De acordo com o Departamento Intersindical de Estáticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o 13º salário deve injetar na economia brasileira cerca de R$ 249,8 bilhões neste ano. Entretanto, antes de sair comprando presentes de Natal para a família toda, é legal pensar em qual o melhor jeito de investir o valor extra recebido.
Para responder essa pergunta, a administradora Fabiana Biazetto afirmou que este dinheiro pode ser usado de pelo menos quatro formas diferentes, sendo que vai de investimentos ao pagamento de dívidas.
Porém, antes de tudo, a especialista orienta que o trabalhador tenha cautela ao usar o dinheiro e analise com calma qual é o melhor planejamento. Se possível, tente organizar as finanças de 2023 para ter certeza de como o valor será gasto.
De acordo com ela, uma das formas mais comuns de usar o 13º salário é justamente organizar as contas do começo do ano, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou outras despesas que vem após o Ano Novo.
“Entre as maneiras de utilizar bem o valor extra estão pagar as contas do início do ano, como IPTU e IPVA, fazer investimentos ou poupar parte do dinheiro”, afirma.
Confira cinco formas de usar seu dinheiro extra.
PAGAR DÍVIDAS
O trabalhador que está endividado pode aproveitar a quantia para quitar o cheque especial ou parcelas de financiamento,cartão de crédito ou qualquer outro valor que esteja devendo.
A administradora afirma que, mesmo que não dê para zerar tudo, a pessoa pode usar o dinheiro para pagar o máximo de dívidas, mas sempre começando por aquelas que cobram mais juros.
CONTAS DO COMEÇO DE ANO
Como já exemplificado pelo especialista, uma outra forma de usar a quantia extra é reservá-la para pagamento das contas que chegam em janeiro como IPTU, IPVA, matrículas, materiais escolares e outras despesas necessárias para iniciar 2023.
EMERGÊNCIA
O trabalhador também pode usar o dinheiro para tirar do papel o plano de guardar dinheiro, fazendo um fundo de emergência. Aqui, o ideal é que o valor guardado seja equivalente a seis meses de despesas mensais.
INVESTIMENTOS
Em casos do trabalhador não ter dívidas e já ter um fundo de emergências, ele pode pensar em investir o dinheiro recebido. Dessa forma, é preciso estudar o mercado e escolher o tipo de investimento adequado às suas necessidades para que ele seja aplicado de forma estratégica e pensando no futuro.
PRESENTES
Porém, se a ideia é usar o dinheiro para presentear no final do ano, o ideal é aproveitar promoções como Black Friday e liquidação de Natal. Mas é preciso se organizar: se possível destine apenas uma parte do valor para as compras.
A primeira parcela do 13º foi paga nesta quarta-feira (30). A segunda deve ser paga até o dia 20 de dezembro.




