado.

Honrando Ciclos e Preparando-se para o Renascimento

Com o solstício e o Natal, somos chamados a refletir sobre o que desejamos levar adiante e o que precisamos deixar para trás. A mensagem é clara: respeite o tempo de cada coisa e confie no renascimento que está por vir.

A energia de Capricórnio, com sua determinação, nos lembra de que o sucesso depende de trabalho constante. Mas o arcano da Imperatriz nos ensina que, mesmo enquanto trabalhamos, podemos encontrar alegria e beleza nos pequenos momentos, tornando o caminho mais leve e gratificante.

Incorporando a Imperatriz e o Espírito de Capricórnio

Para aproveitar ao máximo este período:

• Acolha a abundância: Valorize o que você possui e compartilhe generosamente com os outros.

• Nutra suas sementes internas: Cultive seus sonhos com intenção e paciência.

• Celebre a beleza da vida: Permita-se momentos de prazer e gratidão.

• Trabalhe com propósito: Use a energia de Capricórnio para construir bases sólidas para o futuro.

A chegada do Sol em Capricórnio nos inspira a organizar nossos pensamentos e estruturar nossos planos e trabalhar com foco para transformar sonhos em realidade em 2025.

Tudo se resume ao quanto estamos dispostos a investir de esforço para promover mudanças. A temporada de Capricórnio, mais do que qualquer outra coisa, é um convite para abandonar o “ai de mim” e começar a perguntar: “Como posso retomar o controle?”

Embora seja mais fácil falar do que agir, sua missão é adotar a postura de um capricorniano: colocar a mão na massa e persistir, sabendo que isso o preparará para o sucesso duradouro.

Que este Natal seja iluminado pela sabedoria da Imperatriz, pela determinação de Capricórnio e pela promessa de um futuro mais luminoso e repleto de possibilidades. E lembre-se: “Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar.” (Madre Teresa de Calcutá)

Muita luz, paz e um Feliz Natal!

Cris Paixão

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