Há quatro anos sendo estudada e planejada pelo Governo do Estado, a Parceria-Público-Privada (PPP) de esgoto da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), irá à leilão nesta sexta-feira (23), na Bolsa de Valores brasileira (B3), localizada em São Paulo (SP).
O evento teve início às 9h (no horário de MS), e está sendo transmitido através da plataforma online TVB3.
O governador Reinaldo Azambuja participa da sessão pública do leilão, e está com boas expectativas.
“Mato Grosso do Sul se preparou para receber esse investimento privado. A PPP está bem modelada e equilibrada, com segurança para os investidores. Quem entrar nessa parceria vai investir em um dos estados mais promissores do Brasil”, ressaltou.
Para o vencedor do leilão, será oferecida a concessão dos serviços pelo período de 30 anos. O parceiro privado da Sanesul precisará aplicar entre investimentos e operações, cerca de R$3,8 bilhões no saneamento básico do Estado, o programa visa beneficiar mais de 1 milhão de pessoas.
Estão aptos a participar, após a avaliação da B3 e comissão de licitação, os Consórcios Avançar BR e Cosams, as empresas Aegea e Iguá.
A PPP ainda prevê a universalização da coleta e tratamento das 68 cidades sul-mato-grossenses atendidas pela empresa de saneamento. Atualmente, essa cobertura é de aproximadamente 50%.
Além do governador, participam do leilão o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior; o secretário de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; e a secretária de Parcerias Estratégicas do Estado, Eliane Detoni.
Entre os benefícios da PPP estão a modernização dos sistemas de esgotos inexistentes, o aumento dos níveis de sustentabilidade ambiental, a atração de novos investimentos em todas as regiões do Estado, uma prestação de serviços de esgoto mais eficiente, a ausência de tarifas praticadas atualmente e o corte do aumento de impostos para cobrir investimentos do projeto.