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CINEMA

Wagner Moura lança filme sobre Marighella; guerrilheiro assassinado há exatamente 52 anos

Em entrevista, Wagner fala sobre sua estreia na direção, o trabalho em frente e atrás das câmeras e a vontade de conhecer Mato Grosso do Sul

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Oito anos depois de iniciar o projeto, o ator Wagner Moura finalmente estreia, hoje, em mais de 200 salas de todo o País, o seu primeiro longa-metragem como diretor, “Marighella”. 

O filme narra o cerco que levou à morte o político e guerrilheiro Carlos Marighella (1911-1969), baiano como o diretor, que, por enquanto, ainda é mais conhecido por estrelar sucessos do cinema, como “Tropa de Elite” e “Deus É Brasileiro”, da TV aberta, como a novela “Celebridade”, e do streaming, como a série “Narcos”.  

De olho na carreira internacional, Moura se mudou para Los Angeles em 2018, mas anuncia projetos que podem trazê-lo de volta ao Brasil no próximo ano. 

Por enquanto, ele está por aqui para a temporada de lançamento de “Marighella” e, depois de dois anos, para férias brasileiras com a família. Mas se mantém alerta. 

Além da crítica, às vésperas da estreia, Marighella ganha destaque também por ter se tornado um emblema de resistência ao atual governo federal.  

O ataque ao assentamento na Bahia, onde haverá uma sessão especial no sábado, e o vazamento do filme na internet aguçam ainda mais a polêmica. Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista que o diretor concedeu ao Correio do Estado na terça-feira, em meio ao corre-corre de sua agenda em São Paulo.  

Correio do Estado – por que decidiu fazer o filme ao ler a biografia de Carlos Marighella?

Wagner Moura – eu era marighellista antes de o Mário [Magalhães, autor de “Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”] lançar o livro [em 2012]. O meu fascínio pelas histórias de resistência no Brasil e o ambiente universitário de esquerda e de DCE [Diretório Central dos Estudantes] me impregnavam. 

Marighella sempre foi um nome que permeou o meu imaginário como alguém que lutou por democracia e liberdade. E [a atriz] Maria Marighella, nossa contemporânea ali do lado na Escola de Teatro, era e é minha amiga. Eu convivia com a neta de Marighella. Quando Mário lançou o livro, foi a deixa para dar vazão ao nosso marighelismo. 

Só não achei que fosse dirigir um filme tão complicado. Certamente, se eu fosse parar para escrever um filme, teria escolhido um roteiro em que eu tivesse mais controle sobre os personagens, um valor de produção mais barato. Mas veio “Marighella”.

Lembro que, quando fez “Hamlet” no teatro, você se envolveu bastante com a etapa de adaptação e tradução do texto. Como foi essa etapa com “Marighella”?

A mais difícil de todas. Passamos muito tempo trabalhando o roteiro. “Marighella” é um filme que nasce da minha admiração pelos que resistiram na ditadura, mas a porta de entrada no filme são os personagens e as contradições dos personagens. Não fiz um filme cujos personagens são vetores para dizeres políticos. 

É um filme em que você se conecta com a luta de Marighella porque você se conecta com o drama dele, com quem ele é. Dar complexidade em personagens históricos, ter responsabilidade sobre o contexto real e, ao mesmo tempo, fazer com que aquilo funcione como cinema de ficção é muito difícil. 

Eu tinha sempre muito claro que eu não estava fazendo um documentário, mas ao mesmo tempo eu precisava ter responsabilidade, sobretudo com esse período, que é tão controverso na história do Brasil.

Para fazer um filme sobre resistência política você mergulhou em grandes referências do cinema que possuem alguma convergência, como o neorrealismo italiano?

Exatamente. O neorrealismo italiano é uma referência, o cinema que mais me diz, me norteia. Influenciou o cinema novo. Essa coisa do pós-guerra na Itália, de você fazer cinema em um campo destruído, em uma situação precária, distópica, de usar não atores, fazer cinema com pouco dinheiro. 

E, sobretudo, um cinema de esquerda, um cinema de esquerda que eu digo que quer olhar para as classes trabalhadoras. Eu acho que o cinema brasileiro bebeu muito disso, e influenciou também nós que fazemos cinema hoje no Brasil. 

Essa estética está no meu filme de forma muito clara. Engraçado você ter falado sobre neorrealismo porque ali está a base de tudo o que eu gosto no cinema que me levou até “Marighella”. 

Sobretudo o cinema novo, que é muito devedor do neorrealismo italiano. E eu vejo isso nos filmes políticos brasileiros, no “Tropa de Elite”, no “Cidade de Deus”. Talvez essa seja a matriz de uma corrente estética e ideológica da qual o meu filme é, de alguma maneira, devedor também.

Você se envolveu, especialmente, com algum dos departamentos criativos?

Como ator, sempre gostei muito de entender o que cada pessoa fazia no set. Como diretor, terminei aprendendo muito mais sobre figurino, arte, elétrica, maquinaria, fotografia, produção. Como é que tudo aquilo junto funciona no set. 

Mas uma coisa que eu sabia muito pouco e que me fascinou foi o som, o trabalho que eu fiz com o Alessandro Laroca na pós-produção do filme. O som é um departamento sempre visto como mais técnico e, na minha opinião, é um departamento artístico muito poderoso.

E quanto à escolha de Seu Jorge para viver o protagonista? A conhecida e esfuziante presença do cantor em cena não rouba algo na projeção do próprio personagem?

O que você está dizendo é que Seu Jorge tem muito carisma, ele tem, e isso é muito importante para o filme porque Marighella tinha muito carisma. Seu Jorge é movie star, mesmo, talentoso pacas. 

Uma presença em cena que você não consegue parar de olhar, isso é uma coisa importante para um protagonista. Ao assistir ao filme, você vê que rapidamente vai esquecer a persona e se conectar com o carisma de Seu Jorge, mas não com a figura pública. É aí que entra o meu trabalho como diretor.

Você foi se tornando persona non grata para o governo federal, por conta de seu posicionamento político-ideológico, e o filme sofreu boicotes da Ancine, além de anticampanha pública do presidente e seus familiares. Marighella já tem um vulto histórico cercado de polêmicas. Quem atrapalhou mais? O diretor ou o personagem retratado?

Os dois. É incrível como essa gente que hoje está no poder, que são saudosistas da ditadura, amantes de torturadores e de censores, tem medo de Marighella. 

Como o fantasma de Marighella apavora esses caras, hoje ainda mais do que, talvez, na época em que ele estava vivo. Todos esses ataques que aconteceram ao filme dizem muito mais sobre o estado das coisas no Brasil hoje do que o filme que eu fiz. 

Em qualquer país democrático, um filme está aí: você vai discute, debate, você não é obrigado a gostar de nada. Agora você ter o governo federal de um país tentando destruir um filme, isso tem muito mais a ver com o Brasil de hoje do que com Marighella e comigo.

Você tem dito que o filme mostra faces contraditórias de Marighella. Quais defeitos apontaria na figura mítica do guerrilheiro revolucionário?

Vários defeitos. Não me interesso pelo mítico. Me interesso pelo homem, e o homem que ele foi tinha vários defeitos. Não vou ficar aqui enumerando os defeitos nem as qualidades de Marighella. Não preciso defender Marighella. Ele não precisa de defesa. 

O que digo é que o meu filme mostra um Marighella contraditório, que toma tapa na cara e é colocado em cheque o tempo inteiro. Quem for assistir ao filme vai ver isso. Nem o personagem do Bruno Gagliasso [que faz o delegado Fleury, carrasco de Marighella] admiti que fosse monolítico.

E quanto aos novos projetos como ator, produtor, diretor?

A primeira coisa que já fiz e que vai estrear é um filme chamado “The Grey Man”, da Netflix, dirigido pelos irmãos [Joe e Anthony] Russo. Faço uma participação, um personagem pontual na história, mas muito legal. Fiquei muito feliz de ter feito. E logo depois, ou antes talvez, uma série da Apple TV Plus, que protagonizei com Elizabeth Moss, chamada “Shining Girls”. 

Fazemos dois jornalistas que investigam um serial killer feito pelo Jamie Bell. São duas coisas que vão sair ano que vem. E vou filmar no Brasil com o Cléber Mendonça Filho, no segundo semestre, para a Amazon. No primeiro semestre, tem um projeto fora do País, mas ainda não posso falar nada sobre ele. 

E estou produzindo uma série para a Disney sobre Maria Bonita, escrita e dirigida por Sérgio Machado. Tem vários projetos que não têm ainda uma data, como um projeto com o Karin Ainouz.

Como anda a sua rotina em Los Angeles?

A pandemia teve momentos deliciosos e profundos, porque passei com os meus filhos e a minha mulher. Mas foi difícil porque a gente estava preso em uma cidade que não era nossa, sem poder sair de casa, sem poder trabalhar. 

Fiquei um ano sem trabalhar como ator, não tinha projeto, ficaram todos mais para frente. Foi um ano em que eu dirigi “Narcos”. É massa morar lá, mas não é a minha cidade. Quando o avião pousa em L.A., eu não digo “ah, estou chegando em casa”.  

Sente vontade de dizer algo para o público de Mato Grosso do Sul?

Acho uma pena eu não conhecer essa parte do Brasil. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Santa Catarina, talvez sejam os três estados do Brasil que eu não conheço ainda. Isso é uma questão para mim, mesmo, porque é uma parte do País rica em diversidade. 

O Brasil do futuro é o Brasil que aliará a cultura à biodiversidade ambiental única do Brasil. Você não pode falar disso sem falar nesta região. Tenho muita curiosidade de conhecer a relação fronteiriça com outros países na região, quais são as influências culturais. 

O bioma que vocês têm aí é único no Brasil, e eu não conheço. Isso me dá muita pena. Preciso conhecer, preciso ir aí.

Por que temos tanta dificuldade em aceitar o ponto de vista ou a condição dos povos indígenas?

É cultural. Fomos adestrados. Eu estudei na minha escola coisas sobre os índios. Não temos informação nenhuma sobre os povos indígenas. A nossa informação é estigmatizada, e toda a forma de controle social começa com a estigmatização. 

Você estigmatiza um povo para controlá-lo. Mesmo que nós sejamos progressistas, a nossa construção cultural do que é o povo indígena é ridícula. É difícil. 

Mas acredito profundamente que a geração dos nossos filhos e dos que venham em diante se conectarão e aprenderão com os índios que eles têm um saber de relação com o meio ambiente, sobretudo, e de outras coisas que podem transformar e levar o Brasil a esse lugar de país do futuro.

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DIÁLOGO

Nuvens carregadas ameaçam desabar temporal nas finanças... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta segunda-feira (31/03)

31/03/2025 00h02

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Roberto Shinyashiki - escritor brasileiro

"Na simplicidade aprendemos que reconhecer um erro não nos diminui, mas nos engrandece, e que as pessoas não existem para nos admirar, mas para compartilhar conosco a beleza da existência”.

FELPUDA

Nuvens carregadas ameaçam desabar temporal nas finanças dos municípios de MS e em outros estados. A única coisa que restaria aos prefeitos seria usar canecas para tentar retirar água dos barcos, visando não afundar.

A estimativa da Confederação Nacional de Municípios, aponta redução de 3% no repasse ao Fundo de Participação dos Municípios. O impacto dessa queda poderá chegar a R$ 6,9 bilhões ao ano, afetando diretamente os cofres municipais e comprometendo investimentos essenciais. 

No governo federal paira silêncio total sobre o assunto. 

Sonho meu...

A ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, estaria articulando para tentar voltar ao Senado. Em 2023, ela disputou a Presidência da República e foi crítica mordaz de Lula durante a campanha eleitoral.

Depois, passou a fazer parte do governo petista.

Mais

Seu nome chegou a ser lembrado para uma possível sucessão de Lula, mas esbarra na rejeição do PT. Nos dias atuais, quem está quieta que só é Gleisi Hoffmann, que assumiu a área de Relações Institucionais do governo, mas que antes, como presidente da sigla, disparava críticas que só.

Mano a mano

Algumas câmaras municipais estão disputando com certas prefeituras quem é mais voraz em usar o dinheiro público para atender interesses próprios. 

O esquema vai do pagamento de diárias com somas astronômicas para participação em “cursos” de qualidade duvidosa à contratação de empresas de parentes ou não, mas devidamente acertado para haver o “rachidão”. Os casos investigados vêm aumentando a cada dia. 

E assim caminha a humanidade...

Barreiras

As articulações que estariam sendo feitas pelo comando do Sistema S para ter o secretário Jaime Verruck 
como pré-candidato ao Senado esbarra em outros nomes dentro e fora do seu partido, o PSD. A capacidade técnica de Verruck não se discute, porém, politicamente, ele não teria respaldo para a empreitada, pois as principais lideranças de siglas consideradas mais fortes estão com as escolhas praticamente definidas.

Futuro

Segundo o que se ouve nos bastidores políticos, há algum tempo Verruck está cotado para disputar a Prefeitura de Campo Grande em 2028, sucedendo Adriane Lopes. 

Antes, porém, disputaria uma das 8 cadeiras de deputado federal nas próximas eleições. Sabe-se que já era para ele ter sido candidato à Câmara Federal em 2022, mas abriu mão, cedendo espaço à tucano recém-chegado ao ninho à época.

ANIVERSARIANTES

  • Cláudia Helena e Silva Elesbão, 
  • Luciana Abou Ghattas, 
  • Américo Ferreira Calheiros, 
  • Larissa Mattos,
  • Duda Motta,
  • Gilton Almeida, 
  • Elodia Yarzon,
  • Arly Rosa Serra,
  • Mitio Maki,
  • Ângelo Soares Biceglia,
  • Ordelino Ferreira Lopes,
  • Seihei Higa,
  • Vera Lucia Rodrigues Gaeth,
  • Lúcia Inês Siqueira Borges Buainain,
  • Antonio Valtero Fernandes Amorim,
  • João Cláudio Gomes Barbosa,
  • Lisandro Luna,
  • Katiucia Bigolin, 
  • Cristiane Coutinho,
  • Marcela Hartmann Barp, 
  • Tassia Nogueira,
  • Daniel Ortiz,
  • Karen Izabelle Pontes Duran,
  • Fernanda Buainain Abuhassan Possari, 
  • Inácio Salvador Nessimian, 
  • Rafael Duailibi Maldonado,
  • Eudeth de Jesus Fernandes,
  • Alonso Souza Barbosa,
  • Orlando Gressler,
  • Libério Franco da Cruz,
  • Maria Aparecida Azambuja,
  • Dra. Lourdes de Oliveira,
  • Maria Helena Scardini,
  • Roberto Bonfim Córdoba,
  • Marlene Borges de Barros Reis,
  • Aparecida Espíndola Alves,
  • Maria Inêz Ramos,
  • Dr. Roberto Aquino Lopes,
  • Hélio Roberto Serejo de Carvalho,
  • Severina Maria Pinheiro,
  • Gleicy Garcia Antero da Silva,
  • Abrão de Souza Barbosa,
  • Ramona Benitez Lacerda,
  • Júlio Cesar Magalhães Marques,
  • Lidiane de Paula Freitas,
  • Assaf Trad Neto, 
  • Dr. Luis Fernando Gomes,
  • Tatiana Nishioka, 
  • Joaquim Ribeiro Neto,
  • Antonio Bacchi Neto,
  • Betty Olga Daspett Lesme,
  • Vera Lucia Zan,
  • Juanor Mara Junqueira Souto,
  • Lilian Bueno dos Santos,
  • Júlio Cesar Beck Vieira,
  • Ricardo Franco Santos,
  • Edgar Barbosa dos Santos, 
  • Flávio Oliveira de Souza,
  • Milton Veiga,
  • Estela Cristina Alves,
  • Vicente Luiz de Britto,
  • Maria Tereza Alonso Favinha,
  • Laurenio Leite Cardoso,
  • Cleidijane de Oliveira Silva,
  • Efraim Neri Santana,
  • Michele Neves Ezídio, 
  • Paulo Roberto Silveira da Silva,
  • Sayonara Knorst, 
  • Dr. Reinaldo Martins Teixeira, 
  • Giseli Marques Bianchini, 
  • Roger Penagio de Souza,
  • Jorge Zaferino Almeida Andi,
  • Cleiton Amorim de Assis,
  • Ricardo Bruno Ajonas Rocha,
  • José Abel do Nascimento,
  • William Teixeira Cardoso,
  • Alex Vrech Matias de Souza,
  • Daniel Túlio Nunes da Silva,
  • Marcos Fernando Galdiano Rodrigues,
  • Franciele de Cassia Isidoro Caravante,
  • Maria Inez Dias dos Santos,
  • Dayanna de Menezes Sanches Piromal,
  • Paulo Roberto Genésio Motta,
  • Rosângela Nantes Muniz Freitas,
  • Walter Eduardo Gleria,
  • Antonio Elias de Albuquerque Maciel,
  • Marco Antonio Inácio do Amaral,
  • Dra. Ana Maria Magalhães, 
  • Júlio Montini Neto,
  • Márcio Ricardo Benedito,
  • Alex Mateus Gianetti,
  • Daliane Cecilia Duarte da Silva,
  • Eduilio Edson Meister, 
  • Marco Inácio do Amaral,
  • Aline Sampaio Falcão, 
  • Vânia Barros de Oliveira,
  • Adriana de Paula Trindade,
  • Jozias da Silva Oliveira,
  • Breno Neves Oliveira Bastos Mello,
  • Genivaldo Câmara Cordeiro,
  • Washington Rodrigues Dias,
  • Francisco Gomes de Oliveira,
  • Maria Fernanda Alves de Brito,
  • Beatriz Marinho Ribeiro,
  • Maria Rita Fernandes da Silva,
  • Silene Xavier Medeiros,
  • Maria Eugênia Lopes Rocha.

* Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B+

Saúde B+: 'Vape Face': como o tabagismo prejudica a saúde da pele

Dermatologista alerta sobre os danos causados pela nicotina e indica cuidados

30/03/2025 16h00

Saúde B+: 'Vape Face': como o tabagismo prejudica a saúde da pele

Saúde B+: 'Vape Face': como o tabagismo prejudica a saúde da pele Foto - Pinterest

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Seja pelo consumo de cigarros convencionais ou eletrônicos – os chamados vapes –, os impactos negativos do tabagismo na saúde são inúmeros. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o hábito está associado ao desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, incluindo diferentes tipos de câncer, além de problemas respiratórios e cardiovasculares.

Mas os malefícios do cigarro e dos vapes não se limitam aos pulmões e órgãos internos: um dos sinais mais visíveis está na pele. O tabagismo acelera o envelhecimento cutâneo, causando manchas, rugas, flacidez e um aspecto envelhecido antes do tempo. O Dr. Raul Cartagena Rossi, médico membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e consultor de TheraSkin®, explica:

“A nicotina, presente tanto no cigarro comum quanto no eletrônico, compromete a renovação celular e reduz drasticamente a produção de colágeno. Como consequência, a pele perde firmeza, hidratação e resistência, tornando-se mais suscetível ao envelhecimento precoce.”

Além disso, a nicotina provoca vasoconstrição – ou seja, a contração dos vasos sanguíneos –, reduzindo a oxigenação dos tecidos, aumentando a agregação plaquetária e estimulando a produção de radicais livres. O resultado é uma pele opaca, ressecada e com circulação sanguínea comprometida, dificultando a cicatrização e a regeneração celular.

Segundo o Dr. Raul, essa deficiência circulatória também prejudica a absorção de substâncias hidratantes e elementos essenciais à recuperação da pele:

“Os ativos que promovem hidratação e regeneração enfrentam mais dificuldades para serem transportados de maneira eficaz pela pele, o que contribui, ainda mais, para o processo de envelhecimento cutâneo.”

Outros danos à pele do fumante incluem distúrbios de pigmentação, como manchas e agravamento do melasma. Além disso, o cigarro pode enfraquecer as unhas, tornando-as quebradiças e amareladas.

Como minimizar os impactos na pele?

Os danos causados pelo tabagismo na pele são, em grande parte, irreversíveis. No entanto, interromper o consumo de cigarros e vapes pode evitar que o quadro se agrave. O Dr. Raul reforça:

“O mais importante é entender que parar de fumar desacelera o processo oxidativo. Além disso, o uso diário de proteção solar e alguns dermocosméticos específicos pode ajudar a minimizar os efeitos do envelhecimento precoce.”

Soluções para uma pele mais saudável - Produtos indicados

Para quem deseja prevenir e tratar os efeitos do tabagismo na pele, a linha Euryale® oferece opções eficazes. Euryale®️C: desenvolvido com tecnologia exclusiva de Vitamina C Pura estabilizada, auxilia na elasticidade, firmeza e textura da pele, promovendo regeneração celular, clareamento de manchas e redução dos sinais do envelhecimento. Euryale®️ QR Sérum: formulado com a inovadora tecnologia “Age Complex QR”, potencializa o efeito antirrugas de maneira completa, estimulando a produção de colágeno e combatendo os sinais do tempo.

Klassis® R Gel Creme Clareador: indicado para clarear manchas causadas pelo envelhecimento precoce, uniformiza o tom da pele, promove hidratação intensiva e melhora sua elasticidade. Com uma fórmula exclusiva que combina 8 ingredientes ativos, favorece a renovação celular sem causar irritação.

Cuidar da pele é essencial, mas prevenir é sempre a melhor opção. Parar de fumar não só beneficia a saúde geral do organismo, mas também preserva a juventude e vitalidade da pele.

 

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