As liquidações estão bombando em praticamento todo o país, tanto no comércio popular, quanto no de luxo. E mesmo com descontos de até 70%, os brasileiros são o povo latinoamericano que mais pechincha, de acordo com uma pesquisa do Data Popular, que visava saber como os latinos se comportam diante de uma crise econômica.
Segundo a pesquisa, oito em cada dez brasileiros pedem desconto. A gerente de loja Maria da Silva Lima diz que geralmente quanto mais dinheiro o consumidor tem no bolso, mais ele pechincha, e completa "quem tem dinheiro quer guardar, e quem não tem quer economizar".
A consumidora Valdenice Marques Soares afirma que chorar por um desconto é fundamental para fazer um bom negócio e manter a conta bancária saudável: "hoje nós não estamos em condições de comprar coisas supérfluas, e se você der uma choradinha, elas abaixam o preço. Você tem que pechinchar até porque ninguém tá comprando e é oportunidade de você pegar um descontinho".
Além disso, de acordo com os economistas, outra opção para economizar é a pesquisa de preços, pois fazendo isso o custo pode diminuir em até 15%. "Buscar o preço que seja mais atrativo e que caiba dentro do seu orçamento, buscar lá mercadorias que estejam na promoção e estabelecimentos que tenham preços mais competitivos e aí fazer aquela continha do mês, e fechar bonitinho lá dentro do seu orçamento", diz o economista Edísio Freire.
Teka Lima, consultora de RH, não dispensa as anotações quando vai às compras. "Hoje não dá mais pra levar os produtos que costumávamos levar antes, né, hoje nós levamos mais por preço, no meu caso eu levo mais pelo valor aproveitando as promoções".
"Tá na promoção, você precisa, compre, não precisa, aguarde o momento seguinte", completa Edísio.