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Uma receita de acarajé, em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Domingo é Dia Nacional da Consciência Negra; para celebrar a data, conheça um pouco da história da quituteira Zezé do Acarajé, que ensina o segredo do delicioso bolinho afro-baiano que lhe deu o sobrenome

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Em 2007, quando esteve em Salvador (BA) para apresentar filmes em uma retrospectiva de sua obra, o cineasta californiano Kenneth Anger foi indagado se sabia que o acarajé era apreciado tanto pelo sabor quanto pela forte carga de ancestralidade que o bolinho de feijão, frito no dendê, possuía.

Ao ouvir um “yes” do diretor, uma lenda do cinema underground, o repórter emendou: “Sabe desde quando?”. Ao que Anger respondeu: “Desde que eu era um bebê e fui carregado no colo por Carmen Miranda [1909-1955]”.

O que parecia um conto da carochinha para os desinformados sobre a incrível história do autor de “Fireworks”, “Scorpio Rising” e outros filmes seminais era a pura verdade.

O caso bem ilustra a longevidade e a onipresença deste prato afro-baiano, que há mais de 300 anos comprovadamente é produzido e consumido em terras brasileiras e permanece muito comum em diversos países da África, em especial na região ocidental do continente. No norte da Nigéria, o acarajé se chama kosai. Em Gana, koose, e em outros lugares, akara.

Conforme a geografia vai mudando, os ingredientes, o preparo e o sabor passam por alterações. A aposta de alguns pesquisadores é que o acarajé seja um parente distante do falafel dos árabes. A etimologia da palavra vem do idioma iorubá, do qual se origina a nomenclatura em português brasileiro. Em iorubá, àkàrà significa bola de fogo, e je, comer.

BAIANA DE DOURADOS

Faz 10 anos que, em Campo Grande, um trailer roda a cidade perpetuando esse conhecimento e o gosto tão estimulante do acarajé. A bordo do veículo, comandando a tradição e o tacho quente de azeite de dendê, está a baiana Zezé do Acarajé. Sempre a partir do meio para o fim da tarde, o cheirinho do quitute toma conta do ponto escolhido.

Às quartas-feiras, ela e seu tabuleiro sobre rodas perfumam os arredores do Shopping Norte Sul Plaza. Nas quintas, a plateia de glutões se move para a feira que ocupa o calçadão da Orla Morena, no Cabreúva.

No domingo, o acarajé da Zezé pode ser encontrado em seu estabelecimento, na Avenida Bom Pastor, ou segue de modo itinerante, acompanhando o roteiro do Sarau da Cidadania – que, aliás, aporta neste domingo, a partir das 16h, na Comunidade Tia Eva.

Nascida em Dourados, a 2,6 mil km da Terra de Todos os Santos, como Salvador é conhecida, a contadora Maria José Gomes Duarte, seu nome de cartório, ganhou a patente de baiana há uma década, quando decidiu mostrar “o que é que a baiana tem”. Ela esteve em Salvador 20 anos antes, conheceu o acarajé e conta que a experiência foi marcante.

“É MINHA FORÇA”

“Quando fui até lá, em 1992, não imaginava que um dia trabalharia fazendo acarajé. Mas a vida dá voltas, e em 2012 fui trabalhar nas feiras livres. Já que me veio a oportunidade, eu abracei com carinho e muito amor. Ser baiana, com agá, de acarajé é minha força”, diz a quituteira, cujo pai nasceu na Bahia, em 1924, e cujos bisavós chegaram a ser escravizados.

PIMENTA E RESISTÊNCIA

Sobre a pimenta, Zezé diz que “é importante comer”. O motivo? “Além de ser uma delícia, tem a função de limpar os resíduos do sangue”, recomenda. Para preparar o acarajé, não tem erro, basta seguir o passo a passo da receita desta página.

Zezé: 'O acarajé é um forte símbolo da cultura afro-brasileira' | Foto: DivulgaçãoZezé: “O acarajé é um forte símbolo da cultura afro-brasileira” | Foto: Divulgação

Apesar de toda a simbologia, que, inclusive, reputa ao acarajé a condição de alimento sagrado da orixá Iansã, o preparo é bem simples: feijão-fradinho cru, reduzido a um purê grosso, condimentado com alho e cebola e frito em azeite de dendê.

“O acarajé é um forte símbolo da cultura afro-brasileira. Pelo sabor diferenciado, pelo seu poder de estar em todas as classes sociais, por seu vínculo religioso com o candomblé. Logo, racistas jamais vão aceitar a força que tem o acarajé para a comunidade negra e para os de outras etnias que abraçam de forma sincera nossa cultura”, milita Zezé, sem abandonar seu sorriso habitual.

“Essa vai ser uma luta constante, inclusive contra as tentativas de mudanças nos seus recheios [camarão, caruru, vatapá e tomates não maduros são os mais comuns] por interesses comerciais. Tem muitas propostas por aí, até mesmo de pessoas de religiões radicalmente contra as religiões de matriz africana. A luta é dura e deve ser enfrentada organizadamente”, defende a baiana sul-mato-grossense.

“Tenho o acarajé como única renda. Sou mãe solo, tenho filho menor de idade e encontro ainda muitas barreiras todos os dias”, conta Zezé, que, no fim da conversa, entrega o que chama de seu grande segredo.

“Para se fazer um bom acarajé, o segredo é o amor. Quando você faz com amor, tudo sai gostoso. Eu acordo e durmo acarajé. Por isso, consigo fazer o melhor de mim”, desmancha-se Zezé, que costuma ser bastante ativa e popular também nas redes sociais. Agora, ao trabalho e bom apetite!

Receita do acarajé

Ingredientes

  • 300 gramas de feijão-fradinho;
  • 2 cebolas grandes;
  • 2 dentes de alho;
  • ½ copo de água;
  • 100 ml de azeite de dendê;
  • Óleo para fritar;
  • Pimenta-do-reino e sal.

Modo de preparo

No liquidificador, bata o feijão, uma cebola, o alho, o sal e meio copo de água, até obter uma pasta uniforme.

Coloque a massa em um recipiente e bata manualmente até que fique mais leve e abra bolhas. Tempere com a pimenta-do-reino.

Em uma frigideira funda e grande, junte o óleo misturado ao azeite de dendê e a cebola inteira restante. Deixe ficar bem quente.

Faça os acarajés usando duas colheres para formar os bolinhos. Vá colocando colheradas da massa, bem separadas umas das outras.

Deixe fritar até que um dos lados fique bem dourado. Vire e deixe dourar o outro lado. Retire, escorra sobre papel absorvente, corte e recheie.

 

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DE GRAÇA E NA RUA

2º Campo Grande Jazz Festival

15/12/2025 11h30

Felipe Silveira e Daniel Dalcantara

Felipe Silveira e Daniel Dalcantara Montagem / Divulgação

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Após uma primeira edição histórica em 2024, com apresentações em terminais de ônibus e no Armazém Cultural, onde, inclusive, a Urbem conheceu Ryan Keberle, o Campo Grande Jazz Festival deste ano se volta exclusivamente para espaços a céu da capital sul-mato-grossense com grande circulação de pessoas.

É a edição “rua” do festival, que acontece de quarta-feira a domingo, levando o jazz para o cotidiano da população campo-grandense.

A programação vai contar com uma série de cinco jam sessions, sendo três em terminais de ônibus, uma na Rua 14 de Julho (esquina com a Avenida Afonso Pena) e uma na Avenida Calógeras, próximo à Plataforma Cultural.

Sob a condução do produtor musical Adriel Santos, intercâmbios criativos unirão músicos experientes da cena local e nacional, explorando a espontaneidade do jazz tradicional e proporcionando encontros musicais de grande importância para o cenário musical sul-mato-grossense.

Felipe Silveira e Daniel DalcantaraFoto: Divulgação

“O festival busca promover a inclusão cultural, contribuir para o bem-estar social e fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade cultural da comunidade de Campo Grande. O jazz misturado ao tecido urbano é uma aposta estética e um jeito de levar a experiência musical para onde as pessoas estão”, afirma o músico e coordenador do evento.

Nos terminais de ônibus, o festival propõe intervenções musicais descontraídas e cheias de vigor, desconstruindo a rotina e oferecendo uma experiência inesperada a trabalhadores, estudantes e todos que passam por ali.

Felipe Silveira e Daniel DalcantaraDaniel Dalcantara (SP) - Foto: Divulgação

A música emerge em meio ao fluxo, democratizando-se para um público diversificado que, muitas vezes, não tem a oportunidade de frequentar eventos culturais com ingresso pago.

“Essa estratégia de levar o Campo Grande Jazz Festival para os espaços urbanos reflete um compromisso firme com a democratização do acesso à cultura e a ressignificação dos espaços públicos”, reforça Adriel Santos.

>> Serviço

Programação

Quarta-feira – às 17h30min,
no Terminal Bandeirantes, com Bianca Bacha, Gabriel Basso, Ana Ferreira, Adriel Santos e Junior Matos.

Quinta-feira – às 17h30min,
no Terminal General Osório, com Juninho MPB, Junior Juba, Matheus Yule e Leo Cavallini.

Sexta-feira – às 17h30min,
no Terminal Morenão, com Adriel Santos, Gabriel Basso e Giovani Oliveira.

Sábado – às 17h30min,
na Praça Ary Coelho (R. 14 de Julho com Av. Afonso Pena), com Felipe Silveira (SP), Daniel D’Alcantara (SP) e artistas da cena local do jazz.

Domingo – às 17h30min,
na Av. Calógeras (em frente à Plataforma Cultural), com
Felipe Silveira (SP), Daniel D’Alcantara (SP) e artistas da cena local do jazz.

ENTREVISTA COM BIANCA

"A fauna pantaneira é a base musical das nove composições de 'Pantanal Jam'"

Cantora Bianca Bacha, da Urbem, fala como a paisagem natural de Miranda afetou o processo de criação e gravação do segundo álbum da banda, sobre a diferença entre o canto com letra e as vocalizações que são a sua marca e anuncia projetos nos EUA e Espanha

15/12/2025 11h00

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste ano

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste ano Divulgação / Alexis Prappas

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ENTREVISTA COM BIANCA

Recuperando para o leitor: como se deu a oportunidade do encontro e da parceria com o Ryan para o projeto do álbum “Pantanal Jam”?

Conhecemos Ryan Keberle no Campo Grande Jazz Festival [em março de 2024] e com ele tivemos uma troca musical instantânea. Tocamos juntos em um show no Sesc [Teatro Prosa] em setembro de 2024 e, a partir de lá, tivemos a certeza de que ainda faríamos muita música juntos.

No Pantanal, onde Ryan esteve pela primeira vez durante as gravações, ficou nítido que ele conseguiu transpassar para o repertório o encantamento que ele estava vivendo em meio a toda aquela natureza.

É o segundo disco, nove anos depois de “Living Room”. O que “Pantanal Jam” representa para a Urbem?

Este projeto é o nosso território sonoro: onde a música que criamos se entrelaça à natureza que nos guia em forma de jam. Na música, uma jam significa um encontro musical sem aviso prévio, as coisas vão acontecer ali na hora, portanto, o inesperado é bem-vindo e, com ele, você improvisa.

Qual seria o conceito geral do álbum?

O conceito do álbum nasce da escuta profunda da fauna pantaneira. Os cantos dos pássaros, o esturro da onça e os sons das águas e dos ventos não são efeitos nem pano de fundo: são a base musical das nove composições. A natureza atua como um músico a mais na banda de jazz, dialogando conosco em frases de pergunta e resposta.

Sandro Moreno registrou esses sons in loco, mergulhando no Pantanal para captá-los com precisão. Depois, analisou esse vasto material para identificar melodias, ritmos e motivos que se tornariam a essência das composições.

E, para fechar o ciclo, o álbum também foi gravado no coração do Pantanal. Com geradores a gasolina e um estúdio móvel, nós, a Urbem e o trombonista Ryan Keberle, levamos a música para o ambiente que a inspirou. E ali criamos, novamente in loco, em plena natureza selvagem.

Que tipo de referências buscaram para os arranjos, as sonoridades e as texturas?

Toda a referência e textura do álbum “Pantanal Jam” nascem dos próprios sons do Pantanal. A imersão no território e a escuta atenta transformaram cantos de pássaros, esturros, movimentos da água e vozes da mata em matéria-prima musical.

Cada faixa traduz essa convivência direta com a fauna e seus ritmos naturais, convertendo sons de bichos em música. Viva, orgânica e profundamente enraizada na paisagem pantaneira.

Isso está bastante perceptível. Os sons e toda a atmosfera do Pantanal atravessam o mood e talvez a própria concepção dos temas. Pode comentar um pouco mais sobre essa presença de elementos da natureza – e dessa natureza tão singular de MS – na criação de vocês?

A fauna, a luz, o silêncio amplo, os ventos, os cantos e até os vazios típicos da paisagem pantaneira influenciam diretamente a forma como criamos. É como se o ambiente nos orientasse musicalmente: às vezes guiando uma melodia, às vezes sugerindo um pulso, às vezes impondo uma pausa.

Esse encontro com a natureza não é decorativo, é estrutural. Ela atravessa tudo, o gesto musical, o espírito do disco e a maneira como a banda se relaciona com o som.

No “Pantanal Jam”, a paisagem não é cenário: é presença, é voz, é parceria criativa. É música.

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste anoFoto: Divulgação / Alexis Prappas

Onde exatamente estiveram e gravaram? E quando foi?

As gravações foram feitas na Fazenda Caiman, em junho deste ano, num cenário que não poderia ser mais inspirador. Foram escolhidas pela produtora três locações diferentes, e para cada uma delas, três músicas.

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste anoFoto: Divulgação / Alexis Prappas

Com uma equipe ultraprofissional que trouxe segurança e leveza para uma gravação ao vivo numa condição completamente inusitada.

E quanto ao repertório? Como chegaram às nove canções do disco?

Entre as composições, temos duas músicas do Paulo Calasans [“Swingue Verdejante” e “Suspiro da Terra”], um dos maiores produtores, arranjadores e instrumentistas do País, além de duas canções do Ryan Keberle junto com Sandro Moreno [“Paisagem Invertida” e “Entre Folhas”] e cinco composições nossas [“Espiral”, “Pluma”, “Voo Curvo”, “Barro” e “Canção do Ninho”].

Penso que o Pantanal é experimentado de um jeito bem particular por cada pessoa. Como é para você? Como aquele ambiente lhe toca e eventualmente interfere no seu jeito de cantar?

Tudo ali era extremamente inspirador. Dormir e acordar naquele lugar por alguns dias já me fazia até respirar de jeito diferente, com menos pressão e mais imersão.

Isso com certeza influenciou no jeito de cantar. Porém, o mais impressionante era saber que estava gravando um disco com toda aquela fauna ao redor, um jacaré no lago ao lado e uma onça a alguns quilômetros.

Embora domine há duas décadas o canto com letra e muitas vezes cante dessa forma em apresentações ao vivo, na Urbem, você investe sempre nos vocalizes e scats.

Todas as músicas do álbum “Pantanal Jam” usam a voz como instrumento, ou seja, não há letras nas músicas. Além de ser uma característica jazzística, esse estilo de canto se aproxima mais do cantar dos pássaros, a busca por seus fonemas e emissões.

Cada música exige uma altura e um escolher apropriado de sílabas que encaixem com a afinação e a expressão.

Adoro o canto com letras. Ali você tem palavras, interpreta, coloca ênfases. É até uma emissão de voz diferente. Só que comecei a me encantar com o mundo do jazz e toda essa coisa do canto que não usa palavras, o vocalize. E comecei a ouvir cantoras que cantam assim.

Tatiana Parra [cantora, compositora e professora paulistana] canta assim, nossa, de um jeito maravilhoso. A [portuguesa] Sara Serpa também. Tem também as divas mais antigas que faziam mais questão de improviso, o scat singing.

O canto sem palavra é muito desafiador porque ele é mais cru, mostra mais imperfeições de respiração, de emissão, de escolha de sílabas. E é muito improvisado. Porque a cada dia você pode usar uma sílaba diferente, pode caracterizar de uma outra forma.

Num dia vou fazer “u”, no outro dia posso fazer “a”, no outro posso fazer “e”. E você tem que descobrir ali, numa forma você com o seu corpo. E além de ter o desafio de você demonstrar o interpretar com emoção sem ter palavras.

Então é muito jazz [risos]. E acho muito bonito. Sempre vai ser um desafio. Sou com o meu corpo, com as palavras que eu escolho, que nem sempre são pensadas.

Claro que tem uma questão técnica de que o “i” você vai mais para um agudo, no “u” também; nos graves, você vai para outras escolhas, as consoantes também interferem. Gosto muito de passear pelas duas áreas. Tanto a área da interpretação com letra quanto a área dos vocalizes e texturas.

E Nova York? Pode contar um pouco sobre a recente temporada de vocês por lá?

O “Pantanal Jam” foi lançado em novembro deste ano com um show memorável em Nova York, durante a feira internacional de turismo Visit Brazil Gallery [na Detour Gallery], e a recepção foi extraordinária.

Pessoas do mundo inteiro, agentes de turismo, diretores da National Geographic, fotógrafos de natureza e profissionais de diversas áreas assistiram ao show com atenção absoluta.

Desde a primeira música, compreenderam nossa proposta e permaneceram maravilhados até o fim. Foi um momento histórico para Mato Grosso do Sul e para a arte sul-mato-grossense.

Esse resultado só foi possível graças ao apoio total da Fundtur e do seu diretor-presidente, Bruno Wendling, que acreditou no projeto desde o início e se comprometeu a nos apoiar tanto nas etapas de captação no Pantanal quanto no lançamento em Nova York. Além disso, segue impulsionando a campanha contínua de apresentar o “Pantanal Jam” ao mundo.

E faz sentido: ouvir o Pantanal desperta o desejo de visitá-lo, conhecê-lo e preservá-lo. O projeto reúne arte, natureza, conservação, turismo e toda a beleza única do nosso bioma, uma combinação que emociona e conecta o público global ao coração do Pantanal.

Além do álbum que já está lançado em todas as plataformas, temos uma série de vídeos das nove músicas e um minidocumentário.

Quando teremos shows da Urbem? Quais os próximos passos e projetos da banda?

A Urbem se sente profundamente entusiasmada em seguir os passos de Manoel de Barros, da família Espíndola, de Guilherme Rondon, Paulo Simões, Grupo Acaba, Geraldo Roca e tantos artistas que sempre beberam dessa fonte primária que é o Pantanal, transformando-a em arte para o mundo.

Recentemente, pesquisadores de Harvard e professores da UFMS colheram sons do Pantanal [pelo projeto Pantanal Sounds, que conta, entre outros, com nomes como o do violoncelista e professor William Teixeira], e esse movimento nos inspirou a ir a campo gravar os sons pantaneiros e a fazer composições dentro da nossa linguagem jazzística, incorporando esses registros naturais ao nosso modo de compor e evidenciando em música as belezas pantaneiras.

Temos planos de retornar aos Estados Unidos em breve e estamos em diálogo com a Embaixada do Brasil em Barcelona, onde palestraremos em março.

Além disso, a Urbem participará do Campo Grande Jazz Festival de Rua, no dia 21 de dezembro [neste domingo], em uma jam session com músicos locais e de São Paulo.

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