Empregos e Carreira

HORA DE ESTUDAR

Redes sociais podem ser aliadas de estudantes na preparação para o Enem

Redes sociais podem ser aliadas de estudantes na preparação para o Enem

AGÊNCIA BRASIL

14/10/2017 - 13h43
Continue lendo...

A internet e as redes sociais já fazem parte do dia a dia dos jovens brasileiros e podem ser ferramentas na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A possibilidade de estudar nos horários mais convenientes e gastando pouco são facilidades que vêm atraindo estudantes para a prática de estudar online.

Há quatro anos, o professor goiano Paulo Valim decidiu trocar as salas de aula de cursinhos em São Paulo por aulas de química à distância. Seu canal no YouTube, que começou com 20 vídeos caseiros, hoje tem mais de 427 mil seguidores e mais de 31 milhões de visualizações nos vídeos.

Segundo ele, a maioria dos alunos que acessa os conteúdos do YouTube usa a internet como complemento dos estudos, principalmente na véspera das provas.

Já os estudantes cadastrados em uma plataforma online criada por ele, que oferece aulas, exercícios e material didático, fazem todo planejamento e se preparam para as provas exclusivamente pela internet. Alguns materiais são de graça, mas outros são pagos.

As principais vantagens do estudo online, segundo Valim, são a economia de tempo no trânsito, principalmente nas grandes cidades, a possibilidade de se organizar conforme o tempo disponível, além da economia financeira e da variedade de conteúdos e professores diferentes.

No entanto, o professor alerta para a importância da organização para os estudos pela internet.

“Se não tiver disciplina, não rola. Você tem que se policiar para não ficar na cama mais 30 minutinhos e depois mais 30 minutinhos e perder um dia de estudos. Tem que ter um plano de estudos e segui-lo religiosamente. Ter horário para começar e horário para parar os estudos e manter uma rotina saudável”, aconselha Valim, que é embaixador do Youtube Edu do Brasil.

Outro cuidado que os alunos devem ter ao estudar pela internet é se certificar da competência dos educadores. O professor de matemática Mick Xavier diz que é preciso procurar saber qual a formação do professor, obtendo informações sobre sua experiência profissional e acadêmica.

“Em geral, os alunos se deixam levar pela fama e popularidade dos professores em canais na internet, e às vezes nãos sabem a procedência e a formação do professor”, diz.

Xavier lançou um canal no YouTube há cerca de um ano, com aulas e dicas de matemática. “A possibilidade de atingir alunos de diversas partes do Brasil e do mundo é algo fascinante. Além disso, com as aulas online você trabalha com alunos que estão realmente interessados em aprender”, conta o professor, que também dá aula em escolas e cursinhos.

Este ano, o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, com a participação de 6,7 milhões de candidatos.

Grupo de Whatsapp

Pensando na facilidade de estudar pela internet, há três anos a funcionária pública Karol Ferraz decidiu criar um grupo no Whatsapp com professores e alunos.

Atualmente, cerca de 180 pessoas estudam diariamente com as aulas repassadas pelos professores voluntários, que incluem textos, áudios, imagens e atividades.

Para Karol, que mora em Icaraí de Minas (MG), a principal vantagem de estudar online é a disponibilidade de tempo.

“Estudando em grupo pelo whatsapp conseguimos rapidamente ter acessos, por meio de outras pessoas, a matérias que realmente precisamos estudar. Isso já é um ponto de início para quem nem sabe por onde começar”, diz a estudante, que pretende entrar no curso de psicologia.

Um dos integrantes do grupo é Leandro Guimarães, de São Paulo, que vai fazer o Enem pela segunda vez este ano, para tentar entrar em uma faculdade de direito.

Ele decidiu estudar apenas pela internet por causa da disponibilidade de conteúdos sem custo para os estudantes. “O interessante é a variedade de professores, cada um ensina do seu jeito e você pode aproveitar o melhor de cada um”, avalia. Guimarães também diz que estudar pela internet dá mais flexibilidade de horários, diferente de cursinhos presenciais, que exigem uma rotina mais rígida.

O estudante Thiago Felipe, mora no distrito de Barra do Sitiá (CE), e também está estudando para o Enem apenas pela internet. “Eu terminei o ensino médio em 2014, tem muito tempo que não pego em um livro. É a primeira vez que estou levando a sério o estudo para o Enem, e estou gostando de estudar pela internet”, diz.

EDUCAÇÃO

UFMS oferece 100 vagas para cursinho online de vestibular e ENEM

Inscrições vão até 21 de julho

15/07/2025 11h15

UFMS, Campus Cidade Universitária

UFMS, Campus Cidade Universitária MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para cursinho online preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Vestibular 2025.

São 100 vagas. A taxa única é de R$ 250 e deve ser paga só uma vez. Não há mensalidade. As inscrições vão até 21 de julho e devem ser feitas neste site.

As aulas são online e transmitidas de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, e na sexta-feira, das 19h às 21h. Além disso, ficam disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMS para o aluno assistir quando quiser.

As aulas são ao vivo e gravadas. Durante as aulas ao vivo, é possível participar das atividades e tirar dúvidas. A vantagem é que o cursinho prepara o aluno especificamente para o perfil da prova do Vestibular UFMS.

As aulas preparatórias são ministradas por professores especialistas, mestres e doutores, com auxílio de estudantes e técnicos-administrativos, em diferentes áreas de conhecimento: Matemática, Humanas, Inglês, Biologia, Física, Química, Linguagens e Redação.

O cursinho é direcionado a alunos de baixa renda que sonham em cursar o ensino superior em uma universidade pública.

“O Cursinho UFMS desempenha um papel estratégico na promoção da inclusão social e na democratização do acesso ao ensino superior. Ao oferecer preparação de qualidade para o Enem e vestibulares, o programa alcança estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, atuando diretamente na redução das desigualdades educacionais”, disse a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla.

De acordo com o coordenador do Cursinho UFMS, Edivaldo Araújo, dois mil alunos já foram atendidos. A turma de 2025 iniciou em abril com 800 alunos, sendo 100 de outros estados brasileiros e 20% isentos de pagamento.

Vestibular UFMS será realizado em 7 de dezembro de 2025 e Enem em 9 e 16 de novembro.

UFMS

A UFMS tem 28 mil estudantes (graduação e pós-graduação); 125 cursos de graduação; 67 cursos de pós-graduação; 3,5 mil servidores; 1,6 mil docentes; 1,8 mil técnicos; dez bibliotecas; duas bases de pesquisa (Bonito e Pantanal) e uma fazenda escola (localizada em Terenos).

A instituição tem 62 anos de história e 47 de federalização (após divisão do Estado). A universidade tem 10 polos de Educação à Distância (EAD) e 10 campus localizados em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

As formas de ingressar na UFMS são por meio de vestibular, PASSE e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Concurso

'Enem dos Professores': inscrições começam nesta segunda-feira (14)

O exame tem como objetivo ajudar Estados e municípios a selecionar profissionais para escolas públicas de todo o País

14/07/2025 23h00

'Enem dos Professores': inscrições começam nesta segunda-feira (14)

'Enem dos Professores': inscrições começam nesta segunda-feira (14) Marcelo Victor/ Correio do Estado

Continue Lendo...

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a abertura das inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) nesta segunda-feira, 14.

O exame tem como objetivo ajudar Estados e municípios a selecionar profissionais para escolas públicas de todo o País e ficou conhecido como "Enem dos Professores".

Os interessados podem se inscrever até as 23h59 de 25 de julho. A prova será aplicada em 26 de outubro em todo o País.

A prova será composta por questões, divididas entre a Formação Geral e a Formação Específica da área de avaliação, ambas combinando itens discursivos e de múltipla escolha. Por isso, no ato da inscrição o participante deve indicar a área específica na qual deseja ser avaliado.

O que é PND?

Uma espécie de concurso anual realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os professores serão avaliados a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A partir da seleção, o governo vai construir uma espécie de banco de profissionais que poderá ser utilizado por Estados e municípios para contratação de professores.

Apelidado de "Enem dos Professores", em referência ao Exame Nacional do Ensino Médio, a seleção fará parte de um pacote de ações do MEC para valorizar os professores da educação básica.

Entre as medidas está também um "Pé-de-Meia" para as licenciaturas - bolsas para apoiar estudantes que ingressarem na universidade para seguir a carreira docente.

É importante dizer que a PND não substitui o processo seletivo das redes. Elas poderão continuar planejando e executando seus processos seletivos, mas a PND pode servir como um instrumento avaliativo adicional.

Quem pode se inscrever?

Além dos estudantes na fase final de cursos de licenciatura que estão inscritos no Enade 2025, podem realizar a PND todas as pessoas com formação em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de admissão.

Os interessados podem se inscrever no período de 14 a 25 de julho, pelo Sistema PND. Durante esse período, também é possível solicitar atendimento especializado e uso de nome social.

Concluintes inscritos no Enade das licenciaturas participarão automaticamente da prova, sem a necessidade de nova inscrição. Ao contrário, o valor da inscrição é R$ 85 e deve ser pago até 31 de julho.

Não precisam pagar essa taxa os candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea que tiveram o pedido de isenção aprovado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).