Correio B

FAÇA VOCÊ MESMO

Veja ideias de decorações fáceis de Halloween para fazer em casa

Data é celebrada no dia 31 de outubro e há diversas opções para decorar com itens que você já tem casa ou gastando pouco

Continue lendo...

O Halloween, celebrado no dia 31 de outubro, é uma festa muito tradicional em vários países e que tem se popularizado no Brasil nos últimos anos.

Com uma temática que remete a personagens mais "assombrosos", há alguns itens mais característicos, como a famosa abóbora esculpida.

Na data, diversos restaurantes e lanchonetes oferecem cardápio personalizado e decoração típica. Mas se você é do time que prefere ficar em casa, ou mesmo dar uma festa, é o momento perfeito para transformar o ambiente  em um verdadeiro cenário de Halloween.

O Correio do Estado compilou algumas ideias para decorar de forma fácil e econômica, com projetos no estilo “faça você mesmo” que não exigem habilidades especiais ou grandes investimentos.

Com materiais simples, que você provavelmente já tem em casa ou que podem ser adquiridos a baixo custo, você pode criar uma atmosfera assustadora e divertida para receber amigos e familiares.

Dicas de decoração no estilo faça você mesmo para o Halloween

Fantasmas e abóboras de balão 

Materiais Necessários:

  • Balões nas cores laranja e branco
  • Barbante
  • Tesoura
  • Marcador permanente ou canetinha na cor preta

Passo a passo:

Decida o tema da sua decoração. Você pode optar por fantasmas, abóboras, monstros ou uma combinação de todos.

Use um inflador ou encha os balões com ar manualmente. Varie o tamanho dos balões para criar uma composição mais interessante.

Com o marcador ou canetinha, desenhe características divertidas como olhos grandes ou dentes.

Amarre os balões em diferentes alturas e cores para criar uma composiçao mais colorida. 

Coloque os arranjos em mesas, cantos da sala ou ao longo de corredores.

Se você quiser que os balões flutuem, encha-os com gás hélio. Amarre um fio em cada balão e prenda-os ao teto ou a um suporte.

Janela temática com desenhos de papel

Materiais:

  • Papel ou EVA preto ou colorido
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Molde (pode ser retirado da internet)

Passo a Passo:

Corte formas de Halloween, como abóboras, morcegos e fantasmas, em papéis da cor de sua preferência.

Cole as formas na janela com fita adesiva, criando uma cena de Halloween.

As decoraçoes de papel também podem ser colocadas em várias partes da casa, como paredes e portas, ou penduradas com barbante para ficarem pendentes no teto, dependendo do tema escolhido.

Toalha de mesa fantasma

Materiais

  • Toalha de mesa branca ou de cor clara
  • Tecido, papel ou marcador permanente preto
  • Tesoura
  • Fita adesiva ou cola
  • Lápis (para marcar)

Passo a Passo

Use uma toalha de mesa branca ou de cor clara para que se pareça mais com um fantasma.

Com um lápis, desenhe formas ovais para simular olhos e boca e recorte.

O desenho pode ser feito em papel ou tecido preto, ou diretamente na toalha de mesa com uso de uma canetinha ou marcador permanente.

Se você optou pelo tecido ou papel, basta pegar os desenhos já recortados e colar na toalha com fita adesiva.

Se desejar, adicione mais elementos decorativos em cima da mesa.

Copos e taças decorados

Escreva a legenda aqui

Materiais

Taça de vidro ou acrílico
Marcadores permanentes

Passo a Passo

Comece limpando a taça com um pano para remover qualquer sujeira ou gordura. Isso ajuda os marcadores a aderirem melhor.

Com o marcador, faça desenhos na taça, simulando um rosto.

Se quiser fazer uma abóbora assustadora, desenhe olhos e boca com o marcador preto. Para uma abóbora mais amigável, faça formas sorridentes.

Deixe o desenho secar por alguns minutos. Se necessário, faça retoques.

Para completar a decoração, coloque bebidas de cor laranja na taça.

Abóbora esculpida

Materiais

  • Abóbora
  • Faca (ou ferramenta de esculpir)
  • Colher
  • Caneta ou marcador
  • Papel toalha
  • Velas LED 

Passo a Passo

Escolha uma abóbora com casca firme e sem manchas.

Com a faca, faça um corte em forma de círculo na parte superior da abóbora. O corte deve ser grande o suficiente para que você consiga colocar a mão dentro.

Uma boa dica é cortar em um ângulo para que a tampa não caia dentro da abóbora.

Use a colher para raspar o interior da abóbora, removendo as sementes e a polpa.

Com o marcador, desenhe o rosto que você deseja esculpir na abóbora. Você pode optar por um rosto assustador, divertido ou tradicional.

Usando a faca ou ferramenta de esculpir, siga as linhas que você desenhou e comece a remover a polpa da abóbora. Faça cortes pequenos e cuidadosos para ter mais controle.

Para detalhes mais finos, como os olhos e a boca, use ferramentas menores, se tiver. Isso permitirá que você adicione características mais detalhadas à sua escultura.

Após terminar a escultura, limpe os excessos de polpa e sementes do exterior da abóbora com um pano úmido.

 Coloque uma vela LED dentro da abóbora para ficar com o detalhe de lanterna.

Exiba sua lanterna de abóbora em um local seguro, como na entrada da sua casa ou na mesa de Halloween.

 

Correio B

Maior liga de montarias de touro do mundo tem etapa em Campo Grande

"Professional Bull Riders" realiza etapa no Campo Grande Rodeo Music entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro

31/10/2024 12h20

Divulgação

Continue Lendo...

Nesta quinta-feira (31), a Professional Bull Riders, maior Liga de Montaria em Touros do mundo, volta à capital sul mato-grossense, para a realização de uma etapa no Campo Grande Rodeo Music, que segue até o dia 2 de novembro.

A competição conta com 25 competidores, e corresponde à oitava etapa da nova temporada do Campeonato Brasileiro da PBR, que teve início em agosto e já conta pontos para o ranking de 2025.

O Campo Grande Rodeo Music será realizado no Parque de Exposições Laucídio Coelho, como parte da programação da Expogenética 2024, realizado pela Nelore MS.

O evento vai reviver a história da PBR com Campo Grande, que já sediou etapas da Liga no passado, incluindo a Final Nacional que definiu o título da temporada em 2010.

“Estamos felizes e honrados em retornar a Campo Grande, cidade que além de fazer parte da história da PBR, é uma das mais importantes da agropecuária brasileira. Temos a certeza que o Campo Grande Rodeo Music vai ser sucesso total e estamos empenhados para realizar uma competição no mais alto nível, como os sul mato-grossenses merecem,” declarou o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes. 

A etapa terá uma premiação total de R$ 80 mil e conta pontos tanto para o ranking nacional, que define o campeão brasileiro de cada temporada, quanto para o ranking internacional, que qualifica os melhores atletas do Brasil para a elite do esporte nos Estados Unidos. Com isto, a etapa do Campo Grande Rodeo Music terá o mesmo peso das etapas realizadas em outros países e contará com a presença de competidores com carreira internacional.

Entre os principais destaques está o sul mato-grossense Leonardo de Castro, representante da cidade de Cassilândia e que compete nos Estados Unidos onde é uma das estrelas do time New York Mavericks, da PBR Team Series. No início desta temporada o atleta de 20 anos foi campeão da etapa de Sacramento no estado da Califórnia, que faz parte do calendário do Campeonato Mundial da PBR e faturou um prêmio de 100 mil dólares pela vitória.

Assim como ele, outros dois atletas que brilharam na atual temporada da Liga de Montaria por Equipes da PBR, que se encerrou fim de semana passado, já confirmaram presença na etapa. Os paulistas Eduardo Mattos, que atuou pelo Oklahoma Wildcatters e Bruno Carvalho, que atuou pelo Arizona Ridge Riders estiveram competindo em arenas norte-americanas pela segunda temporada consecutiva.

Os demais destaques são Riquelme dos Santos, representante de Bom Jesus do Araguaia-MT que campeão da etapa de Extrema-MG no início de outubro e que ocupa a segunda posição no ranking nacional, os sul mato-grossenses Gustavo Luiz da Silva, representante da cidade de Inocência, que está em terceiro lugar no ranking e Jérson dos Santos, de Paranaíba, que está em quarto lugar. Outro destaque do estado é Warley de Oliveira, campeão do Rodeio de Barretos, além de José Alberto de Castro, ambos com experiência nos Estados Unidos e também o jovem talento Tales Xavier, representante de Feijó no Acre.

Para fazer frente aos 25 competidores selecionados para a etapa, foi feita uma verdadeira seleção de atletas de pulos que prometem deixar a competição ainda mais eletrizante a cada noite. Estarão presentes com seus melhores touros as boiadas de Tércio Miranda, Paulo Emílio, Davi Rezende, W.F., Caio Duarte e Douglas Machado.

A etapa será realizada de quinta-feira a sábado, contando com quatro Rounds. Todos os competidores participam dos dois primeiros Rounds, montando um touro por noite e os melhores na somatória de notas avançam para sábado. Na noite decisiva será realizada mais uma Round classificatório e em seguida os oito competidores com as melhores somatórias de notas retornam logo em seguida para o Round Final, que define o título de campeão da etapa.

Divulgação

 Assine o Correio do Estado

LITERATURA

Ângelo de Arruda lança amanhã seu terceiro livro de poesias

Ângelo Marcos Vieira de Arruda lança amanhã, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, "Deserto das Ideias", seu terceiro livro de poesias, em que conta "segredos" escritos durante a pandemia; conversa com o amigo Fayez Rizk motivou publicação

31/10/2024 10h00

Ângelo Arruda:

Ângelo Arruda: "A minha criação é simples, livre e de muita observação. Aprendi com os filósofos da Grécia antiga a pensar observando. Sou assim, um pouco arquiteto, que observa, um pouco músico, que cria pensando, e um pouco poeta

Continue Lendo...

Também arquiteto e urbanista, além de compositor, Ângelo Marcos Vieira de Arruda lança amanhã, às 19h, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (Rua Dr. Ferreira, nº 28, Vila dos Ferroviários), “Deserto das Ideias” (Editora Traços & Capturas), seu terceiro livro de poesias. Na orelha da publicação, o amigo e colega de ofício Fayez José Rizk faz um convite ao leitor: “Ao ler as páginas de ‘Deserto das Ideias’, faça-o em voz alta e deixe-se levar pelo ritmo: você se transformará em compositor de melodias!”.

São 50 poemas, os quais Ângelo chama de “segredos”, escritos em “plena pandemia”, alguns tendo a Covid-19 e a paralisação do planeta como tema. “São poemas escritos em Florianópolis e outras localidades do País”, diz o autor. Trata-se do seu terceiro livro de poesias – o primeiro é “A Invenção do Silêncio” (2017) e o segundo, “A Simplicidade do Abismo” (2021). O prefácio do novo livro é da também arquiteta, professora e poeta Sonia Marques.

“Eu escrevo desde os 17 anos e nunca parei. Mas somente aos 60 anos resolvi publicar o primeiro livro, que teve o apoio cultural do Sesc e foi um sucesso quando o lancei, em 2017, na Morada dos Baís. Esse é a continuidade de uma atitude: escrever para compreender e deixar o outro pensativo. Refletir sobre momentos, sentidos e significados. É assim que chegam os motivos para escrever a publicar: melhorar as pessoas”, afirma Ângelo.

Segundo o poeta, o leitor encontrará versos para pensar, se apaixonar e refletir sobre a vida, a sua vida e das pessoas mais próximas. “Mas também vai encontrar uma novidade grande. Quase no final dele, onde eu escrevo o ‘Palavras do Autor’, tem um QR code. Clique e escute uma música feita, eletronicamente, pelo meu sobrinho, autor dessa música e, especialmente, da capa do livro. Coloque um fone e escute a música lendo os poemas. É uma experiência”, antecipa.

CELULAR E ABSTRAÇÃO

“Eu quero atingir a maior quantidade de leitores que possa se aproximar, ainda mais, dos versos que escrevo. Adoro escrever, amo pensar frases que se conectam com os outros. A minha criação é simples, livre e de muita observação. Aprendi com os filósofos da Grécia antiga a pensar observando. Sou assim, um pouco arquiteto, que observa, um pouco músico, que cria pensando, e um pouco poeta, que se encanta com as palavras”, diz o escritor, que produz seus versos no celular.

“Minha rotina é bem calma e simples. Eu escrevo sempre usando um aplicativo no celular, e ali eu guardo tudo que escrevo. Ando de ônibus, vejo algo, escrevo; assisto a algo na tevê ou no cinema, escrevo sobre. É assim. A gente constrói versos usando letras, números, palavras e tudo vira poema. Sou fã de Manoel de Barros [1916-2014] e me inspiro na sua simplicidade e no entorno de minha vida”, conta Ângelo.

E o que pretende com os seus escritos?

“O maior desafio é fazer o leitor se mexer. Não apenas compreender ou criar ilusões, mas, essencialmente, fazer a dinâmica da vida acontecer. Meus versos são ricos em abstração e verdades e, portanto, penso mesmo em provocar o outro para que ele possa refletir sobre tudo que acontece na vida”, responde.

“Eu sou um arquiteto com 45 anos de diplomado. Já fiz de tudo na vida e, hoje, com 67 anos e aposentado, escrever com tranquilidade é sensacional. O arquiteto cria. O poeta cria. O primeiro, faz coisas reais, edificadas. O poeta nem sempre. Meus poemas têm muita abstração e muita simbologia, e especialmente poucas verdades. É assim que eu me manifesto”, prossegue Ângelo, que se desmancha de alegria com o produto final da nova obra.

“Tá lindo. O formato é 15 cm x 15 cm, um novo padrão literário que eu adotei no segundo livro e que deu certo. A capa do meu sobrinho, o artista plástico Guto Barros, tem muita simbologia e irrealismo. O título, quis pensativo: ‘Deserto das Ideias’. O que temos para fazer sem ideias? Ah, nunca paro de escrever, portanto, contem com o próximo livro para breve”, promete o autor, que faz questão de agradecer ao poeta André Soltau, de Itajaí (SC), seu editor, e o apoio cultural da Construtora Lumis. Está feito, poeta.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).