Clique aqui e veja as últimas notícias!

RESULTADO

Mato Grosso do Sul registra recorde na abertura de empresas em 2020

Foram 7.903 estabelecimentos constituídos, 95% deles no segmento de comércio e serviços
27/01/2021 08:10 - Súzan Benites


Mato Grosso do Sul registrou a abertura de 7.903 empresas em 2020. O maior número de constituições desde o início da série histórica que começou nos anos 2000. De acordo com os dados da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems), foram 21 novos estabelecimentos por dia.

O resultado foi 11,51% superior aos 7.087 novos CNPJs constituídos no mesmo período de 2019. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o desempenho só foi possível graças às medidas que mantiveram os níveis de atividade econômica de Mato Grosso do Sul, bem como a modernização da Jucems e aprimoramentos advindos com a Lei de Liberdade Econômica.

Últimas notícias

“Hoje, com as mudanças tecnológicas e de inovação que implantamos na Junta Comercial, ela funciona praticamente 24 horas por dia. Dependendo da natureza da empresa, ela pode ser aberta totalmente on-line, em questão de alguns minutos. Por isso, mesmo com as medidas restritivas impostas pela pandemia, a Jucems não teve seus atendimentos suspensos.

Esse fator, aliado ao conjunto de medidas adotadas pelo governo do Estado para estimular a economia sul-mato-grossense e manter os níveis de produção e de emprego, favoreceram esse resultado de 7.903 [empresas] abertas em 2020, que nos dá uma média de quase 1 empresa por hora”, comemora Verruck.

De acordo com a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS), Daniela Dias, a alta no número de novos CNPJs pode ser reflexo também da pandemia.

“Tivemos alterações no comportamento das pessoas tanto na busca por empregos, por alternativas de renda. Então, nesse sentido, com desemprego, receio e expectativas instáveis sobre a economia, muitas pessoas resolveram empreender. Essas pessoas encontraram oportunidade em meio à pandemia”, analisa Daniela.

A média mensal de aberturas de empresas no ano passado foi de 659. Somente em dezembro, foram abertas 587 novos estabelecimentos em Mato Grosso do Sul.